Câmera Fotográfica para a namorada...

Am.Pyka

Power Member
Quem nunca pensou em oferecer uma máquina fotográfica à namorada/mulher/etc?

Portanto, eu já algum tempo tenho pensado mas nunca encontrava boas máquinas a bons preços,... pois bem, desta vez a ideia surgiu outra vez mas agora há mais câmeras digitais boas e baratas por ai...

Embora não sendo para mim, vou ser eu que a vou pagar e quero ter a certeza que vou dar uma boa máquina sem ter que gastar muito dinheiro obrigatoriamente.
Hipoteses:

Sony W80
rosa
66765635456342105.pjpeg.jpg
189€
@ *****
Reconhecimento facial
Sensor CCD Super HAD 1/2,5" de 7,2 Megapixeis

Ecrã LCD de 2,5" (6,2 cm) - 115 000 pixeis
f/2.8-5.2 - de 1/1600 a 1 s

Olympus FE-280

vermelha
FE-280_red_side_xl.jpg
177€ @ *****
Bolsa + Cartão 1Gb incluidos
Sensor CCD 1/2,3" - 8,5 megapixeis
Ecrã LCD 2,5" (6,4 cm) 230 000 pixeis
Abertura máxima: 3,1 - 5,9
Velocidade de obturação: 1/2 - 1/2000 s/< 4 s (Cena de noite)

Canon Ixus 70

prata
M00678315_big.jpg
177€ @ *****
Sensor CCD 1/2,5" - 7,1 megapixéis
Ecrã LCD 2,5" PureColor 230 000 pixéis
Focais : 5,8 - 17,4 mm (en 24x36 : 35 - 105 mm)
Abertura máxima : f/2,8 - f/4,9
Velocidade do obturador : 15 - 1/1500 seg

Veredicto:

Portanto, a W80 alem de ser rosa, tão querido pelo mundo feminino, vem preparada para hdmi o que lhe dá os menus todos catitas e cheios de efeitos o que é um pro numa câmera para uma rapariga. Alem disso tem um interface que todos nós sabemos trabalhar com ele sem ler instruções.

A Olympus, que é a que me agrada mais neste momento, tem como sua principal vantagem a bolsa e o cartão de 1Gb(apenas por isso...:S), cartão esse que eu teria de comprar à parte se comprasse uma das outras câmeras de maneira que vem mesmo a calhar... depois tem um ecrã com um pouco mais resolução que a sony e com uma refresh-rate um pouco maior, quase nada, tem também um interface rápido até, é compacta mas nunca é tão user-friendly como a sony ou a canon que têm tudo à mão,... digo eu...

A Canon, se fosse para mim comprava esta, trás "aquela" segurança do passado, é muito compacta, muito portátil, super rápida,... pronto, o único ponto negativo que eu vejo é não ser rosa ou vermelha ou qualquer coisa que suscitasse um "que fofinha" ou um "que gira" o que eu quero obviamente que suscite, e neste caso também tem o contra de não incluir cartão de memória :S

Portanto, neste momento o "trilema" é:
Sony, rosa e tal mas é + cara e não trás cartão.
Olympus, trás cartão mas nunca é a mesma coisa que uma sony ou canon.
Canon, não trás cartão nem cria tantas amizades no mundo feminino.


BTW, a ***** foi a única loja onde encontrei a Olympus com oferta de bolsa e cartão, a W80 a rosa mais barata assim como a ixus tambem, em algumas lojas encontrava mais barato 3€ ou assim mas acabaria por perder em portes de envio, alem de que a ***** oferece um vale de revelação de 50 fotografias na mesma loja sem prazo, o que na minha opinião é uma grande mais valia :D
 
Última edição:
Um pequeno à parte: Porque raio é que as pessoas assumem que as mulheres, por serem mulheres, têm que querer algo cor-de-rosa?

