Caixinha para ligar fonte sem usar MB

Genesys

Power Member
Olá Pessoal,

Encontrei aí pelas ruas da net um simples projecto mas mt util. Ligar uma fonte sem ser necessario a Motherboard.

Basta ligarem o pin 13 e 14 a um interruptor e já está ligada. Se depois quiserem podem ligar um led ao pin 7 e 8 para obterem um ok em forma de luz de que a fonte está ligada.



Aqui a minha caixinha para tirarem ideias.

my.php
16092008005xm4.jpg


16092008004gz0.jpg


my.php
 
Última edição:
Muito Bom, estava a precisar mesmo de uma coisinha dessas.... Podes mandar o site onde viste o projecto?

Cumps

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=296142

Foi aqui :)

Nao sei qual a voltagem que sai para o led mas pelo sim pelo nao meti uma resistencia de 470.

Para a ficha ficar bem agarrada enchi com cola quente.

Áh, é verdade. A ficha saquei de uma board ko. Como aquilo tem mts patas e é dificil de dessoldar uma a uma eu usei um pequeno massarico de electronica que descola a ficha como se fosse uma peça de lego.

Mais logo tiro fotos do dito.
 
Última edição:
Eu normalmente uso um fio simples, e para ver se ta ligada vejo se a fan ta a trabalhar :)
A ideia é porreira sempre reduz o risco de apanhar choques.
 
Eu normalmente uso um fio simples, e para ver se ta ligada vejo se a fan ta a trabalhar :)
A ideia é porreira sempre reduz o risco de apanhar choques.

Sim mas se bem percebi o led indica se a fonte está a receber corrente. Enfim um projectozinho mais elaborado com os mesmos fins
 
Epá simples e genial. Optimo pa testar fontes. Great work!!
cumps

Não é bom para testar fontes porque não coloca a fonte em carga (simulação de situação real).

E o problema da fonte pode ser não aguentar a carga que devia conseguir, e ligada apenas pelo curto-circuito 13-14 e a alimentar um LED (20mA) não consegues dizer grande coisa da fonte, a não ser que a ventoinha não funcione ou a fonte apresente um comportamento erróneo (com ou sem carga).
 
Não é bom para testar fontes porque não coloca a fonte em carga (simulação de situação real).

E o problema da fonte pode ser não aguentar a carga que devia conseguir, e ligada apenas pelo curto-circuito 13-14 e a alimentar um LED (20mA) não consegues dizer grande coisa da fonte, a não ser que a ventoinha não funcione ou a fonte apresente um comportamento erróneo (com ou sem carga).

Nesse ponto tens razão, mas o facto de não ligar o led ou nem sequer ligar a fonte já é uma informação conseguida através do interruptor sendo isto um teste :P A partir daí já existem várias variaveis (os famosos "ses"):P
 
Foi daqui que tirei a ficha de 20 pins.

17092008004aw4.jpg


Que até nem ficou mt queimada...

17092008003ta7.jpg


Este foi o responsavel pelo trabalho.

17092008005ft0.jpg


E aqui está ele em pleno...

17092008006jl4.jpg
 
Não percebo nada de eletronica, entretanto há 1 mês, estraguei 2 fontes a pensar que estavam avariados, vou mandar vir a peça para por fontes a trabalhar...
 
Não percebo nada de eletronica, entretanto há 1 mês, estraguei 2 fontes a pensar que estavam avariados, vou mandar vir a peça para por fontes a trabalhar...

n percebi mt bem...

tu estragaste duas fontes e agora pensas que ao fazer isto (que esta aqui descrito no topico) as vais recuperar?
 
n percebi mt bem...

tu estragaste duas fontes e agora pensas que ao fazer isto (que esta aqui descrito no topico) as vais recuperar?
Ai esse português :P o que o homem disse foi que já estragou duas fontes a pensar que estavam avariadas e por não ter uma peça deste género não pode confirmar as avarias e ele próprio estragou-as. A compra da peça é para ele poder verificar se as fontes tão avariadas antes de as estragar xD
 
Back
Topo