1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Câmaras de Vídeo: ajuda

Discussão em 'Digital Life' iniciada por milastrix, 10 de Janeiro de 2008. (Respostas: 23; Visualizações: 2319)

1. milastrix

milastrix Power Member

Olá venho através deste excelente fórum pedir a vossa ajuda nesta compra...

tou de olho nestas duas câmaras:

Sony HDR-SR5E

preço por volta dos 800 €

Sony DCR-SR190E

preço por volta dos 650€

Sei q são um pouco diferentes mas o que acham da relação PREÇO/QUALIDADE?

cumps....

Última edição: 10 de Janeiro de 2008
  2. _Spider_

_Spider_ Power Member

ate te ajudava... mas simplesmente ODEIO camaras dvd e HDD...

em termos de qualidade ( sem sequer precisar de olhar para as specs..s) elas vao automaticamnte converter os filmes para mpeg ( compressor) ou seja por melhores lente e cdds, e tal a qualidade final vai ser reduzida por causa da compressao...

agr se quiseres conselhos para comprar...

o que e que queres fazer com ela???

filmar ferias e familia??

n precisas de uma com muitas funçoes. vais gastar dinheiro para nada ( eu sei que e fixe ter uma com muitas funções, mas nestas situações nao vais estar a pensar em fazer balanço de brancos, diafragma, obturador...enquanto pensas nisso la se vai a situação que querias...)... basta uma com funçoes totalemente automaticas e um bom zoom ( por causa da mania irritante que alguns têm de usarem a porcaria do som para a frente e para tras enquanto estao a filmar em motivo nenhum ( nem em filmes curto ver zooms a n ser em situações muito especificas...)

se quiseres aventurar te em cineasta amador...

compra uma que tenha o maximo de funções manuais e em que estas estejam acessiveis com botoes no corpo da maquina e não em menus ( menus sao irritantes e perdes muito tempo a configurar a procura de tudo lá...) anel de focagem manual e fixe, 3 ccds, e de preferencia mini dvd ou HDV ( as segundas sao mais caras e provavelmente ficas melhor com uma boa mini dv do que com uma hdv fraquita ( estes dois tipos usam cassetes, mas para editar e muito melhor este formato)

se for para as duas coisas... uma que tenha o máximo de funções manuais mas tb o modo full auto...

e por fim ignora tudo o que tenha HD ( tipo camaras fotografica que filmam em hd e tal)

isto e o verdadeiro HD , http://bssc.sel.sony.com/BroadcastandBusiness/markets/10014/fieldProduction2.shtml

tudo o resto considero publicidade enganosa porque de certeza absuluta que a qualidade n se compara com estas... lol

3. the_killer

the_killer Power Member

pela diferença de preço
    sem duvida a primeira!

com o HD vais notar diferença numa TV em HD

essa 1ª camara deve ser fantastica

aconselho a procurares na net por videos e tirares as tuas proprias conclusões

em relação à compressão é verdade,
    mas qualquer formato hoje em dia tem compressão!

isso é ser exigente a um nivel que de certeza não é o preciso

4. _Spider_

_Spider_ Power Member

podes notar alguma diferença mas nao significa que seja HD...

e sim para mim é preciso essa exigencia, porque nao uso a camara para ferias e amigos... estudo cinema e quando uso a camara e para fazer trabalhos, ( quando levo uma camara para gravar ferias ou assim é simplesmente porque nao consigo separar me de uma camara... acaba a cassete e vai para uma caixa e nunca mais lhe pego.. odeio videos de ferias e isso, mas n deixo de filmar so por filmar ( sim eu sei que e estranho e desperdicio de cassetes... mas pronto lol

actualmente costumo trabalhar com uma sony HDV Z1 e entao qualquer coisa que seja inferior e estranho para mim... ou talvez e so por estar habituado ao modelo... tenho uma canon xl1 ca em casa ha duas semanas e noto uma diferença enorme entre as duas... nao consigo fazer o mesmo com a canon do que com a sony, apesar da canon ser considerada a melhor minidv do mercado... ( nao e nenhuma é minha... estou a precisar de comprar uma mas n me aptece desperdiçar dinheiro numa handycam...)

há e outra coisa importante, tenta ver se te das bem com a camara... podes gostar muito duma ( como eu adoro a canon) mas depois n te das bem a trabalhar com ela...

