Canais RF da Vodafone

Os niveis parecem razoaveis, embora o sinal do RF esteja um pouco mais baixo que o 'meio da escala'. Se forem esses à hora dos problemas, não se deveria esperar probs, a não ser que como suspeitas ja venha assim da origem, se houver problemas com o cabo RF no percurso, seja a belindagem, seja um pequeno promenor no conector F, que muitas vezes deixam o pino do meio cortado 'a razar' à saida da rosca, devem deixar cerca de 2mm para fora da rosca , sob pena do sinal passar em
forma capacitiva que deixa o UHF passar 'mais ou menos ok' mas deve criar problemas em VHF analogico ( o pessoal ja não usa mas o problema pode estar lá na mesma), e ainda alguma interferencia eletrica, mais raro, de algum eletrodomestico, ou da zona.
Ter uma boa 'terra' no edificio ajuda por vezes, caso não a tenhas medido, caso tenhas um voltimetro, poe em Volts AC e usa-o como se fosse um busca polos, um fio na ficha, e o outro na mão, não teras luz na fase, mas terás numeros, quer na Fase, no Neutro, e na terra. O valor devera ser proximo de Zero na Terra, muito baixo no Neutro, e elevado na Fase ( não é uma medida certa, mas da para ter uma ideia).
Talvez comecaria , pela verificação do conector, e depois perguntando a um vizinho, se ele sente ou não o teu prob, pois muitos não reportam esses eventos. Não serás de Fernão Ferro ou quinta do conde, ou por ai? Não conheço outra area que possa ter NOS e VODAFONE pelos mesmos cabos.

Novos dados Copy/Paste, de hoje...

Informação ONT
Valor atualValor de referência
Estado do sinal ótico de envio:Auto.Auto.
Capacidade ótica TX:2.14 dBm0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX:-19.59 dBm-27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento:3272 mV3100 a 3500 mV
Corrente de polarização:17 mA0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento:53 ℃-10 a +85 ℃
Potência CATV RX-5.23 dBm-8 a +2 dBm
Potência de saída CATV:22 dBmV≥17 dBmV

À hora das falhas ainda não consegui ter oportunidade de ver a informação do ONT. Quando o fizer, volto a colocar aqui. A potência CATV RX parece queainda está hj mais baixa, ou estou a pensar mal? 🤷‍♂️

Temos notado muito menos pixelização da imagem. Cá em casa não se mexeu em mais nada (Além das fichas que o técnico mudou nos chicotes finais para a TV). O nível de sinal (TV samsung) andava em 96, agora estável em 99 ou 100.
O Aterramento da casa foi visto há uns tempos por eletricista e estava OK.
Vou acompanhando e atualizo...
Obg pelas dicas.

Novos dados Copy/Paste, de hoje...

Informação ONT
Valor atualValor de referência
Estado do sinal ótico de envio:Auto.Auto.
Capacidade ótica TX:2.14 dBm0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX:-19.59 dBm-27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento:3272 mV3100 a 3500 mV
Corrente de polarização:17 mA0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento:53 ℃-10 a +85 ℃
Potência CATV RX-5.23 dBm-8 a +2 dBm
Potência de saída CATV:22 dBmV≥17 dBmV

À hora das falhas ainda não consegui ter oportunidade de ver a informação do ONT. Quando o fizer, volto a colocar aqui. A potência CATV RX parece queainda está hj mais baixa, ou estou a pensar mal? 🤷‍♂️

