Canais RF da Vodafone

Quem souber que me ilumine sff.
Na altura da instalação da fibra tinha 2 tvs, como tal fiquei com 2 vbox!
Agora o meu filho comprou um smarttv para o quarto.
A minha questão é a seguinte. Posso ser eu a ligar o coaxial desde o router á tv?
Ja sei que no router leva ficha f.
Aquilo é so fazer busca de antena ou existe algo a fazer no setup do SR2.0?

Obrigado
 
Pessoal, na minha casa actual houve algum iluminado que cá esteve antes que retirou a instalação TV/RF da cozinha não faço ideia porquê. Ou seja, tenho lá a tomada mas por dentro não tem nada.

A Vodafone envia-me um técnico para voltar a poder ter TV na cozinha ou tem de ser um electricista a fazer isto primeiro?
 
Passa tu o cabo coaxial, as ligações sao super simples, poupas algum dinheiro, se nao estiveres a vontade chama um eletricista.
Julgo ate que a vodafone nem passa coaxial para esse tipo de instalações, normalmente para o RF so ligam o OTN a uma tomada proxima e o sinal fica disponivel nelas todas.
 
Boa noite,
Relativamente aos canais Bola TV e os dois em UHD em RF, aqui na Venda do Pinheiro continuam a não aparecer. E já estamos quase em Fevereiro...Não há pachorra. Se antes da reformulação da grelha os canais UHD eram sintonizados, porquê agora não aparecem? Já tentei os procedimentos todos, logo é a Vodafone que está a falhar..Quando me enviaram o link com as novidades da nova grelha, em Setembro, realmente só indicavam a Bola TV em analógico...
 
Última edição:
Olá,
Desculpem citar mensagem já algo antiga,

Em relação a isto:
Precisas então deste amplificador

https://www.tdtprofesional.com/es/amplificador-de-interior-ad-620-lte-uhf-vhf.html
.....

Do amp haverão duas saidas, numa ligas um cabo até ao repartidor de 4, e para essa saida, colocas o minimo de ganho do amplificador, mais tarde podes regular atraves do medidor de sinal digital das tv's, ou nas analogicas atraves do grão presente ou nao


Noutra saida ligas o cabo que irá até á outra casa, e neste, colocas o ganho a médio, e no final colocas o repartidor de 5 e daí até cada tv.

...

Também preciso dum amplificador e estive ontem com esse Fagor AD 620 na mão numa loja a bom preço.
Mas pelo que vi, não tem regulação independente para cada saída, tem de facto regulação independente mas para é para uhf e vhf, pelo que receoso optei por não comprar.

Como no citado, uma saída do amplificador seria para uma TV próxima, que não tem problemas hoje, e a outra para várias TV's no resto da casa e que necessitam de facto da amplificação.
Tenho receio que a saída para TV fique com "excesso" de sinal.

Mas como não entendo muito disto, acham que há esse problema do "excesso" e é melhor procurar outra solução, ou não há problema de todo? Tenho visto uns amplificadores da televes que dizem 2 saidas+TV, não sei se já será por causa disto, infelizmente mais do dobro do preço.

O que acham?
 
Bom Dia,
Antes de te meteres com amplificadores, e muitos sinais digitais, recomendaria o seguinte.
Que cadastrizes a tua instalação, ou seja, que saibas, caso nao saibas ja, como ela é , ou esta disposta.

Exemplo:

Saida ONT/ROUTER-----O---------------O-----------O---------------------O
__________________TV1___5m____TV2___3m_TV3____10m______O

A repartição inicial para a primeira Tv na tomada, ou via derivador, depende onde esteja o ONT/ROUTER.
Com o que podes 'perder' em termos de sinal, se usares os TVs em modo DVB-T (digital), é tanto, que só mesmo quando
a instalação é bera, cabos ou tomadas, ou as pessoas a estão usando em sentido contrario (algumas tomadas fazem
muita atenuação se usadas com os cabos a entrar na saida, e sair na entrada) ou tem uma atenuação de derivação
demasiado alta, tem de usar amplificadores ( a solucao mais facil de implementar).
A especial tendencia do aumento de canais com o tempo, provocando saturações dos amplificadores, assim como a chegada
da 5G e o uso das frequencias que não sao filtradas nos TVs, caso os cabos e tomadas nao estejam devidamente
bilindadas, assim como os chicotes (há uma tendencia de esquecer os chicotes ate à tomada), pode provocar danos no sinal,
e teres que fazer renovação de instalação na mesma para minimizer, ou eliminar os problemas.
 
