Canais RF da Vodafone

Aqui igual , sem CMTV, sport TV mais e canais SIC.
Já reportei, zona de Leiria

Sim, foi a portadora 618MHz que foi á vida :-(

CMTV HD 618 Canal Digital Digital
SPORTV+ HD 618 Canal Digital Digital
GLOBO HD 618 Canal Digital Digital
SIC M HD 618 Canal Digital Digital
PORTO CANAL HD 618 Canal Digital Digital
SIC CARAS 618 Canal Digital Digital
SIC R 618 Canal Digital Digital
SIC K 618 Canal Digital Digital

Deve ser avaria neste headend da Vodafone - provavelmente na unidade EDFA que faz o overlay do RF (i.e, que injecta o sinal TV na fibra 1550nm)
 
Faz sentido sim, pois muitos clientes combinam no o sinal RF TDT com o sinal RF do operadores na distribuição RF de casa
O Repack das frequências RF dos operadores foi imposto pela ANACOM. A MEO fe-lo à cerca de 2 meses. A VDF já o tinha feito à 2 anos por isso disse em cima que a VDF já não tinha que fazer nada e por isso devia ser uma avaria.


Com o devido respeito, quando a rede TDT trabalhava em SFN canal56 , agora trabalha em todos ou quase acima do 30, o que quereria dizer a quem tenha vodafone, actualmente, e morasse ou fosse servido a partir dos emissores TDT nos seguintes sitios:

Águeda
Águeda Industrial
Albufeira
Almodôvar
Alter do Chão
Alvaiázere
Alvite, Moimenta da Beira
Alvôco das Várzeas
Arganil
Arronches
Avis
Barroca Grande
Boa Viagem
Boa Viagem 2
Bornes
Bragança
Bragança - São Bartolomeu
Bufão
Campo Maior
Caramulo
Castanheira de Pêra
Castelete - Pico
Castelo de Paiva
Castelo de Vide
Castro Verde
Ceira
Cerro da Águia
Coimbra Centro
Coimbra Observatório
Elvas
Espinhal
Estremoz
Estremoz - Quinta da Esperança
Fóia
Fornos de Algodres
Gavião
Guarda
Lagos Centro
Lagos Norte
Leiria
Logo de Deus - Coimbra
Lousã
Lousa - Torre de Moncorvo
Mação
Machialinho
Manteigas
Marvão
Mealhada
Mendro
Mirandela
Mogadouro
Monchique
Monte da Virgem, Porto
Monte do Facho
Mortágua
Mosteiro
Nisa
Odemira
Ourique
Padrela
Palmela
Pampilhosa da Serra
Pedra do Vento
Penacova
Penedo da Saudade, Coimbra
Penedo Gordo
Pico Alto, Açores
Pico Bartolomeu
Pico Jardim - Açores
Piódão
Pirocão
Pombal
Portalegre
Porto Santo (Madeira)
Ribeira Grande
Santa Bárbara (Açores)
São João de Ver, Santa Maria da Feira
Serra do Cume
Sertã
Silves
Silves Centro
Sines
Sousel
Surrinha
Tocha
Trancoso
Vale de Mira
Velas
Vila de Rei
Vilar Formoso
Vinhais


Bye bye, alguns dos canais DVB-T/2... imagina o 'ruido' que não seria aqui. Para a rede SFN canal 56 a Vodafone nunca la pos nada, mas agora yem la tudo misturado, pois em MFN a TDT usa do 30 para a frente.

Podes ter razao numa coisa, a confirmar-se isso que dizes, a vodafone vai ter de fazer modificações profundas na rede RF ,para respeitar a mistura da atual rede TDT-MFN, com a sua :-)
 
Sim, tens razão.
Remover as portadoras da faixa 700MHz (para dar lugar ás redes móveis 5G) a VDF já fez isso - pois já não tem nenhuma portadora a cima dos 700

Mas continua a ter portadoras nas faixa do TDT (546Mhz a 690Mhz) - por isso para não colidirem com o sinal TDT ainda tem que fazer repack da frequencias

