Canais RF da Vodafone

@CS-TOD obrigado por me teres relembrado! A resposta era ao teu "obrigatoriamente" porque caso tenhas esquecido, pelo menos aqui neste espaço onde há mais conhecimento, ninguém é obrigado a usar se quer RF para ver TV sem box.

RF Analógico e Digital são opções para ver TV sem box. Cada um escolhe depois o meio que quer. Se alguns canais só estão disponíveis no Analógico e na APP, mas o cliente quer ver pelo Analógico então é uma escolha dele. Ser obrigado a algo é quando não tens escolha.
 
Prefiro qualidade a quantidade. Nisso, para mim, a vodafone fica à frente no seu RF, com mais canais em HD. A meu ver, a grelha RF da Vodafone está mais "completa" ao atender à disponibilização dos canais "mais vistos pela maioria" em alta definição.
Quanto ao analógico acho que deve continuar a ser disponibilizado, até porque há ainda um parque de Tvs antigas nas casas dos idosos, e esses não devem ser obrigados a fazer upgrade dos seus equipamentos para poder ter acesso ao serviço que pagam a muito custo com as baixas reformas.
A MEO que pelos vistos tem cada vez menos canais em RF analógico, tomou uma atitude péssima... Assim como é péssimo ainda explorar os clientes do meio rural com o seu ADSL manhoso a preço de ouro.
Por isso, se me perguntarem qual operadora tem o RF mais completo, será a vodafone, não só pelo HD, mas pela diversidade de tecnologia em que é entregue, assim como ter o digital numa norma com mais compatibilidade que o usado pela NOS por exemplo.
 
@celituhh desculpa mas nada no teu post faz sentido... preferes qualidade mas depois falas na quantidade de canais HD? Quando nem a TVI24 souberam colocar em HD?
E quanto ao número de canais HD na Vodafone, vai ser/é o mesmo que o MEO depois da restruturação do RF que está a ser feita por zonas. Podem apagar este ponto positivo das vossa listas.
Ainda sobre essa restruturação, vai haver menos canais analógicos, é certo, mas por outro lado vai ser aumentado o número de canais digitais HD (ficando com o mesmo número da Vodafone), mas esta redução não é nenhuma "atitude péssima", isso seria se não reduzissem. O número de canais vai ser/foi reduzido para evitar interferências. Mas como eu não sou a melhor pessoa para explicar isto, cito três posts de quando se comentou este assunto no tópico do MEO:
Tem toda a lógica se vires numa perspectiva de prevenção de interferências. As frequências TDT vão ser mexidas por causa dos telemóveis (5G, 4G, 3G, não interessa) e se antes era simples evitar interferências entre a TDT e a rede fibra porque a frequência era única (SFN), agora são várias frequências a evitar (MFN). Ao libertar as frequências que vão ser usadas pela TDT há a garantia que se evitam interferências e asseguram o funcionamento de instalações manhosas que misturam sinal fibra e TDT.
Os analógicos foram retirados para evitar conflitos com a TDT, foi discutido há pouco.
Já sei o que aconteceu, a TV lembrou-se de sintonizar os canais RF da MEO e também os 7 canais da TDT. Nem sei como isso é possível ahahha
É por essas e outras que o Meo vai libertar no RF as frequências da TDT :wink:
 
Prefiro qualidade a quantidade. Nisso, para mim, a vodafone fica à frente no seu RF, com mais canais em HD. A meu ver, a grelha RF da Vodafone está mais "completa" ao atender à disponibilização dos canais "mais vistos pela maioria" em alta definição.
Quanto ao analógico acho que deve continuar a ser disponibilizado, até porque há ainda um parque de Tvs antigas nas casas dos idosos, e esses não devem ser obrigados a fazer upgrade dos seus equipamentos para poder ter acesso ao serviço que pagam a muito custo com as baixas reformas.
A MEO que pelos vistos tem cada vez menos canais em RF analógico, tomou uma atitude péssima... Assim como é péssimo ainda explorar os clientes do meio rural com o seu ADSL manhoso a preço de ouro.
Por isso, se me perguntarem qual operadora tem o RF mais completo, será a vodafone, não só pelo HD, mas pela diversidade de tecnologia em que é entregue, assim como ter o digital numa norma com mais compatibilidade que o usado pela NOS por exemplo.

