Como Fazer Calibrar monitor

matavelhos

Power Member
Bom dia a todos,

Comprei recentemente um spyder X pro e estou a tentar calibrar o meu monitor com o software DisplayCal, mas isto não está fácil.

Apesar de há uns tempos ter-se falado no tópico da conversa da treta sobre calibração de monitores, acho que faria sentido criar um tópico onde se pudesse agrupar tudo sobre este tema, tanto sobre o hardware como o software.

Se alguém quiser fazer um pequeno tutorial sobre como usar o displayCal ou outro software iria adicionar um excelente conteúdo ao tópico.

Para já coloco aqui umas dúvidas se as configurações que tenho no DisplayCal são as mais corretas ou estou a fazer asneiras. Pergunto isto porque estou a tentar calibrar um Benq PD2700Q e os testes não estão a sair grande coisa.










O @m4ndr4ke já me tem ajudado e deu boas dicas, se alguém quiser dar as suas opiniões ou ajuda ficava agradecido :)
 
Sei que vi um site que explicava os passos a fazer, eu tive problemas em reconhecer o spyder x pro com software datacolor , com o displaycal até foi simples.
 
Eu não te falei nisso porque essa ideia pressupõe que as fotos vão ser vistas em luzes com essas temperaturas de cor. Ou seja, terias luzes a 6500k para editar para a web e luzes a 5000/5500k para preparar impressões.

Pois, nem tu nem eu :biglaugh:
 
Última edição:
Malta que tem datacolor spyder, podem deixar pf o vosso feedback?

O SpyderX Pro está em promoção mas tenho lido feedback bastante mau em relação ao software de calibração.
 
Como mostrei em cima, eu usei o Display Cal. Um bocado confuso ao início mas depois não tem muito que saber.

Relativamente à boa ou má calibragem… Ainda não imprimi nada decente para comparar com o monitor. E mesmo que imprima, não quer dizer que as cores saiam iguais, porque o papel/suporte físico tem muita muita influencia.
 
DisplayCAL sempre que possível…

O software da Datacolor é muito limitado. É comprar um calibrador à escolha e usar DisplayCAL com ele.
 
Se alguém quiser fazer um pequeno tutorial sobre como usar o displayCal ou outro software iria adicionar um excelente conteúdo ao tópico.

As minhas dicas de 2011 ainda se mantêm válidas (ainda o DisplayCAL se chamava dispcalgui e usávamos Windows 7):

- Antes de calibrar, desligar qualquer ajuste de cor na placa gráfica.

- Antes de calibrar, recomendo que façam medições aos vários presets do monitor para tentar encontrar o melhor "ponto de partida" para a calibração usando a opção "Tools > Report on uncalibrated (...)".

- Depois de selecionar o melhor ponto de partida, há que ter paciência à hora de ajustar os ganhos RGB. O melhor que consegui foi um DeltaE de 0.5.

- No nome da calibração/perfil acrescentem uma descrição da configuração do monitor com o qual foi feito. Por exemplo, para o meu humilde Samsung T220: "Br50 C75 R31 G43 B50 M3" (brilho 50, contraste 75, ganho do vermelho 31, ganho de verde 43, ganho do azul 50, modo de gamma 3). É que a calibração por software é apenas uma parte da equação.

- Bons alvos para "brilho" (depende do brilho ambiente): 100 cd/m2 (a minha preferência) ou 120 cd/m2 (para uma sala "bem iluminada"). Não esquecer que este valor também afeta o contraste estático.

- Bons alvos para "temperatura de cor": 6500K (uso "normal"), 5000K (padrão para fotografia).

- Bons alvos para "gamma": estou a usar sempre 2.2 (o valor recomendado para PCs). Em tempos os Macs usavam outro valor (1.8?), mas acho que agora também usam este.

Desde então, no meu workflow de calibração só mudei/acrescentei:

- usar 120 cd/m2 como alvo

- fazer o "interactive display adjustement" com o "white level" em "custom" nos tais 120 cd/m2 (tal como está no exemplo que @matavelhos postou). Isto é, uso o "whitepoint" e o "white level" definidos para me ajudar a acertar o RGB e o brilho do monitor (fica a verde quando está dentro de uma gama "boa"). Mas depois faço a calibração propriamente dita com o "white level" em "as measured". Desta forma, maximiza-se a gama dinâmica.

- usar "profile type" com "XYZ LUT + matrix"


O SpyderX Pro está em promoção mas tenho lido feedback bastante mau em relação ao software de calibração.
Tal como foi dito, havendo DisplayCAL podes esquecer que o software da Datacolor existe ;)
 
Back
Topo