A minha opinião?
A Sony além de ser a mais cara e de não trazer cartão, que é caro porque também é Sony, deve ser, sem grandes dificuldades, a que tira piores fotografias.

De resto escolhia a Canon.
 
Um pequeno à parte: Porque raio é que as pessoas assumem que as mulheres, por serem mulheres, têm que querer algo cor-de-rosa?

A minha opinião?
A Sony além de ser a mais cara e de não trazer cartão, que é caro porque também é Sony, deve ser, sem grandes dificuldades, a que tira piores fotografias.

De resto escolhia a Canon.

Porque raio é que as pessoas assumem que as mulheres, por serem mulheres, têm que querer algo cor-de-rosa?
Porque quando as pessoas namoram têm ou convem saber os gostos do outro lado né? xD para depois poder assumir que ela vai gostar do cor de rosa como estou a fazer aqui... mas brincadeira à parte a minha namorada costuma gostar de telemóveis cor de rosa, leitores de mp3 cor de rosa, portanto, essas coisas de mulheres...

quanto à canon era a que eu escolhia para mim claro:msmiley1:, até já tenho uma canon xD...
 
eu nc pensei comprar uma digital à minha namorada...
leva uns peluches e já vai com sorte que eu n sou rico

qt à máquina sinceramente a menos má (e repara que eu n disse boa) é a w80
 
llol Curti dessa... "Menos má" :)

Essa dos leitores mp3 e telemóveis cor-de-rosa parece a minha namorada, mas a minha se eu lhe desse uma máquina fotográfica matava-me. :) E realmente, com esse dinheiro, não era uma máquina que eu oferecia à minha namorada.
E umas passagens de avião para Paris? Não? Olha que ainda é mais "fofo" que um aparelho cor-de-rosa. lol :p

Voltando às máquinas, pegando no que aqui foi dito, escolhia a Sony. Porquê? Porque a Olympus é vermelha e depois não dá com a roupa toda. A Canon dá, mas é mais formal por ser prateada. A Sony, sendo cor-de-rosa, não dá com a roupa toda, mas o cor-de-rosa supera isso tudo.
:D
 
Pois é aquela coisa... Neste campo não ligo nenhuma ao design, mas sim as prestações fotográficas ;) Também interessa a qualidade de construção da maquina.

A olympus não tem o viewfinder optico que é sempre util em situações de muita luz (praia, por exemplo)
 
Pois é aquela coisa... Neste campo não ligo nenhuma ao design, mas sim as prestações fotográficas ;) Também interessa a qualidade de construção da maquina.

A olympus não tem o viewfinder optico que é sempre util em situações de muita luz (praia, por exemplo)

quem tem uma sony e ainda por cima cor de rosa n se vai por a fazer figuras a olhar pelo "buraquinho" :lol:

a olympus tem a meu ver um grande problema de ruido que a fe300 veio resolver
a canon sinceramente as ixus alem da 50/55 nc me fizeram comichao... são máquinas medianas com um design atraente, nd mais

convem saber que tipo de utilizadora é a tua namorada... se é fotos pro hi5 e pa meter no fotolog dá-lhe uma w55 e gasta a diferença num cartão de memória.
 
convem saber que tipo de utilizadora é a tua namorada... se é fotos pro hi5 e pa meter no fotolog dá-lhe uma w55 e gasta a diferença num cartão de memória.

portanto, nem uma coisa nem outra, nunca teve nenhuma máquina... vá lá, irá tirar fotografias à família e festas e essas coisas... para ela não terá diferença nenhuma a qualidade da máquina penso eu, mas tambem é minha namorada, posso fazer um esforçozito para dar uma coisa melhor um bocado, entre a W55 a 155€ e a Ixus 70 a 177€ perferia oferecer a Ixus, acho que a W80 é uma máquina demasiado cara para as suas características e alem disso só difere da W55 no preço, preparação para HDMI e reconhecimento de façes, de resto, sensor, processador, etc etc é tudo igual... claro que não estou a falar de tamanhos, ecrãs, botões, cores, etc xD
Tambem já decidi que se for pela W80 não irei comprar cartão de memória, se for pela Ixus compro um sd, estão quase ao preço da chuva por isso, se for pela Olympus, melhor ainda...
 
