1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Caixa luz

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por tomassantos, 5 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 1909)

  1. tomassantos

    tomassantos To fold or to FOLD?

    .
     
    Última edição: 5 de Dezembro de 2012
  2. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    A tenda é capaz de ser boa, mas é de um tamanho descomunal!! Gostei, vou ver se arranjo do mesmo tamanho mas mais barata, ou pouco maior, mas sem ser muito mais cara.:003:
     
  3. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    existem mais pekenas (e mais baratas). precisam e de uma fonte de luz externa (flash ou lampadas)
     
  4. michael c

    michael c Power Member

    Eu tenho uma praticamente igual. Comprei na *****, julgo que custou à volta de 50€ ou nem isso. Lembra-te que para uma tenda desse tamanho precisas de luz à altura :)

    Cumps,
    michael c
     
  5. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    A tua é a de 120cm ou estavas-te a referir à outra mais pequena??

    Eu gostei da de 120cm, penso que deverá de caber lá bem caixas de PC full tower ou não?? É que se não couber não vale a pena.

    Quanto à luz, tenho várias 4 de 18W da Sylvania daylight, tubulares, com cerca de 1050Lm, o que já não é nada mau. Mas quero ver se descubro o preço das de 5000K com alto índice de restituição de cor. Mas caso adquira a de 120cm, e vir que é pouca iluminação, mudo as lampadas.
     
    Última edição: 5 de Fevereiro de 2009
  6. michael c

    michael c Power Member

    Ra7or, a minha é esta.:p Quanto a luz, bem eu tenho dois destes com duas softboxes destas. Portanto luz não é problema.:D Numa de 120 acho que cabe uma caixa de PC perfeitamente. :)

    Cumps,
    michael c
     
  7. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Muito piquena para mim, tem mesmo de ser a de 120cm, se calhar aquela que foi mostrada no inicio.

    A difusão não me preocupa, já que se comprar a tenda o tecido ajuda a difundir a luz, não criando sombras tão intensas, penso eu.

    Ao preço a que me ficam as armaduras com as lâmpadas consigo com 50€ comprar iluminação de sobra para duas caixas. Mas vou investigar as lâmpadas de 5000K com alto IRC, apesar de já ter tentado comprar das compactas e ter achado caro demais.
    Obrigado pela resposta.
     
  8. elfo106

    elfo106 Power Member

    ola, estava a pensar em montar uma caixa, pensei em revestir com acrilico fosco e usar lampadas flurescentes para iluminaçao...as lampadas flurescentes iluminam em 170º~180º, a distribuiçao é boa...acham que o acrilico fosco iria resultar bem?

    entre as lampadas flurescentes e essas com alto IRC, se eu fizer o ajuste de brancos continua a fazer diferença no resultado final?? e se n se importarem, onde se arranja dessas lampadas? calculo que nas grandes superficies nao tenham...

    obrigado!
     
  9. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Nas grandes superfícies duvido, eu não encontrei;)

    O ajuste de brancos ajuda sempre, a questão é que se as lâmpadas forem muito amarelas ou muito azuis a imagem mesmo com o ajuste é mais difícil, se a luz que usar-mos andar perto dos 5000K penso que se torna mais fácil esses ajustes, a não ser que queiras algum tipo de efeito.

    O IRC se ainda me lembro quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz, acima de 80 já é bom, tornando as cores mais fiéis e o ajuste de brancos não afecta em nada, pois este índice não é dependente da temperatura da lâmpada. Já lá vai algum tempo que "estudei" isto, por isso não sei se estou completamente correcto.
     
  10. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Atenção que as lâmpadas fluorescentes não são amarelas nem azuis, são verdes. Por isso é que normalmente são aquelas com que as máquinas têm mais difículdades em fazer um WB correcto.
    Deve-se fotografar em RAW e/ou usar um cartão cinzento, mas ajuda muito se as lâmpadas forem calibradas para daylight.
     
  11. Ra7or

    Ra7or Mestre BOINC

    Ajuda e não é pouco, mas em "estúdio" é sempre RAW.
     
  12. elfo106

    elfo106 Power Member

    eu quando falo em ajuste de brancos nao digo os presets...as slr tem a opçao de ajuste manual, no caso da Nikon é o WB, poe-se um objecto branco (folha por exemplo) na luz com que se quer trabalhar (seria a lampada flurescente neste caso), dispara-se, e a maquina assume o tom verde provocado pla lampada como branco.

    nao sei se tinham percebido que era assim que eu queria fazer...é que mesmo tirando em raw, que tiro sempre, nao percebo qual é a dificuldade que ajustar, porque penso que ja fica ajustado com este metodo...

    certo?
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Tenho ideia que em WB Manual (por Ks) não consegues ajustar a relação entre magenta/verde, apenas a temperatura mesmo. O que podes é fazer isso, usar o "custom", mas deve-se usar um cartão cinza. Não me perguntes é a eficácia disso, nunca uso.
     
  14. elfo106

    elfo106 Power Member

    pois era o costum...eu ja usei algumas vezes e pareceu-me resultar mas nao tive como comparar com uma daylight..

    em relaçao ao acrilico fosco, acham que vai resultar?
     
  15. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Não te sai mais barato comprares difusores brancos?
     
  16. elfo106

    elfo106 Power Member

    difusores tipo aquelas caixas em tecido? se for dessas penso que nao..
     
  17. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Eu não disse caixas, disse difusores. São "iguais" aos reflectores, mas em vez de serem opacos, são translúcidos.
     
  18. elfo106

    elfo106 Power Member

  19. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Pah, é tudo do mesmo material, mas difusores não são cubos, são circulares ou ovais tal como os difusores.
     
  20. elfo106

    elfo106 Power Member

    vou explicar qual era a minha ideia:

    a ideia era fazer um cubo, num material que suportasse as reguas das lampadas flurescentes, pensei em mdf com acabamento branco e colocava uma lampada flurescent em cada face com regulador para diminuir ou aumentar a intensidade a gosto.
    depois para difundir, punha os acrilicos foscos para alem de difundir, tapar as lampadas...

    mas tou aqui a pensar e realment é capaz de n ser grande ideia...o acabamento branco do mdf era basicament para que a luz reflectisse e parecesse com maior intensidade para tirar as fotos com aberturas tipo F11~F14 e obturadores tb rapidos... mas se calhar o acrilico ia estragar esse efeito...e tb é capaz de n ser o melhor metodo pra difundir.

    em relaçao a esses difusores...n sei o preço deles, por isso n t posso dixer se compensa ou n, mas sei que o acrilico é um material bastant barato e era facil de colocar na caixa...ja os difusores n sei como é que os iria prender la...
     

Partilhar esta Página