Caixa Mágica 12

m4r10_PL

Power Member
bem nao ta mal, mas aquilo é o mesmo que usar mandriva .. sinceramente.. so é bom pk tem la as cenas ja pa placa de banda larga movel das operadores e os modems dos isp's ja prontos a usar!

Sinceramente, não consigo compreender porque é que as pessoas em fóruns e afins se mostram tão caixofóbicas.
É verdade que também tive a minha quota parte de experiências negativas anteriormente com esta distribuição, nomeadamente a incapacidade de a instalar, mas acho que essas peripécias nunca justificam a verdadeira anti-campanha que se tem verificado.
Acabei de instalar a versão 12 e posso dizer que estou mesmo muito bem impressionado. O sistema é muito funcional, e ainda mais rápido. Nota-se que o trabalho dos engenheiros por trás desta distribuição foi bem orientado, e levado a bom porto. Porque o que faz uma distribuição linux boa, não a capacidade de "fazer alguma coisa", é fazer e pronto. Em qualquer distribuição (Ubuntu, opensuse etc) eu posso pôr um modem 3g a funcionar, só que não ponho (ou ponho de forma deficiente) porque tanto posso não ser capaz de fazer o twiking necessário como simplesmente porque me apetece gastar tempo com coisas mais importantes. E é nisto que a caixa mágica é forte: aquilo que interessa (nomeadamente aos utilizadores portugueses) simplesmente funciona. Referi os modems 3g, mas posso referir tantas outras coisas: o compiz-fusion (que com um clique consegui por a funcionar como nunca tinha posto - aka sem problemas de maior - noutra distribuição; o amsn, que já vem com uma versão svn compilada com o tcl/tk 8.5 ou seja, já tem o melhor aspecto disponível para o programa e o maior número de funcionalidades para quem migra do WLM (já que estamos num país em que isto do linux ainda é maioritariamente uma aventura de utilizadores de windows); sei lá, e em pormenores tão simples mas que fazem toda a diferença, como já vir com o plugin do mplayer para o firefox completamente optimizado (nunca o tive a funcionar tão bem noutra distribuição) o flash, skype, java e múltiplos codecs, etc etc etc, tudo já instalado, fazendo-a uma distribuição perfeitamente funcional.
Volto a dizer que não compreendo porque é que o pessoal se mostra tão crítico a esta distribuição. Parece-me um esforço perfeitamente válido e que merece todo o nosso apoio, e não aquela atitude do bota-abaixo, que não faz sentido nenhum e é completamente contra o espírito do open-source do contributo da comunidade (escusado será dizer que está nas mãos de todos nós fazer com que tenhamos uma distribuição de ambição nacional competente).

Cumprimentos

c3l5o

I'm cool cuz I Fold
Também concordo que o pessoal por vezes exagera um pouco, até muitos sem real conhecimento de causa... A verdade é que o Caixa Mágica devido aos seus erros do passado deixou muita gente de pé atrás :/

É lógico para mim que esta nova versão possa estar muito melhor que as anteriores a verificar-se o que aqui já foi dito, sendo o mesmo uma cópia do Mandriva tem tudo para ser estável e maduro... Na minha opinião só peca por acrescentar pouco ao mesmo, é pena :(

LnxSlck

Power Member
Eu falo por mim, tentei instalar Caixa Mágica algumas vezes (algumas versões), acho que a última que me fez desistir, foi a versão 8, muitos erros, muitas das vezes nem se quer instalava, ou não arrancava, e depois, nada de novo, uma cópia disto, agora outra cópia daquilo, que pouco traz de novo.

Tinham mais valor se apostassem em algo novo, e de raiz, é por isso que o Alinex (apesar de ser uma versão do Debian) está a ter mais aceitação nas escolas do que o Caixa Mágica.

petersaints

Power Member
Eu falo por mim, tentei instalar Caixa Mágica algumas vezes (algumas versões), acho que a última que me fez desistir, foi a versão 8, muitos erros, muitas das vezes nem se quer instalava, ou não arrancava, e depois, nada de novo, uma cópia disto, agora outra cópia daquilo, que pouco traz de novo.

Tinham mais valor se apostassem em algo novo, e de raiz, é por isso que o Alinex (apesar de ser uma versão do Debian) está a ter mais aceitação nas escolas do que o Caixa Mágica.

Eu pelo menos até à 10 também nunca consegui por aquilo a funcionar correctamente, pelo menos no meu PC.

A 11 e 12 já não sei :P

shello

%erador
Staff
Por acaso falei com o amigo El_UnO há uns dias, e quase que me convenceu a tentar experimentar esta nova versão. Quase, pois:
Problemas conhecidos:
(...)
  • Outras distribuições de linux não são detectadas e não é colocadoa uma entrada no gestor de arranque para elas;
  • O DVD não está automaticamente adicionado como repositório no "Synaptic", é preciso marcar à mão os repositórios do tipo "file:///" que já lá estão, garantir que o DVD está montado e no ecrã principal carregar em "Recarregar";
in Leia-me

Mas que raio?
Não detecta outras distros?
E o DVD não está como repositório? É que com a qualidade de internet que há nas escolas (ou que havia pelo menos até ao ano passado, na minha), devemos ir muito longe a fazer download dos pacotes pela internet...

ElvioNeto

Power Member
nao se esqueçam que esta distro iniciou muita gente no mundo do linux!

é claro que pode nao estar ao nivel das de topo mas é sempre uma mais valia para que nao percebe nada de linux

lembro-me que foi das primeiras distros que instalava os modems adsl tugas todos

os repositorios da comunidade (que sao grandes) teem tudo actualizado e pronto a ser instalado

em tempos em que os codecs ou dvdripers ,drivers etc e outras coisas eram taboo nas mais famosas distros o caixa magica ja tinha tudo!

basta activarem os repositorios da comunidade no synaptic e vao encontrar programas ja compilados que nao existem nas mais famosas distros ( ate o btuga me lembro de ver la )

nao uso o caixa magica a muitos anos , mas aconselho como sempre a quem nunca usou linux

Raffa

Power Member
4GB?!?!

4GB por download?? E onde é que eu gravo isso? Como? Não tenho gravador de DVDs... :S LOL
Será que vai haver uma versão para CDs normais? :P

CesarLuc

Power Member
Que feedback podem dar acerca do live cd do caixa mágica? alguém já utilizou?
É que estou a pensar usar só para uma ideia de como funciona o linux.