Linux Caixa Mágica [Dúvidas]

Aaliyah

Power Member
boas ppl ... instalei á pco tempo o linux CM 8.1 desktop standart só q ele pelos vistos n me configurou o X-windows só q ja fiz manualmente em modo de texto "xf86config" fui fazendo conforme 1 site q descobri mas neste tem passos q n fiz (pq n apareceu) e 1 deles é criar o link simbolico /var/X11R6/bin acabo de fazer a config do xf86 faço startx e ele da-me este aviso : there is no link /var/X11R6/bin/X to the correct X Server binary. Please configure the correct X Server with SaX/SaX2, which will create the missing link. I'm aborting now.
Alguem sabe como resolver este meu problema?!?! Agradeço vossa ajuda []'s
 
ctr disse:
Ou tentas correr o Sax como é dito ou crias o link manualmente:

ln -s <target> <nome>

Cmps.

e pra correr o Sax é so digitar ln -s ?! é q n sei os comandos e n tenho o manual do linux ... eu ja tentei criar o link manualmente (n sei se to a fazer bem) faço "link /var/X11R6/bin/X /usr/X11R6/bin" mas ele nao autoriza e como é a 1ª vez q tento bulir c o linux ... ando 1 pco á toa mas tnks so tentar digitar ln -s e ver o q dá
 
ja fiz "ln -s /var/X11R6/bin/X" ele diz-me q o ficheiro X ja existe de seguida faço startx e nd ... da-me o mesmo aviso ... e correr o SaX/SaX2 n sei como fazer ja tentei digitar SaX, Sax2 e SaX/SaX2 e nenhum deles da ... ele diz-me q n existe tal comando :005:
 
Tafinho disse:
Simplesmente "sax"
pois mas foi o q disse ja experimentei "sax" "sax2" e "SaX/SaX2" e diz-me esses comandos n existem

crt fiz o q disseste so q agora ao fazer startx da-me outro erro q é: the file XF86_xxxx (binary X-Server) doesn't seem to be a binary file. please check it or /and install a new X-Server-binary. I'm aborting now.
 
Debaixo de /usr/X11R6/bin deves ter um ficheiro X que deve ser um link simbolico para XFree86, tenta executar esse XFree86

Quanto ao Sax, se calhar não o tens instalado.

Cmps.
 
ctr disse:
Debaixo de /usr/X11R6/bin deves ter um ficheiro X que deve ser um link simbolico para XFree86, tenta executar esse XFree86

Quanto ao Sax, se calhar não o tens instalado.

Cmps.

tive a ler no site da caixa magica e la dizem q o Sax é do suse mas cmo sao compativeis c o CM por isso é q aparece as vezes esse nome (***** coisa assim) q em de sax na CM é cmxconf
ao correr XFree86 ele vai me configurar o X-Window(supostamente) e ja fiz isso + de 2 vezes e nd ,tnks
[]'s
 
Instalei o caixa mágica 10 e estou com uns problemas:

1- Tenho um modem/router por onde partilho o acesso ADSL
A placa de rede está instalada e funciona pois se colocar no brownser o endereço interno do router tipo HTTP://191.*.*.*.* consigo aceder à configuraçao do mesmo.
No entanto não consigo ter net, que configuração devo usar nas propriedades de ligação do firefox ? ou noutro sitio ?


2- Na configuração do monitor apenas aparece a opção máxima a 800x600 75 Hz, como colocar a a 1200x768 ? a placa é uma Nvidia TNT2 M64 32Mb


Obrigado
 
vcore disse:
...
2- Na configuração do monitor apenas aparece a opção máxima a 800x600 75 Hz, como colocar a a 1200x768 ? a placa é uma Nvidia TNT2 M64 32Mb


Obrigado
em principio tens que instalar drivers para a tua gráfica (se os houver) depois terás que configurar xorg ou xfree (no 8.1, senão me engano, era xfree) para adicionar a resolução que pretendes.
 
Tenho a VMware Workstation 4.0.2 e instalei a Caixa Mágica.

Depois da instalaçao clico ok para a máquina fazer reboot mas quando esta a fazer boot fica empancada como o ecran todo preto e com o cursor a piscar no canto superior direito.

