Canais digitais sem box

O que queres dizer com "pode ser utilizado o wi-fi"?
A box da Nowo funciona por wifi? Ou queres dizer que podemos ver os canais TV na app/browser como acontece tb com os outros operadores?

A Nowo também tem zonas de FTTH?
Nestas zonas FTTH não fazem RF overlay com os canais modulados em DVB-C?

Sim a box da NOWO tambem funciona por WIFI.

A NOWO entrou na rede de fibra da DS Telecom, ja existem zonas com fibra da NOWO.
 
O que queres dizer com "pode ser utilizado o wi-fi"?
A box da Nowo funciona por wifi? Ou queres dizer que podemos ver os canais TV na app/browser como acontece tb com os outros operadores?

A Nowo também tem zonas de FTTH?
Nestas zonas FTTH não fazem RF overlay com os canais modulados em DVB-C?
Em FTTH, na nowo não há RF. Só box
 
Não. Só em HFC.
Ou colocas mais boxes, que por acaso não sei se deixam ou não, ou então arranjas uma box android tv e instalas a aplicação deles. O mesmo se passa na Vodafone na fibra rural

Isso é muito estranho pois a norma GPON contempla 3 sinais (UP/DOWN/CATV) cada um na sua frequência/comprimento de onda standard (1360nm/1490nm/1550nm).
Ou seja, como o Headend na Nowo é comum (HFC / FTTH), não faz sentido não colocarem o RF overlay/CATV (1550nm) no FTTH

Se estivéssemos a falar de um operador novo sem RF overlay no headend, seria uma coisa.
Mas estamos a falar de um operador cabo que já tem os canais todos modulados em RF - bastava usarem um equipamento EDFA para injectar o sinal 1550nm CATV na rede GPON - não faz sentido não o fazerem

Agora se o teu ONT tem saída RF ou não, isso já é outra coisa. Mas quase de certeza que o sinal CATV (1550nm) está lá na fibra

Para confirmarem se o sinal 1550nm está na fibra ou não basta colocarem um equipamento destes que converte o sinal CATV 1550nm em sinal RF

https://www.*****.com/item/32805816...earchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Com um equipamento destes não precisam pedir ao operador para trocar de ONT nem precisam de mudar de tarifário para terem RF
 
Isso é muito estranho pois a norma GPON contempla 3 sinais (UP/DOWN/CATV) cada um na sua frequência/comprimento de onda standard (1360nm/1490nm/1550nm).
Ou seja, como o Headend na Nowo é comum (HFC / FTTH), não faz sentido não colocarem o RF overlay/CATV (1550nm) no FTTH

Se estivéssemos a falar de um operador novo sem RF overlay no headend, seria uma coisa.
Mas estamos a falar de um operador cabo que já tem os canais todos modulados em RF - bastava usarem um equipamento EDFA para injectar o sinal 1550nm CATV na rede GPON - não faz sentido não o fazerem

Agora se o teu ONT tem saída RF ou não, isso já é outra coisa. Mas quase de certeza que o sinal CATV (1550nm) está lá na fibra

Para confirmarem se o sinal 1550nm está na fibra ou não basta colocarem um equipamento destes que converte o sinal CATV 1550nm em sinal RF

https://www.*****.com/item/32805816...earchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Com um equipamento destes não precisam pedir ao operador para trocar de ONT nem precisam de mudar de tarifário para terem RF

Um equipamento passivo como esse funciona? Como consegue esse equipamento fornecer RF se nem tem amplificação (os sinais luminosos da fibra não se transformam em impulsos electricos sem uma fonte de alimentação externa).
 
Um equipamento passivo como esse funciona? Como consegue esse equipamento fornecer RF se nem tem amplificação (os sinais luminosos da fibra não se transformam em impulsos electricos sem uma fonte de alimentação externa).

