Caixa de disco + RJ45 - Isto existe?

lammer.pt

Power Member
Boas!
Estou à procura de uma solução barata que me permita partilhar na rede um ou mais discos que aqui tenho.

O que me interessava era algo a que ligasse um disco directamente (ou seja, uma caixa de disco 3,5' com RJ45) ou algo a que ligasse o disco (ja na sua caixa por usb) e que por sua vez ligasse ao meu router..

Já dei uma vista de olhos na ***** e não vi nada :/

PS: Por mais de 30-45€ acho que mais vale esperar um pouco e investir num HTPC, que acaba por fazer de servidor e media center :/

obrigado!
 
Existe diversos routers que têm uma ligação USB de forma a ligar um disco externo ou uma impressora para partilha de rede. Penso que seja isso que procuras.

Cumps
 
Routers com USB tem um problema. Não aceitam discos NTFS ou seja adeus partilha de grandes ficheiros, que é o caso do meu TG787.

Caixas com ethernet não são baratas...
 
Routers com USB tem um problema. Não aceitam discos NTFS ou seja adeus partilha de grandes ficheiros, que é o caso do meu TG787.

Caixas com ethernet não são baratas...

Isso resolve-se facilmente no meu router Asus WL-500W.
Ele aceita discos rígidos e pens USB 2.0 com partições FAT16/FAT32 e/ou... Ext2 (Linux).
Eu tenho os discos formatados em Ext2, pois já suporta ficheiros de grande dimensão (mais de 2GB) como o NTFS no XP/Vista.

Depois basta ter este driver instalado no Windows que ele vai reconhecer o(s) volume(s) de forma transparente, igual aos NTFS.
 
Última edição:
Com o dd-wrt já aceitam ext3. O problema está sempre nas velocidades que consegues ter, que costumam ser muito reduzidas. No meu wl500gp o máximo que consegui foram 5MB/segundo, ou seja, impossível de usar para transferências pesadas.
 
o dd-wrt é completo, sim, sim, mas caca, isto porque?
o dd-wrt carrega a imagem read-only para a ram e usa uma pequena porção de espaço na flash para guardar as configs.
o Open-WRT usa uma partição normal (r-w) como root ao inves de imagem (r-o).
queres adicionar suporte a samba no open wrt, instalas o modulo cifs e ta a bombar.
teras que efectuar o mesmo para suporte fat, fat32, ntfs, ext2, ext3, etc etc.
o mal do o-wrt é a interface. nesse caso o dd-wrt ganha a kilometros.
mas também se usas a mesma configuração e nao a mudas constantemente, desinstalas a gui do open-wrt por ssh e ganhas mais espaço.
em relação aos discos 'rj45', existem os NAS Servers.
se os dados forem muito importantes compras um Raid NAS, podes usar 2 discos completamente iguais para fazeres uma copia sombra do outro, caso um avarie, tens os dados. ou então, obteres 2TB com 2xDiscos de 1TB em Raid, ou 4TB com 2xDiscos de 2TB da WD em Raid.

abc
 
eu tenho um Linksys NSLU2 com um disco.

o throughput é baixo tenho de admitir e para poder configurar o acesso por utilizadores e configurar partilhas no disco tenho de formatar como ext3.

de qualquer das formas acho muito interessante.

tenho ligado a um router wireless e tenho vários serviços configurados.
 
Back
Topo