Canais RF da Vodafone

É giro ver TVs novas a fazer isto...se voces me permitirem, digam quantos canais analogicos apanham para se perceber se este sintoma se da na rede Vodafone, na rede rural (DST) , ou nas duas ...

Não é na rede rural e nem os tenho sintonizados, mais tarde logo faço o teste, mas tenho 62 digitais. E a TV não sei se é nova ou não, mas pela TV que é por 40€ não se pode pedir muito mais... Por acaso em todas as outras TVs que tenho em casa consigo sintonizar de forma ordenada e sem problemas mesmo sintonizando em Portugal...
 
Tenho o mesmo problema na TV da cozinha, um LCD rasco selecline.

Quem é o "culpado conhecido"?
Obg

A maior parte das Tvs, tem um circuito associado, entre a placa mae , sitio onde costumam estar as portas HDMI, usb , etc,
e a tela, que faz o 'ajuste' da imagem a toda a largura e altura da tela, que se chama 'T-CON'. Infelizmente, algumas tem essa
funcionalidade integrada na tela (ecran) e torna mais dificil reparar.... como só te preocupaste com o 'culpado conhecido', caso
me permitas, podes fazer uma 'formaçãozinha' aqui, e poderas, talvez, ter uma opinião melhor : What Everybody Ought To Know About Diagnosing LCD TV T-con Board With Gamma Distortion | Electronics Repair And Technology News (jestineyong.com)
Algumas vezes, os defeitos aparecem, porque a placa esta sistematicamente a fazer 'zoom' para 'encher' a tela com a imagem, exemplo canais SD em tela HD ou HDready, os circuitos aquecem
mais, e com o passar dos anos, tem, muitas vezes, 'pedido ajuda'.
Normalmente, quando é defeito de emissao, teras dropouts, os tais quadradinhos que podem ser
mais pequeninos ou grandes, mas sempre incomodativos, ecrans a parar ou parados seja completos
parciais, todos negros, brancos. Quando a resolucao é muito baixa, teras 'moscas' a andar à
volta dos logos das emissoras, e a imagem baça por natureza.
Se o defeito for so quando te sentas numa certa posicao da mesa, e nao noutras posicoes, e fica boa quando estas de pé, pode ser normal, uma distorcao de gama por falta de abertura na visualizacao em certas posicoes
pode ser causada pela 'fraca' abertura de visualizacao da tela (baixo de gama), principalmente
por baixo com a tv suspensa.
É so para te dar uma ideia do que podera ser. Certeza a 100%, só mesmo o teu reparador do costume.
 
Última edição:
Com um filtro passa banda (mais propriamente "passa canal") não tens qq problema em combinar os 2 sinais RF

Estes filtros "passa canal" deixam passar apenas a portadora que queres (exemplo canal 56), ou seja eliminam tudo o resto (na verdade os canais adjacentes sofrem uma atenuação -10dB e os restantes canais tipicamente -22 dB) por isso, mesmo que a tua antena RF traga lixo/ruido nas outras frequências, depois de passar por esse filtro ficas com um cabo coaxial com um sinal RF que contem apenas o canal 56 (o sinal que tu queres) e o resto do espectro nesse cabo está quase limpo (ou bastante atenuado)

depois é só combinar esse sinal RF com o RF do operador (podes usar um splitter invertido) que esse canal (exemplo 56) é somado/misturado ao sinal RF do operador sem estragar nada.

Se tens duvidas, coloca um analisador de espectro RF nesse sinal RF que vem da antena (depois de passar no filtro "passa canal") e vais ver uma portadora no canal 56 quase com 80 dBuV (por exemplo) e os canais adjacentes com amplitude cá em baixo.
Fazes o mesmo com o cabo RF do operador e vais ver que não tens nenhuma portadora no canal 56.
Depois fazes o mesmo no sinal RF combinado (saída do "RF combinador" ou splitter invertido) e vais ver todas as portadoras da VDF lá intactas e mais um canal (o teu canal TDT) :-)

Isto chama-se multiplexagem de portadora RF no espectro radio eletromagnético

é o mesmo principio aplicado quando somas um canal teu (exemplo, o sinal RF-OUT de um Modulador HDMI) ao sinal RF do teu serviço payTV
Podes adicionar quantos canais quiseres à tua distribuição RF desde que esses canais não estejam a ser usados por mais nenhuma portadora - posso dizer que eu para além do canal TDT ainda tenho mais 2 canais (moduladores RF) que combinei na minha distribuição RF cá de casa e tudo funciona perfeitamente.

