Canais RF da Vodafone

Diria que vais ter que rever esses T manhosos como lhes chamas, há quebras muito significativas após eles.

Um amplificador há saída do router não me parece que te vá resolver o problema já que o sinal que sai do router é mais.wue adequado (arriscas ter demasiado sinal para as primeiras ligações).

Tenta rever também as tomadas, garante que as ligações estão bem feitas e fixas.
Durante a TDT e o analógico isto cá em casa funcionou sem problemas.

A tomada 1 tera de ter 10 a 15DBs, na reparticao( atenuaçao entre o cabo e a saida),a segunda 10 a 12DBs,
o primeiro T, ter de ser um derivador, um repartidor nao sera adequado, de 10DBs para a terceira tomada
de 0-0,5DBs terminal), aqui se substituires a tomada 3 por uma de passagem de 10DBs fica o repartidor integrado,
a tomada 4 de 10 DBs, depois um repartidor de 3-4 Dbs, nao mais, para as duas tomadas restantes que terao
de ser, terminais de 0-0,5DBs.
Eu vou procurar no catálogo da Televés a ver se encontro. Sei que há que tomadas de cascata com posições específicas, tal como disseste.

O cabo tera de ser RG6 , exemplo o 2141 da Televes ( tenta ver ate onde consegues perceber, sem desistires).
Pois, se calhar vou ter mudar o cabo cá em casa. O que tem agora é daqueles finos, micro-coaxial acho eu. O diâmetro dele parece um cabo de rede cat 5.

Ou seja, falta alguma info no teu fabuloso esquema, quais sao, o cabo, tomadas e repartidores (referencias).
Sei que as tomadas de satélite são da Legrand série Valena (2004). Há uma no andar de baixo de baixo com a referência 5263 da Televés (só tem In, não tem Out).

No caso dos repartidores / Derivadores, normalmente teras de deixar a ponta do coaxial com cerca de 2mm,
senao nao faz contacto e so passa pelo ar (capacitancia, muita atenuacao),assim como deves ter cuidado com
os In/out dos Ts, e ter as tomadas terminais com a atenuacao correcta....nao sao todas iguais.
Tenta rever também as tomadas, garante que as ligações estão bem feitas e fixas.
Vou ter isso em conta.

Há um pormenor que eu na altura não me lembrei e acho que poderá ter sido isso que deu "cabo" da rede coaxial. Há cerca de 5 anos atrás eu tinha uma box meo ligada na tomada 3 (a tal que tem o T "manhoso"). Decidi ligar uma segunda box meo na tomada 4 --- tirei a tomada de tv que tinha e meti uma de satélite ---. Eu acredito que ao mudar de canal nas duas box poderá ter calhado em frequências ou transponders diferentes e com isso excesso de tensão no cabo, assim eu acredito que a rede coaxial "avariou" por causa dessa situação. Até porque uns tempos depois a box da meo deixou de dar na tomada 3. O sinal de satélite "morre" depois da tomada 2.
 
Durante a TDT e o analógico isto cá em casa funcionou sem problemas.


Eu vou procurar no catálogo da Televés a ver se encontro. Sei que há que tomadas de cascata com posições específicas, tal como disseste.


Pois, se calhar vou ter mudar o cabo cá em casa. O que tem agora é daqueles finos, micro-coaxial acho eu. O diâmetro dele parece um cabo de rede cat 5.


Sei que as tomadas de satélite são da Legrand série Valena (2004). Há uma no andar de baixo de baixo com a referência 5263 da Televés (só tem In, não tem Out).



Vou ter isso em conta.

