Cameras de Vídeo

joaofao

Membro
Bom dia,

Estou interessado em comprar uma camera de vídeo entre 400/500 euros e preciso da vossa ajuda. O que é preferível, uma camera DVD ou miniDV? O uso que darei à camera não é profissional, apenas para filmes de férias, festas em casa... mas pretendia comprar uma camera que me desse garantias de qualidade.
Obrigado.
 
Bom dia,

Estou interessado em comprar uma camera de vídeo entre 400/500 euros e preciso da vossa ajuda. O que é preferível, uma camera DVD ou miniDV? O uso que darei à camera não é profissional, apenas para filmes de férias, festas em casa... mas pretendia comprar uma camera que me desse garantias de qualidade.
Obrigado.

eu o conselho que dou actualmente é mesmo as HDD (disco rigido) tem muito mais qualidade e dão para gravar mais de 6h contra as umas 2h dos vulgares dvd's ou minidv.

Elas andam por aí a começar nos 600€ não sei se já existe algo a preço inferior mas a 720p é uma camara a pensar no futuro já :)
 
Usando como suporte o disco rígido, quando atingir o limite, quais são as opções que tenho?
Apenas passar a informação para um portátil? É possível passar directamente para uma Pen ou um disco externo?

Qual é a vossa opinião sobre a SONY DCR-SR32 ? Na ***** custa 470 euros... Ainda está dentro do meu orçamento :)
 
Qual é a vossa opinião sobre a SONY DCR-SR32 ? Na ***** custa 470 euros... Ainda está dentro do meu orçamento :)

Eu adoro... Tenho a minha Canon MV430i que já não é má, para aquilo que quero, claro... Filmar o meu filho a brincar, filmar passeos pela praia, etc... Só que miniDV é chato para passar para o PC, mas assim com essa Sony deve ser um expectaculo tipo "Copy/Paste":)...
E mais: 40x zoom Óptico e 2000x zoom digital... Queres melhor? Penso que chega. A minha só tem 40x ou 200x zoom digital apenas, e chega perfeitamente... Acho que deves ir já para a frente com isso...

Abraço...
 
pois realmente.. e falavas de trocar k7 então se essa te grava 20horas onde a pior qualidade dela é melhor que a minidv :D
 
Alguem sabe realmente se existe forma de passar os vídeos desta camera directamente para um dispositivo externo (disco externo, pen) sem recorrer ao uso de um pc? É o que falta para me convencer da compra... :007:
Ou isso ou alguem me sugerir um outro modelo melhor... e mais barato... :lol:
 
Alguem sabe realmente se existe forma de passar os vídeos desta camera directamente para um dispositivo externo (disco externo, pen) sem recorrer ao uso de um pc? É o que falta para me convencer da compra... :007:
Ou isso ou alguem me sugerir um outro modelo melhor... e mais barato... :lol:

epa.. mas a minha duvida era.. tu ias andar com 20k7 atrás? :D
 
Há alguns equívocos que eu gostava de esclarecer neste thread:
Qualidade AVCHD Vs DV- O que está aqui em causa é compressão. O codec avchd consegue comprimir 1090i ("i" significa interlaced e "p" progressive) e ocupar sensivelmente o mesmo espaço que o codec dv (720i). Isto significa que tem muito mais compressão que o codec dv.
Uso corrente de minidv- Eu filmo bastante com a minha camera minidv, para mim torna-se mais cómodo arquivar cassetes minidv do que passar para o comp e depois para dvd's (ou discos externos). Estou-me a referir claro ás filmagens brutas, depois faço sempre montagens tanto para trabalhos profissionais como pessoais , ferias com a minha mulher, etc. Claro que cameras com hdd tambem tem as suas vantagens, convem é uma pessoa saber os pros e contras de um e outro.
 
FOGE DAS DVD E HDD - mini dv e o melhor

conselhos de um professor de introdução ao cinema, produção cinematográfica. tudo o que é dvds, disco rigido, e essas coisas comprimem imediatamente o tamanho do video, e mesmo que tenham lentes e sensores espectaculares perdem logo a qualidade oferecida por eles no momento em que filmas.

e sinceramente como alguem disse, nao vejo nenhuma chatice em copiar mini dv... dvds e que tem dado porcaria com os programas de edição... o meu portail vinha com o premiere elements... e razoavelzinho, e se o teu pc tiver a porta firewire de certeza que traz alguma coisa para passar video . o meu trazia. e so chegar la procurar o botao capture, ele sincroniza com a makina, podes usar os botoes do programa para avançar recuar a cassete e é so fazer capture da cassete ou da parte que queres e ele faz a captura em tempo real... sem problemas e sem stresses e nao da trabalho nenhum..

claro que nesses preços n tens nenhuma camara fantastica.. so nas semi profissionais e que consegues tirar o melhor proveito do mini dv... nessa gama o mini dv nao atinge a sua qualidade maxima... eu n aconselho nenhuma porque neste momento so consigo olhar pas canon xl2 ou xlh1 ou sony z1...
 
mas se calhar para filmar férias uma HDD além de ser muito mais prática, visto não ter que andar com k7 atrás, a sua qualidade não será assim tão má comparado com a mini-dv.
 
estamos a falar de cassetes MINI DV. elas sao minusculas. numa bolsa com a camara consegues enfiar bastantes... elas sao pequenas e leves não vejo qual o problema...
 
estamos a falar de cassetes MINI DV. elas sao minusculas. numa bolsa com a camara consegues enfiar bastantes... elas sao pequenas e leves não vejo qual o problema...

pois! eu já tive uma :)

eu prefiro ter só a camara na mão e chaves do carro no bolso sem preocupações durante 2 ou mais horas! ;)
 
