Camera para iniciante até 500€ (Fotografia Natureza)

Boa tarde a todos!
  1. O QUE: Máquina fotográfica
  2. POR QUANTO: 500€
  3. PARA FAZER O QUE: Fotografia de natureza, birdwatching.
  4. PARA USAR ONDE: Exterior de dia.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual
  6. JÁ TENS: Nenhum
  7. COMO É A TUA "REDE":
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online
 
O problema dessa camera é no fundo ser um telemóvel com uma lente telephoto, ou seja, qualidade de imagem de telemóvel, mas tens uma lente equivalente a +1500mm (longo alcance).

Se fores para uma m43 consegues uma qualidade maior mas menos alcance, mas ainda assim 600mm (equvalente) não fica muito caro.
 
Por 500€ tens muito mais para onde te virares do que para uma bridge.
Alias, dando uma volta pelos usados consegues coisas bastantes interessantes tambem.
 
O problema é que o meu conhecimento em câmeras é escasso. Queria algo que não precisava de objetivas e com alguma qualidade de imagem e bom zoom. Podem ser câmeras usadas, visto que não estou interessado em ter grande investimento inicial.
 
Neste momento tens que te tentar decidir por que tipo de máquina ou sistema queres ir.

Queres ter a hipótese de mudar de lente?
-câmaras com lentes intermutaveis dão mais liberdade e podes ir construindo o kit ao longo do tempo. São, normalmente, maiores. E às vezes é chato andar a mudar de lente, para não falar no peso que as vezes somos levados a carregar.

Que tecnologia? Bridge, dslr, mirrorless..
O mundo da fotografia esta a apostar forte no mirrorless. Mas ainda é um sistema caro com lentes caras.

Qual o tamanho do sensor que queres?
Tens m43, aspc, full frame...

Quanto maior o sensor melhor em termos de capacidade de fotografia em menor luz entre outras vantagens. Também maior o preço (normalmente)

O conselho que dou para quem se inicia é, seja qual for a escolha, optar por material usado. A fotografia é um Hobbie que ocupa muito tempo, que é bastante caro quando se começa a comprar material, e muitas vezes as pessoas chegam a conclusão que isto não é para eles, ou até que o que compraram que mal lhe dão uso.

Para iniciar na fotografia mais a sério, eu aconselhava um sistema de lentes intermutaveis (dslr ou mirrorless). Em termos de tamanho do sensor, entre o m43 e o aspc. Em termos de marcas e modelos, presumo que qualquer entrada de gama dá fuji, Canon, nikon, Sony (?) te sirva. Diria que a Canon tem a vantagem de haver mais coisas nos usados e ter a gama de lentes stm que é boa para o preço que custa. De outras marcas e sistemas não posso falar porque nunca usei.

Eu comecei com uma Canon 550d muito usada com a lente 18-55. Depois comprei fui adquirindo umas lentes como a 10-18 stm, a 24 pancake. Depois comprei uma máquina nova a 77d pois a outra teve um problema. A seguir comprei a 55-250 stm e por fim vendi a 24 pancake para comprar a 17-55 Usm. Não posso falar de coisas fora disto.

Mas como te disse, investiga um pouco, tenta reduzir um pouco mais a escolha, tenta ver nos usados. Vai expondo aqui as tuas dúvidas.
 
Epah eu ontem estava a escrever uma resposta a este tópico, depois apercebi-me que tinha visto mal o orçamento, parei e nunca mais me lembrei de continuar :biglaugh:

Mas bom, falando então agora:

Ok, isto de pássaros normalmente é uma das áreas mais dispendiosas na fotografia...mas, visto que não tens nada, então qualquer coisa representará um upgrade.

A grande questão: o orçamento é fixo? O limite é 500 euros para tudo? Vai poder haver investimento depois, por exemplo, dentro de meses?