Quando somas/misturas sinais RF só tens que ter o cuidado em somar sinais da mesma ordem de grandeza (se não, a coisa não vai funcionar)
Exemplo, se vais somar um sinal VDF em que as portadoras dos canais VDF andam por volta dos 80 dBuV, o "floor" desse RF da VDF pode ter um um ruido na ordem dos 30-40 dBuV (incluindo o canal 56 que embora não tenha lá nada tem esse ruido sempre presente) ao somar esse RF da VDF a um RF do TDT (exemplo canal 56) com sinal muito mais fraco (exemplo, 45 dBuV - este nivel de sinal em standalone até pode ser suficiente para uma TV com boa sensibilidade o apanhar) mas ao combinar esse RF TDT com o RF da VDF, esse canal 56 fica cheio de ruido depois de combinado/somado (pois nessa portadora estás a somar um sinal já fraco com 45 dBuV a um ruido de 40 dBuV logo ficas com um sinal muito fraco cheio de ruido que nenhuma TV consegue apanhar)
Nessas situações, basta amplificar o sinal mais fraco para o mesmo nível do outro sinal (para ambos ficarem por exemplo na ordem dos 80 dBuV) e assim resolves o problema. Nota: essa amplificação do sinal mais fraco serve para balancear os sinais RF e deve ser feita antes da combinação/soma dos RFs (usando o tal "RF combiner" = splitter invertido)


O que pode acontecer é o operador mudar a grelha de frequências (exemplo, após uma reorganização das portadoras) e isso pode estragar o um desses "teus" canais que somaste à tua distribuição RF se passar a existir alguma nova portadora da VDF que colida com uma das tuas - mas quando isso acontece basta escolher outra frequência livre no modulador RF


Exmo. Senhor,

Obrigada por nos contactar.

Analisámos a sua comunicação, que recebemos no dia 25-10-2020.

Lamentando a demora na nossa reação, informamos que a ANACOM não tomou conhecimento nem detetou alguma situação de interferência provocada pelos operadores de televisão por subscrição (televisão paga).

De facto, não temos informação de qualquer incompatibilidade sobre a coexistência da TDT MFN com o serviço de televisão por subscrição, não tendo, por este motivo, esta Autoridade determinado a alteração das frequências utilizadas no interior das redes dos operadores.

Esclarecemos ainda, que, em teoria, as redes físicas, nomeadamente as redes para distribuição de sinais de televisão, deveriam ser blindadas, não interferindo nem devendo ser interferidas pelas ondas eletromagnéticas.

No Portal do Consumidor da ANACOM - em www.anacom-consumidor.pt - encontra informação útil sobre os serviços de comunicações.

Se necessário, contacte-nos através do número gratuito 800 206 665.

Com os melhores cumprimentos,
 
Indo para a parte mais tecnica da coisa gostaria de trocar o cabo coaxial presente numa casa com VDF, precisava de um cabo mais fino para poder passar rede tb no mesmo tudo.

Cabo Coaxial Fino Branco Iberosat - CF050 - 5609192028363
Condutor central: Cu 0,8mm
Malha: aluminio
Cobertura exterior: 5mm PVC
Atenuação 85Mhz: 6,2dB
Atenuação 750Mhz: 22,5dB
Atenuação 1000Mhz: 26dB
Atenuação 2150Mhz: 40dB

Isto é correcto? Há melhor? Há mais fino que 5mm?

Obg
 
Indo para a parte mais tecnica da coisa gostaria de trocar o cabo coaxial presente numa casa com VDF, precisava de um cabo mais fino para poder passar rede tb no mesmo tudo.

Cabo Coaxial Fino Branco Iberosat - CF050 - 5609192028363
Condutor central: Cu 0,8mm
Malha: aluminio
Cobertura exterior: 5mm PVC
Atenuação 85Mhz: 6,2dB
Atenuação 750Mhz: 22,5dB
Atenuação 1000Mhz: 26dB
Atenuação 2150Mhz: 40dB

Isto é correcto? Há melhor? Há mais fino que 5mm?

Obg

Olá, Ao quereres passar um cabo mais fino , ja estas a condicionar, à partida, o teu sucesso....
e o cabo não é tudo, apenas parte.
1-Há cabos mistos, com os 'dois agarrados', coaxial e ethernet ,por vezes ajuda.
2-Há maneiras de passar cabos, além da 'empurra/puxa para dentro do tubo', que envolve mais
logistica e preparação ( cada um tem a sua tatica e experiencia ).
3-Há mais variaveis que devem ser tidas em conta, quando decides condicionar a instalaçao
( mais que o habitual ).

Recomendação:
Antes de iniciares , ou tomares decisao, planeia o que vais fazer, Exemplo:
Define o esquema da instalação....e poe numa folha A4,os valores acima só são validos para 100m
do mesmo, e se não o estragares a puxar... quanto à eternet saber para onde vai....

