Calculadora Eng. Civil

doa4152

Power Member
Boas pessoal, qual a melhor calculadora que recomendam que se possa utilizar em Eng. Civil? preciso de uma que me dê a melhor e maior ajuda possivel para o curso.

cumps
 
No meu tempo as melhores para engenharias eram as ti-89, e as ti-92 (que eram exactamente iguais só que a 92 parecia um portátil em tamanho :002: e tinha teclado qwerty), eu e a grande maioria dos meus colegas tínhamos a ti-89, fazia o mesmo que a ti-92 mas era mais discreta para os exames, a outra chamava muito a atenção dos profs...:lol:

As casio estavam muito atrasadas comparativamente, as ti davam dez a zero ás casio, em facilidade de utilização e funcionalidades.

Actualmente já existe a ti - Voyage™ 200, e a TI-89 Titanium, não sei se ainda se mantém a regra de serem iguais só mudando a forma, mas uma coisa é certa, a ti - Voyage™ 200 já não é como o calhamaço da ti-92... :lol:

Acho que dentro dessas duas deves ficar bem servido, deu-me um jeitão ao longo do curso, e não é só pela possibilidade de ligar ao pc e copiar os conteúdos para os exames... Ela bem aproveitada é extremamente fácil de trabalhar, o facto de resolveres equações e sistemas como os escreverias normalmente á mão dá um jeitão. Também é muito fixe para calculares integrais e afins. ;)

Outra coisa que eu também usava muito era para programar, e nem é muito dificil criares uns pequenos programas para calculares determinadas formulas grandes e que usas muitas vezes. ;)

Boa sorte com o curso. ;)
 
Actualmente já existe a ti - Voyage™ 200, e a TI-89 Titanium, não sei se ainda se mantém a regra de serem iguais só mudando a forma, mas uma coisa é certa, a ti - Voyage™ 200 já não é como o calhamaço da ti-92... :lol:

a filosofia é a mesma. a Voyage tem teclado qwerty e a titanium nao. de resto (processador, memoria) são identicas...
 
hmm.. estava a pensar entre uma Casio FX1.0 ou uma TI-89 ou assim.. o que acham melhor?
para enginharia civil

Eu não conheço bem essa casio, mas se for do genero da CFX-9850GB e afins é preferivel mil vezes a ti-89, usei muito tempo um casio dessas e depois quando passei para a ti-89 não tinha nada a ver...

O sistema de menus da casio torna tudo muito complicado, por exemplo se queres resolver uma equação tens que sair do run e entrar no menu equa, enquanto na ti era so escrever solve( 2x+5=0,x) e dava-te logo o resultado. muito mais pratico e rápido. Outra coisa que que dá muito jeito é ela apresentar as equaçoes que introduzes exactamente como se as estivesses a escrever á mão, isso é muito pratico quando são equaçoes grandes com muitas fracçoes e afins, desta forma não te enganas na equação.

Mas volto a repetir que essa casio nunca usei, mas se se mantiver o esquema de menus das casio a ti é bem mais prática. ;)

Eu lembro-me dos meus colegas que tinham comprado as casio, depois arrependeram-se e compraram uma ti depois de ver o que ela podia fazer. ;)

Boas compras ;)
 
e as hp's 49g ou superior não são boas ?

Essas acredito que tambem sejam boas, mas são muito mais raras, pelo menos onde eu andava, a titulo de exemplo em 50 alunos havia 40 com ti, 9 com casio e 1 com HP.

O facto de ser mais comum dá um jeitão, nem que seja para alguem te explicar como se resolve determinada função e afins, enquanto na HP quando não sabes tás f*dido que não tens niguem para te ajudar...

Mas a maior vantagem é que já havia montes de pessoal com os apontamentos e programas todos passados no pc para a ti-89, era só chegar lá na hora do exame com a máquina e o cabo de dados e pedir a uma alma caridosa que te deixa-se copiar os apontamentos. :lol: Para determinadas cadeiras de m*erda deu um jeitão. :002:

Mas isso era só para as que não interessavam a ninguém, porque as importantes convem marrar na materia, porque depois sais cá para fora e não sabes nada... :002:
 
Eu não conheço bem essa casio, mas se for do genero da CFX-9850GB e afins é preferivel mil vezes a ti-89, usei muito tempo um casio dessas e depois quando passei para a ti-89 não tinha nada a ver...

O sistema de menus da casio torna tudo muito complicado, por exemplo se queres resolver uma equação tens que sair do run e entrar no menu equa, enquanto na ti era so escrever solve( 2x+5=0,x) e dava-te logo o resultado. muito mais pratico e rápido. Outra coisa que que dá muito jeito é ela apresentar as equaçoes que introduzes exactamente como se as estivesses a escrever á mão, isso é muito pratico quando são equaçoes grandes com muitas fracçoes e afins, desta forma não te enganas na equação.

