Como Fazer Caixa seca para lentes/material fotográfico

Lyp

Power Member
Hoje passei numa grande superfície dos chineses, e decidi comprar umas coisinhas para fazer uma caixa seca para as minhas lentes. Já tinha uma, mas tinha falhas e já não cabiam as lentes todas.

Como noto que há por aqui pessoal com algumas dúvidas, e que até desconhece como se pode evitar fungos nas lentes, decidi fazer umas fotos de forma a mostrar como se pode fazer uma caixa seca sem gastar muito dinheiro.


Material utilizado:

Caixa transparente - 7.5€
Esta tem 45cm comprimento x 30cm Largura x 15,5cm de altura (medidas aproximadas e interiores)

_1090048 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Suporte de garrafas - 0.95€

_1090049 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Alcatifa circular - 0.95€

_1090053 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Alcatifa auto-colante - 0.75€ (uma chegou)

_1090050 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Tecido de Feltro - (já tinha cá por casa, mas deve ser baratinho)

_1090051 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Higrómetro - (Já tinha, mas deve custar 2 ou 3€ no ebay/Ali)

_1090052 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



Fita-cola dupla face fininha - (já cá tinha, mas vendem no chinês também)

_1090055 by Pedro Filipe Faria, no Flickr



O que fazer:

Comecei por colocar a alcatifa circular nos 4 cantos da caixa, para poder coloca-la em qualquer lado sem correr o risco de estragar algum móvel. É naturalmente opcional. Coloquei 2 em cada canto, porque um era (quase) insuficiente para o efeito pretendido.

_1090054 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


De seguida, cortei o tecido de feltro à medida, e colei no fundo da caixa, deixando-o "crescer" para um dos lados (vão perceber mais à frente para quê). Para a colagem, utilizei a fita-cola de dupla face.


Passei então ao suporte de garrafas. Comecei por tirar 2cm às pernas, pois era mais alto que o que eu pretendia. Para esta operação usei um serrote de ferro.

De seguida, cortei aquele bloco de alcatifa em tiras de 2cm, e apliquei nos sítios onde as lentes vão pousar:

_1090056 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

A ideia é, mais uma vez, tentar não estragar nada:

_1090057 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


A coisa começava a ficar pronta. Como se pode ver, a sílica vai ficar por baixo. Colei também uma tira de tecido de feltro na lateral do suporte de garrafas:

_1090059 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


Com mais duas tirinhas fininhas de fita-cola de dupla face, colei o higrómetro num sítio de boa visibilidade, na tampa:

_1090062 by Pedro Filipe Faria, no Flickr


O aspecto final é o que mostro abaixo. O tecido de feltro que cresceu da base para a lateral, assim como a tira colocada na lateral do suporte de garrafas, teve o intuito de evitar riscar os flashes, que também têm agora sítio na caixa. Entram certinhos, portanto o tecido vai proteger os ditos.

As lentes estão com as tampas nas fotos, mas a ideia é estarem sem tampas para a luz poder passar pelo vidro. É por essa razão também que a caixa deve ser transparente.

_1090060 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

_1090065 by Pedro Filipe Faria, no Flickr




Como nota informativa, pelas minhas pesquisas, o ideal é a caixa estar entre 45-50%. A sílica ao fim de algum tempo começa a ficar com humidade, pelo que é recomendável, por exemplo, metê-la no micro-ondas na opção de descongelagem, para lhe tirar alguma dessa humidade.


Fica aqui uma ideia, que para mim serviu perfeitamente. Podem sugerir melhoramentos.

Relativamente à humidade ideal, ou métodos de desumidificar a sílica, corrijam/sugiram alternativas.


Espero que seja útil:Winkani:
 
Última edição:
A minha, que é digital, está programada para os 47%.

Menos que isso e começa a comprometer as borrachas do equipamento.

A silica que tens aí não me parece suficiente.

Há sacos de maior quantidade que podes mandar vir da amazon e afins.

A solução para "restaurar" a silica é colocá-la no forno.

Não te sei dizer a temperatura/tempo que deve levar o processo.

Eu abandonei a ideia e fui para a digital porque na altura que andei a pesquisar li que o processo de colocar a silica no forno pode levar à emissão de gases pouco saudáveis.

Não me agradou a ideia de ter trabalho e ainda "poluir" algo utilizado para a comida.

Seja como for podes sempre arranjar um forno dos pequenos só para isso (+€).

Atenção que essa tua caixa não me parece a mais adequada, isso tem borracha entre a tampa e a caixa?

O ideal é aquele tipo de caixas com borracha e que fecha à pressão.
 
A minha, que é digital, está programada para os 47%.

Menos que isso e começa a comprometer as borrachas do equipamento.

A silica que tens aí não me parece suficiente.

Há sacos de maior quantidade que podes mandar vir da amazon e afins.

A solução para "restaurar" a silica é colocá-la no forno.

Não te sei dizer a temperatura/tempo que deve levar o processo.

Eu abandonei a ideia e fui para a digital porque na altura que andei a pesquisar li que o processo de colocar a silica no forno pode levar à emissão de gases pouco saudáveis.