5. jack17

jack17 Power Member

Esta não me importava eu de ter :D, tem qualidade para dar e vender.

Em relação ao topico, opta pela que tens as funcionalidades que te interessam milastrix, eu tenho uma Handycam da sany dessa gama que mostras ai, e tou satisfeito com ela, tem boa qualidade (não chega aos calcanhares da que o _Spider_ mostrou lol, não é nenhuma camara de magnitude de reporter ou realizador mas é boa), tem boas funcionalidades e ligações.
    Se fores para uma dessas, penso que não te vais arrepender, a não ser que a queiras para um ambiente mais profissional, tipo cinema, mas se quiseres mais para filmar familia, ferias, ou outras filmagens, vais te dar muito bem com ela, porque faz isso com qualidade.
    Tambem e de realçar que têm um display de excelente qualidade ;)

cumps ;)

6. the_killer

the_killer Power Member

"podes notar alguma diferença mas nao significa que seja HD... "

então,
    o que é HD?

7. _Spider_

_Spider_ Power Member

HD e alta definição, um formato digital usado para substituir PELICULA porque é mais economico

em portugal uma bobine de 20 minutos custa 600 euros + laboratotorio,revelação, telecinema ( para montar em suporte digital) mais copia zero e tecnicos...
    segundo o meu professor de fotografia, uma camara de 35 mm das mais baratinha e alugada actualmente por dois mil euros por semana enquanto que uma HD é alugada por MIL E QUINHENTOS DIA, no entanto o que se poupa no suporte de gravação torna-o mais economico...
    ( se abrires aquele link que postei esta la a comparação de preços numa parte)

é usado em cinema e em series ( por exemplo no making of da primeira temporada do csi mostram a filmar em pelicula....) e de programas de tv ( antes gravados em BETACAM DIGITAL... e em portugal por exemplo e o formato em que se grava programas de tv, novelas, telejornais, etc...

numa handycam, quanto muito tens HDV... video de alta definição...

como podes ver os campos em que o verdadeiro HD é usado notas logo que n esta nem de perto das ditas handycams HD...

voltando ao topico... compra aquela que achares que tens as opções que necessitas...

faz uma lista de coisas que aches importante,

como o tamanho da camara( mais pequena para andar contigo ou maior para ter mais estabilidade
    resolução - numero de ccd...
    tamanho do ecra
    zoom
    opção de fotografia
    marca preferida ( de certeza que tens uma marca em que depositas mais confiança no equipamento deles...)
    o que queres dela? para ter em conta a quantidade de acessorios que a camara pode ter e que a marca tem...
    formato de gravação
    ( quanto a autonomia, n ligues muito... porque as baterias de origem sao sempre fracas... compra uma extra logo...
    etc...

( eu tenho a mania de ir para as cenas com mais funçoes... por exemplo comprei um telemovel n70 que tem montes de funcionalidade e so mando sms e faço chamadas normais.... )

so te recomendo a pensar melhor no formato... minidv tem mais qualidade, exportas em tempo real para o computador... e as cassetes sao pequenas não vejo qual o problema de andar com umas duas atras... e se quiseres trabalhar o video nao tens problemas...

ps. peço desculpa por isto estar um bocado confuso e com alguns erros e tal, mas estou cheio de sono lol

Última edição: 12 de Janeiro de 2008
  8. milastrix

milastrix Power Member

E assim eu quero a câmara para filmar família amigos etc....

amigo _Spider_ obrigado por a tua ajuda, visto que eu quero isto mesmo para um dia mais tarde recordar não sou nenhum profissional essas devem me dar...

e depois não tenho de andar sempre a comprar cassetes, passo logo para o PC

1ª pergunta: A mini DV tem mais qualidade que esta HD?

ou é só para quem quer editar??? eu costumo brincar com o sony vegas 7

cumps...