Vodafone:
Channel Name Freq(MHz)
RTP1 HD 610 Canal Digital Digital
RTP2 HD 610 Canal Digital Digital
SIC HD 610 Canal Digital Digital
TVI HD 610 Canal Digital Digital
SIC N HD 610 Canal Digital Digital
RTP3 610 Canal Digital Digital
TVI 24 610 Canal Digital Digital
CMTV HD 618 Canal Digital Digital
SPORTV+ HD 618 Canal Digital Digital
GLOBO HD 618 Canal Digital Digital
SIC M HD 618 Canal Digital Digital
PORTO CANAL HD 618 Canal Digital Digital
SIC CARAS 618 Canal Digital Digital
SIC R 618 Canal Digital Digital
SIC K 618 Canal Digital Digital
RTP MEMORIA 626 Canal Digital Digital
24 K 626 Canal Digital Digital
Canal Q 626 Canal Digital Digital
SCP HD 626 Canal Digital Digital
EURPOSPORT HD 626 Canal Digital Digital
FUEL TV HD 626 Canal Digital Digital
DISNEY 626 Canal Digital Digital
DISNEY JUNIOR 626 Canal Digital Digital
CARTOON NETWORKS 634 Canal Digital Digital
PANDA 634 Canal Digital Digital
PANDA BIGGS 634 Canal Digital Digital
HOLLYWOOD HD 634 Canal Digital Digital
CINEMUNDO HD 634 Canal Digital Digital
FOX MOVIES HD 634 Canal Digital Digital
FOX HD 634 Canal Digital Digital
AXN HD 634 Canal Digital Digital
FOX LIFE HD 642 Canal Digital Digital
FOX CRIME HD 642 Canal Digital Digital
FOX COMEDY HD 642 Canal Digital Digital
AXN W HD 642 Canal Digital Digital
AXN B HD 642 Canal Digital Digital
SYFY 642 Canal Digital Digital
AMC HD 642 Canal Digital Digital
MTV HD 650 Canal Digital Digital
TRACE 650 Canal Digital Digital
VH1 650 Canal Digital Digital
TRACE TOCA 650 Canal Digital Digital
DISCOVERY HD 650 Canal Digital Digital
NAT GEO HD 650 Canal Digital Digital
ODISSEIA HD 650 Canal Digital Digital
BLAZE HD 650 Canal Digital Digital
HISTORIA 658 Canal Digital Digital
NAT GEO WILD HD 658 Canal Digital Digital
E! HD 658 Canal Digital Digital
TLC 658 Canal Digital Digital
TRAVEL 658 Canal Digital Digital
FOOD NETWORK 658 Canal Digital Digital
FASHION TV 658 Canal Digital Digital
BBC ENTERTAINMENT 658 Canal Digital Digital
GINX 666 Canal Digital Digital
QYOU 666 Canal Digital Digital
SKY NEWS 666 Canal Digital Digital
BBC WORLD 666 Canal Digital Digital
CNBC 666 Canal Digital Digital
DW 666 Canal Digital Digital
CANAL 180 666 Canal Digital Digital
TVC NEWS 666 Canal Digital Digital
RT DOC 666 Canal Digital Digital
CANAL 11 HD 666 Canal Digital Digital
A BOLA TV HD 674 Canal Digital Digital
FUNBOX 4K 674 Canal Digital 4K Digital
INSIGHT TV UHD 674 Canal Digital 4K Digital
 
Esta avaria da Vodafone é surreal
Acabei de ligar novamente para tentar saber o ponto de situação da avaria e reclamei que já estava em baixo há muito tempo
Passaram-me logo a outra area comercial para re-fidelizar o meu pacote e que me ofereciam outra box (para eu não ter que depender do RF) - Fonix!! - Quando lhes disse que tinha 5 TVs mudaram de conversa que se quisesse mais teria que alugar. ;-)
Eu não quero alugar nada só quero a reposição do serviço que está em baixo :-(

Só prova que A VDF não dá importância ao RF. O RF na Vodafone é um serviço TV secundário - pois o serviço TV primário está no IPTV das suas box e é esse serviço que eles tentam impingir

A minha mãe tem NOS FTTH e nunca teve avarias no RF (se bem que a NOS usa o RF como serviço TV primário)
Mesmo em termos serviço TV em geral o da NOS parece-me bem melhor que a da VDF
Ultimamente tenho visto TV da NOS (via Apple TV) em minha casa (Vodafone FTTH) e devo dizer que estou gostar muito - a app está muito boa - bem melhor que a da VDF em Android TV :-(
Espero mesmo que a Vodafone venha a lançar uma app para Apple TV á altura de uma Vodafone
 
Sim, tens razão.
Remover as portadoras da faixa 700MHz (para dar lugar ás redes móveis 5G) a VDF já fez isso - pois já não tem nenhuma portadora a cima dos 700

Mas continua a ter portadoras nas faixa do TDT (546Mhz a 690Mhz) - por isso para não colidirem com o sinal TDT ainda tem que fazer repack da frequencias

Estive a ver a nova lista RF da Meo, e realmente, atualmente, nao tem nenhuma portadora, nem nas frequencias da rede 5G, nem das novas MFN.

