1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Caixa Mágica 12

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 5 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 50; Visualizações: 5171)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

E já saiu a nova versão do Caixa Mágica. Desenvolvido em Portugal, agora baseado em Mandriva (vs SuSE nos anteriores), esta distribução trás novas novidades, e o já habitual suporte a hardware comum em território nacional, como modems usb, placas 3G, entre outros. Apenas disponível para o grande público, a versao (final) para download, a 14 de Fevereiro.
    Já lançado a versão pro, no projecto e-escolas.

Caixa Mágica 12

Página Oficial
    Download
    Comunidade

Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  2. Russoila

Russoila Power Member

Tou curioso com esta nova versão do Caixa Mágica, já que é numa base totalmente diferente quero ver o que saiu dali

3. firedrops

firedrops Power Member

espero ficar agradavelmente surpreendido :)

4. Paulo Truta

Paulo Truta [email protected] Member

same for me... não gostava muito das edições anteriores da caixa mágica, e por isso fiquei-me pelo ubuntu...
    A ver vamos se é desta que mudo para caixa mágica...

Cumps;)

5. Russoila

Russoila Power Member

Epah eu nunca gostei... começa logo por foi aquele que me tentaram "impingir" na faculdade como a melhor coisa do mundo, quando aquilo n era nada do outro mundo,apenas uma cópia do suse.Vamos lá ver se neste trás melhorias siginificativas

6. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Continuam sem rumo definido, primeiro Suse agora Mandriva, no futuro Ubuntu talvez. É por isso que na minha escola, foi removido o Caixote Trágico e substituido por soluções Xubuntu e Archlinux

7. petersaints

petersaints Power Member

Pois o que chateia no Caixote Trágico é que eles esfolam-se todos a lançar uma versão mas depois updates ou novas versões está quieto. Não sei exactamente qual é release cycle mas é bem mais que 1 ano penso eu.

8. firedrops

firedrops Power Member

talvez com os portateis e-escolas ganhem novo alento.

tem os seus pontos fortes, apoia software nacional blahblah, suporta hardware out-of-the-box como por exemplo os tão usados em portugal modems USB, mas não compensa a dispersão da userbase através de um fork duma distro pre-existente (neste caso Mandriva) que oferece maior versatilidade em updates e no software em geral.

a verdade é que a variedade em GNU/Linux é o que faz o sistema maravilhoso como é, mas até ver os processos de massificação fazem-se por convergência e não dispersão (cf. o crescimento monolítico de Ubuntu face as outras distros...)

9. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Para soluções nacionais, há o Alinex que é bem mais viável do que o Caixote.

10. hellaxe

hellaxe Power Member

Embora alguns discordem creio que o apt e afins com deb's são bem melhores que a solução de rpm's.
    Este ainda não testei (nem sei quando terei tempo) mas a mudança para mandriva:sad:

Creio que estavam melhores com o Suse. Mas isto sou eu a pensar.
    De qualquer das formas: Boa sorte para eles.

11. Russoila

Russoila Power Member

Pois na minha opinião para trocarem bem que podiam ter ficado Debian based pois tb sou
    "apt-get dependente".
    Mas em relação à troca para mandriva não posso falar pois só utilizei dois dias pro VM que não da para ter uma grande ideia

12. madskaddie

madskaddie Power Member

Atenção que a CM utiliza uma solução apt-rpm desenvolvida (em parte) por eles... portanto, se funcionar bem "apt-get -odependencia" deixa de ser argumento...

13. Russoila

Russoila Power Member

XLucas ou lá como se chamava?
    Era interessante mas não me cheira que chegue aos calcanhares do apt-get,mas só experimentando

14. madskaddie

madskaddie Power Member

XLucas era ou painel de controlo ou o instalador (sendo xlicas o outro). São coisas distintas... se percebi bem, agora para instalres qq coisa fazes apt-get install pacote.

15. firedrops

firedrops Power Member

o problema não está no gestor de pacotes usados a meu ver. isso acaba por ser mais ou menos redundante. a questão está nos escassos repositórios específicos para esta distro que limitam a escolha de software. nas versões anteriores podias usar pacotes de SuSe que a compatibilidade era relativamente alta (embora frequentemente desse problemas); nesta nova versão, desconheço o grau de compatibilidade com pacotes para mandriva e se é inclusivé possivel usar esses repositórios. se assim for e se a compatibilidade for assegurada, ganhou uns valentes pontos na minha opinião pessoal :D

16. petersaints

petersaints Power Member

Pois é no dia dos namorados já podemos ver a CM12 :P LoL Já agora vou experimentar :P

17. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

A que horas será feita a release? Não vou deixar o meu gentoo, mas fiquei curioso com a mudança para mandriva!

18. firedrops

firedrops Power Member

19. petersaints

petersaints Power Member

Apesar de ser baseado em Mandriva usa repositórios próprios não é? É que daqui a uns meses deve ser uma das distros mais desactualizadas que anda por aí.

20. firedrops

firedrops Power Member

depende, se houver compatibilidade binária com Mandriva não deve ser muito complicado ter uns repositórios actualizados.

mas alguém com mais conhecimentos que eu pode elucidadar este ponto, porque até o próprio conceito de compatibilidade binária é vago para mim :P mas penso que podes instalar qualquer pacote e inclusivé usar um repositório de mandriva que funcionará sem problemas.

Última edição: 14 de Fevereiro de 2008

Partilhar esta Página