Câmera até 700€ +-

JCosta_81

Membro
O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Conjunto maquina com lente kit.

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?

700€ (Posso fazer um esforço e ir até aos 800€ se valer a pena)

PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?

Retratos, paisagens, longas exposições,etc

PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?

Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, e também quando vou de férias.

COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?

Casual.

JÁ TENS: Camera do telemóvel (Galaxy S6)

COMO É A TUA "REDE"
: Canon,Nikon, Olympus, Sony

ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?

Tanto pode ser em uma Loja física ou online, ou se houver um negocio muito bom nos usados.

Obs: Não ando muito a par das inovações das maquina fotográficas, mas tenho andado a ver maquinas DSLR e Mirrorless, e neste momento estou muito indeciso entre os dois sistemas/cameras.

Cumps.
 
Se queres uma DSLR ve as nikon d3300 e d5500.
Nas mirrorless vê a sony a6000, ou uma Olympus e-m10 mark II.
Mas como descreveste em cima que querias a maquina quando vais de ferias, as mirrorless nesse caso era uma melhor opção.
 
Olá RCSantos.
Eu ando com esse dilema entre as dslr´s e mirrorless por causa disso quando vou de férias.
Mas nesse caso como tu apontaste devido penso eu, ao tamanho e peso das mirrorless (certo?) valia mais a pena optar por uma mirrorless.
E como estou aqui a falar/discutir com o meu primo que está aqui em casa (ele não sabe que estou aqui a falar com vocês), ele também concorda que devia ir pelo caminho das mirrorless.
Sendo assim entre as cameras que mencionei em cima, qual é a melhor no global? Notei a bocado quando fui pesquisar sobre a olympus, que tem um sensor mais pequeno que o da sony, logo isso não vai comprometer a qualidade de imagem ou nas situações de baixa luminosidade vai introduzir mais ruído nas fotos?
Estou a dizer isto porque o meu primo disse que as olympus não valiam nada pelo preço pedido. Eu por acaso acho o design da E-M10 muito porreiro faz lembrar uma camera antiga, já o da sony também é porreiro, mas é mais estilo moderno o que também gosto.
Já agora existem outras cameras mirrorless a considerar?

Cumps.
 
Boas Myllez.
Porque dizes isso?
Duvido muito que ele não perceba, porque há mais de 10 anos que ele é fotografo profissional, e segundo ele já lhe passaram pelas mãos diversas maquinas fotográficas de diferentes marcas, logo presumo eu que já tem experiência que lhe permite dizer isso, certo?

Cumps.
 
Boas Myllez.
Porque dizes isso?
Duvido muito que ele não perceba, porque há mais de 10 anos que ele é fotografo profissional, e segundo ele já lhe passaram pelas mãos diversas maquinas fotográficas de diferentes marcas, logo presumo eu que já tem experiência que lhe permite dizer isso, certo?

Cumps.
Porque quem diz que uma Olympus E-M10 MK II não vale nada (ou outra Olympus) não pode saber, nem conhecer, o que estas máquinas fazem.
A E-M10 MK II é uma das melhores máquinas, de gama de entrada, de todo o mundo das máquinas digitais.

O sensor mais pequeno é um complexo sem fundamento.

Não estou a dizer para ires comprar uma E-M10 MK II, estou só a dizer que é uma máquina fantástica.
Tens um sensor bom, com prestações decentes, boa qualidade de imagem, tens um estabilizador que é do melhor que existe e ainda um ecossistema de lentes muito vasto e de qualidade (para todo o tipo de preços).

Eu tenho duas máquinas - uma de sensor grande (uma Nikon full frame) e uma de sensor pequeno (uma Olympus PEN-F).
Fui de férias este ano e adivinha qual levei...
Levei a pequena PEN-F, claro...

https://www.flickr.com/photos/146619523@N04/albums/72157685785263965

Estás com medo do sensor pequeno?
Achas que não tem qualidade de imagem?

