Caixa PC em Madeira - 1º Projecto [Fotos FINAIS - post 292]

jjooll

Power Member
Viva.
Venho aqui partilhar o meu 1º projecto. Não se isto é moding pois não vou modificar quase nada, mas antes fazer de raiz. Sou novato aqui, apenas criei um topico e vamos lá ver se as imagens são bem postas.

O que espero conseguir fazer é uma caixa para PC em Madeira em que o objectivo é, além de me divertir (ou ganhar dores de cabeça) é fazer uma caixa que possa ser o mais silenciosa possivel.

A estética é importante, mas não é nisso que me vou focar. Não estou a pensar utilizar neons nem paineis acrilicos pois a caixa servirá para colocar no chão, quase escondida. Não tenho tempo para Lan partys nem posso jogar pois sofro do sindrome do tunel do carpio. Mexer num rato faz doer-me os dedos.

Apesar de a estética não ser do meu enfoque gostaria que me dessem ideias, para pelo menos não ficar um monstro.

Desenhei a estrutura da caixa em 3D para falhar o menos possivel (acho que me deu mais trabalho a desenhar que vai dar a fazer). Aqui ficam algumas fotos do desenho:

caixapc1ib1.jpg


caixapc2hg3.jpg


caixapc3sl1.jpg


Ora bem, isto é apenas a estrutura, falta as forras.

Já comprei algum material no Bricomarché e em outra loja,


img007xl1.jpg



img010in0.jpg


Parafusos para madeira, Leds, botões, puxadores (eles são diferentes na foto mas já troquei),cantos metálicoseum conjunto de acessários para PC (parafusos) e uma grelha metálica.

A madeira já tenho e tenho ferramentas boas para o trabalho.

Estou a pensar em Lacar (pintar) em preto brilhante, mas esta cor tem um revés. Um pozito e nota-se logo. Pensei em branco,vermelho, cinza ou metalizado. As cores brilhante são mais bonitas mas sujam-se mais.


Quando avançar mais coloco novas fotos. Digam o que acham.

Fiquem bem
 
Última edição:
Força com isso, acho a ideia de faseres uma caixa de raiz á tua maneira brutal, aplica-te para que isso fique o máximo a teu gosto!!!



Bom Trabalho!

Abraço!
 
Os outros membros disseram esatamente o que eu axu!! Construir a caixa de raiz, se ficar como esta nas imagens Altamente!! ;) Força com isso! xd
 
Obrigado pelo Apoio.
Construir a caxa de origem podes personalizar a teu belo prazer. No entanto isto dá um trabalhão na fase de acabamento, pois tudo tem de bater certinho. Fazercom madeira é um desafio acrecido pois corre-se o risco de ela empenar, especialmente com o calor dentro da máquina.

Eu tenho boas ferramentas e máquinasms tenho pouco tempo pra elas. A ver vamos.

Aqui ficam uma fotos novas:


estruturabp0.jpg



A estrutura, parte dela, a colar. São duas peças iguais. Só espero isso ficar em esquadria, senão tenho um rico 31. Mas até agora a peça mais fixe de todas é a seguinte,
fixarmotherboardil8.jpg


É nesta peça que vou fixar a motherboard. Aqueles contornos todos e buracos servem para passar e apoiar os cabos em sitios estratégicos de maneira a se verem o minimo e ficarem arrumados, pelo menos é essa a ideia.

Isto não está no desenho, foi pensado posterior. Mas assim até vai havendo algum suspance.

Quando avançar mais mostro o que fiz. Se tiverem ideias não exitem em dizer. Neste momento ideias é coisa que não abunda por estes lados.

Fiquem bem!
 
Última edição:
Parece que tens cabeçinha pá coisa...

Não é toda a gente que faz uma caixa de raiz como o seu 1º projecto =)

Força com isso

cumps
 
Já há muito tempo que tenho esta ideia, no entanto emperrava sempre nos pormenores. É que sou um bocado perfecionista.

