Caixa para HD p/ rede NAS

LeeMan

Power Member
Onde é que posso arranjar uma caixa para HD que se ligue numa rede (atravéz do cabo de rede)?
É para fazer um file server...

Isso tem um nome qq q agora não me lembro e por sua vez não consigo encontrar...

TKS!
 
Última edição:
landisk, NAS... procura por estas palavras...

Encontras em grande parte das lojas de informatica, mas normalmente so' tem um ou outro modelo, e com uns preços bastante exagerados... dá primeiro uma vista pelo ebay ou miau, pode ser q encontres alguma coisa jeitosa.




nexp
 
É isso NAS!!! Eu tava a pesquisar por NAT:lol:.

Estou com dúvidas sérias se hei-de comprar isso ou um USB com um SATA lá dentro.

O objectivo é fazer um 2º Backup diário de aproximadamente 25GB que neste momento vão para uma Tape...
 
O NAS é diferente duma caixa USB

É um servidor que permite mapear uma drive na rede e partilhar com todos os utilizadores em simultaneo. Normalmente é um pequeno servidor em linux que permite gerir a tua informação. Claro que uma caixa usb não pode fazer isso.

Em relação a preços, uma caixa usb custa 30 EUR, um NAS simples custa 75 EUR.

O grande objectivo do NAS para o utilizador caseiro é colocar o backup, fotos, musica, etc... num só disco para que este seja partilhado por todas as pessoas na rede. Com a evolução dos MCEs espera-se que este conceito evolua para o uPNP e seja a central de dados dos MCEs.

A nivel empresarial é a rápida expansão dos discos partilhados...
 
netrider disse:
O NAS é diferente duma caixa USB

É um servidor que permite mapear uma drive na rede e partilhar com todos os utilizadores em simultaneo. Normalmente é um pequeno servidor em linux que permite gerir a tua informação. Claro que uma caixa usb não pode fazer isso.

Mas se eu tiver uma drive USB ( d:) num servidor não posso partilhar na rede essa drive tb?
 
Podes fazer o que quisseres, desde que o computador onde está ligado o usb esteja ligado.
O NAS é de uma maneira simplificada um router. Partilha um disco na rede, sempre ligado.
 
Hmm, já venho tarde, mas fica para outros. Ultima olhadela que dei no cat da ***** tinham lá uns tijolos da Maxtor com HDs grandinhos e capacidade de LAN attachment. A um preço digasse ridiculo :D Por esse $$$ dá quase para comprar o HD+Mini-Itx e com trabalho tens NAS com av e um PC extra ,) Se tivermos um P1/P2 encostado ao canto que se possa usar, ainda se torna mais ridiculo o preço...
 
ShadeX disse:
Hmm, já venho tarde, mas fica para outros. Ultima olhadela que dei no cat da ***** tinham lá uns tijolos da Maxtor com HDs grandinhos e capacidade de LAN attachment. A um preço digasse ridiculo :D Por esse $$$ dá quase para comprar o HD+Mini-Itx e com trabalho tens NAS com av e um PC extra ,) Se tivermos um P1/P2 encostado ao canto que se possa usar, ainda se torna mais ridiculo o preço...

Em função do preço não compensa de facto. PII500 encostados tenho aqui 2 mais um PIII800...

Eu simplesmente acho piada ao conceito do NAS.

Eu precisava disto para fazer un backup redundante ( a tape de 36GB já não aguenta:005:) Entretanto como vou de férias tive que solucionar isso provisóriamente....
 
netrider disse:
Sim, se tiverem um pc parado tipo pentium, basta usar o FreeNAS.
Grande dica!!!
É que não tenho liçenças de windows de sobra e não tenho pachora para instalar Linux...
Esse programa tinha vindo mesmo a calhar! De qq forma tinha q comprar um disco grande...
 
Boas tardes :)

Esclareçam-me uma coisa... entao uma pessoa que tenha uma empresa pequena com 3 computadores já não precisa de gastar dinheiro num Servidor e Tapes?
Basta ter isso do NAS ou FreeNAS e ja tá?
Se o objectivo for apenas fazer BACKUP total de toda a informação que contém no disco diariamente ?