Temos notado muito menos pixelização da imagem. Cá em casa não se mexeu em mais nada (Além das fichas que o técnico mudou nos chicotes finais para a TV). O nível de sinal (TV samsung) andava em 96, agora estável em 99 ou 100.
O Aterramento da casa foi visto há uns tempos por eletricista e estava OK.
Vou acompanhando e atualizo...
Obg pelas dicas.
Sim, viste bem, o nivel otico do sinal RF baixou uma decimas, vai monitorando, não va conseguires, eventualmente, associar o abaixamento do nivel ao defeito, quanto mais se aproximar de -8dbm 'pior', uma vez que o nivel de sinal RF está no maximo, como quase sempre. O que interessa mais nos TVs é a qualidade perto dos 100%, o nivel até pode andar nos 60% não costuma causar problema ( depende da TV e do seu 'poder' de corrigir os erros se os houver). Quanto à terra, recomendo que vás vendo se puderes, duas vezes por ano, pois é um elemento critico na casa, pode falhar em qualquer lado, mesmo estando bom na origem, falha muitas vezes em extençóes, aqui até ja tive de trocar a minha da TV , router , telefone , etc, pois deixou de fazer o trabalho dela, até dava 'choque' entre a tomada e o chicote ( por vezes é mais o eletricista se esqueceu de ligar o cabo RF à terra no repartidor/derivador principal).
No caso dos chicotes RF, também é muito comum perderem o contacto por corrosão. Boas fichas nas pontas, sempre 100% blindadas, reduz muito essa possibilidade, não usar 'cabos do chines' que sejam de aco cobreado, alguns ate pega o imã.... Quando o chicote esta com mau contacto, ate de antena serve, se for o caso, mistura na rede da Casa os sinais que andam no 'ar' das redondezas, podendo interferir no resto. Na fibra, a poeira é um inimigo, de vez em quando também deve ser limpa. (cuidado com os gatos, se os houver, eles adoram a fibra amarela que nos costumam por no router, vá-se la saber porquê...)

Última edição:
Não era suposto estas últimas alterações de posições acontecerem também no RF?
Devem acontecer algumas delas, mas depois do 9 (NOW) aparecer (17junho ou apos), pois o atual 9 muda para o 19 para a entrada deste, os de 'comida' migram para o 119 a 121, o Eurosport 4k ja disseram que não iria aparecer pois nunca la esteve, etc. Ja desisti de esperar, quando chegarem, os que, chegam... Devem estar a poupar €€€ , chatisses e reclamações...tudo de uma vez, e pode que nos façam alguma surpresa melhor que no passado....

Lá chegou a SMS...
A partir de 12 de junho a lista de canais da sua Tv sem box vai ser reorganizada.
Consulte estas alterações em http://vfpt.pt/sembox ...

Ja reparei que o canal NOW ( ou News now ) aparece na lista nos analogicos e depois nos canais 'rurais' digitais.
Ou é lapso, ou tornou-se interessante e tema de debate :-(

Para ja anticipo problemas no canal Now, para TVs de 2010, ou la perto, em digital, por o terem introduzido num canal que só dará
se a TV tiver DVB-T2, em algumas só aparecerá o som, ou só a imagem, tal como aconteceu com a Bola TV no inicio, ou então, em alternativa, ver no analagico....não aprendem com os erros :-(

Última edição:
Chegou depois, tudo certo. 😎
Zona sul do tejo, tudo mudou como esperado, novidades, absolutamente nenhuma. Dia 17 aparecera algo mais que uma mira tecnica no canal 9, espera-se...
O PDF com a grelha, anunciado na SMS, continua com informação incompleta, pois não indica o canal news now no digital normal, apesar de estar lá após as mudanças. O tv de 'testes' da samsung de 2011, apanhou a mira do canal 9 'News now' em digital, e ouve-se o apito do som, como tal espero que dia 17 não haja mais surpresas, quer com a imagem, quer com o som, para quem tem TVs com sintonizador DVB-T apenas, e não o ultimo DVB-T2.

Dia 12: Apareceu um novo SMS, a apontar para as instrucoes de resintonizar os novos canais http://vfpt.pt/sinc .
Dia 14: Desapareceu no dia 13, a mira/sinal que estava no canal 9, isto apesar de na box ir passando videos de apresentação do canal.
Dia 15: No dia 14, comecou a dar no RF, os videos de apresentação no canal Now, tal como na box.
Dia 16: O PDF da lista de canais http://vfpt.pt/sembox continua incompleto na secção do digital (NORMAL).