Isto! Sem esquecer que dos "120 canais" que os outros anunciam em RF Digital muitos são "palha" (canais sem audiência) e muitos dos canais mais vistos são em SD quando na Vodafone são em HD.

O que recomendo é que não se deixem ir pela cantiga de ninguém e consultem as listagens dos canais por RF das diferentes operadoras. A partir daí com base nas preferências pessoais escolhem a melhor. Não adianta uma operadora ter 1000 canais se depois não tem aqueles que querem ou quando têm são em SD.
 
Última edição:
@celituhh desculpa mas nada no teu post faz sentido... preferes qualidade mas depois falas na quantidade de canais HD? Quando nem a TVI24 souberam colocar em HD?
A TVI24 começou emitir em HD só depois da última atualização de RF da Vodafone. Se a MEO vai agora ter mais quantidade em HD, boa, mas já vem tarde e a Vodafone já está à frente nisso há muito.
Quanto às interferências, e todas as desculpas que a MEO possa dar, não me parece ser "só isso". Se assim fosse, removiam o analógico de vez. Acho que só se poderá justificar se, pelo facto da Altice ser responsável pela distribuição da TDT, possuir essas limitações na sua rede ao ter que conjugar todos os fatores.
A Vodafone não me parece estar muito preocupada com a redução do analógico, por isso não me parece que hajam interferências possíveis ou previstas.
Continuo a achar que no momento atual, erradicar o analógico das Tvs é um erro. Portugal não é só a classe etária 18-40. Se porventura se vierem a verificar essas interferências e for essencial a sua remoção, para evoluirmos na tecnologia, serei o primeiro a apoiar... Mas até agora, apenas a operadora responsável pelo TDT parece estar a importar-se.
 
A TVI24 começou emitir em HD só depois da última atualização de RF da Vodafone.
Isso não pode ser desculpa, atualizem a grelha com mais frequência, em vez de a atualizarem uma ou duas vezes por ano.

A Vodafone não me parece estar muito preocupada com a redução do analógico, por isso não me parece que hajam interferências possíveis ou previstas.
Errado, o mesmo problema acontece na Vodafone. Em algumas zonas a Vodafone usa a mesma frequência que a TDT, como mostra o exemplo abaixo em que um user estava a receber os canais TDT na frequência 642MHz, a mesma usada para alguns canais RF da Vodafone.
Descobri hoje que os problemas para captar os canais da vodafone na frequência 642Mhz (SIC M, SIC R, ...) se deve ao facto de que na minha zona o TDT também está a usar a mesma frequência.

Não tenho antena TDT.
Só descobri isso hoje, qd desliguei o cabo RF do ONT e a Tv passou automaticamente a emitir os canais de TDT.

O meu cabo RF tem +/- 50Metros. Será que por ser tão comprido, acaba por servir de antena para o TDT?

Como posso resolver isto?
Pedir à Vodafone para emitir esses canais noutra frequência está fora de questão?
 
@Richard535 qual é o motivo porque a Meo não tem Fox Comedy no RF? É o mercado... Cada empresa faz as suas escolhas. O cliente depois escolhe o que acha melhor.

Nota, não tens TV/Box com Android TV? Ficas MUITO melhor servido usando APP para Android TV que com o RF. E tens os canais nacionais em HD na APP.

Vê lá se isto te interessa: https://forum.zwame.pt/threads/app-tv-vodafone-para-android-tv.1035770/page-19#post-16264896 É completamente gratuito e inclusive funciona fora de casa.