Router ------5m-----Quarto1---7m--Quarto2--8m--Cozinha-T

Router -----O------5m-----Quarto1---7m--Quarto2--8m--Cozinha-T
.................!------6m-----Sala2-T

Qualquer uma das duas situacoes, a ser feita em condicoes não devera causar problemas com o nivel
de sinal presente na saida do router. Quanto mais 'condicionas', ou erros cometidos no precurso, custam
em sinal perdido. Convem à partida saber o que 'se pode perder' e executar o plano sem erros.
Outra situação, cada vez mais importante, é a capacidade da rede a implementar, estar isolada das
interferencias, ao condicionares a intalação de cabo mais fino, convém nao condicionar demais esta parte.

A parte da rede eternet, é talvez a mais condicionante, pois implica o redimencionamento do coaxial,
por limitação real do diametro da conduta. Esta uma das razões que levam muitas vezes o tecnico a
não querer mexer quando instala a rede VDF, além de ter o dono da habitação a dar palpite, e muitas
vezes a nao querer tirar o coaxial que ja la estava, etc.....

Taticas:
As taticas há muitas, é como no futebol, dependem da equipe adversaria , o tubo da parede,
seja pelas dimensoes maximas , seja pelas curvas no trajeto, seja pelo tipo de tubo, seja pelo que ja esta dentro.
No meu ver, o 'pior', é o que lança maiores desafios, o tubo 'as ondinhas', pois como fragil que é
permite todo o tipo de judiarias nas obras da casa, seja curvas demasiado apertadas, compressao
facil no secar do cimento, etc, e o empancamento constante em qualquer aresta ou curva, mas é facil
de aplicar por quem faz as obras/constroi a casa....
No caso de levares 2 ou ate 3 ou mais fios pelo tubo, implica à partida mais cuidado, para não perder
capacidade ao longo do tubo, quanto mais entra na parede, mais atrito, se os fios se 'errolam',
perdes capacidade, facilidade de deslizamento, entre outras, que a força bruta, não resolve ou pode
danificar irremediavelmente (causa de muitos insucessos).

Quanto mais condicionamentos, mais desafios, mais planeamento, e provavelmente , mais sacrificio,
principalmente $$$.
 
A casa tem um ponto central onde é injectado o sinal de TV, e depois saem 7 tubos directos para cada tomada. Para facilitar vai se instalar um switch de 8 portas para rede e cada tomada trocada por TV+RJ45. para as 2 tomadas mais distantes são +- 20m, e até dá para passar cabo normal mas com atrito a mais para o meu gosto para puxar 20m. Mas foi passado para uma das tomadas da sala esses 20m de Coaxial e de Rede, passou e funciona, mas com alguma força e sem muita saude para o cabo.
 
A casa tem um ponto central onde é injectado o sinal de TV, e depois saem 7 tubos directos para cada tomada. Para facilitar vai se instalar um switch de 8 portas para rede e cada tomada trocada por TV+RJ45. para as 2 tomadas mais distantes são +- 20m, e até dá para passar cabo normal mas com atrito a mais para o meu gosto para puxar 20m. Mas foi passado para uma das tomadas da sala esses 20m de Coaxial e de Rede, passou e funciona, mas com alguma força e sem muita saude para o cabo.
Assim sendo, pergunto qual foi a 'tatica', presumo que seja do teu conhecimento, usada? Exemplo: Ligaram o fio um ao outro e puxaram? Outro modo? O tubo é dos as ondinhas? Usaram algum lubrificante? Cada 'tatica' usa as suas valencias...
 
Comprei uma guia de 30 metros e passei o cabo, mas a recentrando a questão, há alguma coisa a procurar no cabo em particular ou é um qualquer, eu não vou passar cabo normal, para isso prefiro ter lá só o de rede, em 10 anos o coaxial nunca foi usado e provavelmente nunca será...

Ha alguma coisa a procurar nas especificações do cabo em termos de impedância, atenuação, alguma norma a cumprir?
 
Gostava que a vodafone fizesse isto, mas perfiro fazer eu...casa antiga, nas novas tens ATI, ou parecido...