Mas volto a repetir que essa casio nunca usei, mas se se mantiver o esquema de menus das casio a ti é bem mais prática. ;)

Eu lembro-me dos meus colegas que tinham comprado as casio, depois arrependeram-se e compraram uma ti depois de ver o que ela podia fazer. ;)

Boas compras ;)

é uma evolução dessa :p

mas sinceramente não penso como tu :p

tenho uma 9750G cujo ecra está cheio de dead pixels :p
com 8 anos

e acho muito mais facil de trabalhar do que as texas, acho o menu muito mais facil de navegar :p

nas TI por exemplo para equações do tipo 2--1=3 tenho que por 2-(-)1=3 e costumo enganar me bastante por causa disso..


em termos de analise de graficos é mais simples... mas para o futuro nao sei..
cumps
 
Eu só posso falar da minha experiencia, com a casio tive uma emprestada durante um ano, e depois comprei a ti-89 e após passar a fase inicial de transição( o que é normal já que se vem de um com um sistema diferente), a ti-89 é muito mais prática, é que não tem nada haver. Tem-se uma produtividade muito maior.

Resolver equações, primitivas, integrais, Matrizes, sistemas, é tudo bem mais simples e rápido. Não tens que andar cá com menus para um lado e para o outro, está tudo ali á mão de semear. ;)
 
Última edição:
Na FEUP, em civil, quase todos usam a Voyage 200. Os mais antigos ainda usam a 92 ou 89. Dá muito jeito para a troca de programas serem todas TI. Quem não tem TI tem que se desenrascar...
 
eu sou engenheiro mecatrônico aqui no brasil e eu tenho hp 49g (vou comprar outra melhor) eu achei facil utilizar ela no pq no manual tem tudo xD. aqui no brasil so da hp. 0_o
 
hmm.. estava a pensar entre uma Casio FX1.0 ou uma TI-89 ou assim.. o que acham melhor?
para enginharia civil

Eu estou em engenharia civil e uso uma TI-89. Por outro lado parece-me que os meus colegas só sabem da existência da TI voyage 200. Acho que nunca vi uma casio mas suspeito que isso tem mais a ver com a adesão das TIs no secundário.
 
É normal, as Casio costumam ter muita penetração no Secundário.

No ensino Superior é que nem por isso. Actualmente como disse um user noutro tópico parece que estão melhores mas como se sabe estas coisas tem sempre alguma inércia.
 
a ti-200 é mt boa
tenho uma e acabo por usar muito poucas funcionalidades, mas as q uso dao muito jeito: derivadas, primitivas, conversoes de unidades e regressoes
tb tenho um programa(nao nativo) para fazer transformadas de laplace q acabei por nao usar, pois as q precisei de resolver eram simples

a casio(9850GB plus) q tenho tb faz isso, mas em alguns casos nao resolve
em termos de ecra e apresentaçao de resultados a voyage ganha sempre
a voyage tb é bastante mais cara
 
TI Voyage.
muito boa se arranjares os programas certos para a a mesma. com um bocado de sorte ela até te faz as cadeiras sozinha..
se procurares na Internet vais encontrar muita coisa para esta maquina calculadora.

eu já trabalhei com a Voyage e tenho uma ClassPad300. Ambas fazem o mesmo, mas para a Voyage é mais fácil fazer download de programas úteis para o teu ramo e o meu(Eng Electrotécnica).

Mas acho melhor falares com os teus colegas de curso, pelo menos aqueles que já andam aí há alguns anos (que tem mais experiência com maquinas..), eles indicar-te-ão a melhor solução...
 
Última edição:
Vocês tem a noção que a TI Voyage 200 é exactamente a mesma coisa que uma TI 89 Titanium? Já se aperceberam que a TI Voyage 200 custa acima de 100€ a mais que a TI 89? E já repararam que todo o software que corre na TI Voyage 200 também corre na perfeição na TI 89 Titanium?

Uma coisa é dizer que a máquina é boa. Outra coisa é comprá-la só porque está na moda.
 
Vocês tem a noção que a TI Voyage 200 é exactamente a mesma coisa que uma TI 89 Titanium? Já se aperceberam que a TI Voyage 200 custa acima de 100€ a mais que a TI 89? E já repararam que todo o software que corre na TI Voyage 200 também corre na perfeição na TI 89 Titanium?

Uma coisa é dizer que a máquina é boa. Outra coisa é comprá-la só porque está na moda.

Já reparaste que a Voyage tem o DOBRO do ecrã da TI89 ?? Sem falar que tem teclado completo.

Não é uma questão de gostos, mas sim de necessidade (dos extras desta máquina). Um ecrã deste tamanha é muito mais útil em certos programas do que o da TI89.

Como já disse eu tenho a ClassPad 300 e um ecrã grande dá sempre MUITO jeito...
 
Back
Topo