A vodafone a ter de fazer o mesmo.....'batem' quase todas. Contudo na rede meo usam varias no meio delas:

554:31
562:32
610:38
618:39

e uma delas, mais exatamente duas, se me lembro de ter lido pelos canais, as duas ultimas estão na razao destes ultimos threads, portanto
ja temos 'ruido' e não deve ser avaria, mas teste nas horas normais :-)
 
Desde que não colidem com estas está tudo bem:

C30 / 546 MHz - TDT Evora/Beja (DD2)


C33 / 570 MHz - TDT VianaCastelo/Braga (DD2)
C34 / 578 MHz - TDT Castelo Branco (DD2)
C35 / 586 MHz - TDT Santarem/Lisboa (DD2)
C36 / 594 MHz - TDT Aveiro/Porto (DD2)
C37 / 602 MHz - TDT Setúbal (DD2)


*C40 / 626 MHz - TDT Evora/Beja (DD2)
C41 / 634 MHz - TDT Guarda (DD2)
*C42 / 642 MHz - TDT Aveiro/Porto (DD2)
C43 / 650 MHz - TDT Sines (DD2); C43 / 650 MHz - TDT Portalegre (DD2)
C44 / 658 MHz - TDT Aveiro/Coimbra/Leiria (DD2);C44 / 658 MHz - TDT Acores ocidental (DD2)
*C45 / 666 MHz - TDT Setúbal (DD2); C45 / 666 MHz - TDT Acores central (DD2)
C46 / 674 MHz - TDT Bragança (DD2); *C46 / 674 MHz - TDT Aveiro/Coimbra/Leiria (DD2); C46 / 674 MHz - TDT Acores oriental (DD2); C46 / 674 MHz - TDT Porto Santo (DD2)
C47 / 682 MHz - TDT Faro (DD2); *C47 / 682 MHz - TDT Portalegre (DD2); *C47 / 682 MHz - TDT Acores ??? (DD2); C47 / 682 MHz - TDT Madeira (DD2)
C48 / 690 MHz - TDT Santarem/Lisboa (DD2); *C48 / 690 MHz - TDT Guarda (DD2); *C48 / 690 MHz - TDT Açores Ilhas de S. Miguel e Graciosa (DD1/DD2))


a NOS tb não tem nenhuma portadora a colidir com as portadoras MFN da TDT, no entanto a portadora de acolhimento 714MHz ainda está em zona proibida do espectro
 
Existe algum link para essa norma / recomendação da anacom para reorganização do espectro dos operadores de paytv?

Parece muito estranho que seja imposição da anacom.
No caso da NOS não estou a ver como isso possa ser possível. Até poderiam evitar sobre posição nos canais de TV. Mas é preciso não esquecer que nas zonas HFC é preciso usar espectro para os dados. Não há espaço para evitar, os 700 a 900 MHz (5 e 4G), evitar TDT e ainda haver espectro para as portadoras de dados (internet). E para todos os efeitos, gerar interferencia nos sinais TV ou no sinal internet vai ser a mesma coisa, chatices no final. Mas isto foi sempre algo que a NOS teve que lidar. Usam frequências que estão a ser usadas para outros serviços de radio difusão, ex. FM, redes de emergencia (~450mhz siresp), 4G 800 MHz.

O que me parece mais provável é que os operadores que usam FTTH saibam que a qualidade das suas instalações coaxiais nas casas dos clientes não são grande espingarda, leia-se há 'infiltrações' de sinais externos. E como só se precisam de preocupar com o sinal TV, há margem mais que suficiente para reorganizar as frequências e evitar sobreposições. Sai mais barato fazer isto, que ir a casa de todos os clientes e analisar a rede interna.
No caso da NOS HFC, isso já não deveria ser um problema. Porque se tiverem interferências de sinais externos nas suas redes coaxiais, então é a morte do artista. Têm que ter um cuidado muito maior, porque há a hipótese das interferencias sairem para a rede externa da NOS. Enquanto na fibra, o sinal coaxial só "nasce" dentro de casa, não há hipótese de enviar crosstalk para fora. A não ser claro que se injecte o sinal coaxial numa rede de cliente e nao se tenha o cuidado de desligar a entrada da antena, ou a rede comunitária do prédio.

