Canais RF da Vodafone

Desculpa, nao recomendo a ninguem ir por esse caminho, pois não tem filtro para a 5G em condicoes, nem passa banda, e ainda levam com
lixo....cada vez menos recomendavel. Nem mesmo para o FM...perfiro programar o receiver para dar o radio lá da terra via net.
Digitalizam umas coisas e nao digitalizam outras, de repente é só 'lixo', desculpa não recomendo, para quem faça disso vida é meio caminho
para ficar com o livro de reclamaçoes cheio, pois estas a mexer num meio que não controlas , por muito profissional que sejas.

Com um filtro passa banda (mais propriamente "passa canal") não tens qq problema em combinar os 2 sinais RF

Estes filtros "passa canal" deixam passar apenas a portadora que queres (exemplo canal 56), ou seja eliminam tudo o resto (na verdade os canais adjacentes sofrem uma atenuação -10dB e os restantes canais tipicamente -22 dB) por isso, mesmo que a tua antena RF traga lixo/ruido nas outras frequências, depois de passar por esse filtro ficas com um cabo coaxial com um sinal RF que contem apenas o canal 56 (o sinal que tu queres) e o resto do espectro nesse cabo está quase limpo (ou bastante atenuado)

depois é só combinar esse sinal RF com o RF do operador (podes usar um splitter invertido) que esse canal (exemplo 56) é somado/misturado ao sinal RF do operador sem estragar nada.

Se tens duvidas, coloca um analisador de espectro RF nesse sinal RF que vem da antena (depois de passar no filtro "passa canal") e vais ver uma portadora no canal 56 quase com 80 dBuV (por exemplo) e os canais adjacentes com amplitude cá em baixo.
Fazes o mesmo com o cabo RF do operador e vais ver que não tens nenhuma portadora no canal 56.
Depois fazes o mesmo no sinal RF combinado (saída do "RF combinador" ou splitter invertido) e vais ver todas as portadoras da VDF lá intactas e mais um canal (o teu canal TDT) :-)

Isto chama-se multiplexagem de portadora RF no espectro radio eletromagnético

é o mesmo principio aplicado quando somas um canal teu (exemplo, o sinal RF-OUT de um Modulador HDMI) ao sinal RF do teu serviço payTV
Podes adicionar quantos canais quiseres à tua distribuição RF desde que esses canais não estejam a ser usados por mais nenhuma portadora - posso dizer que eu para além do canal TDT ainda tenho mais 2 canais (moduladores RF) que combinei na minha distribuição RF cá de casa e tudo funciona perfeitamente.

Quando somas/misturas sinais RF só tens que ter o cuidado em somar sinais da mesma ordem de grandeza (se não, a coisa não vai funcionar)
Exemplo, se vais somar um sinal VDF em que as portadoras dos canais VDF andam por volta dos 80 dBuV, o "floor" desse RF da VDF pode ter um um ruido na ordem dos 30-40 dBuV (incluindo o canal 56 que embora não tenha lá nada tem esse ruido sempre presente) ao somar esse RF da VDF a um RF do TDT (exemplo canal 56) com sinal muito mais fraco (exemplo, 45 dBuV - este nivel de sinal em standalone até pode ser suficiente para uma TV com boa sensibilidade o apanhar) mas ao combinar esse RF TDT com o RF da VDF, esse canal 56 fica cheio de ruido depois de combinado/somado (pois nessa portadora estás a somar um sinal já fraco com 45 dBuV a um ruido de 40 dBuV logo ficas com um sinal muito fraco cheio de ruido que nenhuma TV consegue apanhar)
Nessas situações, basta amplificar o sinal mais fraco para o mesmo nível do outro sinal (para ambos ficarem por exemplo na ordem dos 80 dBuV) e assim resolves o problema. Nota: essa amplificação do sinal mais fraco serve para balancear os sinais RF e deve ser feita antes da combinação/soma dos RFs (usando o tal "RF combiner" = splitter invertido)


