Canais RF da Vodafone

Eu não sei mas penso que haverá algum tipo de mal entendimento visto que o DVB-T está em muitas cabeças associadas ao TDT e ao modelo TDT que nós temos (aérea) e o DVB-C fará sentido (na cabeça de alguns) por o C fazer referência ao cabo.

cerca de 99% das tvs (lcd's) existentes em portugal e no resto da Europa têm umtunner analógico e um tunner digital para a norma DVB-T, muito poucas têm a mais o DVB-C ou DVB-S.

Em casa de um familiar tenho uma tv (hannspree) com um tunner hibrido que suporta DVB-T e DVB-C.

Ora ser T,C,S é o usualmente uma designação do meio a utilizar (T - terrestre, C - cabo, S - satélite), mas não que se utilize assim mesmo, ou seja, de modo a que os utilizadores possam utilizar com todas as comodidades (entenda-se, sem ter de trocar de TV, ou aparelho digital) a Vodafone entendeu que iria modular os seus canais RF digitais com a mesma norma utilizada pela TDT, que iria fazer com que as pessoas que tivessem tvs com um tuner adequado apenas tivessem de ressintonizar os canais de modo a poderem ver os canais disponibilizados pela operadora.

Ora eu pessoalmente já testei, sintonizar a tv do meu familar com canais da cabo com o tunner DVB-C mas depois não funcionou, falta a CAM para instalar na tv, e o cartão para desbloquear os canais, ora infelizmente foram problemas que os operadores portugueses criaram ao parearem cartões com boxes(noutros países vende-se cartões e CAM's a parte para as tv's), mais equipamento a consumir, mensalidade e afins (no caso básico chegava na tv sem gravações nem restarts) - outro número de obra portanto.


Falam que o DVB-C seria melhor para transmitir canais HD, e é por isso que não vê canais HD na TDT? Apesar de em Portugal não existir, há noutro países (Espanha, França, Alemanha....), ou ainda que não há HD no satélite?

Como disse ou tentou dar a entender o colega @[O_o] a norma de Mudulação que a Vodafone utilizou, não foi por preguiça mas sim por motivos de compatibilidade.
 
Última edição:
É claro que a tendência, num futuro a longo prazo, passará por ter o RF todo em digital, e aí, sim, já suporta um grande número de canais, mas... e as box's nessa altura ficariam com o mesmo número de canais que o RF? Não, pois não? :)

Percebo bem o que queres dizer, mas pelo menos os canais Premium e serviços interativos do operador precisariam sempre de Box.

Bem sei que não é a mentalidade dos operadores portugueses, mas na Alemanha por exemplo os operadores de cabo têm todos os canais do pacote base em DVB-C de livre acesso para que os clientes usem os sintonizadores das próprias televisões ou as boxes que bem entenderem. Até porque, pelo que me tenho vindo a aperceber, na Alemanha pouca gente dá uso à difusão terrestre - usam bastante satélite e, lá está, os pacotes de cabo.

Flam que o DVB-C seria melhor para transmitir canais HD, e é por isso que não vê canais HD na TDT? Apesar de em Portugal não existir, há noutro países (Espanha, França, Alemanha....)

França é um bom exemplo de TDT, a de Espanha desconheço.
Mas a Alemanha infelizmente não tem canais HD em DVB-T. Vai passar a ter quando passar para DVB-T2.
 
@leumas2003, isso que disseste também era para ter sido feito em Portugal, de modo a retirar as antenas dos centros históricos de certas cidades/vilas! A TV Cabo (na altura da PT Multimédia) assinou protocolos para isso :)
No entanto, e como sempre em Portugal, essas coisas nascem sempre tortas (basta ver-se a TDT) e julgo que nunca foi muito para a frente isso...

A Alemanha (tal como a Suiça) tem toda a oferta por satélite, incluindo os HD. Aliás, os Suiços, até ao final de Fevereiro de 2015, vão terminar com as emissões em digital SD dos seus canais públicos passando a emitir exclusivamente em HD, enquanto cá o 16:9 ainda é uma miragem em canais como a SIC ou TVI...
 
Última edição:
Por acaso sempre que faço a sintonização digital também apanho os canais da TDT, não sei se é suposto...

Se estiver directo no ont (penso que esses ainda não estão no digital da vodafone) não deveria, eu tenho, os 4 da tdt e os restantes digitais da vodafone mas porque coloquei um misturador para ter os 4 "normais" em digital.

Alguém sabe se houve alterações na grelha da vodafone?
 
Ligas a um splitter.

Nao era isso que estava a dizer, a situação do sinal RF de um vizinho ser apanhado pela antena do TDT, o sinal escapa para o exterior?
Uma curiosidade será agora saber depois do apagão se agora o pessoal aproveita para difundir programas em analógico. Sei de umas aldeias que estão a fazer isso...
 
Não houve alterações nenhumas. Se apanha os da TDT é porque está a apanhar o sinal "por fora", mesmo que seja sem querer :)

Pois, deve mesmo ser isso, porque não fiz qualquer alteração. Por acaso quando ainda não tinha vodafone também conseguia apanhar alguns canais que a vizinha tinha (era zon, acho eu), mas com muito grão.
 
O que foi dito na altura é que cada uma teria o seu RF. Veremos se será mesmo assim - penso que ainda ninguém aqui tem uma instalação em zona partilhada.
 
Back
Topo