Camara de filmar. PC e MAC

pedro-silva

Power Member
Boas pessoal,

não sei se é na secção correcta, mas aqui vai:

Estou num curso de Multimédia. Tenho de fazer alguns trabalhos de vídeo. Então pretendo adquirir uma câmara de filmar que seja de fácil/rápida transferência para o PC.
A opção de miniDVD fica excluída, devido a ter conhecimentos de pessoal que fica com os trabalhos pendurados por causa de pequenos risco do dvd.

A minha escolha ia para uma miniDV ou HDD.
Mas também ouvi dizer que as miniDV de baixo preço (até 350€) são fracas.

Alguém me pode dar uma ajuda na escolha ?

De preferência uma que não ultrapasse os 350€, e que seja compatível com Windows e Mac.

Cumprimentos
 
Que tipos de trabalhos vais realizar com a camara? É que com esse orçamento compras qualquer coisa, mas a qualidade vai ser fraca...

Cumps,
michael c
 
Até 350 não há muito que pensar, a não ser no tipo de suporte, ou disco rígido, ou cartão flash, ou mini dv (já que não queres dvd). Tens umas canon na ordem dos 250/300 euros muito porreiras.

De notar que por este preço já podes arranjar cameras HD (atlta definição, 720p), mas de baixa qualidade, que usam codecs e sensores muito manhosos que acabam por baixar muito a qualidade da imagem.
 
o meu orçamento não pode ir mais longe.. acabei de gastar uma boa nota no macbook pro :007:

miniDV é rápido a transferir para o pc ?

Isso é igual, seja minidv ou flash ou whatever ... depende sim do facto de teres firewire ou usb (firewire só compensa para alta definição). E digo-te mais, minidv ainda rula muito, consegues ter Full HD numa cassete pequenina daquelas, mas também tem as suas óbvias desvantagens.

Em todos os sistemas tens vantagens e desvantagens, por isso e melhor veres bem o que te compensa mais a nível de armazenamento.

Tens também que ver se dás importância ao facto de poder ligar um microfone externo (melhora muito a qualidade de som).

Tens máquinas tipo esta -- http://www.*****.com/pt/pt/641259/art/sanyo/camara-de-video-alta-defi.html -- que gravam em 720p de uma forma razoável, mas depois não tens quase controlo manual nenhum (se é que isso te interessa), e tens que investir em cartões flash para o armazenamento. Mas é uma boa máquina, digo-te já (para o preço).
 
controlos manuais interessa.

tava a pensar nesta sony hdd
http://www.*****.com/pt/pt/1060991/art/sony/camara-de-video-dcr-sr35.html

para já acho que não necessito de muita qualidade
 
Nesse caso essa parece porreira. Se não precisas de alta qualidade, aposta em controlos manuais e verifica se tem entrada para microfone externo, pode dar um jeitão ;)
 
Isso é igual, seja minidv ou flash ou whatever ... depende sim do facto de teres firewire ou usb (firewire só compensa para alta definição). E digo-te mais, minidv ainda rula muito, consegues ter Full HD numa cassete pequenina daquelas, mas também tem as suas óbvias desvantagens.

Permite-me discordar aqui rui. Firewire interessa e de que maneira, quer ele trabalhe com HD ou não. Transferir vídeo por USB é do pior que podes fazer. Sempre que possivel transfere por firewire, desta forma garantes uma transferência com menores perdas.

Nessa gama de preços é praticamente tudo igual. Não vás muito por HDVs e coisas do genero. Geralmente o que isso faz é dar compressão para mpeg2 o que faz com que em termos de pós-produção seja mais complicado trabalhar esses ficheiros. É HD ranhoso e para isso mais vale manteres-te em algo que te faça PAL 19:9 convencional. Terás mais facilidade em trabalhar os ficheiros e a perda de qualidade será menos notória pois as jogadas de codecs e compressões serão menores. A menos que o conteúdo seja para ver num dispositivo full HD, aí a história muda de figura pois o upscaling de algo que nativamente tem apenas 720x568 para 1920x1080 tem compromissos em termos de qualidade.

Cumps,
michael c
 
Permite-me discordar aqui rui. Firewire interessa e de que maneira, quer ele trabalhe com HD ou não. Transferir vídeo por USB é do pior que podes fazer. Sempre que possivel transfere por firewire, desta forma garantes uma transferência com menores perdas.

Nessa gama de preços é praticamente tudo igual. Não vás muito por HDVs e coisas do genero. Geralmente o que isso faz é dar compressão para mpeg2 o que faz com que em termos de pós-produção seja mais complicado trabalhar esses ficheiros. É HD ranhoso e para isso mais vale manteres-te em algo que te faça PAL 19:9 convencional. Terás mais facilidade em trabalhar os ficheiros e a perda de qualidade será menos notória pois as jogadas de codecs e compressões serão menores. A menos que o conteúdo seja para ver num dispositivo full HD, aí a história muda de figura pois o upscaling de algo que nativamente tem apenas 720x568 para 1920x1080 tem compromissos em termos de qualidade.

Cumps,
michael c

Mas para resoluções não HD o firewire só permite única e exclusivamente uma velocidade de transferência mais alta, nada mais, o USB não limita nem provoca perdas de qualidade nestas cameras (poderá eventualmente acontecer com cameras minidv), muito menos se forem cameras com disco rígido.
 
Com minidv acontece e de que maneira...é como da noite para o dia. Pelo sim pelo não eu não arrisco e vai sempre de firewire.:P:p

Cumps,
michael c

Sim, entretanto já confirmei que acontece bastante no minidv (já tinha deixado a hipótese). Nunca trabalhei muito com minidv, daí não estar bem dentro da situação, eu é mais disco rígido, e aí a situação não se põe porque o vídeo já está a ser armazenado directamente em suporte digital, e ao passar para o pc não é mais que uma normal transferência de ficheiros.
 
Back
Topo