1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Calibrar ecrâ do MacBook

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por BlueSkies, 26 de Junho de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 2751)

  1. BlueSkies

    BlueSkies Power Member

    Boas,

    Sou novo aqui na techzone e novissimo no Mac OS e gostaria que me dessem umas dicas sobre como calibrar o meu ecrâ.

    Já tentei várias configurações mas acontece que ou está escuro ou está muito branco ou fica azulado :'( não consigo acertar com o profil ideal...

    Alguém me pode dar umas dicas?

    Obr.
     
  2. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    system preferences --> display --> color LCD
     
  3. BlueSkies

    BlueSkies Power Member

    Pois isso eu sei, o problema é que existem tantas opções que nem sei por onde começar... Não há possibilidade de por exemplo importar um perfil de outro utilizador?
     
  4. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Não serve de muito usar um profile de outro utilizador porque basta que sejam ecrans de "fornadas" diferentes para as cores terem flutuações. Os próprios ecrans vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
    De qualquer modo, acredita que NUNCA vais conseguir calibrar o ecran de um portátil para poder mostrar cores fieis à impressão ou emular perfeitamente um televisor PAL ou NTSC ou SECAM. Simplesmente não é possível. Podes ficar com uma cor mais agradável e até ser relativamente "calibrada" para alguns grupos de cores mas nunca conseguiras uma gama cromática completa totalmente calibrada (do RGB 0,0,0 ao RGB 255,255,255). É que, nos ecrans dos portáteis (sejam eles quais forem) basta que movas a cabeça um pouco para que as cores alterem (uns ecrans são mais sensíveis a movimentos verticais outros a movimentos horizontais).
    De qualquer modo, tens aqui esta aplicação:

    http://www.bergdesign.com/supercal/

    É grátis (embora o autor gostasse que lhe pagassem algo, se gostarem da aplicação) e, na minha opinião, melhor que as ferramentas de calibração do sistema.

    Rui Batista
     
  5. anonymopt

    anonymopt Power Member

    essas cores ficam diferentes dps comparando com pcs windows :s ja tive esse problema em alguns sites.. as imagens parecem mt bem no mac.. e dps em windows..
     
  6. BlueSkies

    BlueSkies Power Member

    Obrigado pela dica, realmente é mais intuitivo calibrar com esta aplicação.

    Quanto à questão das cores ficarem diferentes entre o Mac e o PC, tenho tido essa experiência, as cores no PC são diferentes, mas quando imprimo para a Minha Pixma MP800 as cores ficam mais proximo do Mac :)

    Mais 1 Vez, Obrigado!

    Filipe
     
  7. strikereg

    strikereg Power Member

    PCs e Macs têm gammas diferentes por defeito, por isso é que as cores são diferentes.
     
  8. kidloco

    kidloco Power Member

    O Mac é muito melhor que um pc a nível de cores.

    Como sei que o Rui consegue desenvolver (muito) mais o texto (é pós produtor, tem obrigação para tal :p), passo-lhe a palavra e deixo-o brilhar :p
     
  9. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Obrigado, caro colega :)

    Quando há pessoal que se queixa que vê as imagens muito escuras, era capaz de apostar um membro qualquer à escolha (podia até ser o braço direito ) em como estão a usar um PC.
    Como já disse noutros posts, a gama de PC é uma porcaria, para não dizer algo mais rude (mas correcto). Se pensarmos na gama apenas em termos de valores de cinza, no PC, tudo o que for superior a 90% é considerado já a 100%. Ou seja, perde-se 10% da informação lumínica.
    A gama do Macintosh é, por omissão, 1.8. Isso simula a impressão em papel e dá uma resposta lumínica que permite diferenciar entre valores de 98% de preto e 100% de preto, por exemplo.
    Já a gama, por omissão do Windows, é de 2.2, mais semelhante à televisão e onde grande parte do espectro está comprometida à partida.
    Quem quer fazer trabalho gráfico a sério... COMPRE UM MAC (e ligue-o a um bom monitor externo, já que os monitores dos portáteis não podem garantir fiabilidade cromática. Isto aplica-se a TODOS os portáteis, não só aos Mac).

    Mas não me refiro apenas a "problemas" de gama, quando falo de fiabilidade cromática.
    Refero-me também à gestão de cor a nível de OS. A gestão de cor no Windows não existe.
    A não ser que se instalem controladores third-party. O Kodak Digital Science é um exemplo desses controladores. Mas, mesmo assim, para o Windows, esses add-ons apenas funcionam ao nível da aplicação, não ao nível do sistema.