Não me agradou a ideia de ter trabalho e ainda "poluir" algo utilizado para a comida.

Seja como for podes sempre arranjar um forno dos pequenos só para isso (+€).

Atenção que essa tua caixa não me parece a mais adequada, isso tem borracha entre a tampa e a caixa?

O ideal é aquele tipo de caixas com borracha e que fecha à pressão.

Eu tenho mais sílica, em sacos.

Eu tenho feito como mencionei, no micro ondas. Nunca li nada acerca de emissão de gases, mas é possível que tenhas razão.

Quanto à caixa ser estanque (creio que era isso que querias dizer), acho que não é preciso ir tão longe. É de certeza mais eficaz, mas creio não ser preciso ir a esse extremo.

Conseguindo o nível de humidade pretendida dentro da caixa, não vejo necessidade de soluções mais dispendiosas.

O "mini frigorífico" que tens é sem dúvida a solução ideal, mas por exemplo para mim, é mais fácil arranjar um canto para colocar a caixa, do que ter um espaço dedicado para mais um móvel... Além dos € que custa a mais.


A ideia do tópico é fazer algo que evite fungos, sem gastar muito dinheiro. Todos sabemos que há soluções melhores, a dar menos trabalho, para todos os gostos e carteiras :)
 
Sim, isso mesmo, estanque.

Mas conseguiste alcançar a o valor pretendido?

O ideal seria teres um higrómetro dentro e fora da caixa, assim acabas por não ter a noção.

Com um pequeno saco de sílica e uma caixa não estanque, não estou a ver o valor de humidade manter-se baixo.

Não te esqueças que não sendo estanque vais estar muito mais susceptível às variações de humidade.

Em boa verdade uma drybox para nós (que vivemos em portugal continental) não se justifica muito.

Eu pretendo não só manter o material em valores de humidade baixos mas constantes, acontece com alguma frequência, a humidade fora da drybox ser significativamente inferior à de dentro.

No meu caso serve em primeiro lugar para ter o material arrumado e exposto, em segundo para o manter seco.

Edit: tu próprio podes colocar ou silicone na borda superior da caixa ou uma espuma na ranhura de contacto da tampa com a caixa para a tornar mais estanque.
 
Sim, isso mesmo, estanque.

Mas conseguiste alcançar a o valor pretendido?

O ideal seria teres um higrómetro dentro e fora da caixa, assim acabas por não ter a noção.

Com um pequeno saco de sílica e uma caixa não estanque, não estou a ver o valor de humidade manter-se baixo.

Não te esqueças que não sendo estanque vais estar muito mais susceptível às variações de humidade.

Em boa verdade uma drybox para nós (que vivemos em portugal continental) não se justifica muito.

Eu pretendo não só manter o material em valores de humidade baixos mas constantes, acontece com alguma frequência, a humidade fora da drybox ser significativamente inferior à de dentro.

No meu caso serve em primeiro lugar para ter o material arrumado e exposto, em segundo para o manter seco.

Edit: tu próprio podes colocar ou silicone na borda superior da caixa ou uma espuma na ranhura de contacto da tampa com a caixa para a tornar mais estanque.

Eu tenho noção da diferença de humidade dentro e fora da caixa. Por acaso tenho 2 higrómetros (isto custou cêntimos *****), e mesmo que não tivesse, bastava abrir a caixa e pôr a tampa "ao ar". No meu caso, tenho sempre mais humidade fora da caixa.

Quando digo que acho que não há necessidade de estar a entrar em extremos, é porque antes desta caixa, tinha outra, que era pior ainda em termos de estanquecidade, e funcionava, ou seja, tinha belas diferenças dentro e fora da caixa.

Mas concordo contigo quando dizes que uma caixa estanque será ainda mais eficaz.

Para teres noção, meti apenas aquelas 2 caixas de sílica (sem os tais sacos) na caixa, depois de escrever o meu último post. O higrómetro marcava 60%.

Neste momento está em 52% e a baixar.

Vamos ver até onde vai, e se mantém :)


ffd591fc21f294487745a8e6b9a1a72f.jpg
 
Para já está a cumprir. Vamos ver se com o passar do tempo se mantém.

Continua a descer. Mas a Sílica está "seca", já que passou pelo micro ondas antes de ir para dentro da caixa.

ecfaf65b2affa2cf711ac401beac72bc.jpg
 
Gosto do aspecto da caixa, no geral.

Esta semana andei a reorganizar a minha.

A minha caixa é hermética, pelo que a quantidade de sílica que preciso é sempre pouca. Com o equivalente a uma colher de chá já baixo o nível de humidade no interior para uns bons 30%, que ficam constantes até à próxima abertura.

Geralmente, quando abro a caixa para tirar/pôr alguma lente, sendo cuidadoso a fazê-lo, a humidade aumenta menos de 10%. Por isso, não preciso de trocar o bocadinho de sílica que lá tenho de cada vez que mexo na caixa. Cada dose de sílica costuma dar para mais de meia dúzia de aberturas.