Dito isto tudo, a vodafone já pensava em sincronizar o serviço RF com os canais disponiveis no serviço basico com box os "140" canais.
Parece que têm a rede toda configurada manualmente em todos os headends. Não há actualização desde setembro 2019 na grelha. Nem os nomes do canais actualizam (ex. AXN Black vs AXN Moveis).
 
No caso da NOS não estou a ver como isso possa ser possível. Até poderiam evitar sobre posição nos canais de TV. Mas é preciso não esquecer que nas zonas HFC é preciso usar espectro para os dados. Não há espaço para evitar, os 700 a 900 MHz (5 e 4G), evitar TDT e ainda haver espectro para as portadoras de dados (internet). E para todos os efeitos, gerar interferencia nos sinais TV ou no sinal internet vai ser a mesma coisa, chatices no final. Mas isto foi sempre algo que a NOS teve que lidar. Usam frequências que estão a ser usadas para outros serviços de radio difusão, ex. FM, redes de emergencia (~450mhz siresp), 4G 800 MHz

certo, no HFC é mais complicado evitar colisões sobretudo na portadoras de dados/internet

O que me parece mais provável é que os operadores que usam FTTH saibam que a qualidade das suas instalações coaxiais nas casas dos clientes não são grande espingarda, leia-se há 'infiltrações' de sinais externos. E como só se precisam de preocupar com o sinal TV, há margem mais que suficiente para reorganizar as frequências e evitar sobreposições. Sai mais barato fazer isto, que ir a casa de todos os clientes e analisar a rede interna.
No caso da NOS HFC, isso já não deveria ser um problema. Porque se tiverem interferências de sinais externos nas suas redes coaxiais, então é a morte do artista. Têm que ter um cuidado muito maior, porque há a hipótese das interferencias sairem para a rede externa da NOS. Enquanto na fibra, o sinal coaxial só "nasce" dentro de casa, não há hipótese de enviar crosstalk para fora. A não ser claro que se injecte o sinal coaxial numa rede de cliente e nao se tenha o cuidado de desligar a entrada da antena, ou a rede comunitária do prédio.

Certo, o problema está nos clientes que injetam o sinal RF do operador paytv na distribuição RF da casa ou prédio - alguns clientes até o fazem de propositito com o intuito de receberem os canais paytv e TDT no mesmo cabo - se as portadoras TDT não colidirem com as portadoras do operador paytv não hé problema

A NOS até podia ter mais flexibilidade na organização das frequências no FTTH (como tem a MEO e VDF) mas como usam as mesmas portadoras TV que usam no serviço HFC acabam por estar mais limitados mesmo no FTTH onde teriam mais espectro para usar
 
Estive a ver a nova lista RF da Meo, e realmente, atualmente, nao tem nenhuma portadora, nem nas frequencias da rede 5G, nem das novas MFN.

A vodafone a ter de fazer o mesmo.....'batem' quase todas. Contudo na rede meo usam varias no meio delas:

554:31
562:32
610:38
618:39

e uma delas, mais exatamente duas, se me lembro de ter lido pelos canais, as duas ultimas estão na razao destes ultimos threads, portanto
ja temos 'ruido' e não deve ser avaria, mas teste nas horas normais :-)


Reparei agora, mea culpa, que as frequencias das zonas DST ou rurais, o RF esta em frequencias diferentes, e so tem 24 canais analogicos.
Nesta rede os canais ja estao todos fora da da zona TDT-MFN, exceto o 4k-abola, que aparece no canal 36 594Mhz.
Alguns leitores podiam estar a ser 'enganados pela conversa'... eventualmente a terem dificuldade nos sitios abaixo, caso fossem servidos por dos emissores listados abaixo:

Amarante
Arouca
Aveiro Centro
Avessadas
Baião
Bonfim
Caldas de Vizela
Celorico de Basto
Foz
Gaia
Gaia Centro
Junqueira
Lamego
Leça
Lourosa
Mangualde
Monte Franqueira, Barcelos
Palmeira de Faro
Penafiel
Porto - Av. Brasil
Porto - Fernão Lopes
Porto - Pedro Escobar
Resende
Rio Arda
Santa Marta de Penaguião
Santo Tirso
São Bernardo
São Domingos
Sátão
Seixo Alvo
Serra do Alvão
Vale de Cambra
Valongo
Viseu Centro
Viseu Sul
Vouzela

:-(
 
Última edição:
Eu já há uns bons anos q n consigo fazer scan dos canais q tão na tdt por causa do RF da Vdf. Esse repack vai alterar esta situação??