Lembrei-me agora, procura por Fuji F45fd... Houve por aí alguém que as viu na *****, também queria uma máquina com cores e bonita mas com qualidade. No fundo é a F40fd pintada. :)
 
Ainda não tinha reparado na Fuji F40fd
g_00029327.jpg

na ***** custa 166€, a F45fd é igual penso eu... é uma opção a ver, mesmo assim entre essa e a canon não sei qual escolheria, acho que talvez ia para a canon...

:) E realmente, com esse dinheiro, não era uma máquina que eu oferecia à minha namorada.
E umas passagens de avião para Paris? Não? Olha que ainda é mais "fofo" que um aparelho cor-de-rosa. lol :p

Rui Marto... deixaste-me aqui a pensar pah...olha que no fundo até tens razão... França é que não camarada, mas a história dos bilhetes não era má... já vai é um bocado em cima da hora, lolz :D
 
Última edição:
Não te posso dizer porque é que sugeri Paris porque a minha namorada tem acesso à net e depois estraga-se a surpresa. (lolol) Mas se fosse por mim também escolhia outro sitio. E olha que é à ultima da hora que se costumam arranjar grandes preços.

Entre essas duas máquinas, acho que a Fuji F40fd é melhor. Pelo menos é mais polivalente por ter bom desempenho tanto em ISOs baixos como altos.
A F45fd é mesmo só pelas cores.. :)
 
Vou passar pela ***** a ver se encontro lá a F40fd, queria mesmo comprar lá, porque alem de ter preços baratos em relação a lojas da internet tem também a oferta do vale de revelação de 50 fotos... por acaso está ai uma boa hipotese mesmo...


Quanto às viagens, o único mal é calhar mesmo a meio da minha época de exames de recurso :S... se não era mesmo bem pensado... mas tambem, o sitio onde a minha namorada gostaria mais de ir era a França e eu não gosto da França :S, nem sei falar francês tão pouco... Turquia :D, Holanda :D, Dinamarca :D, Eslovenia :D, etc etc, isso sim xD mas tambem já ia ser uma viagem mais à estilo 'hostel', lolz
 
Vale de 50 fotos? Isso pelo preço do ***** são 5€ e pelo que sei as impressões deles não valem nada. Quase que é melhor imprimir em casa (com uma boa impressora é capaz de ser mesmo).

Pah, ofereces-lhe os bilhetes agora e vão de férias no carnaval.. :) Holanda no carnaval é capaz de ser engraçado.
 
Vale de 50 fotos? Isso pelo preço do ***** são 5€ e pelo que sei as impressões deles não valem nada. Quase que é melhor imprimir em casa (com uma boa impressora é capaz de ser mesmo).

Pah, ofereces-lhe os bilhetes agora e vão de férias no carnaval.. :) Holanda no carnaval é capaz de ser engraçado.
quanto às impressões não sei, não faço a minima ideia do preço nem da qualidade, mas sei que são o tamanho normal (10x15 e por ai fora)...

Carnaval @ Holanda deve ser mesmo engraçado xD:003:
 
Am.Pyka, vai em frente, é a melhor compra que podes fazer dentro do teu orçamento. Eu tive uma (excelente), só a troquei pela Canon A720 IS porque precisava do modo manual. Essa máquina tira fotos fenomenais para uma point & shoot de bolso de €166. A tua namorada (e tu) vão-se "passar" com a qualidade de imagem por esse preço em todo o tipo de situações (faça chuva ou faça sol, indoor ou outdoor).

