Linux Caixa Mágica - Tópico Geral

XLucas era ou painel de controlo ou o instalador (sendo xlicas o outro). São coisas distintas... se percebi bem, agora para instalres qq coisa fazes apt-get install pacote.
 
o problema não está no gestor de pacotes usados a meu ver. isso acaba por ser mais ou menos redundante. a questão está nos escassos repositórios específicos para esta distro que limitam a escolha de software. nas versões anteriores podias usar pacotes de SuSe que a compatibilidade era relativamente alta (embora frequentemente desse problemas); nesta nova versão, desconheço o grau de compatibilidade com pacotes para mandriva e se é inclusivé possivel usar esses repositórios. se assim for e se a compatibilidade for assegurada, ganhou uns valentes pontos na minha opinião pessoal :D
 
Apesar de ser baseado em Mandriva usa repositórios próprios não é? É que daqui a uns meses deve ser uma das distros mais desactualizadas que anda por aí.
 
depende, se houver compatibilidade binária com Mandriva não deve ser muito complicado ter uns repositórios actualizados.

mas alguém com mais conhecimentos que eu pode elucidadar este ponto, porque até o próprio conceito de compatibilidade binária é vago para mim :P mas penso que podes instalar qualquer pacote e inclusivé usar um repositório de mandriva que funcionará sem problemas.
 
Última edição:
bem nao ta mal, mas aquilo é o mesmo que usar mandriva .. sinceramente.. so é bom pk tem la as cenas ja pa placa de banda larga movel das operadores e os modems dos isp's ja prontos a usar!
 
Sinceramente, não consigo compreender porque é que as pessoas em fóruns e afins se mostram tão caixofóbicas.
É verdade que também tive a minha quota parte de experiências negativas anteriormente com esta distribuição, nomeadamente a incapacidade de a instalar, mas acho que essas peripécias nunca justificam a verdadeira anti-campanha que se tem verificado.
Acabei de instalar a versão 12 e posso dizer que estou mesmo muito bem impressionado. O sistema é muito funcional, e ainda mais rápido. Nota-se que o trabalho dos engenheiros por trás desta distribuição foi bem orientado, e levado a bom porto. Porque o que faz uma distribuição linux boa, não a capacidade de "fazer alguma coisa", é fazer e pronto. Em qualquer distribuição (Ubuntu, opensuse etc) eu posso pôr um modem 3g a funcionar, só que não ponho (ou ponho de forma deficiente) porque tanto posso não ser capaz de fazer o twiking necessário como simplesmente porque me apetece gastar tempo com coisas mais importantes. E é nisto que a caixa mágica é forte: aquilo que interessa (nomeadamente aos utilizadores portugueses) simplesmente funciona. Referi os modems 3g, mas posso referir tantas outras coisas: o compiz-fusion (que com um clique consegui por a funcionar como nunca tinha posto - aka sem problemas de maior - noutra distribuição; o amsn, que já vem com uma versão svn compilada com o tcl/tk 8.5 ou seja, já tem o melhor aspecto disponível para o programa e o maior número de funcionalidades para quem migra do WLM (já que estamos num país em que isto do linux ainda é maioritariamente uma aventura de utilizadores de windows); sei lá, e em pormenores tão simples mas que fazem toda a diferença, como já vir com o plugin do mplayer para o firefox completamente optimizado (nunca o tive a funcionar tão bem noutra distribuição) o flash, skype, java e múltiplos codecs, etc etc etc, tudo já instalado, fazendo-a uma distribuição perfeitamente funcional.
Volto a dizer que não compreendo porque é que o pessoal se mostra tão crítico a esta distribuição. Parece-me um esforço perfeitamente válido e que merece todo o nosso apoio, e não aquela atitude do bota-abaixo, que não faz sentido nenhum e é completamente contra o espírito do open-source do contributo da comunidade (escusado será dizer que está nas mãos de todos nós fazer com que tenhamos uma distribuição de ambição nacional competente).

Cumprimentos
 
Também concordo que o pessoal por vezes exagera um pouco, até muitos sem real conhecimento de causa... A verdade é que o Caixa Mágica devido aos seus erros do passado deixou muita gente de pé atrás :/

É lógico para mim que esta nova versão possa estar muito melhor que as anteriores a verificar-se o que aqui já foi dito, sendo o mesmo uma cópia do Mandriva tem tudo para ser estável e maduro... Na minha opinião só peca por acrescentar pouco ao mesmo, é pena :(
 
Eu falo por mim, tentei instalar Caixa Mágica algumas vezes (algumas versões), acho que a última que me fez desistir, foi a versão 8, muitos erros, muitas das vezes nem se quer instalava, ou não arrancava, e depois, nada de novo, uma cópia disto, agora outra cópia daquilo, que pouco traz de novo.

Tinham mais valor se apostassem em algo novo, e de raiz, é por isso que o Alinex (apesar de ser uma versão do Debian) está a ter mais aceitação nas escolas do que o Caixa Mágica.
 
Eu falo por mim, tentei instalar Caixa Mágica algumas vezes (algumas versões), acho que a última que me fez desistir, foi a versão 8, muitos erros, muitas das vezes nem se quer instalava, ou não arrancava, e depois, nada de novo, uma cópia disto, agora outra cópia daquilo, que pouco traz de novo.

Tinham mais valor se apostassem em algo novo, e de raiz, é por isso que o Alinex (apesar de ser uma versão do Debian) está a ter mais aceitação nas escolas do que o Caixa Mágica.

Eu pelo menos até à 10 também nunca consegui por aquilo a funcionar correctamente, pelo menos no meu PC.

A 11 e 12 já não sei :P
 
Por acaso falei com o amigo El_UnO há uns dias, e quase que me convenceu a tentar experimentar esta nova versão. Quase, pois:
Problemas conhecidos:
(...)
  • Outras distribuições de linux não são detectadas e não é colocadoa uma entrada no gestor de arranque para elas;
  • O DVD não está automaticamente adicionado como repositório no "Synaptic", é preciso marcar à mão os repositórios do tipo "file:///" que já lá estão, garantir que o DVD está montado e no ecrã principal carregar em "Recarregar";
in Leia-me

Mas que raio?
Não detecta outras distros?
E o DVD não está como repositório? É que com a qualidade de internet que há nas escolas (ou que havia pelo menos até ao ano passado, na minha), devemos ir muito longe a fazer download dos pacotes pela internet...
 
nao se esqueçam que esta distro iniciou muita gente no mundo do linux!

é claro que pode nao estar ao nivel das de topo mas é sempre uma mais valia para que nao percebe nada de linux

lembro-me que foi das primeiras distros que instalava os modems adsl tugas todos

os repositorios da comunidade (que sao grandes) teem tudo actualizado e pronto a ser instalado

em tempos em que os codecs ou dvdripers ,drivers etc e outras coisas eram taboo nas mais famosas distros o caixa magica ja tinha tudo!

basta activarem os repositorios da comunidade no synaptic e vao encontrar programas ja compilados que nao existem nas mais famosas distros ( ate o btuga me lembro de ver la )

nao uso o caixa magica a muitos anos , mas aconselho como sempre a quem nunca usou linux
 
4GB?!?!

4GB por download?? E onde é que eu gravo isso? Como? Não tenho gravador de DVDs... :S LOL
Será que vai haver uma versão para CDs normais? :P
 
Que feedback podem dar acerca do live cd do caixa mágica? alguém já utilizou?
É que estou a pensar usar só para uma ideia de como funciona o linux.
 
Back
Topo