Há um pormenor que eu na altura não me lembrei e acho que poderá ter sido isso que deu "cabo" da rede coaxial. Há cerca de 5 anos atrás eu tinha uma box meo ligada na tomada 3 (a tal que tem o T "manhoso"). Decidi ligar uma segunda box meo na tomada 4 --- tirei a tomada de tv que tinha e meti uma de satélite ---. Eu acredito que ao mudar de canal nas duas box poderá ter calhado em frequências ou transponders diferentes e com isso excesso de tensão no cabo, assim eu acredito que a rede coaxial "avariou" por causa dessa situação. Até porque uns tempos depois a box da meo deixou de dar na tomada 3. O sinal de satélite "morre" depois da tomada 2.
Podes sempre, uma vez que a opcao sera sempre tua, arranjar um cabo com ligacao F, macho e femea e ir experimentando cabo abaixo, ligado a um TV, de preferencia pequeno, em busca manual, normalmente, pois ai costuma ter um analisador de qualidade
e potencia, para evitar andares a fazer procura automatica sempre, e fazeres uma avaliacao de ate onde vai o sinal,com que qualidade e nivel, no primeiro canal DVB-T da tua rede, um analogico se preferires, ou os dois , ja que os analogicos estao primeiro
mas a frequencia é mais baixa. Aponta sempre num papel, ou excel, texto, para nao te esqueceres/baralhares.
 
Nova instalação ontem e o acho que o RF da Vodafone deixa um pouco a desejar...
Canais analógicos a mais (em 2021...) e nem sequer tem o Euronews em digital...
 
Nova instalação ontem e o acho que o RF da Vodafone deixa um pouco a desejar...
Canais analógicos a mais (em 2021...) e nem sequer tem o Euronews em digital...

Os canais analógicos hão-de dar jeito a quem tem equipamento que não suporta o digital. Se a Vodafone tem condições para incluir todos estes canais analógicos, não vejo porque não. Se o espectro estivesse completamente ocupado e os canais analógicos impedissem a Vodafone de ter mais canais no RF, ainda percebia que se argumentasse a favor de remover alguns analógicos para permitir mais canais DVB.

Mas estará o espectro ocupado? Da última vez que vi, fiquei com a ideia de que ainda haviam canais disponíveis. Mesmo estando o espectro ocupado, provavelmente estaríamos a falar de remover um ou dois canais analógicos para permitir mais frequências em DVB-T. (A não ser que a Vodafone pretendesse aumentar imensamente os canais digitais disponíveis sem box.)

Ainda assim, seria uma coisa fácil/barata a Vodafone meter mais frequências DVB-T? Isto provavelmente implica comprar mais equipamento - e não faço ideia de em quantos sítios é necessário existir esse equipamento.

De resto, os canais serem "a mais", por si só, não me parece que seja problema.

Em termos da oferta, diria até que supera parte da concorrência. Mas isso deve-se mais à minha preferência nos conteúdos e canais. Acho agradável que a oferta inclua a Fox Crime e a Fox Comedy, mas certamente haverá quem prefira, por exemplo, ter a CNN.
 
Nova instalação ontem e o acho que o RF da Vodafone deixa um pouco a desejar...
Canais analógicos a mais (em 2021...) e nem sequer tem o Euronews em digital...
Os canais analógicos hão-de dar jeito a quem tem equipamento que não suporta o digital. Se a Vodafone tem condições para incluir todos estes canais analógicos, não vejo porque não. Se o espectro estivesse completamente ocupado e os canais analógicos impedissem a Vodafone de ter mais canais no RF, ainda percebia que se argumentasse a favor de remover alguns analógicos para permitir mais canais DVB.

Mas estará o espectro ocupado? Da última vez que vi, fiquei com a ideia de que ainda haviam canais disponíveis. Mesmo estando o espectro ocupado, provavelmente estaríamos a falar de remover um ou dois canais analógicos para permitir mais frequências em DVB-T. (A não ser que a Vodafone pretendesse aumentar imensamente os canais digitais disponíveis sem box.)

Ainda assim, seria uma coisa fácil/barata a Vodafone meter mais frequências DVB-T? Isto provavelmente implica comprar mais equipamento - e não faço ideia de em quantos sítios é necessário existir esse equipamento.

De resto, os canais serem "a mais", por si só, não me parece que seja problema.

