Câmara para iniciação à fotografia

Valshar

Power Member
Viva, estou a pensar meter-me numa nova aventura, já há muitos anos que penso em comprar uma câmara e entrar na fotografia e vou finalmente dar o passo! Agradecia dicas sobre uma câmara a comprar!

  1. O QUE: Máquina. Penso que uma coisa mais compacta me agradaria e deixaria mais à vontade para andar com ela
  2. POR QUANTO: À volta dos 500€ (algo que se encaixe no perfil e mais barato também não era mau...)
  3. PARA FAZER O QUE: Paisagens, longas exposições. Também aprecio muito macros.
  4. PARA USAR ONDE: Sobretudo exteriores de dia e noite, mas também interiores ocasionalmente
  5. COMO ÉS: Casual
  6. JÁ TENS: Nenhum (para além do telemóvel)
  7. COMO É A TUA "REDE": N/A
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online.
 
Querias algo que te permita trocar de lentes, ou não pensas investir em lentes?
Pelo menos num futuro próximo não pensava investir mais, mas também não queria fechar possibilidades... talvez seja melhor poder trocar sim

edit: tenho estado a olhar para a Canon EOS M200, seria boa opção?
 
Última edição:
Pelo menos num futuro próximo não pensava investir mais, mas também não queria fechar possibilidades... talvez seja melhor poder trocar sim

edit: tenho estado a olhar para a Canon EOS M200, seria boa opção?

Parece-me uma excelente opção, mas se tiveres disposto a trocar um sensor maior por um mais pequeno, recomendava tipo a Olympus E-M10 II ou III. O sensor mais pequeno vai dar-te lentes mais pequenas e leves, tem estabilização no sensor e se gostas de LE vais gostar do live composite.
 
Parece-me uma excelente opção, mas se tiveres disposto a trocar um sensor maior por um mais pequeno, recomendava tipo a Olympus E-M10 II ou III. O sensor mais pequeno vai dar-te lentes mais pequenas e leves, tem estabilização no sensor e se gostas de LE vais gostar do live composite.
Estive a ler umas opiniões sobre a M200 e são um pouco sensaboronas... dizem também que tem poucas opções o que acabaria por destruir um pouco o propósito de entrar no mundo da fotografia, aprender sobre o assunto. Estou a ler também boas opiniões sobre a Canon EOS 250D, há uma loja portuguesa a fazer 550€ com bolsa...
 
Tens de saber se queres entrar no mundo das DSLR ou Mirrorless... São coisas diferentes, e o mercado aponta para que as DSLR venham a desaparecer. Não que sejam piores, são apenas diferentes. Piores numas coisas, melhores noutras.

DSLR aconselhava a Nikon D3500 - por 469,99 € arranjas o kit com Nikon D3500 + AF-P DX 18-55mm f/3.5-5.6G + Estojo + eBook

Mirrorless aconselho-te a Sony A6000 - um pouco mais cara em loja nacional, mas arranjas mais barato em grey market
Ou a Fuji X-T200
 
Estive a ler umas opiniões sobre a M200 e são um pouco sensaboronas... dizem também que tem poucas opções o que acabaria por destruir um pouco o propósito de entrar no mundo da fotografia, aprender sobre o assunto. Estou a ler também boas opiniões sobre a Canon EOS 250D, há uma loja portuguesa a fazer 550€ com bolsa...
Eu tenho a M200 e tenho 0 a apontar à máquina. Se calhar podia ter mais FPS no vídeo em slow-motion e estabilizador, mas para fotografia só me ocorre não ter sapata para flash externo, que a maioria das pessoas acaba por nunca comprar de qualquer forma.
Desculpa o desabafo mas custa-me a perceber comentários de "poucas opções" em máquinas destes valores e que têm todas as opções necessárias (Auto, Shutter, Aperture e Manual), como qualquer outra nos últimos 30 anos. Muitas das vezes isso vem de quem está habituado a tirar fotos com os telemóveis e não sabe usar uma máquina.
Vou vender a minha para trocar de máquina, mas o motivo nada tem a ver com a máquina, nem com limitações.
 
Desculpa o desabafo mas custa-me a perceber comentários de "poucas opções" em máquinas destes valores e que têm todas as opções necessárias (Auto, Shutter, Aperture e Manual), como qualquer outra nos últimos 30 anos. Muitas das vezes isso vem de quem está habituado a tirar fotos com os telemóveis e não sabe usar uma máquina.
Vou vender a minha para trocar de máquina, mas o motivo nada tem a ver com a máquina, nem com limitações.
Percebo muito pouco do assunto ainda, não era uma opinião minha claro e apenas estava a passar a info que vi para clarificar, óptimo que o tenhas feito!

Acabei por ir para a A6000, estou à espera que chegue. Obrigado a todos!
 
Boa tarde,

Comprei uma Canon EOS 250d há pouco tempo e agora penso que está na hora de investir um pouco mais nela pois quero usar a nivel profissional (para tirar fotos a pacientes/casos para posterior estudar e expôr).
O problema é que o material que eu procuro neste momento, nomeadamente flashes, é muito mais caro que a própria máquina em si...
Então fui pesquisar soluções no ***** e Amazon para um Twin Flash. Realmente os preços nestes sites são consideravelmente mais baratos só que há um problema que eu gostava que me ajudassem: a minha câmara não parece ser compatível com nenhum dos flashes que encontro nestes sites pois eles são todos de 5pins e eu só tenho 4pins na zona de adaptação...
Sabem do que estou a falar? Alguém me pode ajudar? Será que esses tais flashes do ***** ou Amazon são compatíveis na mesma com a camara?

Obrigado
 
Os contactos variam de marca para marca, mas se bem me recordo e se não tiver mudado nada, as sapatas (encaixes) são sempre iguais, pelo que em modo manual todos os flashes funcionam em todas as máquinas. O pin que faz disparar é o central, que até costuma ser maiorizinho que os outros.
Com isto não estou a dizer para comprares qualquer um, tenta obviamente comprar um que seja para Canon porque é sempre bom ter todas as funções disponíveis. Tem também em atenção que por vezes as fotos são ilustrativas. O flash pode existir em todas as versões (Sony, Canon, etc) e não vão tirar fotos diferentes para meter nos catálogos só porque os contactos são diferentes.

De qualquer forma, se diz que é compatível, à partida é. Na dúvida compra na Amazon espanha (directamente à Amazon), visto que o processo de devolução é extremamente fácil e gratuito (pelo menos aqui tem sido só deixar a caixa fechada e um código de barras na papelaria ao lado de casa).

PS: Se por alguma razão o flash for estritamente manual, também não é o fim do mundo. À partida para foto documental, é assim que se quer, para haver consistência. Sempre a mesma luz, à mesma distância, os mesmos ângulos, etc.
 
Infelizmente agora já não é tão simples, não é qualquer um que funciona. A 250D, à semelhança das restantes Canon de gama de entrada das últimas gerações, já não tem o pino central (não têm X-sync), pelo que a maior parte dos flashes de terceiros não irá funcionar.

Espreita os Godox. Sei que a Godox fez actualizações de firmware a alguns flashes para terem compatibilidade com essas câmaras.
 
Back
Topo