Calibração Plasmas Panasonic G11

DarkXor

Power Member
Boas a todos,

a quem interessar deixo aqui este link interessante para quem quiser saber mais sobre o menu de serviço destes plasmas (em particular para os PZ800). Dá para mexer nos settings, à semelhança do q o pessoal das calibrações ISF faz. Agora, atenção q o acesso / modificação destes settings penso q invalida as garantias...

Já agora, uma questão q lanço aqui: sendo os paineis dos PZ800 todos iguais e existindo várias versões deste modelo nos diversos paises, PZ800E para Europa, PZ800U para Estados unidos, etc, deveria dar, através de um simples update de firmware, para passar de uns modelos p os outros. Isto seria particularmente interessante, pois o modelo dos states (PZ800U) tem a calibração THX e para além disso tem uma escala nos settings, q é para mim a a grande critica q tenho a fazer aos PZ800E. É ridiculo não saber exactamente o valor q se pôs em determinado setting, tendo de ser a olhometro, tipo contar clicks a partir de um ponto de referência...enfim.

Alguém sabe alguma coisa disto?
 
Última edição:
Boas.

Não sei se será assim tão simples...deve haver mais algumas diferenças entre os modelos (E e U).
Eu tb tenho pena de não ter o modo THX... mas ainda mais receio tenho é de estragar o firmware do meu EXCELENTE PZ800 ;-).

EDIT: Já agora...seria muito interessante poder ter configurações diferentes por HDMI...(IFC ligado no HDMI 2 e desligado no HDM1 por exemplo).
 
Última edição:
viva,

eu realmente penso q deve mm ser assim tão simples, à parte de, eventualmente, o sistema do sintonizador. Mas, enfim...

Quais os settings q tens na tua p ver filmes?

Pergunto isto porq, segundo dizem os entendidos (dos sites da especialidade, etc) o modo aconselhável será Cinema com temperatura de côr Quente. Ora, relativamente à temperatura da côr, q segundo estes será o mais próximo do standard D65 (dos 6500k), não consigo mm gostar deste setting. As cores, para mim, ficam estranhas e o branco deixa de ser branco p ser mais a dar p o amarelado.


Em relação ao modo cinema:

Há q fazer aqui um parenteses, q é dizer q eu n tenho ainda nem Bluray, nem um dvd upscaler, nem tão pouco um dvd player ligado por hdmi :'(. Estou à espera q cheguem os BD55 da panasonic. E por isso estou a dar o devido desconto em relação ao q vou dizer:

Quando utilizo o DVE, existe lá um pattern (para calibrar os brancos) em q se fizer a mudança entre o modo Normal e Cinema, vejo q este ultimo consegue distinguir muito mais gradações de cinzento. Este passo já é depois de devidamente calibrado o nivel de Brilho...

Portanto, em teoria este modo deveria ser o melhor para utilizar...No entanto, quando vou a ver um filme tudo me parece demasiado esbatido (isto é, mais acizentado) do q no modo normal. A conclusão q eu retiro, ou q quero retirar, é q deve ser provavelmente do meu DVD player q não consegue dar toda a profundidade de côr e niveis de cinzentos necessários para tornar a imagem agradavel neste modo cinema.

Estarei correcto?
 
viva,

eu realmente penso q deve mm ser assim tão simples, à parte de, eventualmente, o sistema do sintonizador. Mas, enfim...

Quais os settings q tens na tua p ver filmes?

Pergunto isto porq, segundo dizem os entendidos (dos sites da especialidade, etc) o modo aconselhável será Cinema com temperatura de côr Quente. Ora, relativamente à temperatura da côr, q segundo estes será o mais próximo do standard D65 (dos 6500k), não consigo mm gostar deste setting. As cores, para mim, ficam estranhas e o branco deixa de ser branco p ser mais a dar p o amarelado.


Em relação ao modo cinema:

Há q fazer aqui um parenteses, q é dizer q eu n tenho ainda nem Bluray, nem um dvd upscaler, nem tão pouco um dvd player ligado por hdmi :'(. Estou à espera q cheguem os BD55 da panasonic. E por isso estou a dar o devido desconto em relação ao q vou dizer:

Quando utilizo o DVE, existe lá um pattern (para calibrar os brancos) em q se fizer a mudança entre o modo Normal e Cinema, vejo q este ultimo consegue distinguir muito mais gradações de cinzento. Este passo já é depois de devidamente calibrado o nivel de Brilho...