Se forem os 500 euros e nada mais, então as opções não são muitas. Às vezes podes encontrar um daqueles conjuntos budget em que vem uma DSLR de gama de entrada + 18-55mm + 75-300mm III. Isto é material de gama baixa, mas tira fotos, isso é inquestionável. Dá para fotografar pássaros parados com uma qualidade simpática, mas em voo dificilmente, porque nem os corpos dessas câmaras nem as lentes de gama baixa são muito rápidas a focar, para conseguirem acompanhar o movimento do bicho.
Vai depender do tipo de utilizador que és. Se fores uma pessoa minimamente tech savvy, em menos de um ano estarás a esbarrar nas limitações desses equipamentos e irás querer fazer um upgrade, e vai ser a tudo, câmara e lentes. Mas essa é uma hipótese.

Outra hipótese, se fores minimamente tech savvy e forem na mesma os 500 euros, então aí o meu conselho vai para material usado, porque aí conseguirás encontrar coisas de gama superior. Uma Canon 800D (tem um bom sistema de focagem) em kit com uma lente 18-55mm para a fotografia do quotidiano, e depois uma lente 55-250mm IS STM para a longa distância. Não é que dêem mesmo muito alcance (nenhuma destas opções dá), mas já são câmaras mais rápidas e a lente também é mais rápida do que a 75-300mm que falei acima.
Não te deixes é enganar pelos preços nos usados. Há-de haver muita gente a querer 500 ou 600€ por uma 800D porque pagou 800€ por ela quando a comprou, mas elas também se compravam a 600€ há 3 anos, novas. Paga mais quem quiser ir comprar onde é mais caro, mas os dois produtos valem o mesmo. Por 500 euros dá para comprar esse material, se ele estiver a ser vendido a preços decentes.
 
Obrigado a todos pelas respostas. Eu estou interessado numa bridge, com bom zoom e que não preciso de objetivas. Tenho que investigar preços de usadas, pelo que não preciso de nada por muito aí além visto que antes disto andava de telemóvel :007:
 
CANON Powershot SX730 HS (Preto - 20.3 MP - ISO: Auto até 3200 - Zoom Ótico: 40x)

Opinião acerca desta. Penso que serve o meu propósito, que é apenas umas brincadeiras no exterior a fotografia de natureza. Fotografar aves a uma distância de 15/20 metros isto serve? Gostei particularmente por ser uma camêra pequena. Por 323€ novo é bom negócio?
 
Aves paradas acho que dá, mas isso tem um sensor tipo uma câmara de telemóvel, e com o zoom perde qualidade, porque essas objectivas tipo super zoom, pela sua natureza, têm menos qualidade óptica. Mas vai ser melhor do que fotos do telemóvel com zoom digital, isso é verdade, e vai permitir-te atingir perspectivas mais próximas sem cortar as imagens.

Ainda assim, depende do tipo de utilizador que és. Se achas que, com o passar do tempo, vais querer mais qualidade, então uma câmara destas vai pôr-te numa situação em que gastas dinheiro agora, e mais tarde vais voltar a gastar, sem poder aproveitar nada dela para o futuro equipamento. É só esse o alerta que dou.
 
Acabaste de dizer que querias uma bridge para não ter de trocar de objectivas. Tens de decidir o que queres.

No campo das DSRL esse corpo é bastante fraco tendo em conta os que já te sugeriram aqui.
 
Acabaste de dizer que querias uma bridge para não ter de trocar de objectivas. Tens de decidir o que queres.

No campo das DSRL esse corpo é bastante fraco tendo em conta os que já te sugeriram aqui.

Eu disse isso porque considero essas mais baratas, simples e não tenho de adquirir lente. Mas se encontrar outras boas opções não descarto.
 
Obrigado a todos pelas respostas. Eu estou interessado numa bridge, com bom zoom e que não preciso de objetivas.

Peguei no que disseste aqui. Também dás um orçamento de 500€ e andas a ver usadas a 250€no OLX. Há uma muitas dezenas de máquinas diferentes e sem saber mais ou menos o que procura fica quase impossível ajudar. De qualquer das formas já tens aqui muitos modelos por onde escolher.
 
Bom, as minhas sugestões também foram todas com base no orçamento de 500€, que em fotografia de pássaros é pouco. Sugeri espremer-se esse valor recorrendo aos usados, de forma a poderes ficar com um mínimo de material para, caso tivesses interesse no futuro, poderes evoluir a partir daí. Reforço, ainda assim, que é realmente um orçamento curto.
 
Back
Topo