Cumps
 
Bem estive a pesquisar até agora sobre varias coisas entre o tamanho entre os sensores das cameras etc etc e já tenho a cabeça toda xpto.
Porque quem diz que uma Olympus E-M10 MK II não vale nada (ou outra Olympus) não pode saber, nem conhecer, o que estas máquinas fazem.
Ele disse que a olympus que testou foi a E-M1, ou seja essa não é a suposta topo de gama segundo vi no site?

O sensor mais pequeno é um complexo sem fundamento.
Assim resumidamente sobre o que vi, o sensor mais pequeno tem pior resultados em termos de ruido em ISO´s mais altos, o desfoque ou a separação de campo desfocado é menor quando utilizadas lentes com a mesmas abertura, e não é tão bom para fotografia de paisagens (landscapes!?). Certo?

ecossistema de lentes muito vasto e de qualidade (para todo o tipo de preços).
Ainda bem que me lembras-te disto, basicamente o ecossistema no meu caso não é muito importante ter lentes a dar com pau se depois não existem lentes que quero especificas, até porque no maximo se investir no futuro, irei ter cerca de 4 lentes no máximo (kit zoom, lente telephoto, prime, e uma grande angular).

Eu tenho duas máquinas - uma de sensor grande (uma Nikon full frame) e uma de sensor pequeno (uma Olympus PEN-F).
Fui de férias este ano e adivinha qual levei...
Levei a pequena PEN-F, claro...
Sim compreendo e nesse caso é um "no-brainer"
Mas nesse caso dizes isso porque o sensor pequeno faz o mesmo trabalho de que um FF?
Então uma maquina que vi a bocado, que era acho eu uma sony com um sensor de 1 polegada, fazia o mesmo trabalho que a olympus com um sensor mais pequeno, certo?

Estás com medo do sensor pequeno?
Achas que não tem qualidade de imagem?
Não é medo, mas porque quando a muitos anos atrás andava a fotografar coisas com uma DSLR Nikon, gostava sempre da grande profundidade de campo com a lente prime que tinha na altura e da excelente qualidade de imagem.
Isto porque quando a nikon se estragou comprei uma olympus E-520 acho eu com um conjunto com uma prime, e simplesmente detestei a camera quer na qualidade de fotos, profundidade de campo que era muito menor mesmo com uma prime que era mais luminosa que a da nikon, e em isos altos era terrível. Basicamente tive a camera parada durante muito tempo e depois de surgirem smartphones com boas cameras, tirava sempre fotos com os tlm´s. Só a uns anos atrás é que adquiri uma canon S120, a qual adorei até hoje até que ela caiu a agua e morreu completamente, e desde então tenho andado a ver as DSLR´s e as mirrorless que parecem ser maquina muito porreiras.
Ou seja com experiência da olympus que tive, não sei não...
Mas sobre as duas cameras, não sei se a a6000 será melhor negocio tendo em conta o preço, já que a bocado quando a rua e fui a uma loja de fotografia (Photo Verdaine) aqui em geneve, vi o preço da a6000 e era muito mais barato que a olympus.
Mas ainda tenho que as testar logo a noite já que o meu primo disse que tinha colegas deles que tinham as 2 cameras e pediu se as podiam emprestar para as eu ver e testar.
 
não sei se a a6000 será melhor negocio tendo em conta o preço,
Tendo em conta a experiência que já tiveste no passado com a nikon e se estavas habituado ao que ela oferecia com o sensor APS-C etc etc, então a sony é a melhor aposta.
Eu tenho uma, e na minha opinião é o melhor "bang for the buck".
Mas testa primeiro as duas cameras e tira as tua conclusões, talvez a Olympus te surpreenda sei lá.
No entanto já que estás na suiça vé também as Fujifilm que também são APS-C.
 
Claro que existem diferenças nos sensores.
Mas não é uma diferença assim tão abismal.

Tinhas uma Olympus que não gostaste, depois foste para uma Canon point and shoot que já gostaste (aí já não notaste diferenças de qualidade?).

Tens que ponderar mesmo o que queres.
Claro que para paisagem e retrato beneficias com um sensor maior, mas a diferença entre APS-C e MFT (sensores das Olympus) é muito pouca.
As MFT recentes conseguem ter quase as mesmas prestações que uma APS-C.