A A720 IS tem ainda melhor qualidade, mas já não cabe num bolso dumas calças apertadas (que as mulheres usam - ou deveríam usar. lol).
 
Portanto, estou a acabar de chegar da *****, experimentei a f40fd e não me agradou muito, comparativamente às outras 3 é maior, maior até que a sony, e em termos de focagem acho que a olympus consegue fazer igual ou melhor, de resto, a melhor qualidade que tem em sensores e imagem não compensa no resto ainda por cima sendo esta máquina para um utilizador que nem sabe o que isso é...

já tinha visto a seguinte máquina mas estive a analisar melhor:
Nikon CoolPix S500
Coolpix%20S500%20cinza%20chumbo.jpg
169€ @ *****
Em relação às outras todas dou-lhe uma classificação muito positiva, é compacta como a canon, tem bons controlos, nomeadamente a "tecla das setas" que roda, menus bastante simples, apenas o ecrã tinha uma luminosidade esquesita, parecia que tudo aparecia mais castanho que o normal, mas penso que seria do ecrã...


Estive a experimentar a Olympus e a Canon ainda mais a fundo, fazendo quase uma comparação directa, e acho que destas máquinas que andamos a ver aqui estas são as mais fiéis ao utilizador. Extremamente rápidas, muito boa definição nos ecrãs, e, acima de tudo, boa focagem...

A Olympus,... a olympus surpreendeu-me muito em dois grandes aspectos:
Primeiro: Foca muito muito bem, das máquinas que experimentei lá, está é definitivamente a que foca melhor, foca as coisas à primeira vez e com muita mesmo muita definição, até com o zoom ao máximo, o que me pareceu muito bem já que acho que para um usador inexperiente isso é essencial.
Segundo: Com o zoom ao máximo a imagem fica muito mesmo muito distorcida, ao ponto de das bordas da imagem esta ficar um pouco desfocada, fiquei um bocado parvo com isto, eu tambem tirei a fotografia com 3x de zoom a uma distância de pouco mais que 15cm o que ajuda à festa, mas comparativamente às outras máquinas nas outras quase não se nota nada...co mais que 15cm o que ajuda à festa, mas comparativamente às outras máquinas nas outras quase não se nota nada...
alem disto ainda tem os menus que acho que para quem não tem experiência nenhuma com máquinas estão bastante praticos até, não seguem é aquelas linhas de organização que as marcas maiores seguem e nos estamos habituados...

A Canon... simplicidade acima de tudo, tem um design extremamente elegante, muito simples, belos e perfeitos acabamentos como o ecrã e os botões, pratica acima de tudo, foca muito bem embora não tão bem como a olympus no que pude experimentar, de resto perde em mais uma coisa em relação à olympus, é que apeser de não ser tão alta nem larga como a Olympus é mais grossa, e ai a Olympus ganho porque é muito fina e parecendo que não a olympus quase passaria de despercebida nos bolsos de umas calças apertadas...

Neste momento estou a resbalar para a Olympus, apesar do seu disgn banal e da sua distorção um pouco elevada...
 
Última edição:
A questão não é o utilizador nem saber o que isso é, se a máquina define o ISO ideal para a luminosidade existente.

Quanto ao focar mal, algo correu mal no teu teste, foi das compactas abaixo dos €200 que melhor foca que experimentei até hoje. Mesmo com zoom em 3x é super ultra nítido. Aliás, eu nunca vi compacta nesta gama de preço melhor do que esta, sinceramente. As fotos que tira são fenomenais com uma nitidez descomunal, a apanhar pormenores como letrinhas minúsculas a enorme distância, onde se lê tudo.

Acho também os menus da Fuji para um inexperiente a coisa mais intuitiva e rápida de se aprender que vi até hoje. Não precisei de ler o manual. É a fuji e a Canon. Depois a nitidez e definição do LCD de 230.000 pixels da fuji f40fd dispensa palavras.
 
Back
Topo