Portanto, em teoria este modo deveria ser o melhor para utilizar...No entanto, quando vou a ver um filme tudo me parece demasiado esbatido (isto é, mais acizentado) do q no modo normal. A conclusão q eu retiro, ou q quero retirar, é q deve ser provavelmente do meu DVD player q não consegue dar toda a profundidade de côr e niveis de cinzentos necessários para tornar a imagem agradavel neste modo cinema.

Estarei correcto?

Oi.

Os settings posso passa-los aqui amanhã (não estou junto à TV).

Desde já uma ressalva:
A imagem da TV no 1º mês não é a mesma que fica ao fim de 3 meses...existe uma especie de Rodagem tb para as cores.
Eu posso dizer que noto que tudo está mais natural (para além de os olhos se habituarem aos settings).

Eu tenho no modo de Cinema desde o 1º dia, com a temperatura warm.

É verdade que o tom é mais amarelado (o cool é azulado e o normal tb não acho que seja o mais natural)...mas tem uma coisa em atenção: a imagem (e as cores) num mau leitor de dvd (mesmo com boas ligações), nao tem nada a ver com um bom leitor (bem ligado), e não tem nada a ver com um leitor de Blu-ray (no meu caso a PS3).
Acredita que só vais dar o real valor com um bom leitor a fazer upscale e/ou um leitor de Blu-Ray.
Eu ainda fico impressionado a ver um filme DVD (com uma boa tranferência) com a PS3 a fazer Upscale para 1080p...
Tenho alguns Blu-Ray e isso nem vale a pena falar...é mesmo BOM!!!

Agora pegando no DVE...tb tenho de pensar nisso ;)

Amanhã já posso por aqui os meus settings e fazermos comparações (tenho curiosidade sobre os teus settings).

Em relação a burn-in e retenção:

Uma coisa muito "engraçada" que notei foi um facto de a retenção acontecer com mais frequencia numa situação: Ligas a tv por exemplo na sic noticias de manhã...ves 5 min e sais de casa (desligas nesse canal). se a ligares no outro dia nota-se (num fundo preto) os rodapé (durante 1m).
Caso, antes de desligar, coloques outro canal (sem barras), nem que seja durante 10seg, já não tens esse problema.
A conclusão que chego é que a tv é mais susceptivel de sofrer retenção quando está "Fria"...
A quente isso não acontece.
Isto não me preocupa...apenas é um facto "engraçado".
Posso tb assegurar (isto para quem tenha esta curiosidade), que ao jogar PS3 não se sofre qualquer tipo de retenção...eu jogo durante 1-2 horas guitar hero...e 0 problemas de retenção (mesmo testando com um fundo preto em seguida).

Cumps.

Fico à espera de mais experiencias com este tipo de plasmas.
 
Tb devo ir comprar esta semana o pz81 de 46" na makros...e tb ando um bocado preocupado com rodagens, calibraçoes, montagem do bicho.... Não tou com vontade nenhuma de comprar um plasma destes, e depois andar toda mal calibrada e imagens ranhosas... Infelizmente o meu conhecimentos desta área é praticamente nulo...
 
Boas Exup,

só agora tive oportunidade de ver este topico outra vez e, portanto, aproveito para agradeçer a tua resposta. Foi como disse no post anterior, penso de facto q o meu leitor está a ser o botleneck aqui, mas pronto como não tenho termo de comaparação não sei.

Em relação às cores no modo cinema, analisando somente as suas tonalidades, de facto parecem mais naturais. No entanto, como neste modo a TV consegue distinguir muito mais niveis de cinzento, a imagem no geral fica c menos impacto pois fica mais "esbranquiçada", perdendo-se, inclusivamente, um bocado daquela sensação espectacular de profundidade e impacto q estes plasmas conseguem transmitir...

Enfim, acho q tenho mm de comprar o bluray para tirar isto a limpo:-D


Entretanto, posta aí os settings...;)

já agora tens uma yamaha?
 
Tb devo ir comprar esta semana o pz81 de 46" na makros...e tb ando um bocado preocupado com rodagens, calibraçoes, montagem do bicho.... Não tou com vontade nenhuma de comprar um plasma destes, e depois andar toda mal calibrada e imagens ranhosas... Infelizmente o meu conhecimentos desta área é praticamente nulo...


oi, por mais mal q calibres estes plasmas nunca vais ter uma imagem ranhosa, por isso estás mesmo à vontade :D

Agora, aconselho a teres atenção à rodagem e fazê-la como deve ser...não custa assim tanto.