Sim, funciona.
Esse receptor FTTH/RF é um simples oscilador óptico que extrai o sinal 1550nm que vem na fibra em sinal RF.
Por norma se o sinal óptico 1550nm chegar a tua casa entre os -5 e os 0 dBmV o oscilador óptico nesse receptor tem capacidade de gerar um sinal RF na mesma ordem de grandeza mas em sinal eléctrico RF - serve perfeitamente para alimentar uma TV/box.
Se tiveres uma distribuição RF com vários splitters para várias TVs, aí convém colocar um Amplificador RF à saída desse receptor FTTH/RF para subir o sinal RF antes de o distribuir

Se quiseres podes optar por um receptor FTTH/RF que já traz integrado um amplificador RF para subir esse sinal para os 20 dBmV

Nota:
Na verdade é isso que o ONT faz.
Um ONT tem uma unidade destas lá dentro para separar o sinal CATV do sinal UP/DOWN da Internet :-)
 
Boas,

@maconceicao muito obrigado por todas as explicações e simplicidade das mesmas ;)

Pergunto-te, caso saibas, o seguinte: estás seguro de que a NOWO, nas zonas DST (por FTTH, portanto) injecta, sem dúvida, sinal RF?
Se conseguires dar essa "confirmação" (dentro das tuas infos), agradeço-te imenso :)
Não percebo a opção da NOWO em não incluir o RF se, de facto, tem essa possibilidade (ao contrário da VDF, por exemplo, que teria que investir nisso).

É que, se assim for, compro um conversor desses e tento a sorte, pois tenho NOWO em DST, e confirmo que o ONT não tem CATV (o ONT, como nota, é um ZTE ZXHN F680 - semelhante ao usado pela Jazztel em Espanha) :)

Já agora, alguém tem noção onde consigo um conversor desses por cá? Dei uma vista de olhos na Maus*r e não encontrei nada :(


Sobre a NOWO na rede DST: tudo funciona ao melhor nível e é uma excelente opção, sem dúvida. Tenho 120/100 e obtenho 135/110 por Wifi (5GHz), a uma considerável distância (ONT no andar de cima, PC no andar de baixo), e a estabilidade, dos poucos dias que tenho o serviço, está ao melhor nível. Bastante satisfeito.

Obrigado e um Abraço



- edit -

Nop, Vdf fibra rural ja tem rf.
Para quem ja tem servico instalado, terá que pedir Vdf troca ont, para ter ont com rf

Não é completamente correcto. Existe em ALGUMAS zonas da DST (muito poucas, e pode ser consultado pelo pdf da vdf com as freqs dos canais RF). Todas as outras zonas DST, não têm RF da VDF. Apenas NOS e MEO fazem-no em toda a rede DST.
 
Última edição:
Boas,

@maconceicao muito obrigado por todas as explicações e simplicidade das mesmas ;)

Pergunto-te, caso saibas, o seguinte: estás seguro de que a NOWO, nas zonas DST (por FTTH, portanto) injecta, sem dúvida, sinal RF?
Se conseguires dar essa "confirmação" (dentro das tuas infos), agradeço-te imenso :)
Não percebo a opção da NOWO em não incluir o RF se, de facto, tem essa possibilidade (ao contrário da VDF, por exemplo, que teria que investir nisso).

É que, se assim for, compro um conversor desses e tento a sorte, pois tenho NOWO em DST, e confirmo que o ONT não tem CATV (o ONT, como nota, é um ZTE ZXHN F680 - semelhante ao usado pela Jazztel em Espanha) :)

Já agora, alguém tem noção onde consigo um conversor desses por cá? Dei uma vista de olhos na Maus*r e não encontrei nada :(


Sobre a NOWO na rede DST: tudo funciona ao melhor nível e é uma excelente opção, sem dúvida. Tenho 120/100 e obtenho 135/110 por Wifi (5GHz), a uma considerável distância (ONT no andar de cima, PC no andar de baixo), e a estabilidade, dos poucos dias que tenho o serviço, está ao melhor nível. Bastante satisfeito.

Obrigado e um Abraço



- edit -



Não é completamente correcto. Existe em ALGUMAS zonas da DST (muito poucas, e pode ser consultado pelo pdf da vdf com as freqs dos canais RF). Todas as outras zonas DST, não têm RF da VDF. Apenas NOS e MEO fazem-no em toda a rede DST.
Tens 2 box?
 
A minha questão é no seguimento do post do @maconceicao para os canais por RF, apenas.

