1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Calculadora em Visual Basic .net Studio 2005

Discussão em 'Programação' iniciada por Morphine0225, 23 de Abril de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 8755)

1. Morphine0225

Morphine0225 Power Member

Bem... Estou a construir uma calculadora em Visual Basic.. Já começei a fazer os botões, já inseri a textbox e tou a trabalhar agora nas somas, subtracções, divisões e multiplicações... Mas o meu problema está a ser a parte do código para "juntar" os números... Se alguém me poder ajudar agradeço imenso!

Abraço!

2. JomarB

JomarB Power Member

Bem se for como eu entendi deves fazer o seguinte :
    Varivel de retorno = Text1 & Text2

3. MRKawa600

MRKawa600 Power Member

O que queres dizer com "Juntar"???

4. Morphine0225

Quero dizer somar, subtrair, dividir, multiplicar... Os dois valores que utilizo... Primeiro e segundo..

5. MRKawa600

MRKawa600 Power Member

uma das formas mais fáceis é usares um controlo não visivel (por exemplo, ou uma variável global).

Guardas o 1º valor introduzido, guardas o operador e depois é só fazer a textbox do resultado = 1º valor e em função do operador efectuares a operação com o 2º valor.

o utilizador coloca o 1º valor na textbox, ao clicar no operador guardas o operador numa variável ou controlo oculto e guardas o 1º valor também, ao colocar o 2º valor e clicar para calcular vais buscar o 1º valor, utilizas um select case para em função do operador fazer o cálculo com o 2º valor. e mostras o resultado.

Parece-me a forma mais simples de implementar sem grandes "conhecimentos"!

Cumps

6. cabiros

cabiros Power Member

Mete a limpar os dados da textbox ( textbox.clear()) sempre que carregas no botão da operação para não misturar os valores.

Ou então por 2 textbox. E até se for uma calculadora apenas com as operações simples (+; -; *;/ ) podes por a apresentar os todos resultados de todas as operações em layers, ou seja, com 1 simples click podes fazer ao mesmo tempo as 4 operaçoes. Caso contrario faz como diz o MRKawa600.

Good luck. :)

Última edição: 24 de Abril de 2007
  7. Morphine0225

Tou agora com um outro problemita... É que o utilizador na calculadora mete um valor e depois outro e n dá para meter um terceiro... :S

O código que fiz foi este:

valor1 = val(textbox1.text)
    operador = "+"
    textbox1.clear()

Mas agora tenho esse problema.. se alguem poder ajudar agradeço...

8. balute

balute Power Member

Fica mais fácil de entender se mostrares mais partes do código...

9. Morphine0225

dim valor1, valor2 as double
    dim operador as string

valor1 = val(textbox1.text)
    operador = "+"
    textbox1.clear()

Isto faz parte do botão somar...

É preciso mostrar mais o quê? cumps

10. Blackened

Blackened Power Member

Bem eu uso C# e não muito Visual Basic, mas os principios são os mesmos, só não sei quais as funções que há numa linguagem que não existem na outra, mas anyway. Se estás a pensar em programar como deve ser, utiliza as funções de cada tipo, ou seja, se queres passar o que está numa textbox para um double fazes:

Código:
    try {
          double d = double.Parse(textbox.Text);
    } catch(FormatException) {
     //Mensagem de erro
    }
    Esta é a maneira mais correcta na minha modesta opinião, porque te garante que a consversão é bem realizada. Depois para fazer as operações é só:

Código:
    double soma = num1 + num2;
    double multi = num1 * num2;

textbox.Tex = soma.ToString();

Espero que tenha ajudado qualquer coisa. Cheers

11. Monstro

Monstro Power Member

para meteres um 3 valor no = deves de ter qualquer coisa do tipo

val2= val(textbox1.text)

if oper = "+" then textbox.text= val1 + val2
    if oper = "-" then textbox.text= val1 - val2
    if oper = "*" then textbox.text= val1 * val2
    if oper = "/" then textbox.text= val1 / val 2
    textbox1.clear

até aqui tudo bem, agora para um terceiro valor mete assim

if oper = "+" then val1 = val1+val2
    if oper = "-" then val1 = val1-val2
    if oper = "*" then val1= val1*val2
    if oper = "/" then val1= val1 / val2

assim a variavel val1 vai assumir o valor do resultado e podes fazer o que quiseres dai.

Última edição: 26 de Abril de 2007
  12. rodmarcos

rodmarcos Power Member

Eu tb fiz uma calculadeira. Com relatorio e tudo! lol. se kiseres, eu mando-ta...

Partilhar esta Página