Calibração de monitores nessessária? Definitivamente.

LCD Man

Power Member
Quando as diferenças de cor nos meus 2 monitores começaram a chatear á séria decidi fazer um teste para perceber quão graves as mesmas eram. Os monitores em questão são um interno de um Macbook Pro e um HP w2207. Usei uma SLR da Canon com uma 50mm f/1.8 mkII e o lens hood que viria a isolar a luz ambiente..
Tirei 3 fotografias para cada monitor, uma num local completamente Branco, outra com cinzento a 50% e ainda outra com Preto.
Usei as seguintes settings: ISO100, f/1.8, White balance definido para Daylight e Modo manual.
Exposições:
White: 1/500s
50% Gray: 1/80s
Black: 1s

lcdsqx0.jpg


Todas as fotografias foram tiradas com a lente focada para o infinito e depois de um crop central foram-lhes aplicadas no photoshop um Blur Average de modo a tirar o ruído do sensor.

Cada fotografia tem por cima um gradiente da sua cor para a do par de modo a contrastar a diferença.

Abraço, Punk Jump Up.
 
Desculpa a ignorância mas o que é querias registar desta forma?!

Se o teu objectivo era registar as variações de cor e de profundidade no tom devias ter começado por usar sempre a mesma exposição a meu ver...
Outra coisa a testar seria a reacção ou não à luz ambiente, que altera a percepção que temos (e por conseguinte do próprio sensor) da cor ou profundidade do tom. Por exemplo a adobe tem um pequeno aplicativo que serve para regular o tom/perfil de cada monitor e é recomendado alguma atenção à luz ambiente enquanto se realiza aquela calibração de nível base. O uso do hood serve apenas para cortar flares, não corta os efeitos da mesma sobre o ecran.

Uma última coisa a ter em atenção seria se ambos os monitores estavam a usar um perfil na mesma gamma ou não...

Foi um bom esforço, mas se queres resultados mais fidedignos tens de reduzir o número de variáveis ao máximo (ex.: balanço de brancos...)
 
Desculpa a ignorância mas o que é querias registar desta forma?!

Se o teu objectivo era registar as variações de cor e de profundidade no tom devias ter começado por usar sempre a mesma exposição a meu ver...
Outra coisa a testar seria a reacção ou não à luz ambiente, que altera a percepção que temos (e por conseguinte do próprio sensor) da cor ou profundidade do tom. Por exemplo a adobe tem um pequeno aplicativo que serve para regular o tom/perfil de cada monitor e é recomendado alguma atenção à luz ambiente enquanto se realiza aquela calibração de nível base. O uso do hood serve apenas para cortar flares, não corta os efeitos da mesma sobre o ecran.

Uma última coisa a ter em atenção seria se ambos os monitores estavam a usar um perfil na mesma gamma ou não...

Foi um bom esforço, mas se queres resultados mais fidedignos tens de reduzir o número de variáveis ao máximo (ex.: balanço de brancos...)

Repara que o uso que dei ao hood, se bem que o podia ter feito sem ele, foi encostar directamente á pelicula frontal do lcd, graças a deus que ainda conheço o intento original de usar um hood. ;)

Sim, os dois monitores estão a usar a mesma gamma, neste caso 1.8.

E tirei o WB da equação usando um dos modos pré-definidos da máquina ao invés de uma setting automática, sendo que as exposições mantive-as ao longo das classes nos dois monitores, isto é, as zonas brancas foram tiradas exactamente com as mesmas settings nos dois monitores, tal como as cinzentas e por aí a fora..

Obrigado na mesma pela resposta. :)
 
ok já cá não está quem falou...

Eu neste momento ainda sou um user de windows e a experiência que tenho é que cada monitor pode ter um perfil associado ao mesmo. Evidentemente os monitores apresentam variações, mas será que estão a partilhar o mesmo perfil ou não?
A calibração de cor assenta exactamente nisso e provavelmente é ai que poderás ter uma solução parcial.
 
ok já cá não está quem falou...

Eu neste momento ainda sou um user de windows e a experiência que tenho é que cada monitor pode ter um perfil associado ao mesmo. Evidentemente os monitores apresentam variações, mas será que estão a partilhar o mesmo perfil ou não?
A calibração de cor assenta exactamente nisso e provavelmente é ai que poderás ter uma solução parcial.

Sim, o tópico foi para chamar a atenção a isso mesmo. E também para chamar a atenção a quem tem um só monitor e só repara nas diferenças quando imprime. :)
 
[PT]latrine;2040102 disse:
Já agora o que se pode fazer para calibrar um monitor, de forma fácil e barata?

Dependendo largamente da definição de "barata", ando a investigar um pantone huey.

Se bem que me faz um bocado impressão dar cento e tal euros por um dispositivo que só se vai usar uma vez em bastantes anos. :S


O outro método é bem conhecido pelos Portugueses como o olhómetro.
 
Última edição:
Dependendo largamente da definição de "barata", ando a investigar um pantone huey.

Se bem que me faz um bocado impressão dar cento e tal euros por um dispositivo que só se vai usar uma vez em bastantes anos. :S
(...)

Recomenda-se calibrações com frequência bem maior do que "uma vez em bastantes anos". Muitos profissionais da imagem fazem-nas todos os meses porque os monitores envelhecem e a luz exterior raramente é controlada ao ponto de ser igual todo o ano.
 
Recomenda-se calibrações com frequência bem maior do que "uma vez em bastantes anos". Muitos profissionais da imagem fazem-nas todos os meses porque os monitores envelhecem e a luz exterior raramente é controlada ao ponto de ser igual todo o ano.

Bem visto, desconhecia que isso era um problema nos lcd's. :)
 
Back
Topo