9. the_killer

the_killer Power Member

_spider_ ok! obrigado pelo esclarecimento

as camaras com cassestes comprimem menos o video e tem mais qualidade,
    depois penso que vem as HDD e por ultimo penso que as que gravam em DVD são as que gravam com mais compressão e menos qualidade,
    não sei ate que ponto estas coisas são notorias

depois dentro dessas 3,
    podem gravar em HD ou não
    e quando digo HD, refiro-me só á resolução 1280x720p que as tv's hd ready permitem ver

eu optei por uma camara baratita e pequenina,
    não me serve de nada ter uma fantastica camara (tinha uma sony minidv porreira á disposição)
    se depois não a levo para lado nenhum e não gravo nada pq não é pratica

quando estiveres numa superficie comercial grande,
    da uma vista de olhos nas Sanyo Xacti, principalmente nos modelos HD
    são do mais pratico que há e a qualidade (para mim!) é fantastica

10. _Spider_

_Spider_ Power Member

se usas programas de edição tem cuidado... uma colega minha tem uma que grava em dvd e tem sempre problemas por causa dos formatos... por exemplo o premiere ( e quase de certeza o final cut) nao aceita os videos directamente , ela perdeu muito tempo a converter tudo para AVI... quanto as de HDD nao sei.. so estive com uma cerca de um minuto na mao e a unica coisa que reparei foi que demorou uma eternidade a focar automaticamente ao ligar... lol

11. Jack_Estripador

Jack_Estripador Power Member

tambem pretendo adquirir uma camara de filmar, e so a quero dar uso para filmar familia, locais onde passo nas ferias, etc.

Tenho em mira comprar esta camara

http://www.cameraworld.com.au/JVC_GZMG575_Everio_Hard_Disk_Camcorder_p/jvcgzmg575.htm

na ***** um pack JVC Câmara de vídeo Everio GZ-MG575 + EFORCE Bateria compatível JF815 + Hama Bolsa foto-vídeo Syscase DFV 80 custa 650 € por isso gostava de saber se ha outra opçao melhor em termos de relação qualidade/preço.

Tambem é de referir que esta vai ser a minha primeira camara de filmar, depois nao sei como é para converter (para que formatos converte), etc etc

12. the nephilim

the nephilim Power Member

viva

sinceramente para o uso comum, andar com mini dvs é algo que infelismente não é pratico, para nao falar da qualidade de som da maioria das maquinas mini dv, ja utilizei camaras mini dvs e dou-lhe o merecido reconhecimento, mas penso que uma camara dvd é bem mais prático para o dia a dia, gravar as ferias , as festas etc e depois ver na tv, para alem de que uma percentagem minima de pessoas vai estar a editar exaustivamente o que gravou, por isso mais uma razão, só nao aconselho hdd puro porque a tecnologia empregue ainda nao é das melhores e perde para dvd em relação preço /qualidade de imagem.

pelos preço referenciados pelo milastrix acho que existem melhores escolhas sem dispender tanto dinheiro (super preço aqui exemplo:
    panasonic hd c-dx1 ja com saida hdmi, com boa resolução em termos de imagem em modo foto e com sistema de gravação de som 5.1

13. DtMt

DtMt Power Member

boas... também ando na saga de comprar uma camara de video. Para videos caseiros do tipo ferias e familiar.

Não sei se será confusão, as câmaras de video aceitam cartões de memoria, basicamente para armazenar fotos, tudo o resto é armazenado no dvd. Só não percebo pq não há maq de filmar qe armazenam os filmes em cartão de memoria(ou há???????), um cartão de 2gb é barato e de 4gb com algum esforço tb se compra.

14. the_killer

the_killer Power Member

a minha grava em cartão de memoria! www.aiptek.se

mas maq a serio que faz isso,
    Sanyo Xacti

15. leugim

leugim Power Member

Viva,

Também fiquei 'apaixonado' por essa JVC Everio GZ-MG575 especialmente pela capacidade de tirar fotos a 5 megapixels. Isto é claro para além de ter disco duro e aceitar cartões de memória SD. Peca é um pouco no zoom óptico :(

Mais barata ainda (pelo menos na *****) está tb a Sony DCR-SR72. Esta ganha à da JVC em Zoom, capacidade de disco (60GB) mas perde claramente na qualidade das fotos!