Será que falhei algum pormenor?


Edit: O problema era da versao da VMware.
Acabei de instalar a Caixa Mágica na VMware 5 e funciona.
O problema agora é a internet. Tenho Sapo ADSL pelo SpeedTouch USB. Alguem tem alguma idea como posso configurar para ter acesso à internet?
 
Última edição:
O caixa mágica já vem preconfigurado ( nao sei se é assim que se diz) para funcionar com os modems usb do sapo/telepac.

Eu não pesco nada de linux e instalei a net em 5 min.
Basta ir às configurações da net e já tem lá os speedtouch, os octal ,etc.
Básicamente é só meter o username e pass e tá a andar.
 
teknix disse:
O caixa mágica já vem preconfigurado ( nao sei se é assim que se diz) para funcionar com os modems usb do sapo/telepac.

Eu não pesco nada de linux e instalei a net em 5 min.
Basta ir às configurações da net e já tem lá os speedtouch, os octal ,etc.
Básicamente é só meter o username e pass e tá a andar.
Bem me parecia que o psl do CM já tinha dado um geito nisso :)
Com tantos utilizadores PTs de modems USB não fazia sentido que a CM não arranja-se uma forma de resolver este problema e simplificar a vida aos seus potênciais utilizadores.

teknix, essa tua sig :D até fiquei a ler com aquilo ... já ia falar com outos mod's para ver se era aquilo era normal :D
 
Sim, já tem suporte há algum tempo.

http://comunidade.caixamagica.pt , é o melhor lugar para tirar estas duvidas.
Na versao 8 era muito simples, parece que agora na versao 10 há alguns problemas, mas também facil de resolver.

eh pá, mas que se manifestem os linux gurus, que eu sou apenas um curioso :D
 
Boas.

Eu tentei instalar o CM 10 Final pelo VMWare 5.0 Workstation, mas quando chega ao passo 4 das partições, não consigo avançar: surgem 2 opções - 1.º) se pretendo fazer partições de forma automática ou, 2.º) se pretendo fazer partições de forma manual.

Em qualquer dessas opções tenho que seleccionar um disco (ou qualquer coisa do género), mas no painel de instalação não surge nada. Tentei fazer a instalação 4 vezes, e nas 4 tive o mesmo problema.

Alguma ideia sobre o que se passará? Obrigado.

:D
 
paraver disse:
Boas.

Eu tentei instalar o CM 10 Final pelo VMWare 5.0 Workstation, mas quando chega ao passo 4 das partições, não consigo avançar: surgem 2 opções - 1.º) se pretendo fazer partições de forma automática ou, 2.º) se pretendo fazer partições de forma manual.

Em qualquer dessas opções tenho que seleccionar um disco (ou qualquer coisa do género), mas no painel de instalação não surge nada. Tentei fazer a instalação 4 vezes, e nas 4 tive o mesmo problema.

Alguma ideia sobre o que se passará? Obrigado.

:D

No VMware antes de começar a instalar é que selecionas a pasta onde queres que fique a VM.
Escolhe a automática e deixa ir. Quando ele disser que vai apagar os dados todos do disco clica em OK. No problem:)

Edit:
Estás a instalar no VMware certo? Se sim o que eu disse está correcto. Só para instalações no VMware.
 
no outro dia ao ver o site do linux caixa magica no google por acaso fui la dar uma vista de olhos e foi entao k reparei k este custa 98€ :S .. aproximadamente o preço do windows xp home edition se nao estou enganado...só gostaria d saber s é legal fazer isso pois para alem d o linux ser distribuido com open source sempre pensei k kualker programador mesmo k fizesse alteraçoes ao mesmo nao poderia colocar um preço no msmo... estou certo ou errado?! mas eh verdade k ao fazerem isso muitas pessoas iriam preferir comprar o windows xp home edition ao comprar o linux caixa magica...sendo uma das armas do linux contra o windows o facto de este ser distribuido gratuitamente ao fazerem isto com esta versao esta como k a fugir aos principios do linux por assim dizer....

gostaria k respondessem a este post de modo a ouvirmos aki as varias opinioes dos varios utilizadores...

cumprimentos para todos [[]]
 
Back
Topo