@Voyager Obrigado pela resposta

Não é uma rede antiga pois não existia, nem tem tomadas. Quando chegou o RF digital fui eu que tentei aprendar e montei depois tudo, fora das paredes passando no sotão, o cabo coaxial é de boa qualidade e é tudo com fichas F, um derivador (D) com apenas as 2 saídas necessárias sem mais nada a gerar perdas pois na altura em que andei a estudar a coisa percebi que qualquer coisa na rede mesmo parecendo insignificante gera perdas.

A) Tem funcionado tudo bem, situação A na imagem

B) Mas isto é para casa dos meus pais já com bastante idade e estão sempre às turras com a box e os dois comandos, baralham-se muito, etc. Queria passar a TV1 para RF e eles esqueciam a Box. Para tal comprei outro derivador (D1 na imagem) mas as outras televisões (TV2 e TV3) ficaram logo com sinal insuficiente

C) Daí que agora em vez de novo derivador, pensei em testar com um amplificador (Amp) mas fiquei com o tal receio da TV1 ficar com sinal excessivo...

5OYXQpU.png
 
Última edição:
@Voyager Obrigado pela resposta

Não é uma rede antiga pois não existia, nem tem tomadas. Quando chegou o RF digital fui eu que tentei aprendar e montei depois tudo, fora das paredes passando no sotão, o cabo coaxial é de boa qualidade e é tudo com fichas F, um derivador (D) com apenas as 2 saídas necessárias sem mais nada a gerar perdas pois na altura em que andei a estudar a coisa percebi que qualquer coisa na rede mesmo parecendo insignificante gera perdas.

A) Tem funcionado tudo bem, situação A na imagem

B) Mas isto é para casa dos meus pais já com bastante idade e estão sempre às turras com a box e os dois comandos, baralham-se muito, etc. Queria passar a TV1 para RF e eles esqueciam a Box. Para tal comprei outro derivador (D1 na imagem) mas as outras televisões (TV2 e TV3) ficaram logo com sinal insuficiente

C) Daí que agora em vez de novo derivador, pensei em testar com um amplificador (Amp) mas fiquei com o tal receio da TV1 ficar com sinal excessivo...

5OYXQpU.png
Coloca o amplificador apenas a amplificar o sinal para as TV's 2 e 3 ou seja um misto da situação B e C. Derivas para a 1 e fica direta e colocas o amp a amplificar a outra saida do derivador que irá para as tv's 2 e 3
 
@Voyager Obrigado pela resposta

Não é uma rede antiga pois não existia, nem tem tomadas. Quando chegou o RF digital fui eu que tentei aprendar e montei depois tudo, fora das paredes passando no sotão, o cabo coaxial é de boa qualidade e é tudo com fichas F, um derivador (D) com apenas as 2 saídas necessárias sem mais nada a gerar perdas pois na altura em que andei a estudar a coisa percebi que qualquer coisa na rede mesmo parecendo insignificante gera perdas.

A) Tem funcionado tudo bem, situação A na imagem

B) Mas isto é para casa dos meus pais já com bastante idade e estão sempre às turras com a box e os dois comandos, baralham-se muito, etc. Queria passar a TV1 para RF e eles esqueciam a Box. Para tal comprei outro derivador (D1 na imagem) mas as outras televisões (TV2 e TV3) ficaram logo com sinal insuficiente

C) Daí que agora em vez de novo derivador, pensei em testar com um amplificador (Amp) mas fiquei com o tal receio da TV1 ficar com sinal excessivo...

5OYXQpU.png
Olá, o Sinal que sai do ONT normalmente da para fazer isso sem problemas, e sem o amplificador, mesmo em analogico,
se os Tvs conseguirem sintonizar a TDT, terá Muito mais 'folga'.
Consegues postar a foto do derivador 1 e 2, por favor? O 1 é importante para saber como o ligaste, e qual é, ou seja
ligado com os cabos e a ver a referencia do mesmo.
Outra coisa associada é , quais fichas F usaste? Não para te dizer que não prestam, todas são boas, mas com algumas
temos de ter cuidados associados, para não termos canais a ficar ok, e outros não , principalmente depois de teres posto
o D1.
Se não tiveres a cablagem 'boa', como desejas, o amplificador pode criar problemas maiores…. Se for necessario usas-se!
 