A questão é pois essa mesmo ... será que compensa ter uma melhor qualidade de imagem para fotos? Ou seja, a ideia era evitar andar com dois equipamentos na mão, máquina de filmar e fotografar, e ter um dois-em-um. 5MP já é muito bom, e mais do que isso sinceramente não é necessário (pelo menos no meu caso é raro tirar fotos com 6, 7 ou mesmo 8MP)

Alguém por aqui tem experiência no uso de uma máquina de filmar para fotografar? Compensa? Ou acaba-se mesmo por andar com duas máquinas na mão?

16. DtMt

DtMt Power Member

17. D33P

D33P Power Member

eu gosto de separar as águas.

nenhuma máquina de filmar vai tirar fotos com qualidade de uma máquina fotográfica e vice-versa.

isto generalizando, é claro.

essas funções servem (filmar com máquina fotográfica e fotografar com máquina de filmar), mais para "brincar" do que para outra coisa.

eu tenho uma sony dv-cam e acho a relação preço/qualidade imbatível.

18. In_the_house

In_the_house Power Member

Afinal HD compensa ou não!!!!!?

pessoal...
    ainda não consegui perceber ao certo se era melhor comprar uma camara mini dv, ou HDV....com disco rigido talvez seja mais comodo, mas a qualidade mantem-se em relação as mini dv...
    agora tb li k ha as k gravam em alta definição...
    EStava mais virado para optar para canon,
    que axam.... é melhor optar por uma mini dv, ou com disco rigido, normal ou k grave em alta definição.... isso tb imfluencia bastante o preço..

19. DtMt

DtMt Power Member

Na minha modesta opinião k até pode estar errada... é preferivel gravar em disco rígido que em dvd, o que implica que ligas a câmara ao pc para gravar os videos num dvd ou em alternativa ligues directamente a câmara à TV para visualizar o filme. No meu caso prefiro esta alternativa. Além do mais com disco rígido grava à volta de 30 horas de emissão.

Ao invés pode gravas em DVD ou fita, nestes casos tens que andar com dvd's virgem ou fitas atrás. Sempre podes ter dvd rw mas se depois quiseres editar os filmes para um dvd, tens que usar uns prog para junta os filmes, que nem é nada de extraordinario (o dvd shrink faz isso.... ou seja é uma coisa assim pro basico).
    Neste caso estás limitado a 80 min-120min (acho eu).

As que gravam em disco rígido são bem maneirinhas, as que gravam em dvd tambem, mas nem tanto. Vai a uma fnac e dá uma olhadela. No site da ***** tem os pesos das camaras que deve ser um ponto a considerar ma vez que tens que andar com ela as costas.

A historia da alta definição, HD, é naquela, que queres fazer? ser cineasta? então manda-te para a HD. Se por acaso queres filmes caseiros da famelga, as normais servem... o que ves num video ou mesmo numa fotografia, é mais para relembrar o momento (que mt vez esquecemos) e a qualidade normal é mais que suficiente para ver os miúdos crescer, fazer asneiras, os velhotes no baptizado a dormirem uns valentes roncos, o cão atrás dos netos, os netos a partir tudo enfim....

É a minha opinião,e com base nisto estou pra comprar uma sony que grava em disco rigido. Se disse alguma asneira critiquem à vontade.

20. In_the_house

In_the_house Power Member

obrigado pela ajuda...ja agora....gostava de saber a vossa opinião sobre as makinas de filmar da canon....e k tenho uma maquina fotografica digital da canon, e convinha me comprar uma da canon k desse para utilizar as mesmas baterias.....
    Agradecia que me dessem a vossa opinião sobre as de disco rigido, por ser mais comodas, e se vale a pena estas, em vez de fita, mididv.....
    obrigado....

Partilhar esta Página