Linux Caixa Mágica - Tópico Geral

image_cm14_01.jpg


Foi lançada oficialmente este dia 3 de Junho de 2009, a nova versão do Linux Caixa Mágica 14, que se afirma como a solução Linux ideal para sistema operativo de Servidor e Desktop e está disponível para download na versão 32 e 64 bits!
Esta distro Portuguesa que vem junto com o conhecido Magalhães tem agora disponíveis 2 ambiente Gráfico para escolha entre KDE ou Gnome, entre outros.

Algumas das muitas novidades são:
- Kernel 2.6.29 com mais suporte a hardware e funcionalidades
- Ambiente Gráfico disponível para escolha entre KDE 4.2.2 ou Gnome 2.26.1, entre outros.
- Instalação de Software através de Apt-RPM / Synaptic, aplicação desenvolvida pela Caixa Mágica. Este software compreende um sistema inovador de instalação de pacotes com funcionalidades de rollback, registo de falhas na instalação e comunicação das mesmas para o servidor central. Pela primeira vez, é disponibilizada uma versão Alpha do Apt-PBO, o primeiro instalador que incorpora tecnologia de Pseudo-Boolean Optimization desenvolvida no âmbito do projecto MANCOOSI pela Caixa Mágica e o INESC-ID.
- Maior gama de placas 3G / banda larga móvel suportadas
Suporte a impressoras extendido a novos modelos
Novos protocolos de ligações WiFi suportados (Enterprise WPA2, PEAP,...)

snap2KdeThumb.png


Podem fazer Download aqui na página oficial: http://www.caixamagica.pt/pag/b_down00.php
 
"Instalação de Software através de Apt-RPM / Synaptic, aplicação desenvolvida pela Caixa Mágica."

Esta é nova :x2:
Não experimentei ainda mas também não sei o que possa ser de especial mas já que fosse algo como o mint install já não era mau.

Sinceramente nunca gostei muito, embora tenha sido uma das primeiras que testei ainda no tempo de escola. Mas foi das primeiras a oferecer suporte as placas banda larga móvel dos operadores nacionais por ser uma distro tuga. É bom saber que investem ainda em novas versões, talvez uma boa ideia fosse tornar-se uma rolling distro como pclinuxos pois ela pouco ganha alem de usar as novidades do mandriva para fazer uma nova versão.
Na escola também brinquei um pouco com o alinex que também parecia bom, mas tem tido um desenvolvimento bem mais lento que caixa mágica pois é um projecto da universidade de Évora e normal que o desenvolvimento seja mais lento pois não têm a mesma oportunidade de dedicação ao projecto e não têm certamente o mesmo feedback monetário como a CM tem devido ao suporte e ao programa e-escolas, mas são projectos portugueses há que apoiar e louvar as tentativas lusas nesta área, claro que há também as comunidades nas distros estrangeiras mas é nisso que linux consiste
 
"Instalação de Software através de Apt-RPM / Synaptic, aplicação desenvolvida pela Caixa Mágica."

Esta é nova :x2:

Eu não experimentei ainda esta nova versão do Caixa Mágica e por isso não posso dar opiniões mais concretas. Os dados que coloquei foram tirados do Site oficial do caixa mágica! ;)
 
caixa magica 14

boas tardes,
ja inatalei o caixa magica há 4 dias e so o posso dizer q esta mto bom. antes usava o ubuntu, mas quando saiu o 9.04, q me decepcionou pois entre outras coisas n conseguia ter o compiz, mudei para o mandriva 2009.1 spring! fiquei todo contente pois era o unico q me detectava a placa wirless em condiçoes!
o unico problema do mandriva, tanto no gnome como no kde, é q estav-m sempre a dar erros estupidos, principalmente quando andava a navegar na net. Este caixa magica 14 ainda nao me deu problemas. Axo que sofreu umas melhorias consideraveis em relaçao à ultima versão.

cumprimentos
 
"Instalação de Software através de Apt-RPM / Synaptic, aplicação desenvolvida pela Caixa Mágica."


Mas desde quando o ATP-RPM foi desenvolvido pela Caixa Mágica?
 
- Instalação de Software através de Apt-RPM / Synaptic, aplicação desenvolvida pela Caixa Mágica.

O PCLinuxOS já usa o Synaptic com rpm's à alguns anos e creio que foi a primeira distribuição a fazê-lo. Não sei que diferenças terá a versão CM em relação da usada pelo PCLinuxOS para poderem dizer que foi desenvolvido por eles. Alguma coisa terá sido, o quê concretamente não sei. O que sei é que o Synaptic com o PCLinux OS é extremamente versátil, fiável e cómodo, no CM do Magalhães do meu filho é igualmente bom mas lamento o abandono que sofreram os repositórios dessa distribuição dedicada ao Magalhães.
 
Boas saiu o novo caixa magica 15 em fase beta ,e de facto estou a achar uma agradável surpresa estou a testar o live cd com desktop gnome e está muito bom. É baseado no mandriva mas tem algumas soluções de outra distro a pclinuxos,a qual utilizo actualmente. Até agora estou bem agradado com esta distro "tuga" acho que vou instalá-la no meu pc quando sair a versão final, já me esquecia mesmo como live cd vem bem completa até tem os codecs para visualizar video, o que noutras falta....
Para já boa distro e tuga....
 
Caixa LIXO não uso nem recomendo isso deu grande barraca quando resolveram usar esse lixo no programa e-escola tem distros muito melhores.

Abraços
 
Back
Topo