Gostava que me dessem a vossa opinião, devo incluir uma bainha para 3,5pol para colocar tipo disketes ou outra coisa?
É que eu quero tapar as drives de DVD e se colocar essa bainha com acesso frontal essa drive terá de ficar à mostra.
 
Se conseguires levar isto até ao fim, ficas aí com um trabalho fantástico. Parabéns pela ideia inicial e pela motivação. Continua :)
 
Eu estava a pensar em colocar na bainha de cima um controlador de ventoinhas com leitor de cartões e portas USB,Sata e som. Tipo um tudo em um
Fechava e entrada para por uma cena do tipo disquetes para mais tarde ter essa possibilidade.

Mas estou a ver que tenho um senão, é que tenho 5 ventoinhas (1 processador + 3 na caixa +1placa gráfica). Acho que vou ter de arranjar um leitor de cartões próprio e um controlador de ventoinhas. humm

Vou procurar uma coisa jeitosa não muito cara
 
Eu estava a pensar em colocar na bainha de cima um controlador de ventoinhas com leitor de cartões e portas USB,Sata e som. Tipo um tudo em um
Fechava e entrada para por uma cena do tipo disquetes para mais tarde ter essa possibilidade.

Mas estou a ver que tenho um senão, é que tenho 5 ventoinhas (1 processador + 3 na caixa +1placa gráfica). Acho que vou ter de arranjar um leitor de cartões próprio e um controlador de ventoinhas. humm

Vou procurar uma coisa jeitosa não muito cara

Dependo do que queres gastar no minimo custam te a volta de 40€ se quizeres sites de lojas que o tenham manda pm.
e esses controladores ja te trazem tambem sensores de temperatura e regulaçao de fans.

cumps
 
Boa sorte... Ve se andas com isso pa frente...

Obrigado. Foi isso mesmo que fiz toda esta tarde. Anda a desenhar isto em 3D e a ver como isto deve ficar.

Vamos lá ver se fica alguma coisa de jeito, mas acredito que sim. Pelo menos trabalho está a dar.

Amanhã a ver se acabo esta parte dos desenhos tecnicos, depois posto uma imagens 3D pra me darem a vossa opinião.
Segunda é que vou por maos-á-obra.

Fiquem bem
 
Boas pessoal. Hoje o dia pouco rendeu, basicamente vou mostrar aquilo que fiz ontem e queria sugestões, criticas e comentários.

caixapcv2su0.jpg


Como podem ver a frente está longe de ser considerada bonita, no entanto espero que na realidade fique melhor. Fiz um esforço para esconder as drives de leitura optica. Só ficará à vista as de leitura de cartões e para controlar as ventoinhas.
Em termos de entrada de ar frontal não consigo ter muito melhor fluxo.

Uma vista tipo raio X

caixapcv22ni3.jpg



caixapcv23sc8.jpg



Estou a pensar em pintar a caixa de branco brilhante. O que acham?


A ver se hoje (segunda) já avanço fisicamente com isto e coloco imagens reais.
Estes modelos 3D ajudam mas perco imenso tempo a fazer isto...


Já agora, não devo colocar acrilico de lado, isto porque eu quero colocar aqueles kits de espuma pra absorver o ruido. O que se pretende é uma caixa silenciosa.
Nem sei porque perdi tanto tempo de volta do interior...


Fiquem bem.
 
Vou aqui colocar algumas fotos do que fiz hoje.


img016nf5.jpg



Esta é a frente da caixa mas vista da parte de trás. Ainda está aparafusada ao molde, pois vou ter de alargar um bocadinho o sitio dos botões, e drives.
img018vf8.jpg


A mesma peça com mais pormenor. Agora é ajustar um bocadinho a peça e depois é cortar as grelhas.

Para a parte da frente ficam a faltar as tampas para tapar as drives.

(já agr, a peça n foi pintada de preto, é a cor do material)

Fiquem bem
 
Última edição:
Back
Topo