Obrigado :)
 
Blue_Wings disse:
Boas tardes :)

Esclareçam-me uma coisa... entao uma pessoa que tenha uma empresa pequena com 3 computadores já não precisa de gastar dinheiro num Servidor e Tapes?
Basta ter isso do NAS ou FreeNAS e ja tá?
Se o objectivo for apenas fazer BACKUP total de toda a informação que contém no disco diariamente ?

Obrigado :)

Sim, é possivel...
O freeNAS necessita de um computador com placas de rede e controladores de disco comuns (não xptos, devido aos drivers).
Existe a solução da netgear que permite ter um NAS com raid 1. No entanto, segundo as criticas que ouvi, não é de confiança.
Existe dispositivos como o plextor que também podem facilitar.

A vantagem do freeNAS ou de um sistema NAS é de não ser necessário uma licenca do windows...
 
Netrider, em principio, assumindo algumas coisas, não deve ser dificil de modificar o FreeNAS para fazer RAID1 por software com discos e controladores comuns. Em Slackware/Linux pelo menos é simples, não vejo pq BSD fosse muito diferente. E performance, bom, tens uma rede provavelmente de 100Mb, que se lixe a perca de performance, os HDs vão andar prai a 30% de load se tanto... Se o CPU da box for jeitoso podes mesmo ir para RAID5 por soft, e ainda assim deve aguentar-se bem.
 
ShadeX, o RAID por hardware é sempre melhor...
Em relação á performance, soponho que o freeNAS deve ser equivalente ao windows storage server. Depende do hardware.
 
Netrider, se for realmente por hw, então concordo. Se for uma dessas soluções cheappo que não passam de um conrtolador IDE com um chipsetzito controlado por um firmware duvidoso, sinceramente não concordo. Por duas razões.

1. Performance não é assim tão diferente. Com um RAID a sério isso já não é verdade obviamente. Então em RAID5 é mesmo mentira, esp. se tiveres de fazer um rebuild.

2. Se der o estoiro, mais depressa recontrois um soft raid sw only que uma mistela hw/sw pq por norma os firmwares daquilo trabalham bem se e só se estiverem para ai virados.

Neste ultimo ponto, lamentavelmente tenho uma pilha de más experiências. Já nem conto as vezes que o firmware simpelsmente dá o berro a reconstruir o RAID. Solução passa sempre pelo mesmo, tirar o HD bom para fora, ir a ourto controlador recuperar os dados, limpar o HD, meter os 2 HDs no RAID e reconstruir com os animais a zero. Voltar a meter os dados no RAID.

Agora pergunta a ti mesmo, neste cenário, para que raio serviu o RAID? Olha, simplesmente não existiu a perca de dados... Dai a funcar de modo transparente...

Não digo que as soluções soft sejam assim tão menos buguentas, mas pelo menos sempre vão tendo updates. A maioria dos "raid controllers" que por ai andam, OB ou PCI, vais ao site do fabricante e nada de update do firmware, vais ao site do fabricante e nepia, a placa não é deles, nada de suporte. Ad nauseum.

De qqr modo, tem atençao ao thread. Ele está a falar de NAS. E não estou a ver que seja Gb ou coisa semelhante. É muito provavelmente 10/100Mb. Nessas condições, e mesmo usando o P2-500 que ele mencionou, duvido que conseguisses sequer "aquecer" o CPU por ter de fazer RAID por sw. Se, hipoteticamente, sacasses full wire speed <> hd e tivesses um RAID1 por sw com 2HDs, tinhas o CPU a ter de mover no pior dos casos, totalmente hipotético, 12,5MB/s NIC>RAM e 25MB/s RAM>HD's. Não tenho aqui hard data, mas não estou a ver o P2 a stressar muito... Se, e é um se grandinho, a rede dele for Gb ou semelhante, ai já não digo nada. Muitos factores podem fazer a coisa pender para um lado ou para o outro.
 
Back
Topo