Em termos da oferta, diria até que supera parte da concorrência. Mas isso deve-se mais à minha preferência nos conteúdos e canais. Acho agradável que a oferta inclua a Fox Crime e a Fox Comedy, mas certamente haverá quem prefira, por exemplo, ter a CNN.
Para pessoas com um pensar diferente, sobra ainda a app na tv, ou box android, tablet....muito mais completo. Se
for Via wi-Fi, nao deixa de ser RF, e estar dentro contexto, ou nao... :-)
 
Boas,

Tenho tido um problema com os canais digitais na zona dos quartos, a TV encontra os canais analógicos e digitais e funciona tudo bem no entanto se desligar a tv e voltar a ligar os canais digitais aparecem como "sem sinal" (os analógicos funcionam bem) e o sinal só retorna ou quando faço nova procura ou se mexer e tirar o cabo coaxial da ficha e voltar a colocar de novo. Se voltar a desligar a tv nem que seja uns segundos volta a acontecer o mesmo. Já testei com 2 TVs diferentes e o resultado foi igual.

Será que o problema é que o sinal injetado chega fraco à zona dos quartos? ou poderá ser algum problema com o cabo coaxial ou até a própria tomada?
 
Boas,

Tenho tido um problema com os canais digitais na zona dos quartos, a TV encontra os canais analógicos e digitais e funciona tudo bem no entanto se desligar a tv e voltar a ligar os canais digitais aparecem como "sem sinal" (os analógicos funcionam bem) e o sinal só retorna ou quando faço nova procura ou se mexer e tirar o cabo coaxial da ficha e voltar a colocar de novo. Se voltar a desligar a tv nem que seja uns segundos volta a acontecer o mesmo. Já testei com 2 TVs diferentes e o resultado foi igual.

Será que o problema é que o sinal injetado chega fraco à zona dos quartos? ou poderá ser algum problema com o cabo coaxial ou até a própria tomada?
Se conseguires testar junto ao router, com um cabo coaxial em condições, tiras as dúvidas.
 
Os canais analógicos hão-de dar jeito a quem tem equipamento que não suporta o digital. Se a Vodafone tem condições para incluir todos estes canais analógicos, não vejo porque não. Se o espectro estivesse completamente ocupado e os canais analógicos impedissem a Vodafone de ter mais canais no RF, ainda percebia que se argumentasse a favor de remover alguns analógicos para permitir mais canais DVB.

Mas estará o espectro ocupado? Da última vez que vi, fiquei com a ideia de que ainda haviam canais disponíveis. Mesmo estando o espectro ocupado, provavelmente estaríamos a falar de remover um ou dois canais analógicos para permitir mais frequências em DVB-T. (A não ser que a Vodafone pretendesse aumentar imensamente os canais digitais disponíveis sem box.)

Ainda assim, seria uma coisa fácil/barata a Vodafone meter mais frequências DVB-T? Isto provavelmente implica comprar mais equipamento - e não faço ideia de em quantos sítios é necessário existir esse equipamento.

De resto, os canais serem "a mais", por si só, não me parece que seja problema.

Em termos da oferta, diria até que supera parte da concorrência. Mas isso deve-se mais à minha preferência nos conteúdos e canais. Acho agradável que a oferta inclua a Fox Crime e a Fox Comedy, mas certamente haverá quem prefira, por exemplo, ter a CNN.
A questão é que esses canais analógicos ocupam muito espaço e tem pouco qualidade (além de não ter EPG, etc)!
Além disso é fácil, numa tv antiga, colocar um recetor digital; já, por exemplo, ver o Euronews (em digital com alguma qualidade) é impossível na Vodafone!
A Vodafone não devia ter canais exclusivamente em analógico, quando o que faz sentido é precisamente o contrário.

Nesse especto a Meo é muito mais equilibrada: >100 canais digitais, ~30canais analógicos e ~20 rádios.
 
Boas,

Tenho tido um problema com os canais digitais na zona dos quartos, a TV encontra os canais analógicos e digitais e funciona tudo bem no entanto se desligar a tv e voltar a ligar os canais digitais aparecem como "sem sinal" (os analógicos funcionam bem) e o sinal só retorna ou quando faço nova procura ou se mexer e tirar o cabo coaxial da ficha e voltar a colocar de novo. Se voltar a desligar a tv nem que seja uns segundos volta a acontecer o mesmo. Já testei com 2 TVs diferentes e o resultado foi igual.