Última edição:
Zona sul do tejo, tudo mudou como esperado, novidades, absolutamente nenhuma. Dia 17 aparecera algo mais que uma mira tecnica no canal 9, espera-se...
O PDF com a grelha, anunciado na SMS, continua com informação incompleta, pois não indica o canal news now no digital normal, apesar de estar lá após as mudanças. O tv de 'testes' da samsung de 2011, apanhou a mira do canal 9 'News now' em digital, e ouve-se o apito do som, como tal espero que dia 17 não haja mais surpresas, quer com a imagem, quer com o som, para quem tem TVs com sintonizador DVB-T apenas, e não o ultimo DVB-T2.

Dia 13: O PDF da lista de canais http://vfpt.pt/sembox continua incompleto na secção do digital.
Dia 14: Desapareceu no dia 13, a mira/sinal que estava no canal 9, isto apesar de na box ir passando videos de apresentação do canal.
Igual por aqui...

Boa tarde. Já sou cliente Vodafone há vários anos, nunca tive problemas com a visualização dos canais digitais (televisão sem box). Ontem foi efetuada a mudança para o novo router WIFI6, qual foi o meu espanto quando vou sintonizar os canais rf digitais na minha televisão sem box, a mesma foi impossível, apesar de diversas tentativas não foi possível a visualização dos mesmos. Experimentei em duas televisões diferentes e a dificuldade foi a mesma, impossibilidade de sintonizar e visualizar os canais. No router que tive até ontem, acho que era o smart router 2.0, nunca tive qualquer dificuldade em sintonizar e visualizar os canais digitais na televisão sem box. Depois de reportar a situação, ainda no dia de ontem tive a visita de um técnico, trocou o router e o problema manteve-se. Tenho agendada uma nova intervenção técnica para a próxima terça-feira, a questão que me leva a escrever este mail é apenas para tentar perceber se algum dos utilizadores do serviço Vodafone tiveram alguma dificuldade semelhante à minha. Obrigado desde já e boa tarde.

Boa tarde. Já sou cliente Vodafone há vários anos, nunca tive problemas com a visualização dos canais digitais (televisão sem box). Ontem foi efetuada a mudança para o novo router WIFI6, qual foi o meu espanto quando vou sintonizar os canais rf digitais na minha televisão sem box, a mesma foi impossível, apesar de diversas tentativas não foi possível a visualização dos mesmos. Experimentei em duas televisões diferentes e a dificuldade foi a mesma, impossibilidade de sintonizar e visualizar os canais. No router que tive até ontem, acho que era o smart router 2.0, nunca tive qualquer dificuldade em sintonizar e visualizar os canais digitais na televisão sem box. Depois de reportar a situação, ainda no dia de ontem tive a visita de um técnico, trocou o router e o problema manteve-se. Tenho agendada uma nova intervenção técnica para a próxima terça-feira, a questão que me leva a escrever este mail é apenas para tentar perceber se algum dos utilizadores do serviço Vodafone tiveram alguma dificuldade semelhante à minha. Obrigado desde já e boa tarde.

O pior de todos os males, é quando , porque parece, atribuirmos a culpa pelo que se ve :-(
A maior parte dos cabos de fibra sobrevive sem danos ao desenrrolar. Aqui ao lado, os cabos fibra da Vodafone
cairam todos, abri tickets, e ao fim de 2 anos, consegui ter todos resolvidos menos um, e a Festa do Avante
vai-se fazendo sem grandes sobresaltos...não leves a peito!
A seguir proporia entrares nos settings do router e veres os niveis da fibra... http://192.168.1.1/
user e a password que o teu router disser que é , ou que tenhas mudado.
O que dizem os niveis ai?

