1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Caixa externa [HDD related]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Mr3, 8 de Junho de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 5029)

1. Mr3

Mr3 Power Member

Boas.
    Sabem-me dizer se faz favor, quais as melhores caixas externas que existem no mercado actualmente..? que suportem sata e ide.
    Obrigado :-D

2. Juzhan

Juzhan Power Member

tens aki uma boa variedade de caixas.. escolhes os intefaces e depois é ao gosto do freguês.. aluminuio ou plastico, tamanho, design...
    http://www.*****.pt/catalogo/index.php?cat=1055

por exemplo esta

Melhor ou pior.. não sei. pata mim caixas são caixas... nemhuma te poe o dosco mais rapido nem nada.. desde que dissipe bem o calor!

3. Mr3

Mr3 Power Member

Caixas 2,5Pol
    Caixas 3,5Pol
    Caixas 5,25Pol

qual é o normal? 3,5?

4. Juzhan

Juzhan Power Member

o normal é:

Discos de portateis : 2.5"
    Discos de desktop: 3.5"
    Drives opticas (leitoes de dvd, etc..): 5.25"

5. Mr3

Mr3 Power Member

Obrigadão Juzhan :D . a rapidez da caixa só depende da saida usb, certo? se é 2.0 ou não.

6. Juzhan

Juzhan Power Member

As caixas norma geral têm todas saida 2.0, o que permite uma taxa de transferencia até 480Mbits/s

Se tiverem saida firewire.. depende, pode ser 400Mbits/s(o normal) ou mais.. mas depende mt da boars e talvez da caixa!

Eu comperi uma 5.25" para meter 1 gravador cd DvD's(mas tb dá para discos.. ficam é a "nadar") ligado ao portatil. Na altura houvi rumores (infundados) que USB 2.0 era mt instavel e que queimava mts DvDs.. por isso comprei 1 com USB e firewire...

Conclusão... USB 2.0 era mais que suficiente, até pq a minha firewire era de 400 Mbits.. e quando à instabilidade.. nunca queimei 1 DVD!!! e já gravei uns 400

7. Mr3

Mr3 Power Member

8. kidloco

kidloco Power Member

Por acaso há caixas mais rápidas...depende da controladora que usam.

Anyway, eu fugia a caixas usb...firewire all the way!

9. Mr3

Mr3 Power Member

como é isso do firewire?

10. Juzhan

Juzhan Power Member

Fugias? Nunca me deu chatices!

Firewire ou [SIZE=-1] IEEE 1394 é ese tipo de entrada:

[/SIZE][​IMG]
    FIREWIRE

mas também há mini-firewire (tal como as mini-usb que normalmente ligam as camaras digitais aos pc's). As mini-firewire, são mais frequentes de encontrara em portateis!
    mini-firewire

Última edição: 9 de Junho de 2006
  11. kidloco

kidloco Power Member

Não é dar problemas...firewire é bastante superior.

A performance do usb2 é completamente dependente do processador...o firewire não.
    O usb2 não consegue manter uma taxa de transferência constante...o firewire consegue.
    O usb2 divide-se consoante o que estiver na chain (3 discos ligados à mesma porta ficam cada um com tipo 160Mbps)...no firewire ficavam todos com 400.
    O usb2 nem sempre é powered (tenho uma caixa de 2,5'' que não arranca em alguns portáteis...só ligando-a à tomada)...o firewire é.
    etc...

ps: essa última pic é mini-usb ... não é mini-firewire.

12. Juzhan

Juzhan Power Member

My mistake.. corrigido!

PS: já vi que gostas de Mac's... e não estou a referir-me a hamburgers.. lol

13. kidloco

kidloco Power Member

Que tem isso a ver ? de facto a Apple apoia (em força) o firewire, mas ainda andavas tu com ratos em portas com, já a Apple tinha ratos usb :p

14. Mr3

Mr3 Power Member

a maneira d ligar firewire é mto diferente da usb? XD

15. kidloco

kidloco Power Member

Ligas o cabo... :lol:

Ah...e normalmente uma caixa firewire (boa) vem com duas entradas para se poder fazer chain com outras caixas/aparelhos. A vantagem da chain é que todos os aparelhos na chain trabalham à velocidade máxima...ao contrário do usb2 :D

ps: uma caixa com firewire, vem normalmente com usb2 também...por isso não te preocupes com a coisa.

16. Juzhan

Juzhan Power Member

Kidloco, isso da caixa 2.5" tem mt a ver com a controladora da caixa! Tenho 1 caixas dessas que nunca me deu problemas.. mas já amigos meus a ligarem as deles aos mesmos pcs que eu.. as deles precisam de alimentação extra!!

Sáo diferentes... são 2 portas diferentes e incompativeis entre si, mas no que toca a ligares 1 caixa externa ambas funcionam do mesmo modo!

Firewire permite também algumas funções extra, tais como ligando 2 computadores com firewire, podes fazer dessa ligação 1 ligação de rede, sen nenhum controlador adicional!

USB tem a vantagem de todos os computadores terem... e firewire, nem todos!
    Apenas por esse facto nunca compraria uma caixa apenas FIREWIRE, porque sabia que o disco externo dava no meu, mas se fosse ao do vizonho corria o risco de ele não ter essa porta e não dar para ligar!

O melhor é comprares FIREWIRE e USB.. pelo preço!!!

Nota: Só detesto akelas invenções amaricadas das mini-usb e mini-firewire.. à pala da mini-firewire, porta mesmo fragil já que o encaixe é não é nada vigoroso.. já tenho a minha porta meia estragada, tenho k ligar co mt jeitohno e qq toque já faz aligação falhar.. sinceramente não vejo qualquer tipo de vantage em os portateis terem mini-firewire em vez de firewire...... Só desvantagens.. enfim.. (nisso os da maçã foram mais inteligentes)

17. Juzhan

Juzhan Power Member

Já reparei que a minha tem de facto essas 2 firewire... Como uso isso?
    Posso ligar o gravador de DvD's a 2 computadores??

18. kidloco

kidloco Power Member

Não..podes é ligar um disco, um gravador, uma camara de video, etc etc, tudo à mesma porta.

ps: as caixas firewire vêm sempre com usb2...é quase uma regra geral.

19. Juzhan

Juzhan Power Member

.. O sono já aperta!!!

Deixa ver se percebi... podes usar a tua porta IEEE 1394 para ligares o disco externo e depois se ligares 2º porta IEEE 1394 da caixo do disco uma camara fotografica, esta é detectada pelo computador, é isso?

20. kidloco

kidloco Power Member

Sim...podes criar uma chain (corrente) de dispositivos. No usb2 também podes (embora mais complicado), mas quantos mais dispositivos juntares, mais lento cada um fica, isto porque os 480Mbps (velocidade máxima do usb2) são divididos pelo número de dispositivos. No firewire, cada dispositivo continua a ter 400/800Mbps (também há firewire 800).

Partilhar esta Página