Está me ocorrer uma coisa no RF que me chateia
Ultimamente aparece pixeis no digital em ambas as tvs que tenho. Já reiniciei o router verifiquei os cabos e troquei com uns mais recentes. Mas o problema permanece. O que fazer? Será problema de pdo lá de fora?
Isso acontece mais à noite (ou a tal hora nobre) a Net está boa e a TvBox também
 
Está me ocorrer uma coisa no RF que me chateia
Ultimamente aparece pixeis no digital em ambas as tvs que tenho. Já reiniciei o router verifiquei os cabos e troquei com uns mais recentes. Mas o problema permanece. O que fazer? Será problema de pdo lá de fora?
Isso acontece mais à noite (ou a tal hora nobre) a Net está boa e a TvBox também

Olá . os 'pixeis' aparecem por diversas razoes, uma é sinal baixo, outra é interferencia externa ( mau isolamento dos cabos , fixas e extencoes), outra excesso de sinal, alguns tuners ficam 'saturados' (mais raro) . Para tirares os 'nabos da pucara', observa os canais analogicos mesmo perto das frequencias dos digitais. Estão ok , ou tem grao? Caso estejam ok todos de uma ponta à outra, tenta descrever quais os canais que tem o problema dos pixeis, ou todos. Uma descrição da instalacao pode ajudar. Podes ainda ligar uma TV directamente ao router ou ont e avaliar, Mais para o caso de falta de sinal , ou comprrenderes se vem de fora o problema (podes ainda sofrer o de excesso de sinal, nao esquecer , a maior parte dos tvs em busca manual dão uma ideia do sinal e qualidade do mesmo, podes ir por ai também). Usas-te fichas F quando mudaste o cabo?
Em algumas zonas do pais, agora temos os canais TDT em cima das frequencias dos digitais, e quando a belindagem nao esta à altura
causa problemas, mas isso resolve-se, haja boa vontade.
 
Agora está perfeito. As minhas tvs são Samsung e no canto inferior direito tem um nível sobre a qualidade do sinal. Está sempre no máximo mas qnd há os pixeis aquilo varia. Qnd tinha TDT estava baixo/médio e caía o sinal, não havia os pixeis, simplesmente caía.

Os cabos estão bons. Tenho um coaxial direto do router à caixa iTed. O sinal dps é distribuído pelo resto da casa
A caixa é assim https://lh3.googleusercontent.com/p...KyaTHoY1f2OPOqGosO3FVNu3bcPGjv8GDa60UhlFkrync

Os canais analógicos têm algum grão. Mesmo neste momento com a qualidade no máximo. Mas qnd baixa é do piorio.

Ontem à noite a SIC HD no "isto é gozar com quem trabalha" estava mau.

O que queres dizer com fichas F?

A minha zona não foi afetada com as novas frequências de TDT. Mas também não tenho a TDT e o router ligado ao mesmo tempo.

edit: valores no ont
Capacidade ótica TX: 2.31 dBm
Capacidade ótica RX: -18.86 dBm
Tensão de funcionamento: 3291 mV
Corrente de polarização: 18 mA
Temperatura de funcionamento: 56 ℃
Potência CATV RX -2.61 dBm
Potência de saída CATV: 22 dBmV
 
Última edição:
Agora está perfeito. As minhas tvs são Samsung e no canto inferior direito tem um nível sobre a qualidade do sinal. Está sempre no máximo mas qnd há os pixeis aquilo varia. Qnd tinha TDT estava baixo/médio e caía o sinal, não havia os pixeis, simplesmente caía.

Os cabos estão bons. Tenho um coaxial direto do router à caixa iTed. O sinal dps é distribuído pelo resto da casa
A caixa é assim https://lh3.googleusercontent.com/p...KyaTHoY1f2OPOqGosO3FVNu3bcPGjv8GDa60UhlFkrync

Os canais analógicos têm algum grão. Mesmo neste momento com a qualidade no máximo. Mas qnd baixa é do piorio.

Ontem à noite a SIC HD no "isto é gozar com quem trabalha" estava mau.

O que queres dizer com fichas F?

A minha zona não foi afetada com as novas frequências de TDT. Mas também não tenho a TDT e o router ligado ao mesmo tempo.

edit: valores no ont
Capacidade ótica TX: 2.31 dBm
Capacidade ótica RX: -18.86 dBm
Tensão de funcionamento: 3291 mV
Corrente de polarização: 18 mA
Temperatura de funcionamento: 56 ℃
Potência CATV RX -2.61 dBm
Potência de saída CATV: 22 dBmV

Foi o que eu eu pensei, mas não pensei Tudo. Consegues abrir o ATI e tirar uma foto por tras, ou pores o esquema como aquilo esta ligado?
Tens um parafuso do lado direito, depois a porta abre, as evidencias podem entao ser recolhidas...
Tu tens 82DBmv na saida do router e tens 3 repartidores, quando so precisas de 1, para ja... a não ser que algo mais esteja 'Escondido'
la por tras...

Parece que tens uma repartidor de 8 posicoes e dois de 4, a foto da parte de tras é crucial para perceber , como estão ligadas as coisas,
e as percas que houver...para continuar a conversa, desculpa!
 
