1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Calibrar monitor (TFT) - ajuda

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por bazarouco, 11 de Março de 2005. (Respostas: 16; Visualizações: 1691)

1. bazarouco

bazarouco Power Member

Tava com dúvidas em colocar esta thread aqui na parte de SO, mas...

Já tenho o meu 1º TFT ... Isto de mudar de um CRT de 15" para um TFT 17" hihi é do nice

O problema é que fico a "chorar", penso que é devido à brightness, e tb noto que as letras não estão a 100%, tem um pedaçinho daquele efeito moire (??)... Não sei se é da mudança, mas sempre usei o mm CRT desde que tenho PC e este tá-me a fazer "impressão"...

Alguém pode me indicar um programa para calibrar o monitor devidamente? E que seja algo simples... à lá "next-next"

Ainda à pouco tive aqui a brincar com WiziWYG XP ... e so piorei ERrRr .... Agora a das tabs e por aí fora... ta com cor de salmão.... Como é que vou buscar o default??

2. Pretender

Pretender Power Member

Depende da marca, mas acho que todos trazem opção de meter isso default.
    Tenta jogar com o brightness e o contraste (que é capaz estar mt elevado, e veres muita luz)

3. timber

timber Zwame Advisor

Qual é a resolução que tens o TFT?

Quase que aposto que está fora da resolução nativa que para o teu deve ser 1280*1024 ou algo assim quase de certeza.

4. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

no meu tb fico tipo a chorar.. :( é um 19 hs94p da sony... ms tneho na resolucao nativa.. acho que é mesmo da luminosidade dele

5. Pretender

Pretender Power Member

Estranho _zZz_
    Já experimentaste diminuir a luminosidade?
    E como é a luz natural onde tens o monitor?
    é de lado? de frente? etc.
    à noite costumas estar com luz acessa ou apagada? Talvez seja melhor experimentares com uma luz ambiente com mais potência. :)
    EU por exemplo detesto estar a ver seja o que for com a luz apagada.

Qto a programas para calibrar isso automaticamente não sei... Sei que o Tomshardware usa um programa qq para calibrar o maximo as cores, tenho que perder algum tempo a ver isso.

6. bazarouco

bazarouco Power Member

Th a resolução a 1280*1024 :) ... Eu neste momento tenho a brightness a 0% lolol... Mas claro não ta mt direito as cores...

Queria colocar isto de maneira a que qd fosse imprimir uma foto, que a impressão tivesse +/- as cores iguais ás do monitor. Eu lá de vez em qd brinco com fotos e tal, e dps não quero me induzir em erro...

Tb é preciso ver que isto é a 1ª vez que uso um TFT, sempre usei o mesmo CRT durante 6/7anos :P

Se alguém descobrir alguma coisa... fico agradecido :P

EDIT: Já não esta com cor de salmão... Fiz reset nas configs do monitor.... Mas agora está tipo um esverdeado :confused: na zona das tabs(File/Edit/Tools...) ... Fui brincar nisto e so pioro lol :x ...

Última edição: 11 de Março de 2005
  7. Whooper

Whooper Power Member

Bem eu tb tenho um TFT e o meu tem uma tecla "Select/Auto" basta eu carregar lá, que ele sozinho colocas as definições por default.
    Num TFT deve se de usar as dedinições default (resolução+e taxa de refresh).

Naõ preciso cá de tretas de programas nenhuns para calibar o monitor.

Um conselho: le atentamente o manual de instrucções que o TFT tras.
    Lá explica tudo.

8. bazarouco

bazarouco Power Member

E eu tou a usar a resolução indicada e refresh.... 1280*1024 @ 75hrtz

Última edição: 11 de Março de 2005
  9. timber

timber Zwame Advisor

Se o teu monitor realmente estiver mal calibrado ninguém vai ver o tom esverdeado (assumindo que quem estiver a ver tem o seu monitor correctamente calibrado)

10. bazarouco

bazarouco Power Member

Poisss, foi o k pensei... isto é dakelas cenas mm duhhhh :P ...
    Apenas noto mais este esverdeado na parte das bars e isso... Penso que tem algo a ver com a definição das cores... É que fiz no monitor "Auto Color" e acho que foi aí que atrofiou a cena

11. Whooper

Whooper Power Member

Que monitor é que compraste ?

12. God_Lx

God_Lx Folding Member

Esquece... Em TFT's não e' possivel... Conheço várias empresas de imagem k kiseram migrar de CRT's para TFT's e passada uma semana venderam os TFT's todos... As cores do TFT não conseguem ser tão "precisas" como os CRT's... (Nem mesmo com TFT's k custam os olhos da cara) Daí as gráficas ainda usarem CRT's... Mas sem duvida k isso tem umas cores estranhas... Eu tenho dois CRT's e um TFT. No TFT n tenho qualquer problema de cores/distorção caso esteja na resolução nativa, fora disso e' a miséria na distorção mas a cores aguentam-se +/-... Ja' tentaste acertar melhor as cores ? (Sim eu sei k e' lixado fazer isso no monitor...)

13. bazarouco

bazarouco Power Member

Ele tava OK ... Tava era demasiado bright
    Depois fui me aventurar com o programa WiziWYG XP e a partir daí é k comecei a ficar com cores diferentes :/ .... Tive agora a jogar e noto isso

Isto foi algo que mexi nas cores... E que não faço ideia de retirar isto e ficar MM o default qd liguei o monitor. Parece que ficou registado no windows or something :s

O monitor é um Digimate

14. God_Lx

God_Lx Folding Member

Drivers

isso trás drivers e trás um profile de cores para instalares (pelo menos maior parte dos monitores) saka do cd do monitor e instala as drivers e o perfis k isso possa trazer... Tirando isso n tou a ver mais nada...

Mas acredita k as cores impressas vão ser diferentes das vistas :)

15. bazarouco

bazarouco Power Member

Pois supostamente deveria de haver um CD.... Mas não veio nenhum :(

Yeh em relação às cores/impressão sei que é dificil ficarem iguais... mas queria que isto ficasse calibrado num nivel medio...

16. God_Lx

God_Lx Folding Member

Net

Saca as drivers da net... A marca devera' ter um site onde disponibiliza isso...

17. bazarouco

bazarouco Power Member

Já tinha verificado isso... mas não tem nada arghhhh :( .... É a tal coisa, um gajo vai mexer onde não sabe e dps lixa.se

Partilhar esta Página