Em relação a retenção de imagem vais sempre ter, mas isso não é rigorosamente problema nenhum, pois ela desaparece mal ponhas algum conteudo para lá. Para lém disso este fenómeno tem tendência para ser cada vez menor com o tempo (depois da rodagem) como disse o Exup.

abraço
 
Tb devo ir comprar esta semana o pz81 de 46" na makros...e tb ando um bocado preocupado com rodagens, calibraçoes, montagem do bicho.... Não tou com vontade nenhuma de comprar um plasma destes, e depois andar toda mal calibrada e imagens ranhosas... Infelizmente o meu conhecimentos desta área é praticamente nulo...


Mas nunca teras imagens ranhosas com um PZ81 mesmo estando calibrado com os sttings de origem:007:

Eu reparei ontem que na minha casa nova onde tenho o meu PZ81 ligado nao tenho sequer antena exterior do predio, o plasma esta ligado a ficha da antena mas esta nao existe... e a imagem mesmo assim é muito boa, ainda ontem a ver o Madagascar fiquei surpreendido com os pretos dos pinguins que apareciam no filme, agoram imaginem com antena ou ate mesmo zon box
 
Boas Exup,

só agora tive oportunidade de ver este topico outra vez e, portanto, aproveito para agradeçer a tua resposta. Foi como disse no post anterior, penso de facto q o meu leitor está a ser o botleneck aqui, mas pronto como não tenho termo de comaparação não sei.

Em relação às cores no modo cinema, analisando somente as suas tonalidades, de facto parecem mais naturais. No entanto, como neste modo a TV consegue distinguir muito mais niveis de cinzento, a imagem no geral fica c menos impacto pois fica mais "esbranquiçada", perdendo-se, inclusivamente, um bocado daquela sensação espectacular de profundidade e impacto q estes plasmas conseguem transmitir...

Enfim, acho q tenho mm de comprar o bluray para tirar isto a limpo:-D


Entretanto, posta aí os settings...;)

já agora tens uma yamaha?

Boas.

Desculpem não ter ainda posto os meus settings. não tenho tido tempo algum para ver TV.
De qualquer forma, e infelizmente os settings têm que ser contados com clicks (não existem valores numéricos), por isso demora sempre um pouco.

Basicamente estão da seguinte forma (depois coloco com mais pormenor):
Modo cinema, cor Warm.
IFC desligado para a Zon e ligado para a PS3 e Blu-ray - Isto é subjectivo e depende de gostos pessoais...eu a primeira vez que usei o IFC com o Blu-ray do James Bond estranhei um pouco (muito mesmo)...pq tudo é diferente..fica como um video e não um filme...
Depois de uns filmes...agora sou incapaz de desligar, pq adoro o IFC.
Noise reductions e filtros todos desligados...
A nivel de Brightness e contrast - O brightness está talvez uns 2 clicks para a esq (a partir do meio) e o contrast uns 2 clicks para a direita (a partir do meio).
Depois confirmo tudo certinho.
Overscan desligado para PS3 e Blu-ray...ligado para a Zon (alguns canais ficam com problemas nas margens).

De qualquer forma, acho que está na hora de perder algum tempo a calibrar de novo, porque a imagem já não está igual ao que estava no primeiro mês de uso!

Muito honestamente estes plasmas merecem apenas boas fontes...porque aqui é que eles mostram todo o seu explendor.
Custa-me um pouco ter uma diagonal de 50" e estar a passar a RTP1... tudo muda quando se liga a PS3 (com um bom cabo HDMI blindado) e se arranca um jogo ou um filme.

Gostava de chamar tb à atenção uma coisa:

Para quem tem estas TV's na parede (como eu tenho) e passa os cabos por dentro da parede (dá trabalho...) tenham em atenção de usarem bons cabos e com boas blindagens, pq se passarem o cabo de power tb na mesma calha (mesmo o de origem com o filtro de ferrite) podem vir a ter problemas com interferencias (principalmente com o cabo aerial).
Não arrisquem...só o trabalho que dá para colocar os cabos quando a tv já está na parede, merece que apenas se faça o trabalho uma vez.

Cumps.


P.S: Uma Yamaha R1 :rolleyes:
 
Bem, se tens essas configurações p brilho e constraste deves estar mm muito perto dos q irias encontrar utilizando o DVE!

Quanto ao IFC, realmente é uma questão de gosto, mas eu pessoalmente também gosto mm muito do efeito, inclusivamente, porq captam-se muito mais pormenores c o IFC ligado! Mas vou alternando em ter ligado e desligado para não me habituar propriamente, para além de que existem filmes nos quais prefiro ver desligado.

p.s: em relação à pergunta da yamaha, foi uma curiosidade suscitada não tanto pelo teu avatar, mas mais pelo teu nick (sistema da yamaha). Parabéns pela moto. Aqui o menino anda de R6 :)
 
Back
Topo