IMG_1828.jpg


Infelizmente a câmara agora já não cabe na minha caixa, pelo que em breve terei que arranjar outra maior. Neste momento só lá tenho as objectivas (sem tampas) e os filtros.

O material que tenho no fundo é esferovite. Não recomendo, pois é um material que tem tendência para se ir desfazendo com o tempo, o que obriga a algum cuidado ao pôr e tirar as lentes, para não o desfazer mais. Pretendo substituí-lo por algo diferente no futuro.

Tenho, para cada um dos objectos aí colocados, o recorte feito com as suas medidas, de forma a que eles não se movam. Tenho uma camada de esferovite a fazer de fundo, e outra por cima com os cortes adequados. Uma placa de 1 metro quadrado custou-me 99 cêntimos no Brico Depot. Mas torno a dizer, acho preferível a utilização de outro material.


Para reutilizar a sílica o melhor método é no micro-ondas. 3 a 4 minutos são suficientes. Costumo fazê-lo na potência máxima, mas deve dar com menos.
Não recomendo que se use o forno a menos que não se tenha alternativa, pois os grãos estragam-se mais (ficam mais queimados e mais rapidamente).
 
Última edição:
Só para deixar feedback relativamente à evolução da humidade:

Fechei ontem à noite a caixa com os 2 blocos de Sílica visíveis nas fotos, e o higrómetro acusava 60%.

Hoje de manhã tinha descido para 40%.
À hora do almoço acusava 38%, e manteve-se até agora (senão ia tirar um dos blocos).

Como acabei por não tirar as tampas ontem, tirei-as agora, e só nesse tempo (1minuto no máximo) o higrómetro passou de 38 para 44%.

Fechada a caixa, está agora a baixar outra vez lentamente.

Falta agora saber quanto tempo dura a Sílica em condições de manter estes níveis (irei dar feedback também), mas parece-me, como pensei inicialmente, que não é preciso mais que isto para se ter algo eficiente.
 
Um contributo para o tópico baseado na experiência que tive:

- Se procurarem bem, por pouca diferença conseguem caixas estanque, deixo abaixo uma foto da que tive em 2014, foi comprada nos xinocas na altura, tem aquela borracha na tampa a toda a volta.
- Quanto à sílica, essa azul é a tal que liberta gases tóxicos, optem, pela cor de laranja que encontram no ebay.

s1m8n_st6N5tP2e6L9cKZz8JhIk0krfRsB4jYupVgqU


O suporte das garrafas tá grande ideia.
 
Menos que 47%, faz mal ao material? menos que 20% acredito e mesmo assim tive a caixa abaixo dos 20% muita vezes e as borrachas estão impecáveis, nunca tive problemas. Agora ter a caixa apanhar sol e com pouca humidade já é outra coisa. Entre os 20% e os 40% com a caixa à sombra não vejo problema. Então nos países secos era só material para deitar fora. A cima dos 40% raramente tenho a minha caixa seca. O ideal era ter entre 30-40, de inverno podem baixar mais. De verão por causa do calor convém subir mais um pouco.
 
A porcentagem ideal situa-se entre os 40-50%.

Claro que não faz mal o material estar sujeito a porcentagens de humidade de 20%, tal como não faz mal estar sujeito a 100%, a questão é estar sempre a esse nível.

Porcentagens baixas prejudicam não só as borrachas como a lubrificação das objectivas, assim como as altas sujeitam o material ao aparecimento de fungos.

Eu sempre tive, até comprar a 6D, o material guardado numa mala num sítio muito húmido e nunca tive fungos. Não é por essa razão que parto do princípio que os fungos não existem.
 
Um contributo para o tópico baseado na experiência que tive:

- Se procurarem bem, por pouca diferença conseguem caixas estanque, deixo abaixo uma foto da que tive em 2014, foi comprada nos xinocas na altura, tem aquela borracha na tampa a toda a volta.
- Quanto à sílica, essa azul é a tal que liberta gases tóxicos, optem, pela cor de laranja que encontram no ebay.

s1m8n_st6N5tP2e6L9cKZz8JhIk0krfRsB4jYupVgqU


O suporte das garrafas tá grande ideia.

hmmm quando li este post, já tinha comprado 10 caixas sílica azul :O Tentei que o man não enviasse, mas já tinha enviado :/ andei a pesquisar pelo google, ela é tóxica em que situações? mesmo quando está activa só para retirar a humidade, ou é quando a aqueces para lhe retirar a humidade que ela é tóxica?
 
Uma duvida, onde é que vocês guardam a sílica que não estão a usar?

Eu comprei 2 caixinhas de sílica laranja no ebay. Abri uma, meti dentro da caixa, e a humidade desceu para os 20%. Ou seja, tenho sílica a mais.

Quero abrir a caixinha, e tirar metade para aí. Mas não sei onde caraças guardo o resto… Algum conselho?
 
Eu guardo num saco com fecho zip. Mais especificamente, deixo no saco original da sílica, pois achei-o bastante resistente, e noto que dentro dele a sílica não fica saturada.
 
Back
Topo