Calibrar bateria - quanto tempo?

eddie_gordo

Power Member
Boas...

Tenho um Asus F3Ja e hoje por volta das 19h comecei o processo de calibrar a bateria na opçao que tem na BIOS... Queria saber se já alguém o fez alguma vez, porque são neste momento 1.25h da manhã e ainda nao acabou, nao sei se é normal ou se algo poderá estar errado... Ele mostra a informaçao que está a carregar a bateria, e aparecem uns pontinhos a andar.. (lol) Tipo isto:

.
..
...
....
.....

Pelo que, como continuam a alterar, o portatil nao "crashou" ali, continua a responder.. Só nao sei se é assim normal durar tantas horas, este processo...

Aguardo resposta...

Obrigado desde já!
Cumps a todos
 
Não sei como funciona essa opção da BIOS. Normalmente a calibração da bateria não é mais do que "re-ensinar" o circuito interno da mesma acerca da capacidade real que as células possuem.

Isto normalmente é feito carregando a bateria até ao máximo (portátil desligado), com várias horas a carregar (minimo 8hrs) e em seguida deixar o portátil consumir a totalidade da carga até se desligar (com o AC Power Off, claro). O próprio circuito interno recalibrar-se-á com este procedimento passando a dar uma indicação mais fiel sobre a carga presente nas células em dado momento.

Presumo que essa opção da BIOS faça algo deste género mas com assistência do software, isto é, possivelmente, quando a bateria estiver totalmente carregada, vai-te pedir para desligares o AC Power até que a carga acabe totalmente. A razão da demora deve ter a ver com o facto do portátil estar ligado e assim demorar mais tempo a carregar a bateria totalmente, penso eu.
 
Hummm estou a achar estranho entao, porque quando comecei a fazer a calibraçao da bateria tinha-a praticamente a 100% e ele pediu-me logo que, para fazer o processo de calibrar a bateria, ligasse o AC Power... Talvez faça essa gestao de descarregar e carregar a bateria automaticamente, esteja ou nao o AC ligado... Será?! :|
 
Talvez seja isso, não sei, mas até faz sentido. Experimenta deixá-lo a fazer isso durante a noite e logo vês o que ele te diz hoje de manhã. :)
 
Estou é com medo de amanha ele estar ainda assim e nao sei o que lhe fazer, se lhe posso tirar o cabo da energia e desligá-lo apenas... Como é uma funçao que corre através da BIOS tenho medo de ficar com o portatil "morto"! :/
 
Se amanhã ainda estiver assim não podes criticar-te por não ter esperado tempo suficiente.

Amanhã logo se tenta algo se vires que se encontra na mesma. Mas é normal durar algum tempo. ;)

Cumps.
 
Já é de manha e está igual... Vou desligá-lo da corrente e desligá-lo mesmo, vou precisar de o levar para a faculdade e n é por falta de tempo q ele nao acabou de certeza... Daqui a pouco ja posto novidades.. :boredo:
 
Bem, ta feito... Nao aconteceu nada de mal, mas nao me parece q a bateria tenha calibrado... Estava nos 96%, o que me parece normal visto eu ter começado a calibrá-la com praticamente 100% de carga... Acho que isto, por algum motivo, teve algum stress e nada fez... lol :P

Vou ver se tento fazê-lo outra vez um dia destes...

Obrigado pelas ajudas! :)

Cumps
 
Bem, ta feito... Nao aconteceu nada de mal, mas nao me parece q a bateria tenha calibrado... Estava nos 96%, o que me parece normal visto eu ter começado a calibrá-la com praticamente 100% de carga... Acho que isto, por algum motivo, teve algum stress e nada fez... lol :P

Vou ver se tento fazê-lo outra vez um dia destes...

Obrigado pelas ajudas! :)

Cumps
lol
tas mesmo decidido:lol:
 
Agora como ja sei q se isto voltar a acontecer, nada de mal acontece, tou a vontade... :P Quando tiver um tempinho corro outra vez a ver se foi so esta vez q bateu mal ou nao.. :P

Cumps
 
Também não podes estar sempre a calibrar isso, vê lá ;)

Mas se fosse a ti usava o método normal ao invés da BIOS. Aí funciona de certeza. Totalmente carregada desligado, depois ligas, desactivas protecções de ecran, discos e todo o tipo de medidas de poupança de energia e depois deixas descarregar. Depois voltas a carregar totalmente e fica calibrada.
 
Graças a essa brincadeira da calibração no meu HP, agora com 0% de carga continua a funcionar ainda mais meia hora, enquanto antes da calibração dava os resultados certos no nivel da bateria.....
O chato é começar a piscar e a avisar que se vai desligar, mas basta desligar esses avisos....
 
Olá!

O teu utilitário de calibração crashou...
Ele diz que ligues o cabo até que carregue a bateria toda, depois diz-te que o desligues e descarrega-a toda, no inicio eu ficava com 4960mAh quando a capacidade era 4800mAh, agora tenho sempre 7% de desgaste (everest) porque o utilitário nao descarrega a bateria toda... Depois de ele se desligar eu ligo o portátil de novo e fico na bios até que não dê para o ligar mais, para descarregar tudo...
 
Do genero, uma amiga minha tem um Asus, e agora a bateria dela não carrega. Aparece a dizer 'Bateria Conectada, não a carregar'. Alguem sabe o que se passará?

Obrigado.
 
isso activou o circuito.. e de ela ter o pc ligado a corrente com a bateria .. ou seja, a corrente ta a entrar directamente no pc e nao para a bateria.. se desligares o pc.. ele carrega ate aos 100%
sem stressd
 
Back
Topo