Jamiro: não estou a por em causa que as hdd tenham utilidade para certos segmentos de mercado, especialmente para um uso recreativo e ocasional. Mas se uma pessoa esta a pensar fazer um uso mais frequente da maquina; filho/a nasceu, primeiras tentativas de realização, bastantes viagens, etc. Então aí o uso de um suporte removível torna-se essencial. Neste momento há 2 tipos que eu recomendaria, memoria solida ou minidv.
Isto é, na minha opinião os prós e contras de minidv vs hdd, vou deixar de fora o debate de hi-def visto que há maquinas, tanto hdd como minidv que filmam neste formato:
Pros e Contras
- Portabilidade. Visto que HDD não leva nenhum suporte externo, pode-se filmar continuamente desde que a bateria dure. Isto também pode ser um inconveniente, se estiveres a filmar, sem nunca descarregar para o comp, chega a um ponto que o disco enche-se e já não podes filmar mais. Isto com minidv não acontece.
- Compressão. Assim que gravas, a filmagen é imediatamente comprimida, logo perdendo qualidade. Para poder perceber o que isto realmente significa, vamos utilizar um exemplo pratico:
Vamos supor que a tua maquina grava 30 horas para um disco de 30GB. Isso significa que o codec esta a comprimir 1 hora de vídeo em 1 Gb de espaço. No caso de minidv, 1 hora de video ocupa 12Gb de espaço. Isso significa que tem muito menos compressão, logo a qualidade é superior. Lembrem-se que há maquinas profissionais e semi-profissionais que filmam em minidv. O filme "28 dias depois" foi todo filmado com cameras canon minidv, e como esse há muito mais. É o suporte preferido do segmento semi-profissional, devido á relação preço qualidade.
 
Última edição:
Pelo que percebi, a tecnologia com cassetes miniDV apresenta qualidade de imagens superiores que as HDD embora com 500 euros não consiga comprar uma onde se note essa diferença, é isso?
Preciso mesmo de ajuda. Tendo como referência os preços apresentados na *****, até aos 500 euros, qual era a vossa opção de compra?
 
Esta é uma boa compra:
http://www.*****.com/pt/pt/539413/art/panasonic/camara-de-video-minidv-nv.html
utliza miniDV, tem estabilizador optico e 3 CCD.
Vantagens de estabilizador optico: Pode-se encontrar 2 tipos de estabilizadores nas maquinas actuais, optico e digital. No digital, a superficie do proprio sensor é utlizado para estabilizar a imagem, logo menos da superficie é aproveitado, no caso de optico, essa estabilização é feita atraves de lentes que se deslocam para compensar tremores de mão, etc. Optico é muito superior pois, para alem de utilizar sempre a totalidade do sensor para filmar, a própria estabilização é mais fluida. Já filmei por uma janela de jeep no deserto e acreditem, se pensam filmar em condições que envolvam movimento, escolham uma maquina com estabilização optica.
Vantagem de 3CCD: Maquinas profissionais e semiprofissionais usam 1 sensor por cada cor primária. Isso permite cores mais vibrantes e reais. De poucos anos para cá essa technologia tem aparecido na gama para consumidores, da qual a panasonic esteve na vanguarda com a sua serie de maquinas GS.
 
Panasonic HDC-DX1, vale a pena?

Bom dia,

Estou a pensar em comprar uma câmara de vídeo e um amigo diz q me vende a dele q é uma panasonic HDC-DX1. Gostaria de saber se é uma boa máquina já q sou 1 leigo nesta matéria e se vale a pena comprá-la já q me faz 1 preço bastante em conta! Obrigado pela atenção prestada! 1 Abraço
 
A primeira pergunta que deves fazer é: eu quero fazer edição de video ou quero simplesmente filmar e de seguida por o minidvd a passar no leitor de DVD da sala? Por edição de video estou-me a referir a montagens das suas filmagens. Se a resposta é "não, não quero fazer edição de video" então uma maquina como essa hdc-dx1 pode ser uma boa solução. Essa maquina possui um bom OIS (optical image stabalization, estabilizador optico), filma em Hi-Def. No entanto tambem tem alguns problemas tais como; accesso ao dvd demora mais de 10 segundos, pesa 640 gramas o que para uma maquina nesta categoria é pesadita. Se quiser ler um review mais aprofundado sobre este modelo pode consultar este site:
http://www.camcorderinfo.com/content/Panasonic-HDC-DX1-Camcorder-Review.htm
 
Já me decidi... vou comprar a SONY DCR SR72. Só tenho uma dúvida. É possível passar fotos do cartão de memória para o disco rígido da máquina?
 
Boa noite,

Desta estou mesmo decidido a comprar... acho q o suporte já está decidido.... mini-dv. pelo que tenho lido continua a ser a melhor opção.

Qual a melhor opção para filmagens caseiras e de férias?

Ainda não olhei a preços... mas não queria que fosse muito cara.

Até Dezembro que vai ser quando vou necessitar dela pode ser q os preços baixem. Mas queria comprar uma maquina que me fosse util durante uns anos.

Encontrei uma review à camara SONY DCR HC94. Já não existe mas existe a HC96 que julgo ser uma evolução.... que acham destas?

Obrigado
 
Última edição:
acho que fazes bem em escolher mini dv... :P n vai ser por uma cassete que vai ter problemas e as camaras mini dv tb se ligam facilmente a uma tv ou dvd com um simples cabo... e dep e so reproduzir da camara.. ( se bem que ler as cassetes com as camaras e ao exportar estraga as cabeças... mas os videos dv sao bue caros...)
 
Back
Topo