Calculador de Resistencias para Leds

Squeezer

Power Member
Boas.
Com as duvidas que muitos têm em como saber que resistência ligar, quantos led's posso usar, posso ligar em série ou em paralelo, então decidi partilhar com vocês um link que ajuda e poupa-nos tempo de cálculos.

Assim ninguém vai ter desculpa para queimar led's ou não saber que resistência colocar.

Muito simples!!!


http://www.casemodbr.com/resistor.htm


Cumps & Bons Mods

PS. Gostava que os Moderadores tornassem isto Stick
 
para fazer os calculos o que coloco onde diz tensão de entrada?... os wts da fonte??

Não...metes a tensão de entrada..tipo 12v se vier do fio amarelo... 5 volts se vier do fio vermelho...ou 3,3 se vier do fio laranja (podes ligar um led vermelho ou verde directamente a este sem qualquer resistencia....

A corrente do led varia de led para led... eu tenho utilizado 20mA..para não correr o risco de poder fazer puf :002::004:
 
então preciso de cabo que transmita electricidade para unir os leds todos e depois corto um fio dos que entram nas molex e é só ligar... é só isto ou é preciso mais alguma coisa?
 
Uma pergunta de quem nao anda muito por dentro disto, onde é que se arranjam esses leds? E se for para os meter numa placa é preciso o que para fazer as soldas?
 
Uma pergunta de quem nao anda muito por dentro disto, onde é que se arranjam esses leds? E se for para os meter numa placa é preciso o que para fazer as soldas?

Numa loja de electronica consegues comprar os leds e as resistencias... eu para meter os leds em placas compro uma placa perfurada e soldo os leds lá com um ferro de soldar e estanho.

Resumindo assim mais ou menos os preços para quem vai começar...

Ferro soldar -3€
Estanho (solda) -1€
Leds (azuis alto brilho) - 0,70€
Leds (verdes alto brilho) - 0,40€
Leds normais (verde azul vermelho) - 0,35€
Resistencias - 0,20€/por 10
Placa para suporte (8*8cm) - 2€ (podes cortar esta placa)
(eu por exemplo pa por 2 leds cortei um pedaço de 1cm por 2,5cm e coloquei 2 leds e 2 resistencias)

Não sei se será util..mas na proxima semana acho que faço um guia de como montar leds no materia que referia anteriormente. Não sei se tem interesse, se haverá pessoas que não saibam... na verdade eu tb não sabia e fui apreendendo aqui no forum em vários topicos..fui lendo...

Mas posso fazer isso detalhado com fotos... não me custa nada :D
 
Última edição:
Obrigado muito esclarecedor, eu ja tive um ferro de soldar e estanho, mas ja nem sei onde os comprei e faço ainda menos ideia onde eles param, foi para fazer um projecto para a escola pa fisico/quimica, e ja foi ha uns anos grandes.

Outra pergunta, ja vi que es de Sta Maria da Feira onde costumas comprar o material?

AH e thanks:)
 
na feira não conheço lá nenhuma loja, mas deve existir... s joão sei que tem uma (ou tinha)...

Mas... eu faço praticamente a minha vida no Porto..compro no Porto, apesar de estar a pensar comprar em loeiloes ou algo do genero..pois eles sao mt mais baratos... este preços que te disse sao aproximados da loja na st catarina no porto, supertecnica...

se precisares de algo diz... és de fiães..n sou de muito longe..ao lado da corga de lobão :D
 
Corga conheço perfeitamente :x2:, ando com umas ideias mas ainda nao passam de ideias, se realmente quiser avançar com o projecto, talvez te venha a dizer algo.

Cumps
 
Bem, eu gostava que me ajudassem no seguinte, queria embutir 8 Leds UV numa placa de Acrilico azul, reagente á luz UV. Qual o material que preciso e qual a melhor ligação, se em Série ou em Circuito?

Obrigado in advance
 
Bem, eu gostava que me ajudassem no seguinte, queria embutir 8 Leds UV numa placa de Acrilico azul, reagente á luz UV. Qual o material que preciso e qual a melhor ligação, se em Série ou em Circuito?

Obrigado in advance
em paralelo é a melhor hipotese... apesar de demorar um pco mais a fazeres as ligações. acho que sei como queres imbutir os leds..se for como eu estou a pensar, utiliza a lateral para esconder os fios... não sei se me estou a fazer entender...
 
Hmm, em paralelo consigo ligar os 8 Leds todos num só? É isso mesmo que eu vou fazer e como tu estás a pensar, usar a lateral para esconder os fios e apenas se vê a luz dos Leds. Mas, ainda vou estudar o assunto... :-D
 
Para nao abrir um topic novo deixo aqui a pergunta , vi no ebay uns bons packs de leds ja com resistencias para 12v , mas o esquema que quero fazer vai usar apenas 5v , existe algum problema em ligar leds com resitencias para 12v num molex de 5v ?

Thanks
 
Para nao abrir um topic novo deixo aqui a pergunta , vi no ebay uns bons packs de leds ja com resistencias para 12v , mas o esquema que quero fazer vai usar apenas 5v , existe algum problema em ligar leds com resitencias para 12v num molex de 5v ?

Thanks
problema não há...
é a mesma coisa que ligares uma luz de 12V a 5V... vai dar menos luz...

cumps
 
Pk nao ligas directamente aos 12v??? eu comprei leds de 12V e liguei aos 12V xD e dao boa luz hehehehe


O prob. ja esta resolvido encontrei outro vendedor no ebay em que podemos escolher a voltagem das resistencias , grande preço , comprei 100leds 3mm UV + 50leds 3mm blue com 100 resistencias de 5v e 50 resistencias de 12v por 12€ ja com portes .
 
Back
Topo