Assim sendo, com calma. Eu pessoalmente, recomendo o cabo 2141 ou superior, da televes. Mas independentemente de que cabo decidires meter, com 20 metros quase todos são bons, coaxiais, nao uses do chines, à cautela, o ethernet, cat 6 ou superior, usando sempre um com
certificado para ITED.
Prepara a mudança, se quiseres, num troço pequeno para veres melhor:
0- Aspirar os tubos dos dois lados, ou do lado contrario a que se meter a guia...
1- o tubo devera estar lubrificado em toda a sua longitude, antes de entrar o cabo, ou deixar o seu conteudo solto,
caso la esteja algo. Há quem use sabão, eu nao recomendo, ha também um lubrificante em gel, à venda nas casas
da especialidade, mas esse não chega ate ao outro lado, nem que metas dos dois lados. Eu recomendo talco, de
preferencia industrial, embora o normal cheiroso nao seja desadequado, e com uma palhinha tipo macdonalds, encher
de talco e com uma bomba de bicicleta, ja vi usar um desisfestador de esgoto do LIdl, dispara la para dentro e tem de
sair do outro lado. fazer dum lado e de outro ( ao sair talco sabes que nao te enganaste, senao o cheiro aparece noutro
lado.
2- Se usares a guia, marca a guia com as medidas em metros, e corta os cabos que vais meter, mais um metro ou dois
de preferencia para poderes ajustar dentro do ATI, ou caixa de distribuição.
Tendo o cabo solto é mais facil de gerir e não o deixar enrrolar ao entrar, pior se forem dois cabos.
3- Se meteres um cabo só, descarna-o , tira o isolamento e deixa só o interior, no caso do cabo de rede, cerca de 50cm,
agarras as pontas a guia firmemente, ou solda-as, e fecha com fita isoladora da Tesa, esticada, fazendo depois o mesmo
nos fios junto ao isolante.
Se meteres o coaxial e o de ethernet, retira 50cm ao coaxial, e 1m ao de rede. Repete o processo da fita nos dois.
Este procedimento facilita imenso nas curvas e bloqueios, embora custe $$$.
4- Arranja um parceiro que consigas 'controlar', ou seja , que faça o que lhe dizes, e que não se arme em bulldozer...
Com os cabos, ja cortados se possivel, estica-os de forma a que ao entrar no tubo os possas introduzir sem se enrrolarem,
eles podem rolar todos , mas nao emaranhar-se, pois isso retira area e dificulta a progressao.
Depois do tubo estar com muito sem ser imenso talco, puxas o fio ate chegar a entrada e vais besuntando os fios com
talco manualmente, se comecar a travar, teras de meter mais talco no tubo, em adicional ao primeiro, dai que teras de
mandar parar quem puxe, que só estica, quem mete é que manda...desenrrola, lubrifica e empura, que não sendo fácil,
pois com talco derrapa um bocado. depois a tatica do bom senso.
5- Não armar em heroi, nem deixar que 'treinadores de bancada' estejam por perto a dar palpites, focado no objetivo.
6- Quando os cabo(s) chegarem ao outro lado, beber agua e recomecar no troço a seguir.
7- ter em conta que em comprimentos longos, é possivel que o tubo passe numa caixa de passagem (a preparação é vital).

8- Em casas que tenham tubagem suspensa nos tetos, existe uma tatica especial....mais preparação.
9- Pregos ou furos para parafusos podem ser um quebra cabeças, se acertarem nos tubos.
10- Tubos com estuque soldificado por dentro. vincados ou fora de encaixe.
.
11-Em caso de duvida para e diz qualquer coisa....
12- No final tudo limpinho, talco é perigoso e alguem pode cair. Se abusarem com o talco usem mascara, ou usem mascara.

Quando tudo corre bem, passados uns dias ja nem nos lembramos de alguns panicos tidos, mas tudo, ou quase, fica ok :-)
 
Última edição:
Mais alguém com problemas no serviço de TV?
Não estou a receber a informação do programa actual em emissão e seguinte, o que normalmente se vê quando se clica no botão "info"
Mas a informação da programação 7 dias (botão epg/guide) está a ser recebida.
Está a ocorrer numa set top box, mas também numa TV samsung, pelo menos desde quinta.

(zona: algarve)
 
Mais alguém com problemas no serviço de TV?
Não estou a receber a informação do programa actual em emissão e seguinte, o que normalmente se vê quando se clica no botão "info"
Mas a informação da programação 7 dias (botão epg/guide) está a ser recebida.
Está a ocorrer numa set top box, mas também numa TV samsung, pelo menos desde quinta.

(zona: algarve)

Essa parte , como chamas, do serviço de tv, 'foi de ferias' ( zona sul do tejo ), como há falta de novidades, temos esta :-(
 
Mais alguém com problemas no serviço de TV?
Não estou a receber a informação do programa actual em emissão e seguinte, o que normalmente se vê quando se clica no botão "info"
Mas a informação da programação 7 dias (botão epg/guide) está a ser recebida.
Está a ocorrer numa set top box, mas também numa TV samsung, pelo menos desde quinta.

(zona: algarve)

Mesmo problema aqui, hoje completamente sem Guia TV.
 
Back
Topo