Agradeço pela recomendação, mas a TV que utiliza o RF Digital está na cozinha la no topo presa na parede, não tem lugar para colocar uma box e além de que é sempre melhor via cabo que ao ligar dá logo os canais.

Quanto a aplicações, tenho tudo Apple em casa e do que vi até agora,

- Canais desorganizados e espalhados (Na Meo esta tudo organizado).
- Aplicação TV Vodafone no Ipad Pro não preenche o ecrã por completo, supostamente a app foi atualizada há 3 semanas, logo não sei como é que burlaram a politica da apple que obriga a que todas as aplicações tenham suporte ao Ipad Pro desde o inicio de 2019 (nomeadamente ecrã completo).
- Parecem existir duas aplicações de vodafone para iOS, no caso uma para clientes com box (media room) e outra para clientes com vbox e que no caso não posso fazer login na aplicação de tv exclusiva para vbox que me parece estar melhor otimizada e com suporte ao ecrã completo pelo que pude ver ao tentar iniciar a aplicação, tanta complicação. De resto isto de ver tv dentro e fora de casa pela aplicação é tudo igual na MEO, a diferença é que podes ver de qualquer rede Wifi, mas o consumo de dados está sempre lá, não é gratuito se falarmos em consumo de dados e se usares rede móvel vodafone (exepto se tiver também os 10gb de consumo para app tv como na meo a pagar (meo multi go)).


Atenção que a Vodafone não tem 100 canais digitais, não te deixes enganar pelo que está no site. São 65 canais digitais (+2 em 4K), o resto são analógicos.
A NOS e o MEO anunciam o número de canais nas TV sem box considerando apenas os canais digitais (120 nas duas), a Vodafone é esperta e de forma a aproximar-se deste valor considera os canais digitais e analógicos, sendo muitos deles repetidos. Mas se quiseres comprar entre os 3, o MEO e NOS têm 120 canais, a Vodafone tem 65.

Eu também pensei que existissem mais canais, na MEO quando faço sintonia digital aparecem mais de 100 canais, aqui com a Vodafone só me deram 64 (Zona de Braga) e foi um balde de água fria para mim que estou acostumado a consumir canais de noticias na cozinha e ver a qualidade péssima da RTP3, TVI24, entre outros.
 
Última edição:
Agradeço pela recomendação, mas a TV que utiliza o RF Digital está na cozinha la no topo presa na parede, não tem lugar para colocar uma box e além de que é sempre melhor via cabo que ao ligar dá logo os canais.

Quanto a aplicações, tenho tudo Apple casa em casa e do que vi até agora,

- Canais desorganizados e espalhados (Na Meo esta tudo organizado).
- Aplicação TV Vodafone no Ipad Pro não preenche o ecrã por completo, supostamente a app foi atualizada há 3 semanas, logo não sei como é que burlaram a politica da apple que obriga a que todas as aplicações tenham suporte ao Ipad Pro desde o inicio de 2019 (nomeadamente ecrã completo).
- Parecem existir duas aplicações de vodafone para iOS, no caso uma para clientes com box (media room) e outra para clientes com vbox e que no caso não posso fazer login na aplicação de tv exclusiva para vbox que me parece estar melhor otimizada e com suporte ao ecrã completo pelo que pude ver ao tentar iniciar a aplicação, tanta complicação. De resto isto de ver tv dentro e fora de casa pela aplicação é tudo igual na MEO, a diferença é que podes ver de qualquer rede Wifi, mas o consumo de dados está sempre lá, não é gratuito se falarmos em consumo de dados e se usares rede móvel vodafone (exepto se tiver também os 10gb de consumo para app tv como na meo a pagar (meo multi go)).




