Caminho Académico

doxis

Power Member
Não sabia bem que nome dar ao Post mas o objectivo é ver se me podem iluminar com o caminho que vou tomar a nivel academico, estou um pouco confuso. Peço desde ja desculpa se esta não for a àrea certa para o post.
Eu sou estudante de Comunicação Audiovisual e Multimédia no 2º ano na Universidade Lusófona do Porto, o meu "problema" é que o curso é muito orientado para a area de cinema.
Eu sei muito pouco, mas sei alguma coisa, de html, php, javascript, algum objective C(Tudo conhecimentos adquiridos fora da universidade por mim), o meu conhecimento a nivel de photoshop, premier, illustrator, after effects, flash é bastante superior(A maior parte dos conheciimentos foi tambem adquirido fora da universidade).
A minha questão é o que aconselham a fazer após a licenciatura e em que area(entenda-se "após a licenciatura" como pros graduação/mestrado)? O meu grande interesse é desenvolver produtos para a internet, o que eu entendo por esses produtos é websites, apps, blogs, forums, algo que sempre adorei, muito basicamente eu gosto da parte de desenhar o conteudo que o utilizador vê mas também desenvolver o interior do produto(ou seja o coding), um 2 em 1.

Muito Obrigado pela vossa ajuda, espero que isto ajude outras pessoas e não só a mim.
 
Penso que, no teu caso, deves estudar design e programação. Não é obrigatório fazeres um curso quando acabares a licênciatura. Mas se decidires proseeguir os estudos por esse caminho, talvez fosse melhor tirares a pós-graduação ou mestrado em Design, pois tem uma componente mais teorica e subjectiva da qual podes beneficiar sendo-te ensinada por professores; ao invés que programação é mais tecnico e consegues aprender bem sozinho. Mas também tens de ter noção que em mestrados e cenas do género vais levar com muita palha que nao te vai interessar.


No entanto, como tens uma ideia muito clara do que queres, o que eu faria no teu caso seria fazer cursos fora desse circuito. Dá uma olhada nas ETIC_, Restart, FLAG (http://www.flag.pt/pages/curso.asp?id=3&idcurso=122) etc. São cursos mais especificos e dedicados. Vê também cursos online, compra livros mas a cima de tudo faz coisas. Percebe quais são as tuas ferramentas principais (imagino que seja Java, Objective C, Illustrator e Photoshop) e estuda isso agressivamente depois, quando te sentires minimamente pronto, entra no mercado.
 
A noção de que se tem de ter um curso superior para entrar no mercado, é tipicamente fruto da nossa educação e cultura nacional. Pelo dribbble vejo miúdos de 15 anos que começam a dar os primeiros toques na criação de layouts para web e que tentam inclusivamente lançar os seus produtos digitais e que o fazem com tanto talento e de forma tão válida como eu que tenho quase 30 anos. São especialmente exemplos de jovens dos Estados Unidos, onde o empreendedorismo é ensinado desde pequeno e onde quem tem confiança é agressivo na abordagem ao mercado e não espero pela licença de autorização de uma licenciatura para colocar em prática aquilo que considera saber fazer ou querer fazer. Por cá desculpamos-nos e achamos que uma licenciatura que frequentamos durante 3 ou 5 anos vai servir de pretexto para apenas estudarmos e não fazermos verdadeiramente qualquer coisa tangível ao longo desse tempo.

Queres aprender a fazer produtos para a web? Não precisas de uma licenciatura para o poder fazer. Ao contrário de outras profissões esta é uma profissão totalmente liberalizada onde não tens ordens ou instituições que te limitem. Começa por aqui e faz por ti mesmo. Não te fiques pela teoria, coloca em prática. Faz sites para instituições de caridade sem cobrares nada, imagina um produto web ou mobile e tenta desenvolvê-lo de forma autonoma. Tenta verificar como tudo isto funciona, até que faça sentido na tua cabeça. Complementa o teu conhecimento técnico (código) com bons conhecimentos de design e de princípios de UI/UX e tenta sempre procurar novos desafios. Não precisas de uma licenciatura para o fazer, apenas de vontade e muita dedicação e algum talento, que também ajuda.
 
obrigado aos dois.
Michael C tambem concordo contigo, mas falo por mim, acho que o que aprendes numa universidade te da muito mais conhecimentos na area, e o metodo de aprendizagem é outro. Alem de que relavtivamente a esta àrea na internet existe muita coisa mesmo eu sei disso, mas noutras àreas nem por isso, e por isso mesmo o ensino superior.
 
Compreendo onde queres chegar. Só existe uma coisa que eu acho que não encontras online: o convívio com outras pessoas e trabalhos em grupo presencialmente. Não estou a dizer que não tires a licenciatura, acho que o deves fazer. Só não esperes que seja isso a abrir-te portas, não vai ser.
 
Sim não estou a espera disso, eu sei perfeitamente que uma licenciatura nao me serve de nada se nao conseguir nada de jeito, ou nao tiver nenhum trabalho para mostrar.
O que eu procurava saber era em que campo se encontra o design e o coding. Secalhar nao faz muito sentido para voces, mas a mim faz me um pouco de confusao. O coding é engenharia informatica primariamente não? E o aspecto grafico sera o design grafico ou ate a multimedia para produtos interactivos, apps por exemplo. Estou a fazer muita confusao secalhar.
 
De uma forma muito generalizada tens estas áreas:

(Web) UI/UX Design e Frontend & Backend Development

Nada que ver com graphic design (print) ou engenharia informática.
 
Sim não estou a espera disso, eu sei perfeitamente que uma licenciatura nao me serve de nada se nao conseguir nada de jeito, ou nao tiver nenhum trabalho para mostrar.
O que eu procurava saber era em que campo se encontra o design e o coding. Secalhar nao faz muito sentido para voces, mas a mim faz me um pouco de confusao. O coding é engenharia informatica primariamente não? E o aspecto grafico sera o design grafico ou ate a multimedia para produtos interactivos, apps por exemplo. Estou a fazer muita confusao secalhar.

Mas não penses nesses termos mais abstractos. pensa mais nas tecnologias utilizadas e aprende-as. Como Objective C, Java, Photoshop, etc
 
Back
Topo