Será que o problema é que o sinal injetado chega fraco à zona dos quartos? ou poderá ser algum problema com o cabo coaxial ou até a própria tomada?
Olá ,
Aproveita, faz o esquema da casa, se nao o souberes ja. Caso a 'direçao do sinal', (se entrava pela antena no telhado, e agora vai ate ao telhado) nao seja a mesma de antigamente, anota isso mesmo.
Podes adicionar ainda informaçao aqui, sobre o sinal que tens em cada tomada. A maior parte das Tvs 'oferece isso' em sintonia manual,
seja 'fortaleza do sinal' como dizem algumas LG, quer a sua qualidade. Nao fiques a espera que o processador do TV faça o teu trabalho,
o sinal que la aparece, se for debil, causa nauseas, pois tu tens tVs teus, que tem 'ideias proprias', e que fazem so o que foram programados. Alguns tVs tem ainda a possibilidade de ativar um amplificador linha , seja interno ou externo. Ao tomares uma decisao,
convem perceberes as consequencias do que vai acontecer, ou nao, e o que é o que. Se nao souberes, pergunta aqui e aguarda.

Boa sorte! ( conseguimos ajudar, por vezes, por mais canais é que não...mas vai acontecer, quando a vodafone quiser, seja para as TVs mais velhas, incluindo algumas LCD e plasma, quer para as mais atuais 4k , que suportem 4k via RF, as primeiras nao suportavam)
 
Mas estás então a dizer que não há mais frequências disponíveis?
Os canais do 47 para cima não podem ser utilizados na Vodafone?

https://en.wikipedia.org/wiki/Telev...urope_most_countries_Asia,_Africa_and_Oceania
Não sei....
Não, não podem porque são usados para o 5G (700Mhz) e 4G (800Mhz).
Estamos em Portugal, e Portugal tem leis, regras e afins...
Não há nenhum impedimento para usar essas frequências num rede cablada. Aliás a NOS, por exemplo, tem canais nos 700 e nos 800 mhz.
Concerteza que podem, e devem usar. O problema, a haver um problema, é as pessoas nao quererem mexer nas instalacoes la de casa... e depois vao queixar-se à vodafone, porque noutro ISP estava tudo ok, ou acharem que a Vodafone nao pode usar as frequencias nos canais da TDT, nem as da 4G e 5G...enfim!
Mal essas pessoas sabem, que muitos dos comandos das garagens e dos carros estao nos 8xxMHz... ate os meus auscultadores wireless
estao nessas frequencias...ha regras, e consequencias... Quando derem conta, que casos como o que eu tinha, em S.Marcos, cacem,
em frente ao restaurante bianconero o carro nao fechava as portas, e disparava o alarme. Dois lugares ao lado, tudo ok....havendo o carro e o comando, nao ha possibilidade de proteger, talvez um pedido de fiscalizacao a Anacom....alguns andam sempre a trocar pilhas, sem perceberem porque. Serão cada vez mais frequentes, assim que a 5G comecar a bombar em cheio...
Se o cabo for corretamente escolhido, seja na blindagem, e na atenuacao, nao sera afetado e podera usar toda a gama de frequencias que se lembrem, ate acima de 1GHZ...2,3... Da mesma forma que por vezes trocamos de carro, as vezes, trocamos de Coaxial, e alguns ate de ISP :-)
 
Mal essas pessoas sabem, que muitos dos comandos das garagens e dos carros estao nos 8xxMHz... ate os meus auscultadores wireless
estao nessas frequencias...ha regras, e consequencias...

E as consequências é que quando é notável a interferência devido ao uso dessas frequências sem permissão, vai a GNR pedir para desligar ou alterar a frequência desses aparelhos (sei de casos reais em que isto aconteceu)

E gostava de saber que auscultadores são esses, que 99% dos vendidos na europa usam 2.4 Ghz, seja por tecnologia proprietária ou Bluetooth
 
Back
Topo