1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Câmara fotográfica. Qual comprar? Pessoa NOOB :D

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por PunkyBoy, 9 de Abril de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 806)

1. PunkyBoy

PunkyBoy Banido

Viva pessoal. Fotografia sempre foi uma paixão minha, mas devido a afazeres da vida nc tive muita oportunidade de me embrenhar bem no assunto. Neste momento quero e vou :D. Como tal queria comprar uma máquina fotográfica que não sendo profissional nem carissima, me desse já para fazer diversas brincadeiras. Eu vou tirar um curso de fotografia. De momento estava a pensar comprar ou esta, Fuji Finepix S100FS, ou esta Canon EOS 400d.
    Uma das características que eu queria que a máquina tivesse era que desse para aplicar vários tipos de objectivas.
    Qq ajuda é mt apreciada.

2. -m3ta-

-m3ta- Power Member

Logo por este ponto, a Fuji que indicas está fora de questão pois é uma brigde/superzoom, as quais não permitem mudar de objectiva (trazem contudo uma objectiva bastante ampla, normalmente entre 28mm e os 250-400mm) mas fixa, não consegues retira-la da maquina.

O tipo de maquina que procuras é uma SLR (single lens reflex), que te permite mudar de obejctivas sempre que precises de alterar as distancias focais, estando a 400d incluida no lote. Deves agora procurar saber quais as caracteristicas que te farão falta no curso/futuro e ver qual o sistema que te trara mais vantagens. Dentro das SLRs tens as "marcas mais faladas e com mais acessorios" - Canon e Nikon - com as suas SLR de entrada de gama 400d e d40 - respectivamente.

Sugiro-te agora que des uma vista de olhos aos topicos que ja existem aqui pelo forum (que sao bastantes!!!) e tires as conclusoes sobre o sistema mais adequado a ti. Um outro ponto MUITO importante passa por ires a uma grande superficie e sentires as maquinas na mao e veres com qual te identificas melhoir :)

3. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu não vejo é o começar por SLR seja bom mas se achas que vais poder andar a investir em algo que não sabes mexer tudo bem :)

cursos de fotografia a curto prazo ensinam o básico que qualquer boa camara de media gama e pequeno formato te consegue puxar pelos conhecimentos adquiridos.

isto foi só um reparo para não caires no erro que apenas as de que trocam lentes dão para brincadeiras pois é errado pensar nisso. é também relembrar o investimento futuro que uma máquina dessas traz para conseguir obter certos objectivos.

abraço

4. cantara

cantara Power Member

Eu comecei com uma compacta semi-automática, e passado 2 anos passei para uma com modos manuais (Canon A95). E andei com ela 4 a 5 anos sem me queixar, aprendi o básico da fotografia e mais umas coisitas, e deu-me perfeitamente para o que pretendia. Só há coisa de 4 meses é que mudei para uma dSLR.

Se entenderes os principais conceitos - abertura, tempo de exposição, white balance, metering, entre outros - e mais importante ainda, souberes aplicá-los em várias situações, jogar com essas opções e te sentires à vontade no terreno ao tirares fotografias com todas essas variantes em jogo, talvez até que nem seja uma má opção ires para uma dSLR.

Se vais para um curso de fotografia aprender o que eu acabei de referir, a decisão depende muito de ti. Se é algo que queres levar a sério, ou se é só para dar uns toques de vez em quando.
    Não te esqueças de uma coisa. Uma bridge costuma trazer uma lente que preenche uma distância focal bastante grande, à custa do resultado final em termos de qualidade de imagem. No entanto, tens uma máquina que serve praticamente para quase tudo, sendo um excelente instrumento de aprendizagem.

Numa dSLR, é mais complicado teres uma lente que dê para tudo, e o investimento que fizeres no início, podendo ser pequeno, mais cedo ou mais tarde vais sentir a necessidade de investir novamente numa lente.
    E finalmente, as dSLR sem Live View significa que só vê o resultado final depois de tirar a foto. Podes fazer o enquadramento através do visor (possivelmente ver o resultado da abertura seleccionada), mas só depois de tirada a foto é que podes realmente verificar se as opções que escolheste foram as acertadas. Uma coisa que me lembro de fazer muito na compacta, era colocar aquilo em manual, e andar a experimentar diversos jogos entre abertura/tempo de exposição/WB. E como tinha Live View, via o resultado ao mesmo tempo que apontava. Verificava se o metering da máquina estava correcto, e aí é que tirava a foto. Foi assim que aprendi muito do que sei hoje (que ainda é muito pouco! :P). Lá está, sem Live View também podes fazer isso, mas acredita que fazer isso vendo 'em directo' os resultados de aumentares ou reduzir a exposição, por exemplo, trás as suas vantagens.

Última edição: 9 de Abril de 2008
  5. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

estamos a falar de quanto dinheiro para investir?

Partilhar esta Página