1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Calcular DOF vs Milimetros

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Arrakis_Dune, 15 de Novembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 880)

1. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Boa tarde,

Admito que esta é uma área em que tenho poucos conhecimentos técnicos, não sabendo fazer as contas para esta questão, e que por vezes fico insatisfeito com a profundidade que consigo, vs milimetros, vs macro vs ISO, logo precisava de ajuda a fazer as contas.

Alguem me sabe ensinar ou explicar?

Obrigado

2. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não será mais fácil simplesmente meter a máquina no modo de DOF?

4. Warlord

Warlord [email protected] Member

e usar o botao de DOF preview nao? :P

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

E vais por tentativa e erro ver as aberturas todas até achares a que queres?

6. Warlord

se o k ele ker e uma parte focada e outra nao, a unica maneira e por tentativa e erro, a nao ser k tenhas a sorte de todos os pontos ficarem dentro da zona k keres c/ DOF, ai esse modo servia...

agora pelo k me deu a entender ele ker controlar o DOF e nao colocar td focado, senao siga c/ f11 :P

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Oi?!:wow: No modo de DoF marcas onde queres que comece o campo, onde queres que termine e tiras a foto. Porque é que haverias de querer todos os pontos dentro?!

8. Warlord

marcas? cm assim?

na minha esse modo parece-me usar tds os pontos de AF e seleccionar a abertura k foque tds...

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Marcas, tipo, apontas o ponto seleccionado para onde queres que comece/acabe o campo e trancas (já não sei qual era o botão de trancar). E depois de teres os dois trancados, disparas.

Não sei como é na 450D (nem na 40D... lol), mas das poucas vezes que usei esse modo era assim que funcionava.

10. Warlord

eu simplesmente punha no modo e disparava :lol:

tenho de explorar isso como deve ser entao :)

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Fui ver ao manual e na 40D já não tem nada a ver com o que eu disse.

Agora com o A-DEP (Automatic Depth of Field), apontas e é a máquina que automaticamente mete os pontos sobre aquilo que pensa que é para focar. Ela foca tudo o que estiver por baixo dos pontos, mas só dos pontos que acende.
    É capaz de funcionar para algumas situações (e talvez valha a pena tentar antes de andar a testar as aberturas todas), mas não é tão prático e eficaz como era (pelo menos não parece).

Não é que use esse modo, mas acho que a Canon regrediu um bocado na forma como se controla a focagem. Meu querido "good old-fashion EyeControl". :(

12. Warlord

ha... esse A-DEP e o k tenho e conheco, e sempre funciona como eu estava a dizer, td o k estiver sobre os pontos fica focado. as vezes da-te aberturas de f/20, mas prontos :P

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, mas não tens que enquadrar os pontos todos por cima do que queres... Ela própria faz uma selecção dos pontos que acha que estão certos e só esses é que contam.

Partilhar esta Página