Entre MFT e APS-C a diferença é mais pequena do que entre APS-C e FF.

Recomendo sempre que se testem os equipamentos antes de comprar.
Tenta testar várias máquinas primeiro, para teres uma ideia do que pretendes.

O resto é como tudo na vida - ganhos e perdas.

No meu caso, se tivesse que ter apenas uma máquina, compraria a PEN-F sem hesitar.
É a máquina que mais prazer me dá (e já tive muitas).

Cumps
 
Tinhas uma Olympus que não gostaste, depois foste para uma Canon point and shoot que já gostaste (aí já não notaste diferenças de qualidade?).
A canon serviu de desenrasque por ter uma qualidade de imagem muito melhor que o telemóveis que tive até a pouco tempo. Mas por acaso a canon tinha fotos com qualidade semelhante e melhor por vezes que a olympus.
As MFT recentes conseguem ter quase as mesmas prestações que uma APS-C.
Duvido até porque comparei as cameras M43 de topo da olympus e panasonic, e mesmo assim ficam muito abaixo da APS-C de topo quer em Dynamic range,profundidade de cor e em ISO´s altos.
Até ficam abaixo da a6000, uma camera já com 3 anos bate modelos que custam acima de 2000€.
Recomendo sempre que se testem os equipamentos antes de comprar.
Tenta testar várias máquinas primeiro, para teres uma ideia do que pretendes.
Sim é isso que vou fazer enquanto estou aqui na suiça porque para aproxima semana já vou voltar para portugal e sempre queria ver se arranjava aqui um negocio que compensasse,já que os preços aqui nem são maus de todos.
No meu caso, se tivesse que ter apenas uma máquina, compraria a PEN-F sem hesitar.
É a máquina que mais prazer me dá (e já tive muitas).
A Pen-F na minha opinião é feia.
Gosto muito mais do design da E-M10
Eu tenho uma, e na minha opinião é o melhor "bang for the buck".
Pois pelas reviews que estou a ver e o que pessoal diz, estou mais inclinado para a a6000.
Mas 1º tenho que testar as duas cameras, depois ai é que já decido qual a que vou comprar.
 
Então, se dúvidas do que eu disse, não posso ajudar :)
Já fiz montes de testes, com muitas máquinas (até tenho tópicos sobre isso).

A PEN-F foi apenas referida porque é a que eu tenho. Não entra no teu orçamento, por isso nem vale a pena ponderar...
A questão de ser feia ou bonita é algo subjectivo - para mim é a máquina a mais bonita do mundo, mas prefiro que seja confortável (daí ter-lhe metido um grip que lhe retira alguma beleza).

Acho que não te devias preocupar muito com profundidades de cor e gama dinâmica, pelo menos enquanto estás a começar.
Compra uma máquina barata, começa a estudar e a saber as capacidades da mesma.
Depois começas a definir melhor as tuas prioridades.
Se gastares menos, no início, depois é mais fácil mudar de sistema.

Cumps
 
(...)
Então uma maquina que vi a bocado, que era acho eu uma sony com um sensor de 1 polegada, fazia o mesmo trabalho que a olympus com um sensor mais pequeno, certo?
(...)

Mas as máquinas sao apenas sensores? Acho que estás a sobrevalorizar a questao dos sensores.

Tem atencao que os profissionais por vezes nao sao os melhores conselheiros para os amadores, porque eles procuram coisas diferentes das que os amadores procuram e falam muitas vezes como se o que eles valorizam fosse inquestionavelmente o mais importante, porque eles têm muita experiencia e blablabla.