O que pode acontecer é o operador mudar a grelha de frequências (exemplo, após uma reorganização das portadoras) e isso pode estragar o um desses "teus" canais que somaste à tua distribuição RF se passar a existir alguma nova portadora da VDF que colida com uma das tuas - mas quando isso acontece basta escolher outra frequência livre no modulador RF
 
Última edição:
@Meotuga A hora na TV está correta. Mas quando abro o Guia TV tem um relógio diferente :paranoid:

@PWP App tem problemas. Por exemplo, pede-me para fazer login sempre que a abro, e as gravações automáticas não estão a funcionar (para mim, pelo menos). Ou seja, problemas maiores haha
 
Olá @Meotuga na minha tv Philips acontece o mesmo e tenho de entrar nas definições, opção lingua e regiões, a seguir no relógio escolher horário de Verão ou Inverno. A mim resolve-me essa diferença muito irritante da hora. Fica bem.
 
Olá @Meotuga na minha tv Philips acontece o mesmo e tenho de entrar nas definições, opção lingua e regiões, a seguir no relógio escolher horário de Verão ou Inverno. A mim resolve-me essa diferença muito irritante da hora. Fica bem.
Nas minhas samsungs, também contorno o esquecimento da vodafone, pois quanto mais baratas, menos opcoes tem as Tvs, é tudo automatico. Vou ao menu, roda dentada, tempo, e mudo...numa sociedade digital, nao se percebe ter de 'puxar pela mioleira' para fazer funcoes basicas...imaginem a seguir, nao atualizarem as horas aos teleles, e o pessoal todo a mexer nos menus...
ai vodafone, vodafone, esta ai alguém?
Ate nos telefones fixos ando a procura onde mexer, desde que trocaram o router, a data muda para o ano 2000 passados uns segundos , a o dia mes e hora, ficam sempre bem....enfim.
 
De vez em quando uma das minhas TVs em casa fica assim:

https://photos.app.goo.gl/FBqAHnV2ZpPXSVTV7

Já aconteceu a alguém ?

Ainda não reclamei com a Vodafone porque se mudar de canal e colocar novamente no canal que estava fica tudo bem como podem ver neste video:

https://photos.app.goo.gl/zwCZUi9kYsQqsHMK8

Isto também é uma TV de marca branca de 2013, tenho outra mais recente ligada por RF e não acontece a mesma coisa (macro blocos muito raramente).
 
De vez em quando uma das minhas TVs em casa fica assim:

https://photos.app.goo.gl/FBqAHnV2ZpPXSVTV7

Já aconteceu a alguém ?

Ainda não reclamei com a Vodafone porque se mudar de canal e colocar novamente no canal que estava fica tudo bem como podem ver neste video:

https://photos.app.goo.gl/zwCZUi9kYsQqsHMK8

Isto também é uma TV de marca branca de 2013, tenho outra mais recente ligada por RF e não acontece a mesma coisa (macro blocos muito raramente).

Recomendo-te fazer essa pergunta ao teu reparador do costume. Cores invertidas ou diferentes (negativas por norma) num tv dessa data de fabrico, tem um culpado conhecido.
 
Boas, recebi tv vodafone ao pesquisar canais, apenas rtp1 e rtp2 aparecem com o nome, é mesmo assim ou existe outra maneira de aparecerem com o nome?Aderi ao pacote tv net voz à quinze dias e hoje recebi Tv led 32 scneider.
 
Boas, recebi tv vodafone ao pesquisar canais, apenas rtp1 e rtp2 aparecem com o nome, é mesmo assim ou existe outra maneira de aparecerem com o nome?Aderi ao pacote tv net voz à quinze dias e hoje recebi Tv led 32 scneider.

Coloca no pais Itália e sitoniza com o lcn... Recebi a minha ontem e tive esse problema
 
Back
Topo