Caixa Mágica 12

APLinhares

OpenSource
E já saiu a nova versão do Caixa Mágica. Desenvolvido em Portugal, agora baseado em Mandriva (vs SuSE nos anteriores), esta distribução trás novas novidades, e o já habitual suporte a hardware comum em território nacional, como modems usb, placas 3G, entre outros. Apenas disponível para o grande público, a versao (final) para download, a 14 de Fevereiro.
Já lançado a versão pro, no projecto e-escolas.


menuta02.gif

Caixa Mágica 12
Foi lançada a nova versão de Caixa Mágica, a 12.
Esta é a primeira versão cuja base é comum com Mandriva e que incluí importantes funcionalidades:

-Acesso 3G (placas ZTE, Option, Huawei,...)
-Cartão do Cidadao
-Ambiente Desktop com efeitos 3D
-Novo motor de detecção de hardware
-OpenOffice 2.3.1 em português
-Novo software Servidor
-Screensaver com imagens de Portugal submetidas pelos utilizadores
Esta nova versão da Caixa Mágica (12) tem uma base totalmente nova, baseada em Mandriva 2008. Assim, tanto a nível de instaladores, como configuradores e na utilização do sistema haverá uma alteração bastante grande em relação a versões anteriores.
Esta versão tem assim muitas mais opções a nível de instalação e configuração, suportando um muito maior número de dispositivos de hardware. Se a sua placa gráfica tiver suporte 3D em Linux pode usar o centro de controlo para activar os efeitos 3D (compiz-fusion) de uma forma muito fácil.

O seguinte software em português é incluído:
  • Kernel do Linux 2.6.22
  • OpenOffice.org 2.3.1:
    • folha de cálculo
    • processamento de texto
    • desenho vectorial, ...
  • Xorg 7.2.0 (servidor de X-Windows)
  • KDE 3.5.7 (ambiente gráfico)
  • Gnome 2.20 (ambiente gráfico)
  • Synaptic (gestor de pacotes)
  • Centro de Controlo Caixa Mágica (configurador gráfico)
  • Gimp 2.4.3
  • entre outros...
Página Oficial
Download
Comunidade
 
Última edição:

Russoila

Power Member
Epah eu nunca gostei... começa logo por foi aquele que me tentaram "impingir" na faculdade como a melhor coisa do mundo, quando aquilo n era nada do outro mundo,apenas uma cópia do suse.Vamos lá ver se neste trás melhorias siginificativas
 

LnxSlck

Power Member
Continuam sem rumo definido, primeiro Suse agora Mandriva, no futuro Ubuntu talvez. É por isso que na minha escola, foi removido o Caixote Trágico e substituido por soluções Xubuntu e Archlinux
 

petersaints

Power Member
Pois o que chateia no Caixote Trágico é que eles esfolam-se todos a lançar uma versão mas depois updates ou novas versões está quieto. Não sei exactamente qual é release cycle mas é bem mais que 1 ano penso eu.
 

firedrops

Power Member
talvez com os portateis e-escolas ganhem novo alento.

tem os seus pontos fortes, apoia software nacional blahblah, suporta hardware out-of-the-box como por exemplo os tão usados em portugal modems USB, mas não compensa a dispersão da userbase através de um fork duma distro pre-existente (neste caso Mandriva) que oferece maior versatilidade em updates e no software em geral.

a verdade é que a variedade em GNU/Linux é o que faz o sistema maravilhoso como é, mas até ver os processos de massificação fazem-se por convergência e não dispersão (cf. o crescimento monolítico de Ubuntu face as outras distros...)
 

hellaxe

Power Member
Embora alguns discordem creio que o apt e afins com deb's são bem melhores que a solução de rpm's.
Este ainda não testei (nem sei quando terei tempo) mas a mudança para mandriva:sad:

Creio que estavam melhores com o Suse. Mas isto sou eu a pensar.
De qualquer das formas: Boa sorte para eles.
 

Russoila

Power Member
Pois na minha opinião para trocarem bem que podiam ter ficado Debian based pois tb sou
"apt-get dependente".
Mas em relação à troca para mandriva não posso falar pois só utilizei dois dias pro VM que não da para ter uma grande ideia
 

madskaddie

Power Member
Atenção que a CM utiliza uma solução apt-rpm desenvolvida (em parte) por eles... portanto, se funcionar bem "apt-get -odependencia" deixa de ser argumento...
 

madskaddie

Power Member
XLucas era ou painel de controlo ou o instalador (sendo xlicas o outro). São coisas distintas... se percebi bem, agora para instalres qq coisa fazes apt-get install pacote.
 

firedrops

Power Member
o problema não está no gestor de pacotes usados a meu ver. isso acaba por ser mais ou menos redundante. a questão está nos escassos repositórios específicos para esta distro que limitam a escolha de software. nas versões anteriores podias usar pacotes de SuSe que a compatibilidade era relativamente alta (embora frequentemente desse problemas); nesta nova versão, desconheço o grau de compatibilidade com pacotes para mandriva e se é inclusivé possivel usar esses repositórios. se assim for e se a compatibilidade for assegurada, ganhou uns valentes pontos na minha opinião pessoal :D
 

petersaints

Power Member
Apesar de ser baseado em Mandriva usa repositórios próprios não é? É que daqui a uns meses deve ser uma das distros mais desactualizadas que anda por aí.
 

firedrops

Power Member
depende, se houver compatibilidade binária com Mandriva não deve ser muito complicado ter uns repositórios actualizados.

mas alguém com mais conhecimentos que eu pode elucidadar este ponto, porque até o próprio conceito de compatibilidade binária é vago para mim :P mas penso que podes instalar qualquer pacote e inclusivé usar um repositório de mandriva que funcionará sem problemas.
 
Última edição:
Topo