Foi o que eu eu pensei, mas não pensei Tudo. Consegues abrir o ATI e tirar uma foto por tras, ou pores o esquema como aquilo esta ligado?
Tens um parafuso do lado direito, depois a porta abre, as evidencias podem entao ser recolhidas...
Tu tens 82DBmv na saida do router e tens 3 repartidores, quando so precisas de 1, para ja... a não ser que algo mais esteja 'Escondido'
la por tras...

Parece que tens uma repartidor de 8 posicoes e dois de 4, a foto da parte de tras é crucial para perceber , como estão ligadas as coisas,
e as percas que houver...para continuar a conversa, desculpa!


esta foto não e minha. tirei da net só para exemplificar a caixa que tenho. pq se eu mostrasse a minha seria uma confusão de cabos de coaxial e de LAN.
tenho a sensação que qnd a minha casa foi construída a parte da antena e rede foi às 3 pancadas
não consigo abrir e tirar foto por trás pq o cabo é tanto que so abre meio (qnd o técnico veio fazer a puxada da fibra teve dificuldade em abrir e eu até dei autorização para abrir com mais força e se partisse estava tudo bem)
fiz um esquema e uma tabela com os valores
o nº de tvs ligadas afeta a potencia do sinal otico/coaxial?
quais os melhores valores? o máximo?
 
Última edição:
esta foto não e minha. tirei da net só para exemplificar a caixa que tenho. pq se eu mostrasse a minha seria uma confusão de cabos de coaxial e de LAN.
tenho a sensação que qnd a minha casa foi construída a parte da antena e rede foi às 3 pancadas
não consigo abrir e tirar foto por trás pq o cabo é tanto que so abre meio (qnd o técnico veio fazer a puxada da fibra teve dificuldade em abrir e eu até dei autorização para abrir com mais força e se partisse estava tudo bem)
fiz um esquema e uma tabela com os valores
o nº de tvs ligadas afeta a potencia do sinal otico/coaxial?
quais os melhores valores? o máximo?

o nº de tvs ligadas afeta a potencia do sinal otico/coaxial? Não, contudo , como compreendes, quanto mais repartires, menos das a cada um, mesmo que não uses a saida 8, na qual deves por uma carga de 75ohm, exemplo: https://www.*****.pt/carga-f-macho-terminal-75-ohms-prateada-fan823md , vais ter no minimo 14 DBs de atenuação para cada sitio para onde sai, mais digamos 2 dbs para o cabo (depepende do comprimento e pode ser mais), mais os dbs da tomada final em cada sala/quarto 1 a 10 ( que ainda nao sei qual é para avaliar ), mais o chicote da parede para a TV. Total 82-14-2-7-2 daria um leve grão no analgico, mas nada no Digital.



Quando abriste a Caixa, ou viste abrir viste se havia cabos de terra , verde e marelo ligados nos repartidores por tras da porta?
 
Última edição:
o nº de tvs ligadas afeta a potencia do sinal otico/coaxial? Não, contudo , como compreendes, quanto mais repartires, menos das a cada um, mesmo que não uses a saida 8, na qual deves por uma carga de 75ohm, exemplo: https://www.*****.pt/carga-f-macho-terminal-75-ohms-prateada-fan823md , vais ter no minimo 14 DBs de atenuação para cada sitio para onde sai, mais digamos 2 dbs para o cabo (depepende do comprimento e pode ser mais), mais os dbs da tomada final em cada sala/quarto 1 a 10 ( que ainda nao sei qual é para avaliar ), mais o chicote da parede para a TV. Total 82-14-2-7-2 daria um leve grão no analgico, mas nada no Digital.



Quando abriste a Caixa, ou viste abrir viste se havia cabos de terra , verde e marelo ligados nos repartidores por tras da porta?
Sim, tem o cabo de terra.
Como só uso 2 tvs posso usar isto? https://www.televes.com/pt/distribu...ma-rede-coaxial/repartidores/de-encaixar.html
Compensa?
 
Sim, tem o cabo de terra.
Como só uso 2 tvs posso usar isto? https://www.televes.com/pt/distribu...ma-rede-coaxial/repartidores/de-encaixar.html
Compensa?
Talvez, tens mais 10DBs de sinal nas TVs. mas mais https://www.televes.com/pt/4560-derivador-f-2d.html
Tens um voltimetro, nem que seja do Lidl? seria bom avaliares se a terra estara mesmo boa.
A RF analogica esta flat ( com grao regular em toda a gama) ou é mais em alguns canais?
Consegues fazer um teste de estanquicidade da instalacao? Ou seja, desligas no Router o cabo de RF, e poes o tv que consideres pior a fazer procurer. e durante a procura estas atento a eventuais pequenas paragens, mesmo que nao apanhe nada. A hora melhor seria mesmo
a hora que te queixas. e apontavas os canais onde as paragens ocorram. Se der barra de nivel, o olhares para ela e apontar Quando sobe sera boa info.
 
Back
Topo