Não, a TDT antes estava no canal 56 (756 MHz) e por isso não colidia com nenhuma portadora da Vodafone.
Se não conseguias apanhar os canais TDT (DVB-T) , então é porque ou não tens antena TDT ou não estás a combinar esse sinal TDT com o sinal RF da Vodafone (DVB-T)
 
Não, a TDT antes estava no canal 56 (756 MHz) e por isso não colidia com nenhuma portadora da Vodafone.
Se não conseguias apanhar os canais TDT (DVB-T) , então é porque ou não tens antena TDT ou não estás a combinar esse sinal TDT com o sinal RF da Vodafone (DVB-T)
Eu aqui à uns anos consegui na minha TV antiga, ter os canais RF da Vodafone e TDT. Depois com a mesma TV deixei de ter os canais tdt. Só se desligasse o router é q conseguia ter os canais tdt . Tanto q tive umas duas avarias totais do serviço e sem modificar nada, tinha os canais da tdt
 
Eu aqui à uns anos consegui na minha TV antiga, ter os canais RF da Vodafone e TDT. Depois com a mesma TV deixei de ter os canais tdt. Só se desligasse o router é q conseguia ter os canais tdt . Tanto q tive umas duas avarias totais do serviço e sem modificar nada, tinha os canais da tdt

O fato de teres mais coisas , nao quer dizer que as tenhas bem. A regra diz, nao mistures redes, comuta-as. Experimenta um Gin, com muito
gin e pouca laranja....na realidade, se não usares sempre o mesmo gin e as mesmas laranjas, tens dissabores cada vez que tentas....
 
O fato de teres mais coisas , nao quer dizer que as tenhas bem. A regra diz, nao mistures redes, comuta-as. Experimenta um Gin, com muito
gin e pouca laranja....na realidade, se não usares sempre o mesmo gin e as mesmas laranjas, tens dissabores cada vez que tentas....
eu n misturo nada... a Vdf com o Smartrouter é q deixei de conseguir ver os canais da TDT usando o mesmo cabo q sai do router. Qd tinha o ONT e o Thomson consegui ter TDT e RF da Vodafone.
 
eu n misturo nada... a Vdf com o Smartrouter é q deixei de conseguir ver os canais da TDT usando o mesmo cabo q sai do router. Qd tinha o ONT e o Thomson consegui ter TDT e RF da Vodafone.

Isso quer dizer que o teu smartrouter possivelmente estava a meter ruido na portadora ou perto da portadora do TDT. Coloca um analisar de espectro RF na saída RF do teu router é vês logo se o canal 56 (SFN) ou no novo canal (MFN) tem ruido ou não.
A mesma coisa acontece com a nova frequência do TDT?

Também pode ser o teu sinal RF da TDT estar desbalanceado em termos de potencia comparado com o sinal RF da VDF - para misturars os 2 sinais (VDF RF + TDT RF) ambos devem estar na mesma ordem de grandeza - se não vais estar a somar o ruido ground floor da VDF com o teu TDT (ou seja, o ruido ground floor da VDF acaba por abafar o sinal mais fraco do TDT
A VDF RF tem cerca de 80 dBuV - se não tiveres essa ordem de grandeza no RF do TDT coloca uma AMP antes de o misturares

P.S.
No meu smartrouter 2.0 não tenho esse problema (nem antes com o canal 56 (SFN) nem agora com o novo canal em MFN - mas eu tenho ambos com a mesma ordem de grandeza
 
Última edição:
Isso quer dizer que o teu smartrouter possivelmente estava a meter ruido na portadora ou perto da portadora do TDT. Coloca um analisar de espectro RF na saída RF do teu router é vês logo se o canal 56 (SFN) ou no novo canal (MFN) tem ruido ou não.
A mesma coisa acontece com a nova frequência do TDT?