Eu também pensei que existissem mais canais, na MEO quando faço sintonia digital aparecem mais de 100 canais, aqui com a Vodafone só me deram 64 (Zona de Braga) e foi um balde de água fria para mim que estou acostumado a consumir canais de noticias na cozinha e ver a qualidade péssima da RTP3, TVI24, entre outros.
Se para ti o RF tem assim tanta importância no que respeita ao número de canais, acho que foi erro teu não teres feito uma pesquisa no assunto.
Aliás, a lista de canais é pública e podias ter visto facilmente no site da Vodafone. E aqui no fórum tens muita informação sobre as apps, e também no site da Vodafone ontem tens a organização da Lista de canais da mesma.
Não podes simplesmente mudar de operador e esperar exatamente o mesmo serviço. Cada operadora tem a usa oferta.
Os “problemas” que tens na vodafone são passíveis de resolução, basta que para isso manifestes o teu descontentamento junto da própria para que eles melhorem a oferta. Eu concordo contigo na questão de organização de canais na app, é algo que todos concordam. Mas não podes dizer que levaste com um balde de água fria quando essa informação é pública.
 
Talvez me tenha exprimido errado, mas a questão é que na minha opinião, nos canais nacionais não deveria existir diferença entre operadoras nacionais, exepto se existir exclusividade, mas parece-me que a Vodafone poderá brevemente resolver esta questão em uma próxima atualização do RF no que toca a canais como a TVI24, mas na RTP3 não me parece já que pelo que me informaram a MEO faz upscaling, que diga-se de passagem, funciona muito bem.
 
Talvez me tenha exprimido errado, mas a questão é que na minha opinião, nos canais nacionais não deveria existir diferença entre operadoras nacionais, exepto se existir exclusividade, mas parece-me que a Vodafone poderá brevemente resolver esta questão em uma próxima atualização do RF no que toca a canais como a TVI24, mas na RTP3 não me parece já que pelo que me informaram a MEO faz upscaling, que diga-se de passagem, funciona muito bem.
Pelo que parece em breve terá de haver um update ao RF da Vodafone. Eles estão a reestruturar toda a oferta de TV, com as novas boxs, apps etc... Penso que poderão vir boas novidades nesse sentido. A situação de pandemia veio atrasar tudo um pouco, mas estou confiante que a Vodafone vá ter um bom serviço de TV, até porque as novas boxs têm muito potencial para o futuro.
 
O serviço em si já é bom, podia era estar a acompanhar a concorrência de alguma forma, eu não tenho vbox, recusei por causa do bug do HDR, quando isso estiver corrigido talvez troque a box, sendo que me parece grave um bug desse nível não ter sido corrigido tendo em conta que a vbox já anda ai faz um ano com esse bug reportado.
 
  • aumento de largura de banda
  • aumento de custos
  • não se lembraram
  • não lhes apetece
Com o Devido respeito, eu comentaria as varias opcoes...
aumento de custos: Alguem quiz, ou teve de, fazer um brilharete financeiro, fazer tudo, sem gastar, literalmente, nada.

Porque separei estas opcoes...
Aumento da largura de banda: Não faz sentido, a banda ja esta la, e eles ate fazem testes nela, nao se ve com os Tvs,
mas com um analizador de espectro ve-se bem. Os testes não tem sido estaticos. Talvez aqui estejam avaliar, de alguma
forma, as recentes mudanças nas frequencias da TDT, e entrada da 5G. Por alguma razao comecaram a aparecer com
alguma frequencia cabos coaxiais com 3 malhas, agora a preços mais 'apetitosos'....vai haver muita gente a 'ganir' com
interferencias, e vão comecar a pensar noutra solucao, que permita flexibilidade, mas permita o controle, como indicou
o PWP antes.
Não se lembraram: Também não creio, usaram quase toda a banda que tinham nos streams ja em serviço, ao ponto de
usarem a DVB-T2 e deixarem muitos sem ver a bolaTv em digital. Lembraram-se, ao ponto, de se sujeitarem a criticas.
Não lhes apetece: Aqui houve talvez um 'abaixa a bolinha' , de quem 'manda' financeiramente ( Capex versus Opex ? )

juntaria outra....
Contratos e licencas.... no RF, o uso não consegue ser medido, nao tem feedback de uso, e muito provavelmente necessitara
de licenca, ou renegociacao da mesma, seja do canal , ou apenas de alguns conteudos, para poder ser transmitido em FTA.
Isso não explica a passagem de canais de HD para SD....
 
