Como Fazer Caixa seca para lentes/material fotográfico

Onde compraste esses materiais @Lyp ? nomeadamente o suporte de garrafas e a alcatifa autocolante. A minha caixa seca tem as lentes soltas apenas com separadores no meio e queria algo mais seguro.
 
Onde compraste esses materiais @Lyp ? nomeadamente o suporte de garrafas e a alcatifa autocolante. A minha caixa seca tem as lentes soltas apenas com separadores no meio e queria algo mais seguro.
Foi quase tudo numa loja grande dos chineses, tal como refiro logo no início do tópico. Está tudo explicado.
 
Eu não tenho metido os fechos na minha caixa do ikea, abro e fecho a caixa algumas vezes e a humidade sobe e desce logo outra vez ao fim de uma hora ou duas (sobe para 60 e tal e depois volta para os 40 e tal).

Não se preocupem demasiado com a qualidade das caixas, preocupem-se em arranjar uma quantidade razoável de sílica...
 
Tenho um higrómetro igual a esse do video digital e tenho muitos analógicos, Tenho inclusive um de mão digital de 14 euros e quando comprarei na mesma sala o digital pequeno era o que tinha diferenças maiores mas vou testar essa técnica do sal :-). Tenho sílica de todos os feitos e a maioria torreia no forno seguia os passos mas acaba por torrar ao fim de usar 2 ou 3x. Neste momento tenho um aparelho electrico com uma resistência que carrego 8h e depois uso 2 semanas +/- ate ter que voltar a carregar. Mas houve uma vez que deixei o aparelho ligado tipo 24h e acho que torrei a sílica que deixou de saturar, tive de a mudar e testei uma torrada do forno e tenho de encomendar mais sílica... :-( eu por mim comprava um desumidificador pequeno se encontrasse ...
 
Bem pessoal, está a chegar a hora de voltar a secar a minha silica e tendo em conta que da primeira vez que a sequei foi parar toda ao lixo, queria pedir recomendações.

Eu sei que é suposto ser uma coisa fácil, mas comigo não correu bem da primeira vez e já não tenho mais stock de silica nova.

Eu tenho daquela silica cor de laranja que fica numa espécie de verde/azul/preto escuro quando está saturada.

O meu microondas é velhinho e básico e não consigo selecionar muitos parâmetros. Tentei ir secando progressivamente, tentei meter à janela e a silica nunca ficou laranja outra vez. Acabei por a destruir por aquecer de mais no microondas (ficou partida e meio pegajosa).

Alguma ajuda que possam dar?
 
Não é preciso muito tempo no microondas...só fiz uma vez lá e já não me lembro bem, mas tenho ideia de terem sido uns 3 minutos ou menos.

Pus os grãos todos espalhados num prato, para não ficarem sobrepostos, e meti-os lá. Não me recordo de ter reduzido a potência.

E depois fui abrindo várias vezes para verificar o estado deles. Ficaram bons, e não estraguei grãos como me acontecia quando o fazia no forno (onde ficavam escurecidos/torrados).
 
Ou tenho uma silica manhosa, ou um microondas manhoso. A silica estala toda, e não muda de cor. Fiz um teste com pouca silica a parar de 5 em 5 segundos e a deixar arrefecer. Ela não muda de cor.
 
Eu costumo usar a opção de descongelagem rápida, e não a normal (para aquecer). Vê se o teu tem essa opção.
 
Boas, uma pequena questão já mandaram vir Silica deste site?

Link (Cablematic) A mesma loja (em espanha) tinha um movel 59L desumificador por 103€ c/IVA tipo os Sirui.

Melhores cumprimentos, topico 5*
 
Eu sequei a minha no micro, e sinceramente já não me lembro do tempo de secagem que coloquei. Vou ter que fazer essa operação brevemente outra vez, posso tentar ver e dizer aqui como fiz.

Tive 1 ou outra bola de sílica que estourou, mas nada de especial.
 
Bem pessoal, está a chegar a hora de voltar a secar a minha silica e tendo em conta que da primeira vez que a sequei foi parar toda ao lixo, queria pedir recomendações.

Eu sei que é suposto ser uma coisa fácil, mas comigo não correu bem da primeira vez e já não tenho mais stock de silica nova.

Eu tenho daquela silica cor de laranja que fica numa espécie de verde/azul/preto escuro quando está saturada.

O meu microondas é velhinho e básico e não consigo selecionar muitos parâmetros. Tentei ir secando progressivamente, tentei meter à janela e a silica nunca ficou laranja outra vez. Acabei por a destruir por aquecer de mais no microondas (ficou partida e meio pegajosa).

Alguma ajuda que possam dar?

Se o teu microondas não tem muitos parâmetros, é óbvio que tens de meter a sílica no microondas durante pouco tempo, deixar arrefecer um pouco e meter outra vez no microondas. Eu costumava fazer 1 minuto dentro do micro e 3 minutos fora do micro. Ou 10 minutos a 40%, esperar 5 minutos ou mais e meter outra vez 10 minutos a 40% e fica completamente seca. No ebay tens daquela sílica que vem em caixas pequenas de plástico da Ásia, é a melhor. Eu seco com as caixas dentro do microondas, pois tirar e meter a sílica da caixa não é viável. Tenho de ter cuidado para não derreter as caixas.
 
Actualizando:
Desisti do microondas. Meti a silica num prato bem espalhada em cima de um tacho com água no fogão. Finalmente consegui voltar a ver a cor laranja da silica. Vou aquecendo de vez em quando a água até ferver e depois desligo o fogão um bocado. A água quente vai mantendo o prato quente, mas não demasiado quente e a silica vai ficando laranja. Assim controlo em tempo real se está demasiado quente, se está a mudar de cor, ou a partir.

De qualquer forma fui ao ebay comprar mais meio kg de silica laranja em frasco vinda da China por uns 12 €, que me deve durar para mais de um ano para não estar com este trabalho se não me apetecer para a próxima.
 
Precisava de mandar vir Sílica laranja.

Alguém mandou vir de algum lado recentemente?

Eu consigo a silica gel com indicador laranja/verde em sacos selados de 1Kg por 20€/kg com entrega no Porto, Paredes, Guimarães, Santo Tirso. Mas o mínimo são 3kg. Se alguém quiser fazer um grupo
 
Eu estou decidido a comprar um pequeno armário para as lentes. Sempre fico mais descansado. o problema é haver pouca oferta, logo preços fixos... Estou a contar com 220 euros ou 300 euros. 50L e 70L. Ando de olho nestes
SIRUI HC-50 e HC-70.
 
Reparei agora que a minha 70-300 tem um ligeiro spot de fungos. Existe maneira de impedir o alastramento disto? Já ando para montar uma caixa seca do género das faladas neste tópico mas andei a adiar, adiar e agora pronto...
Assumo que as caixas estanques existam em qualquer superfície comercial, tipo Homa, etc? E a sílica importa o tipo, marca, etc? Metem os grãos numa daquelas caixas?
 
Uma lente com fungos, poucos ou muitos, só resolves mandando limpar a lente, a primeira coisa a fazer é afastar essa lente do resto do teu equipamento para que os fungos não passem para lá.

Não te consigo ajudar muito com a construção da caixa, mas que eu saiba há dois tipos de silica, uma que quando fica saturada deitas fora e outras que podes colocar no forno/microondas e voltar a utilizar.
 
Back
Topo