Não conheço a rede FTTH/GPON da Nowo
Só sei que para teres RF no GPON terias que ter o sinal 1550nm (CATV)
Não sei se a Nowo injecta (i.e, faz RF overlay) no seu serviço FTTH - para isso teriam que ter:

1) O sinal teria que partir do Headend da Nowo onde eles já têm os seus canais de TV já modelados para a norma DVB-C - mas como no caso do FTTH estão a usar a rede DSTelecom possivelmente estão a usar outro headend ???
2) Teriam que usar um equipamento EDFA (Erbium-Doped Fiber Amplifier) para injectar o sinal CATV (1550nm) na fibra FTTH/GPPON - mais info aqui https://www.fiberoptictel.com/learn-about-edfa-equipment-in-few-minutes/)

De qualquer modo, rede DST, quem queira ter TV terá, sempre, a box IPTV da NOWO
Possivelmente isso significa que eles não tem o 1), pois o 2) seria fácil de resolver
 
Era só para confimar o valor de 1,5€ por cada box extra

Infelizmente não sei os valores praticados, mas provavelmente será como dizes :)


Não conheço a rede FTTH/GPON da Nowo
Só sei que para teres RF no GPON terias que ter o sinal 1550nm (CATV)
Não sei se a Nowo injecta (i.e, faz RF overlay) no seu serviço FTTH - para isso teriam que ter:

1) O sinal teria que partir do Headend da Nowo onde eles já têm os seus canais de TV já modelados para a norma DVB-C - mas como no caso do FTTH estão a usar a rede DSTelecom possivelmente estão a usar outro headend ???
2) Teriam que usar um equipamento EDFA (Erbium-Doped Fiber Amplifier) para injectar o sinal CATV (1550nm) na fibra FTTH/GPPON - mais info aqui https://www.fiberoptictel.com/learn-about-edfa-equipment-in-few-minutes/)


Possivelmente isso significa que eles não tem o 1), pois o 2) seria fácil de resolver

Obrigado pelo esclarecimento @maconceicao ;)
Desculpa a minha "dedução", mas creio que trabalhes na área (longe de mim perguntar-te isso), mas caso tenhas conhecimento na área (amigos, colegas, etc) que trabalhem com a NOWO e tenham esse conhecimento, agradecia-te imenso.

Nas "pior das hipóteses" posso comprar o conversor (aproveito para perguntar se alguém sabe em PT onde fazê-lo (nem que seja por PM), pois não estou a encontrar nada)

Uma pergunta leiga: havendo diversos operadores na DST (os 4 para particulares e a Blu, AR Telecom e ONI), será que o headend usado são é o mesmo da ONI?
Pergunto isto, pois, creio, que a ONI já estava presente na DST primeiro do que a NOWO. Só, assim, compreendia que essa opção.
Tem lógica o que digo?


Obrigado
 
Obrigado pelo esclarecimento @maconceicao ;)
Desculpa a minha "dedução", mas creio que trabalhes na área (longe de mim perguntar-te isso), mas caso tenhas conhecimento na área (amigos, colegas, etc) que trabalhem com a NOWO e tenham esse conhecimento, agradecia-te imenso.

Não trabalho na area nem conheço ninguém que trabalhe na Nowo

Nas "pior das hipóteses" posso comprar o conversor (aproveito para perguntar se alguém sabe em PT onde fazê-lo (nem que seja por PM), pois não estou a encontrar nada)

Se fizeres uma procura na net "CATV/FTTH receiver" deves encontrar mas não acredito que encontres em PT

Mas antes de comprar certifica-te que a rede FTTH da Novo transmite o sinal CATV (1550nm) na Fibra - como já vimos em cima parece que não. Se a Nowo tivesse o sinal 1550nm instalavam ONTs com saída RF para clientes com pacotes 3P - tenta saber se algum dos teus vizinhos com pacotes 3P se tem sinal CATV via distribuição RF (cabo coaxial)

Podes comprar no ***** (não chega a 20€ já com os portes).
Por exemplo este:
https://www.*****.com/item/10000016167888.html?spm=a2g0o.detail.0.0.a5c810acLrlt6F

Compra um com 2 connectors Fibra do tipo SC/APC (os verdes):

1) INPUT - onde ligas a tua fibra que vem da rua (da rede GPON)
Nota: Nos operadores 3Play a fibra traz os 3 os sinais 1550nm/1490nm/1310nm (mas atenção na Nowo como vimos possivelmente não tem o sinal 1550nm) - Confirma isso primeiro