(os meus, corta e 'pasta')
Ligação WANServiço de vozInterface WLANPortas EthernetServidor DHCPMódulo ótico
DispositivoDispositivos doutilizador
Estado dos ServiçosInfor. óticaNesta página, pode consultar o estado do módulo ótico.
Informação ONTValor atual Valor de referência
Estado do sinal ótico de envio: Auto. Auto.
Capacidade ótica TX: 2.25 dBm 0.5 a 5 dBm
Capacidade ótica RX: -20.60 dBm -27 a -8 dBm
Tensão de funcionamento: 3350 mV 3100 a 3500 mV
Corrente de polarização: 11 mA 0 a 90 mA
Temperatura de funcionamento: 42 ℃ -10 a +85 ℃
Potência CATV RX -3.17 dBm -8 a +2 dBm
Potência de saída CATV: 21 dBmV ≥17 dBmV

Se na tua zona for 'fibra Rural' (DST) seria uma oportunidade de ver o que se passa, ou não, ai....
1- mantem a calma, caso não estejas calmo.
2- Pode não se passar muita coisa....
3- Consegues ver os niveis? ( ve acima as instrucoes) Não digas sff que te disseram que estava tudo bem...
4- Tira um foto ou ve se na ficha que encaixa no router, o pino do meio, esta para fora da ficha F (RF) uns 2mm.
5- Caso os niveis estejam de acordo consegues ligar uma TV diretamente ao router e ver?

:-)

Última edição:
1- mantem a calma, caso não estejas calmo.
2- Pode não se passar muita coisa....
3- Consegues ver os niveis? ( ve acima as instrucoes) Não digas sff que te disseram que estava tudo bem...
4- Tira um foto ou ve se na ficha que encaixa no router, o pino do meio, esta para fora da ficha F (RF) uns 2mm.
5- Caso os niveis estejam de acordo consegues ligar uma TV diretamente ao router e ver?

:-)
boa noite, obrigado pela sugestão, é incrível é que por vezes a solução é a mais simples, era precisamente o cabo coaxial que não estava correctamente ligado, mais uma vez o meu agradecimento :-)

boa noite, obrigado pela sugestão, é incrível é que por vezes a solução é a mais simples, era precisamente o cabo coaxial que não estava correctamente ligado, mais uma vez o meu agradecimento :-)
O dramático é o técnico que vos visitou para identificar/regularizar a avaria, não ter detetado a ausência do coaxial ligado, mesmo tendo trocado de router...

O dramático é o técnico que vos visitou para identificar/regularizar a avaria, não ter detetado a ausência do coaxial ligado, mesmo tendo trocado de router...
Por vezes acontecem coisas....as mais comuns...
1- A ficha F do RF não ser cravada, ser de enrroscar, caso não se valide a completa inserção. Ficha desadequada ao cabo usado.
2- Terem cortado o pino do meio res ves a rosca da ficha, mesmo cravada.
3- Terem dois cabos, o correto e um outro antigo la perto, e ligarem o errado.
4- Terem puxado o cabo RF um pouco, e 'saltar'/deslizar na ponta do outro lado na parede/splitter/Derivador.
5- Se for uma primeira instalação, o roteamento do cabo RF estar desligado no ATI, ou roteado no sentido incorreto (atenuaçao elevada)
....etc
Recomendo uma folha A4 tudo descrito/desenhado, cabos marcados, e uma dose de descontração, quando alguém comete
um erro, por excesso de confiança, ou sem querer, exemplo a pessoa da casa retirar os fios todos antes, pode começar o desenrrolar
de eventos que baralha todos, assim sendo havendo alguém que pense 'fora da caixa' / mantenha controle, encontra rapidamente
o 'desvio':beerchug:.

Boa noite, sou novo utilizador do fórum mas leitor e frequentador relativamente assíduo.

Não sei se posso meter aqui esta pergunta (senão der, apagarei) mas gostaria de saber se a saída RF do router da Vodafone Wifi 6 funcionaria num contrato Net+Tel, de forma a ter TV sem box. Sei que a mesma saída funciona nos routers da MEO e NOS por isso gostaria de saber se, com a Vodafone, será igual. E, já agora, se o mesmo acontece nas variações low-cost das 3 operadores ou se o sinal é vedado, considerando serem ofertas mais "específicas".

Obrigado.

Back