    Ora no Mac, a gestão de cor é feita ao nível do OS, com os controladores third-party simplesmente adicionando algum fine-tunning específico.
    Como a calibração é feita de fábrica (e muito bem, diga-se de passagem) todas as imagens, seja em que programa for, aparecem com a gama equilibrada.
    Ora o Windows, para além de não fazer gestão cromática, trás uma gama muito escura de origem. Nos controladores das placas pode-se normalmente ajustar a gama. Mas nunca vem ajustada de origem.
    Logo, à partida, os utilizadores de PC vêm as imagens muito mais escuras e com muito menos informação lumínica.

    Liguem um Mac e um PC ao lado um do outro. Máquinas "out of the box", sem ajustes. Abram a mesma imagem (com tons mais para o escuro, de preferência) em ambos. Qual vos parece "melhor"?
    Ok, melhor é subjectivo... mas qual tem mais informação cromática. Podem crer que é a do Mac.
    Agora, há uma coisa que não consigo explicar. Nunca vi um PC com o ecran realmente calibrado, com brancos "brancos" e pretos "pretos" e com uma resposta de cor igual à do papel. Num Mac consigo fazer isso mas no PC nunca consegui. Cheguei a comprar uma revista que tinha um artigo sobre uma peça de hardware para criar color profiles para monitores/scanner/impressora. Dava para PC e Mac. No artigo disseram que após terem ligado aquilo ao computador (no PC tiveram dificuldade devido a problemas de drivers USB, mas lá conseguiram [​IMG]) em 15 minutos tinham profiles calibrados para ambas as máquinas. Acrescentaram que no PC nunca conseguiram ter uma calibração a 100% por muito que tentassem. No Mac foi à primeira. Coincidência? Já tenho mais de 10 anos na área de artes gráficas e nunca foi diferente do que tenho dito... talvez mude... não sei... ;)

    Rui Batista
     
  10. kidloco

    kidloco Power Member

    Agora vai dormir, que mais logo trabalha-se :D
     
  11. rui_mac

    rui_mac Power Member

    Já dormi um par de horas ao adormecer o meu puto. Agora fico por aqui mais uma horita e depois... camita :)

    Rui Batista
     
  12. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    Uma salva de palmas de obrigado para o rui :D.
     
  13. strikereg

    strikereg Power Member

    Estou farto de procurar na net profiles de cor para o Macbook mas não encontro.

    Eu percebo o que o rui_mac disse, que todos os ecras são diferentes, mas suponho que exista muita semelhança entre os lcds que vêm no mesmo modelo de portátil da mesma marca.
    Além disso, os profiles que vêm de origem com o OSX ou a calibrração feita com um software mudam tão radicalmente as cores, que já não faço ideia qual o mais correcto.
    A diferença entre estes profiles é seguramente maior que a diferença entre calibrações correctas de diferentes ecrãs do mesmo portátil.

    É por isso que acho estranho ninguém partilhar uma calibração, até porque a plataforma é utilizada por muitos ligados ao design e fotografia, que provavelmente até têm hardware de calibração das cores.

    Existe por aqui alguma alma caridosa que tenha feito a calibração "a sério" do ecran do Macbook e que não se importa de a partilhar? :)

    Obrigado
     
  14. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Eu usei o Supercal e fiquei com o Macbook muito bem calibrado. É só seguir os passos todos.

    Anadava a notar uma diferença enorme entre as cores do monitor e o que depois aparecia nas fotos que enviava para o Flickr, mas agora está resolvido ...

    Se quieseres meto aqui o meu profile, para experimentares.

    Ps: a ver se um dia me consigo infiltrar com o Macbook no laboratório de imagem da univ para o calibrar com uma coisa mais a sério :)
     
    Última edição: 4 de Março de 2008
  15. strikereg

    strikereg Power Member

    Isso acho que é por o Safari respeitar a informação sobre o espaço de cor (sRGB, AdobeRGB, etc) embutido numa imagem, coisa que os outros browsers não fazem, mas posso estar enganado.

    >ruimoura
    Com o supercal também já calibrei e acho que não ficou mal, a ideia era mais a caliração por hardware. Vê lá se consegues essa infiltração :)
     
  16. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não será simples, mas vou tentar :shifteye:

    A propósito do que disse o [PT]latrine, eis uma boa solução -- http://liwl.blogs.sapo.pt/268681.html
     
  17. almedina

    almedina Power Member

    eu nunca calibrei nada.. está tudo como vinha.. mas deve fazer-se essa calibragem d cores? a que vem de origem não é boa?:confused:
    cumps
     
  18. Tuaregue

    Tuaregue Power Member

    Rui, "amanda" o profiler.
     
  19. ruimoura

    ruimoura Power Member

Partilhar esta Página