Pesquisa um pouco aqui no fórum e verás que o @MylleZ já teve várias máquinas provavelmente com todos os tipos de sensores dignos de referencia nestas gamas (tirando os Fuji), fez diversos testes com as várias máquinas e como ele disse, mesmo tendo uma FF, é com a Pen F que anda maioritáriamente, porque ele nao é profissional e nao vai andar com uma "saca" cheia de material FF de um lado para o outro....
 
o meu irmão tem uma sony 5100 e eu tenho uma olympus m10 mark ll e posso-te dizer que não a troco por nada :p
Mas tb gosto muito mais das cores da olympus :beerchug:
 
Boas pessoal, estou de volta e vou ser brevemente rápido.
Ora bem estive com as duas cameras (Sony Alpha a6000 e Olympus E-M10 Mark II) durante estes dias e eis aqui a minha opinião:

Pontos Positivos:
-Primeiro contacto com a maquina, de facto a maquina com o seu design retro etc, é bonita de se olhar assim como a qualidade de construção é muito boa, os dials são agradáveis de usar, etc. Resumindo basta dizer que é feita de metal e dai nota-se a rigidez e qualidade de construção da mesma obviamente.
-Qualidade de imagem achei boa com a lente que vem com o kit, mas no caso da prime que também testei que era uma olympus 25mm f1.8 se não me engano, ai melhorou tremendamente, e gostei imenso da qualidade das fotos, especialmente o detalhe que capturava, e o bokeh.
-Dou destaque ao sensor estabilizado em que a noite conseguia tirar fotos com a velocidade de disparo muito baixas.
-Outros destaques: como o EVF o qual gostei imenso e possibilidade de tirar fotos silenciosamente.
-E por fim o Auto-focus, que é mesmo muito rápido, não estava nada a espera. A noite já não posso dizer a mesma coisa, é muito mais lenta a focar, mas mesmo assim no global é razoável.
-Ecrã com touchscreen é muito bom, deu um gozo tremendo em certas fotos que tirei.

Pontos Negativos:
-A minha 1º critica é o grip da camera, o qual nas minhas mão por varias vezes quase que ia deixando cair a camera no chão. O meu primo disse que se resolvia com um grip que se compra a parte, mas depois de o ver não gostei do conceito e acrescenta ainda mais tamanho a maquina, e fica feia.
-Bateria não grande coisa, máximo dos máximos conseguia tirar cerca de 270 fotos. Atenção que a bateria não estava viciada até porque esta maquina que andei foi comprada a cerca de 2 semanas.
-Em iso altos é terrível, nota-se muito grão, não convinha passar do iso 800,.
-O EVF a noite tinha um lag tremendo e muito ruido.
-O Auto-focus se bem que era rápido em sujeitos parados, não conseguia acompanhar qualquer coisa em andamento ou a vir em direção a mim, o que neste caso em que um dia andava a tirar fotos a minha sobrinha, e se de 40 fotos tirei umas 12 fotos focadas já foi com muita sorte.
- E por fim o que mais detestei foram os menus. Sinceramente acho que a minha antiga nikon de há mais 10 anos atrás tinha menus muito mais simples. Uau que desilusão.

Por ultimo a Sony A6000:

Pontos Positivos:
-Quanto ao corpo da maquina, achei impressionante meterem um sensor APS-C no tamanho desta maquina. Dai a minha apreciação deste corpo que é muito mais pequeno que o da olympus e mesmo assim tem um sensor maior.
-Quanto a qualidade de construção, não é a mesma que a da olympus obviamente porque é feita de plástico, mas neste caso o plastico parece-me ser de boa qualidade e resistente, não se nota logo uma sensação de uma peça barata quando se pega na maquina, e além disso a maquina é muito mais leve que a olympus.
-O grip é uma diferença tremenda, e para quem vem habituado de uma DSLR, "sente-se logo em casa". Gostei muito mas muito do grip da a6000
- Os controlos da camera são bons e são suficientes para mim, e mais importante estão bem posicionados.
- Qualidade de imagem com a lente kit achei boa, na par da olympus, mas para equilibrar a comparação também usei uma prime, da sony que era a 35mm f1.8. Tal como na olympus houve uma melhoria tremenda na qualidade de imagem, e neste caso posso dizer que afinal existem diferenças grandes entre os sensores pequenos e maiores. Na sony os detalhes (no caso de uma foto da minha namorada) eram muito melhores que o da olympus, uau simplesmente fenomenal. E depois o bokeh, tudo bem que na olympus o bokeh era muito bom, mas na sony é excelente, a separação entre o sujeito e o plano de fundo é simplesmente fenomenal. Tal e qual como tinha na minha nikon antiga.
- Em ISO altos podia ir até iso 3200 sem grandes problemas com um uma coisa de nada de ruído. Alias a 3200 tinha tanto ruido como a olympus a iso 800, e as vezes ia até iso 6400 e as fotos mesmo com ruído ficavam bastante usáveis.
- Mesmo não tendo estabilização do sensor, o estabilizador das lentes posso dizer que é muito bom também, consegui tirar fotos boas com as mesma settings que tinha na olympus.
- O AF desta camera no global é mesmo muito bom. Em relação a olympus fica a 3 patamares. De dia ambas eram rápidas a focar, a noite a a6000 conseguia focar não tão rapido como de dia, mas era muito melhor que a olympus, isso notei logo a diferença. Então em termos de acompanhar um sujeito etc, nem existe comparação, simplesmente bestial. No global é um sistema AF excelente.
- O EVF notei que tinha menos detalhe mas não achei uma diferença muito grande até porque só achei isso quando o meu primo me disse que tinha menos resolução que o da olympus. Mas como pontos positivos tinha menos lag e ruido a noite do que a olympus, e as cores a meu ver eram mais realistas no evf da sony que o da olympus.
- Bateria com autonomia muito boa, em média conseguia tirar cerca de 420 fotos sem problemas. Ou seja para mim acima das 350 fotos já me considero satisfeito.
- Os menus são muito mais intuitivos na sony, muito mais facil de encontrar coisas.
- Muito mais barata.

Pontos Negativos:
-Não dá para tirar fotos silenciosamente, infelizmente.
-Não tem touchscreen o que as vezes dava jeito.
-Devia ter mais um "custom bottom" pelo menos.
-Não tem estabilizador no sensor.


Conclusão: Dado ao preço muito mais baixo e no global ser a camera mais equilibrada, decidi e vou comprar a Sony Alpha A6000.

PS:Peço desculpa se houverem erros,etc mas isto foi escrito a pressa porque neste momento estou no terminal do aeroporto e isto foi escrito um bocado as 3 pancadas, já que daqui a pouco tenho o voo.
 
Dado ao preço muito mais baixo e no global ser a camera mais equilibrada, decidi e vou comprar a Sony Alpha A6000.
Eu também acho que na entrada gama das mirrorless, a a6000 é a camera mais equilibrada no global.
Já agora compras-te com a lente kit apenas ou aproveitas-te e arranjaste também uma prime?
 
Eu também acho que na entrada gama das mirrorless, a a6000 é a camera mais equilibrada no global.
Já agora compras-te com a lente kit apenas ou aproveitas-te e arranjaste também uma prime?

Eu para já também estou super satisfeito. Acho que a a6000 e uma maquina super prática, acessível, equlibrada tanto a nivel de funcoes como conectividade e capaz de produzir resultados muito impressionantes.
Esta e para ficar. Dslr talvez seja uma experiência mais natural e verdade e e também uma melhor opção para fotografia em luz muito baixa pois a performance não varia muito.... percebo agora o porque de esta "relíquia" ainda causar o impacto que causa hoje em dia. Era bem apetrechada a 3 anos e ainda o e. Mesmo muita oferta hoje em dia nao iguala o pacote oferecido pela Sony na a6000.
 
mas pelo, tamanho, preço, qualidade e capacidade de focagem percebo agira o porque de esta "relíquia" ainda causar o impacto que causa hoje em dia.
Foi por isso que deixei as DSLR´s para trás.
Não me dava jeito andar as vezes com um trambolho atrás de mim, e a a6000 era a mirroless que tinha o "gap" menor em relação as DSLR´s em termos de usabilidade, performance do AF(se bem que se nota uma diferença em ambientes mais escuros mas não uma coisa por ai além), portabilidade, etc etc.
 
Back
Topo