Também pode ser o teu sinal RF da TDT estar desbalanceado em termos de potencia comparado com o sinal RF da VDF - para misturars os 2 sinais (VDF RF + TDT RF) ambos devem estar na mesma ordem de grandeza - se não vais estar a somar o ruido ground floor da VDF com o teu TDT (ou seja, o ruido ground floor da VDF acaba por abafar o sinal mais fraco do TDT
A VDF RF tem cerca de 80 dBuV - se não tiveres essa ordem de grandeza no RF do TDT coloca uma AMP antes de o misturares

P.S.
No meu smartrouter 2.0 não tenho esse problema (nem antes com o canal 56 (SFN) nem agora com o novo canal em MFN - mas eu tenho ambos com a mesma ordem de grandeza


Nao recomendes, a quem não sabe, o que sao aeroportos, macanudos ou radio amadores , sim ainda os ha, antenas de telele do outro lado da rua, aos montes por aqui, e teres de ter um super amplificador, bem filtrado, para so deixar passar o canal TDT e poder ser reprogramado que mudarem o que quer que seja. Será que o SAC ajuda? Nem quando era SFN a coisa conseguiu funcionar bem, por isso passaram a MFN....
Olhando para o espetro, perco logo a pica de ficar com algo inutil, como backup. Nada como um ficha F e 1 terminador.... Parabens por
seres um dos felizardos em que , sem gastar dinheiro isso acontece, na minha zona, nao da, e em alguns sitios nem satelite conseguem
ter. Alguns investiram em antenas filtradas para o 5G que nem o 5G vao filtrar quando estiver implementado em pleno,depois vao mudar
outra vez? Mais uma vez parabens por teres conseguido, pois todos os que vejo depois queixam-se de outras maleitas nos canais dos ISPs .
nada como tirar o 'lixo' de lá, por 0,001% do tempo, ou menos, nao vale a pena ter outros problemas :-)
 
Nao recomendes, a quem não sabe, o que sao aeroportos, macanudos ou radio amadores , sim ainda os ha, antenas de telele do outro lado da rua, aos montes por aqui, e teres de ter um super amplificador, bem filtrado, para so deixar passar o canal TDT e poder ser reprogramado que mudarem o que quer que seja. Será que o SAC ajuda? Nem quando era SFN a coisa conseguiu funcionar bem, por isso passaram a MFN....
Olhando para o espetro, perco logo a pica de ficar com algo inutil, como backup. Nada como um ficha F e 1 terminador.... Parabens por
seres um dos felizardos em que , sem gastar dinheiro isso acontece, na minha zona, nao da, e em alguns sitios nem satelite conseguem
ter. Alguns investiram em antenas filtradas para o 5G que nem o 5G vao filtrar quando estiver implementado em pleno,depois vao mudar
outra vez? Mais uma vez parabens por teres conseguido, pois todos os que vejo depois queixam-se de outras maleitas nos canais dos ISPs .
nada como tirar o 'lixo' de lá, por 0,001% do tempo, ou menos, nao vale a pena ter outros problemas :-)

Isso consegue-se facilmente como indiquei em cima.
Eventualmente poderás precisar tb de um filtro passa banda para o RF da Antena TDT (para deixar passar apenas a portadora da TDT) - pois ao misturar a antena RF com o RF da VDF podes estar a introduzir lixo que apanhas no eter (leia-se ruido no radio espectro) e na verdade só queres somar o tal canal TDT e não queres estragar as outras portadoras da VDF
 
Isso consegue-se facilmente como indiquei em cima.
Eventualmente poderás precisar tb de um filtro passa banda para o RF da Antena TDT (para deixar passar apenas a portadora da TDT) - pois ao misturar a antena RF com o RF da VDF podes estar a introduzir lixo que apanhas no eter (leia-se ruido no radio espectro) e na verdade só queres somar o tal canal TDT e não queres estragar as outras portadoras da VDF

Desculpa, nao recomendo a ninguem ir por esse caminho, pois não tem filtro para a 5G em condicoes, nem passa banda, e ainda levam com
lixo....cada vez menos recomendavel. Nem mesmo para o FM...perfiro programar o receiver para dar o radio lá da terra via net.
Digitalizam umas coisas e nao digitalizam outras, de repente é só 'lixo', desculpa não recomendo, para quem faça disso vida é meio caminho
para ficar com o livro de reclamaçoes cheio, pois estas a mexer num meio que não controlas , por muito profissional que sejas.
 
Back
Topo