Última edição:
aumento de custos: Alguem quiz, ou teve de, fazer um brilharete financeiro, fazer tudo, sem gastar, literalmente, nada.
Juro que não percebi.

Aumento da largura de banda: Não faz sentido, a banda ja esta la, e eles ate fazem testes nela, nao se ve com os Tvs,
mas com um analizador de espectro ve-se bem.

"A banda já lá esta", é possivel, mas esta a ser transmitido a toda hora? estão a gastar todos os recursos necessários para transmitir um canal? Certamente que não.


Não se lembraram: Também não creio, usaram quase toda a banda que tinham nos streams ja em serviço, ao ponto de
usarem a DVB-T2 e deixarem muitos sem ver a bolaTv em digital. Lembraram-se, ao ponto, de se sujeitarem a criticas.
Estava a imaginar aquela maxima, "Never attribute to malice that which can be adequately explained by stupidity."

Não lhes apetece: Aqui houve talvez um 'abaixa a bolinha' , de quem 'manda' financeiramente ( Capex versus Opex ? )
Isso vai de encontro ao meu segundo ponto.

no RF, o uso não consegue ser medido, nao tem feedback de uso
Ponto interessante. Vou dar uso ao SDR e fazer um prof-of-concept, pode ser que consiga.
 
Juro que não percebi.

A banda e a stream ja la estava, As Tvs da Samsung e outras, demoravam mais de 1 minute por canal RF, a por os resultados,
agora, em menos de 1 minute ficam la todos. Não percebi o que não percebes. Podes tentar fazer uma experiencia semelhante
mais facil de entender. Poes um copo, 'enches de farinha' e depois enches com quantidade 'igual de água', e cabem os dois.

"A banda já lá esta", é possivel, mas esta a ser transmitido a toda hora? estão a gastar todos os recursos necessários para transmitir um canal? Certamente que não.
Liga uma analizador, e ve de vez em quando.... vais surpreenderte!



Estava a imaginar aquela maxima, "Never attribute to malice that which can be adequately explained by stupidity."
É a tua opinião, respeito


Isso vai de encontro ao meu segundo ponto.
Pelo menos estamos de acordo em algo!


Ponto interessante. Vou dar uso ao SDR e fazer um prof-of-concept, pode ser que consiga.
Boa sorte!, Mereces o credito, não me tinha lembrado de explorer esta situação.
 
Olá volto a colocar a questão pois fiquei na duvida.Na minha Samsung Q7 eu se for á guia da TV aparecem na guia toda a info dos programas que estão a dar bom como a listagem de programação seguinte no canal que estou a visualizar bem como nos restantes.
Uma solução que uso bastante pois como não tenho box no sinal RF da NOS vem com a guia e a tv grava os programas que coloco em agenda uma vez que tenho acesso ao alinhamento de programação.
A duvida é se a vodafone sem box aparece na guia das tv a mesma info que aparece aqui na NOS.
Isto porque estou a negociar valores e posso pensar em trocar de operadora.

Agradeço as dicas obrigado
 
Nome de programa - data/hora - pequeno sumario, se é a mesma ou não não sei, mas penso que o formato é igual em todas.
Esta é a guia da NOS na minha Q7. Por acaso consigo ver os programas que vão dár a seguir mas não está visivel na foto.
IMG-20200507-WA0005.jpg
 
Esta é a guia da NOS na minha Q7. Por acaso consigo ver os programas que vão dár a seguir mas não está visivel na foto.
IMG-20200507-WA0005.jpg

ver o que vai dar a seguir e durante os próximos dias é, para mim, a definição de guia :007:

ah o pináculo da tecnologia quando o meu VCR tinha um leitor de códigos de barra que permitia programar uma gravação com base no que vinha na TVGuia
 
Back
Topo