1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Caixinha para ligar fonte sem usar MB

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Genesys, 16 de Setembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1829)

1. Genesys

Genesys Power Member

Olá Pessoal,

Encontrei aí pelas ruas da net um simples projecto mas mt util. Ligar uma fonte sem ser necessario a Motherboard.

Basta ligarem o pin 13 e 14 a um interruptor e já está ligada. Se depois quiserem podem ligar um led ao pin 7 e 8 para obterem um ok em forma de luz de que a fonte está ligada.

Aqui a minha caixinha para tirarem ideias.

[​IMG][​IMG]

Última edição: 7 de Outubro de 2008
  2. Punkzero

Punkzero Power Member

Muito Bom, estava a precisar mesmo de uma coisinha dessas.... Podes mandar o site onde viste o projecto?

Cumps

3. N3RO

N3RO Power Member

Podes-me apenas dizer qual a voltagem fornecida pelo pino 7 e 8 para o LED?

4. Z1gZa

Z1gZa Power Member

Epá simples e genial. Optimo pa testar fontes. Great work!!
    cumps

5. Punkzero

Punkzero Power Member

6. Genesys

Genesys Power Member

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=296142

Foi aqui :)

Nao sei qual a voltagem que sai para o led mas pelo sim pelo nao meti uma resistencia de 470.

Para a ficha ficar bem agarrada enchi com cola quente.

Áh, é verdade. A ficha saquei de uma board ko. Como aquilo tem mts patas e é dificil de dessoldar uma a uma eu usei um pequeno massarico de electronica que descola a ficha como se fosse uma peça de lego.

Mais logo tiro fotos do dito.

Última edição: 16 de Setembro de 2008
  7. BigPT

BigPT Power Member

Eu normalmente uso um fio simples, e para ver se ta ligada vejo se a fan ta a trabalhar :)
    A ideia é porreira sempre reduz o risco de apanhar choques.

8. Z1gZa

Z1gZa Power Member

Sim mas se bem percebi o led indica se a fonte está a receber corrente. Enfim um projectozinho mais elaborado com os mesmos fins

9. jjmaia

jjmaia What is folding?

Sim, indiquei apenas para quem não quer ter trabalho. O teu projecto ficou muito bom :)

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Não é bom para testar fontes porque não coloca a fonte em carga (simulação de situação real).

E o problema da fonte pode ser não aguentar a carga que devia conseguir, e ligada apenas pelo curto-circuito 13-14 e a alimentar um LED (20mA) não consegues dizer grande coisa da fonte, a não ser que a ventoinha não funcione ou a fonte apresente um comportamento erróneo (com ou sem carga).

11. Z1gZa

Z1gZa Power Member

Nesse ponto tens razão, mas o facto de não ligar o led ou nem sequer ligar a fonte já é uma informação conseguida através do interruptor sendo isto um teste :P A partir daí já existem várias variaveis (os famosos "ses"):P

12. Genesys

Genesys Power Member

http://pinouts.ru/Power/atxpower_pinout.shtml

Se repararem eu nao liguei o led ao 7 e 8 por acaso. poderia ter ligado a qualquer saida de 5 ou 12v. Pelo que diz no site a propria fonte faz um pequeno teste às tensoes de saida e envia sinal pelo 8 como que a dizer que esta tudo ok.

13. Genesys

Genesys Power Member

Foi daqui que tirei a ficha de 20 pins.

Que até nem ficou mt queimada...

Este foi o responsavel pelo trabalho.

E aqui está ele em pleno...

14. Z1gZa

Z1gZa Power Member

Da jeito uma coisa dessas. Até deve ter sido facil sacar isso

15. Genesys

Genesys Power Member

16. pedro6250

pedro6250 Power Member

Não percebo nada de eletronica, entretanto há 1 mês, estraguei 2 fontes a pensar que estavam avariados, vou mandar vir a peça para por fontes a trabalhar...

17. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

n percebi mt bem...

tu estragaste duas fontes e agora pensas que ao fazer isto (que esta aqui descrito no topico) as vais recuperar?

18. Z1gZa

Z1gZa Power Member

Ai esse português :P o que o homem disse foi que já estragou duas fontes a pensar que estavam avariadas e por não ter uma peça deste género não pode confirmar as avarias e ele próprio estragou-as. A compra da peça é para ele poder verificar se as fontes tão avariadas antes de as estragar xD

Partilhar esta Página