Como resolvias o matchmaking?
Não sou a pessoa mais apropriada para responder a isso. Não sou game developer nem programador. Mas como jogador, tenho a minha opinião.
Quando me iniciei no COD, era um jogador de 0,80. Mais vezes levava na boca do que as que dava. E não me importava. Se era um jogador abaixo da média, merecia ver isso refletido no matchmaking. Passei um COD inteiro assim (BO3) e mesmo assim é um jogo que recordo com carinho. O nível de skill era alto mas devia ser um jogo recompensador de aprender. Infelizmente cheguei um pouco tarde e foi um dos primeiros FPS a que me dediquei a sério em multiplayer.
Depois disso joguei, sofri, compreendi a lógica do COD (porque costumava ter uma lógica muito vincada) e melhorei. Faz parte. E como é óbvio, vi os frutos do meu compromisso. No BO4 fiz a mastery camo e mesmo assim acabei com um KD de 1.30. Não é um KD que eu consiga muitas vezes, mas a verdade é que o jogo me calhou muito bem (como depois também o Cold War me calhou muito bem, e não é por acaso que é tudo jogo da Treyarch).
A minha opinião é simples: se queres ver uma melhoria no teu gameplay, deves em primeiro de tudo investir o tempo necessário para isso. Depois tens de ter a seriedade de ver o que estás a fazer bem e o que podias fazer melhor e tentar melhorar. Faz parte de um processo evolutivo, penso eu.
Com isto não quero dizer que o matchmaking não deva proteger jogadores. Deve sim. Principalmente em casos muito específicos. Se és um jogador, por qualquer motivo, muito mau (e para mim isso seria um 0,60 para baixo), devias ter muito menos probabilidades de entrar num matchmaking onde existem jogadores de 1.10, 1.30 e o ocasional 0.80. Acho que nesse nível, não tens o mínimo de noção do que é o jogo e vais literalmente ser carne pra canhão. Acho que esses casos são a exceção.
Agora, na minha humilde opinião, proteger jogadores de 0.80 porque, valha-me Deus, alguém ousou matá-los num multiplayer? Isto é a coisa mais ridícula que eu já vi.
Algumas pessoas dizem que o que 'nós' queremos é bater nos ceguinhos. E eu acho que não é nada disso. Mesmo! Um jogador acima da média deve ter maior probabilidade de ter um jogo positivo. Para mim é um facto assente. Mas o pior disto tudo é depois vir a juntar amigos para uma jogatana. Um deles é o mais average possível, um deles joga de vez em quando de forma casual e por isso está habituado a fazer scores no 0.80. E depois há outro colado no jogo que até é acima da média. A experiência destes 3 amigos no mesmo jogo, no mesmo lobby e a jogar em conjunto vai ser completamente distinta.
Tenho 2 amigos neste caso, em que simplesmente não querem jogar comigo porque quando o fazem têm de levar com pessoas aos saltos e com reflexos que eles não têm. Também tenho outro amigo no PC com que joguei o MW1 e a experiência era ao contrário. Ele era bem acima da média e quando eu jogava com ele, para além dos lobbies só com ratos, tinha uma experiência horrível. Sim, também fazia scores tipo 5-15 em deathmatch, o que para mim normalmente só se estiver de comando pousado.
Uma manipulação autêntica do que é o jogo, dando um kd de 1 a basicamente toda a gente só por questões de ego, quando no fim este 1 não podia ser mais diverso e ter mais variáveis, é uma das piores 'inovações' que vi em termos de videojogos. E uma que me deixa particularmente irritado porque impossibilita tudo o que um jogo deveria ser: divertido. Ainda pra mais quando é pra ser jogado com amigos.
Nem vou falar do que é suposto ser um ranked play quando o quickplay é tão restrito em termos de skill. Acho uma patetice.
Peço desculpa pelo testamento mas isto é realmente um assunto que me irrita. E irrita porque desvirtua o que devia ser um multiplayer e um jogo para se jogar com a malta apenas para se fazer mais uns trocos e manter o jogador below average mais comprometido fazendo-o acreditar que melhorou e que vai continuar a melhorar se jogar assim.
Enfim.
Este é o meu gameplay mais recente. Continuo a ter estes scores mesmo jogando sozinho porque ainda devo estar a recuperar do que foi o rombo de fazer snipers, escudo e launchers. Não é por ter bons jogos (claramente manipulados, basta ver os scores dos outros) que vou deixar de criticar.
Isto é um gameplay adulterado e fruto de um ou dois jogos em andamento em que entrei e que levei com as streaks todas. Daí 'merecer' o brinde. Tudo isto com uma arma nova. Sem attachments.
Ah, e como não podia deixar de ser, como era domination, claro que perdi. Não importa como jogue lol