Linux Caixa Mágica - Tópico Geral

Boas, ora antes de nada vamos ao mais importante, pelo que me pareçe não tens acesso a net no portatil(placa de rede não funciona, wireless não funciona e net 3G não funciona :)), o melhor que tens a fazer é ires ao site da caixa magica na parte das actualizações e fazeres download deste dois ficheiros: net3g-smp-1.3-cm.i586.rpm, net3g-1.3-cm.i586.rpm. Para instalares vai a linha de comando vais até o directorio onde tens esse dois ficheiros e fazes(como su) rpm -i -Uhv "nome do ficheiro", depois de teres esses dois rpms instalados já deve aparecer o 3G da Vodafone, depois activa no Sipnatic o repositorio da caixa magica(por defeito está só o CD), e fazes o update(no Xlucas).

Depois dos updates o resto já deve funcionar, no fundo é simples(sorry se o texto está confuso) :)

Obrigado!! :x2:

Já funciona tudo como deve de ser, melhor mesmo era se tivesses escrito os passos assim:

1-
2-
3-
.
.
.

LOL :-D

Thanks again!! :)
 
Aproveito este tópico para colocar outra questão:

Alguém sabe como é que se desactiva o login no CM 11, quero que faça logo auto login? Para evitar ter de por username e pass cada vez que entro no sistema.
 
Pois... também tive esse problema mas foi com o som no ubuntu...
A toshiba é para windows, é uma marca espetacular mas é para windows =S...
No teu disco do windows deve haver uma pasta a dizer "Toolscd"... tenta procurar no google por Ndiswrapper :D
 
E já saiu a nova versão do Caixa Mágica. Desenvolvido em Portugal, agora baseado em Mandriva (vs SuSE nos anteriores), esta distribução trás novas novidades, e o já habitual suporte a hardware comum em território nacional, como modems usb, placas 3G, entre outros. Apenas disponível para o grande público, a versao (final) para download, a 14 de Fevereiro.
Já lançado a versão pro, no projecto e-escolas.


menuta02.gif

Caixa Mágica 12
Foi lançada a nova versão de Caixa Mágica, a 12.
Esta é a primeira versão cuja base é comum com Mandriva e que incluí importantes funcionalidades:

-Acesso 3G (placas ZTE, Option, Huawei,...)
-Cartão do Cidadao
-Ambiente Desktop com efeitos 3D
-Novo motor de detecção de hardware
-OpenOffice 2.3.1 em português
-Novo software Servidor
-Screensaver com imagens de Portugal submetidas pelos utilizadores
Esta nova versão da Caixa Mágica (12) tem uma base totalmente nova, baseada em Mandriva 2008. Assim, tanto a nível de instaladores, como configuradores e na utilização do sistema haverá uma alteração bastante grande em relação a versões anteriores.
Esta versão tem assim muitas mais opções a nível de instalação e configuração, suportando um muito maior número de dispositivos de hardware. Se a sua placa gráfica tiver suporte 3D em Linux pode usar o centro de controlo para activar os efeitos 3D (compiz-fusion) de uma forma muito fácil.

O seguinte software em português é incluído:
  • Kernel do Linux 2.6.22
  • OpenOffice.org 2.3.1:
    • folha de cálculo
    • processamento de texto
    • desenho vectorial, ...
  • Xorg 7.2.0 (servidor de X-Windows)
  • KDE 3.5.7 (ambiente gráfico)
  • Gnome 2.20 (ambiente gráfico)
  • Synaptic (gestor de pacotes)
  • Centro de Controlo Caixa Mágica (configurador gráfico)
  • Gimp 2.4.3
  • entre outros...
Página Oficial
Download
Comunidade
 
Última edição:
same for me... não gostava muito das edições anteriores da caixa mágica, e por isso fiquei-me pelo ubuntu...
A ver vamos se é desta que mudo para caixa mágica...

Cumps;)
 
Epah eu nunca gostei... começa logo por foi aquele que me tentaram "impingir" na faculdade como a melhor coisa do mundo, quando aquilo n era nada do outro mundo,apenas uma cópia do suse.Vamos lá ver se neste trás melhorias siginificativas
 
Continuam sem rumo definido, primeiro Suse agora Mandriva, no futuro Ubuntu talvez. É por isso que na minha escola, foi removido o Caixote Trágico e substituido por soluções Xubuntu e Archlinux
 
Pois o que chateia no Caixote Trágico é que eles esfolam-se todos a lançar uma versão mas depois updates ou novas versões está quieto. Não sei exactamente qual é release cycle mas é bem mais que 1 ano penso eu.
 
talvez com os portateis e-escolas ganhem novo alento.

tem os seus pontos fortes, apoia software nacional blahblah, suporta hardware out-of-the-box como por exemplo os tão usados em portugal modems USB, mas não compensa a dispersão da userbase através de um fork duma distro pre-existente (neste caso Mandriva) que oferece maior versatilidade em updates e no software em geral.

a verdade é que a variedade em GNU/Linux é o que faz o sistema maravilhoso como é, mas até ver os processos de massificação fazem-se por convergência e não dispersão (cf. o crescimento monolítico de Ubuntu face as outras distros...)
 
Embora alguns discordem creio que o apt e afins com deb's são bem melhores que a solução de rpm's.
Este ainda não testei (nem sei quando terei tempo) mas a mudança para mandriva:sad:

Creio que estavam melhores com o Suse. Mas isto sou eu a pensar.
De qualquer das formas: Boa sorte para eles.
 
Pois na minha opinião para trocarem bem que podiam ter ficado Debian based pois tb sou
"apt-get dependente".
Mas em relação à troca para mandriva não posso falar pois só utilizei dois dias pro VM que não da para ter uma grande ideia
 
Atenção que a CM utiliza uma solução apt-rpm desenvolvida (em parte) por eles... portanto, se funcionar bem "apt-get -odependencia" deixa de ser argumento...
 
Back
Topo