2) OUTPUT - onde deves ligar um patch cable para ligar ao teu ONT

Atenção
Este receptor CATV/FTTH vai extrair o sinal 1550nm da fibra e converte-lo em sinal RF (coaxial), logo no OUTPUT de fibra desse receptor sai apenas os sinais de Internet 1490nm/1310nm (Download/Upload) para alimentar o ONT

P.S
Existem recetores CATV/FTTH com apenas uma entrada fibra, mas tu precisas de um com OUTPUT também pois o sinal GPON tem que voltar a sair (com apenas com os sinais 1490 e 1310nm) para depois entrar no o teu ONT


Vais precisar também de um patch cable de fibra (para ligar o OUTPUT ao teu ONT):
https://www.*****.com/item/32981875886.html?spm=a2g0o.detail.0.0.a5c810acLrlt6F
 
Última edição:
Um equipamento passivo como esse funciona? Como consegue esse equipamento fornecer RF se nem tem amplificação (os sinais luminosos da fibra não se transformam em impulsos electricos sem uma fonte de alimentação externa).

Na empresa tenho MEO, apenas internet FTTH. Se colocar um equipamento destes consigo ter os canais, mesmo não estando contratados no serviço? Eles não colocam nenhum filtro aos 1550nm? Sendo a rede FTTH partilhada com a VDF, também vejo os canais destes? Obrigado pela disponibilidade.
 
O acordo feito entre a Nowo e a DST não prevê o sinal RF como parte do serviço a ser instalado. Podem usar um work-around como a NOS faz/fez e instalam um PD por +€1/mês ou até mesmo uma TV box de aluguer.

Dito isto, podem considerar como fase piloto de instalações na rede rural. Atempadamente surgirão alterações garantidamente. Apenas alguns municípios têm disponível a Nowo e tanto quanto me foi dito, nas expansões (redes novas ou alargamento) também estará disponível.

Não acredito que sejam implementadas a curto prazo porque o preço deles é bastante competitivo e apenas em algumas zonas são aplicados os preços de "zona especial" pelas concorrentes.

Para esclarecer: as minhas fontes trabalham na projeção de rede da dstelecom.
Eu fui comercial da Vodafone num SP que tem escritório dentro do edifício dstelecom
 
Última edição:
Eles não colocam nenhum filtro aos 1550nm?
Sim, podem colocar um filtro no ONT para bloquear o teu sinal RF (caso o teu ONT tenha saída RF) ou podem simplesmente instalarem-te um ONT sem saída RF.
Sendo a rede FTTH partilhada com a VDF
Rede da MEO partilhada com a VDF? Tens a certeza?
A rede PON é da MEO, VDF ou outro?
também vejo os canais do outro operador?
Não. Só vês os canais do teu operador
Apesar da rede PON ser partilhada - a partilha é só ao nível da rede passiva de distribuição ótica -
Nos PDOs se a partilha é, por exemplo 50/50, isso significa que metade das fibras são para o operador X e outra metade é para o operador Y
chegando à central as fibras do operador X são ligadas ao OLT do operador X e as do operador Y ao OLT do operador Y (não há aqui misturas)
 
Sim, podem colocar um filtro no ONT para bloquear o teu sinal RF (caso o teu ONT tenha saída RF) ou podem simplesmente instalarem-te um ONT sem saída RF.

Rede da MEO partilhada com a VDF? Tens a certeza?
A rede PON é da MEO, VDF ou outro?

Não. Só vês os canais do teu operador
Apesar da rede PON ser partilhada - a partilha é só ao nível da rede passiva de distribuição ótica -
Nos PDOs se a partilha é, por exemplo 50/50, isso significa que metade das fibras são para o operador X e outra metade é para o operador Y
chegando à central as fibras do operador X são ligadas ao OLT do operador X e as do operador Y ao OLT do operador Y (não há aqui misturas)

Isto significa que o meio não é partilhado? Ou seja, é como no ADSL, em que as linhas são individuais até à central? Tinha ideia que na fibra, dado a sua elevada largura de banda, era um meio partilhado, multiplexando o sinal de varios utilizadores,
 
Back
Topo