1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

caixa magica

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por h3NtRiX, 2 de Junho de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 1359)

1. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

ora eu tou a dar o linux uma das minhas aulas e axei interessante e gostava d o instalar... pedi entao a um colega da minha turma k me empresta.se o caixa magica dele e ele arranjou.me o 8.1 e foi entao k instalei (em modo de linha de comandos pk no modo grafico xegava a uma parte ke encravava), tudo bem durante a instalaçao. quando reinicio o pc e entro no linux ele entra.me em linha de comandos e é entao ke executei o comando startx e ele dá um erro de kdeinit... o meu colega disse.me ke no pc dele funciona bem e ke este erro deve ser erro do ambiente grafico e disse.me também k era suposto o linux arrancar em modo grafico... bem nao sei mesmo o ke fazer, agradeço a ajuda ke me possam proporcionar.

obrigado

Última edição: 4 de Junho de 2005
  2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

3. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

eu sei disso... eu vou sacar mas preciso urgentemente do linux e agradecia k me ajudassem no meu problema... se for problema do meu computador provavelmente irá me dar o mesmo problema... agradecia ke me ajudassem a resolver o problema mas de qualquer maneira obrigado pela dica.

cumps

4. hellaxe

hellaxe Power Member

Deve ser um pouco dificil para quem está a começer mas fazes:

cd /etc/X11 e deves lá ter um ficheiro Xfree86.conf.

Deditas com um editor de texto (exemplos nano, emacs - este não sei se dá-): nano xfree86.conf.
    Depois procuras as configurações do teu hardware para ver se estão correctas, senão corriges.
    Gravas e reboot - este último pode não ser necessário-.

Depois já deve dar. Se não for por aqui pode ser doutro ficheiro de configuração.
    Mas os experts já dizem alguma coisa..

PS: Se não tiver o xfree86.conf deve ser xorg.conf.

5. Metro

Staff Member

Se precisas de ter o pc a funcar a melhor recomendação é ter um disco para brincar com Linux onde podes estragar à vontade. A outra opção é usares o VMware pq ai não estragas nada.
    A outra opção ainda é arranjares um live CD. Tens vários bons. Knoppix, Ubuntu (atenção o live CD é à parte. Não é a iso que se saca se queres instalar) ou o Mepis para dizer os melhores para mim.

No teu probelma actual não sei ajudar.

6. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

epá isso parece complicado... eu realmente nao percebo muito do linux! mas será possivel ser erro e placa gráfica? para dar erro de ambiente de trabalho... só para ke conste a minha placa gráfica é uma MSI ATI RADEON 9550,128mb

ps: eu tenho o pc a funcionar, tenho duplo boot para o windows e para o linux caixa magica... só ke quero ter o linux a funcionar pk tenho trabalhos sobre o linux para fazer em casa.

help please!!

Última edição: 2 de Junho de 2005
  7. Metro

Staff Member

As placas da Nvidia são bem mais Linux user friendly:)

8. jaac

jaac Power Member

São mais simpaticas para por tudo no melhor mas as ati tb trabalham... em linux podes mudar tudo e instalar tudo sem reboot ( excepto kernel, embora com alguns troques nem isso ), mas tipo caixa magica... é portugues, mas é tao mau....

9. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

isso é para fazer como comando? akilo entra em modo texto... e depois quando faço startx diz k nao consegue iniciar o kdeinit. ja tentei escrever lá o k disseste mas nao faz nada... desculpem mas eu sou mesmo novato no linux. por isso tenho curiosidade em esprimenta-lo... por favor ajudem-me =D ...

cumps

10. hellaxe

hellaxe Power Member

Tu disseste que entrava em modo de texto - chama-se consola em linux.
    depois fazes o que disse. Tem atenção que deves procurar o tal ficheiro xfree86.conf.

Experimenta este comando:

find /etc -name "xfree86"

se encontrar o dito cujo tens que ver onde é que ele está.
    Aconselho-te a estares com uma folha p apontares os caminhos.
    Depois vais para a directoria onde está o x***.conf e fazes "nano xfree86.conf". Se não der com o nano experimenta "emacs ***" e o mesmo ficheiro (os * são o ficheiro e os comendos são sem "").
    Depois de editares o ficheiro fazes as alterações em todos os parametros que se adquam ao teu hardware e gravas. No nano é ctrl+X.

Stratx para ver se funciona.

Se não der e como és novato talvez seja melhor instalares de novo. Mas tem atenção de verificares tudo certinha na tua instalação para o teu hardware.

Talvez a Ati esteja a marar o sistema.

11. PrOdG

PrOdG Power Member

Tinha ideia que no Xfree86 o ficheiro de configuração era XF86Config , e não Xfree86.conf . Mas como já nao uso há algum tempo (X.org > XFree86) pode já não ser assim.

12. hellaxe

hellaxe Power Member

O Xfree86config é o script para chamar o .conf creio eu mas se estiver enganado os "mestres" que me corrijam. É que agora tudo usa o xorg e posso estar enganado.

13. urban

urban Power Member

O CM 8.1 trazia vários bugs de origem. Problemas com ratos USB, actualizações e o ambiente gráfico. É mesmo melhor instalares o 10...

14. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

já está "sakating" ... obrigado pla dica, lá ver se o 10 ja não dá barraca.

cumps[[]]

15. h3NtRiX

h3NtRiX Power Member

ja ta sakado!

Última edição: 4 de Junho de 2005

Partilhar esta Página