Canais RF do MEO

Viva @t0nito,
Há uns tempos também tinha pensado numa situação dessas, mas acabei por nunca ter metido mãos à obra!
Fiquei com dúvidas na parte do coaxial e como fazer essas ligações.
Será pedir muito que possas fazer um esquema básico, para perceber como fazer todas as ligações desse setup?
Já vou tratar disso ;)


E com essa instalação ficamos com acesso a box principal, de onde sai o sinal? Conseguimos mudar de canal, e ir ao menu da box?

Sintonizas a TV para o canal definido no modulador, e costumo aceder à box com a app do Meo Remote

No meu caso vou misturar o sinal digital do TDT com o sinal que vem do router.

Em termos de frequências não há problema, que o RF do MEO não as sobrepõe, mas fico curioso em saber como a TV vai organizar os duplicados. Como a RTP1, que vai apanhar do TDT e também do RF MEO.

Eu tentei isso mas não tive sucesso, o canal 46 sobrepõe um canal analógico e o 56 no meu caso "abafa" o canal 55 e 57.
 
OK aqui está um esquema feito às "3 pancadas" espero que esteja fácil de entender, qualquer dúvida disponham.

Eu aconselho a ajustar a saída do modulador para o canal 62 pois foi o canal que vi que não interferia com nada, canais mais acima podem receber interferências do 4G.

Façam "like" se gostaram do esquema :P :lol:

(Clicar no thumbnail para ver em tamanho completo)

 
Última edição:
Pois, no meu caso tenho o cabo de antena no sótão "à mão" para se houver uma falha na fibra troco um cabo pelo outro para não ficar enrrascado.

A questão aqui, @t0nito , é que tenho umas 12 tomadas espalhadas pela casa. Ora, isto faz com que neste momento tenha um amplificador de mastro para o efeito.

Este amplificador de mastro tem:

UHF1 <- Antena TDT
UHF2 <- (Neste momento tem um modulador RF ligado, que uso para umas brincadeiras. Emito um canal que sintonizo nas TVs de casa, mas vou desligar e ligar aqui o RF da MEO para o sinal ser amplificado e espalhado)
FM < -Antena FM

Ora, resumindo, tudo isto significa que vou ter de ir ao amplificador de mastro e desligar o cabo da antena!

Épico, isto...

EDIT: Reparei agora que o amplificador de mastro tem um switch de ON/OFF para um dos UHF. Vou lá ligar a antena e meter OFF. Menos mal...
 
Última edição:
A questão aqui, @t0nito , é que tenho umas 12 tomadas espalhadas pela casa. Ora, isto faz com que neste momento tenha um amplificador de mastro para o efeito.

Este amplificador de mastro tem:

UHF1 <- Antena TDT
UHF2 <- (Neste momento tem um modulador RF ligado, que uso para umas brincadeiras. Emito um canal que sintonizo nas TVs de casa, mas vou desligar e ligar aqui o RF da MEO para o sinal ser amplificado e espalhado)
FM < -Antena FM

Ora, resumindo, tudo isto significa que vou ter de ir ao amplificador de mastro e desligar o cabo da antena!

Épico, isto...

EDIT: Reparei agora que o amplificador de mastro tem um switch de ON/OFF para um dos UHF. Vou lá ligar a antena e meter OFF. Menos mal...
Não aconselho a amplificar o sinal RF da fibra. Eu também estava a pensar em fazer exactamente isso mas deu mau resultado, o sinal saturou e não dava nada só uma frequência ou outra, ainda mais, se quiseres tirar proveito dos canais analógicos uma grande parte estão em VHF3 (hiperbanda).

Esquece o amplificador e liga a saída do ONT directamente à distribuição.
 
Não aconselho a amplificar o sinal RF da fibra. Eu também estava a pensar em fazer exactamente isso mas deu mau resultado, o sinal saturou e não dava nada só uma frequência ou outra, ainda mais, se quiseres tirar proveito dos canais analógicos uma grande parte estão em VHF3 (hiperbanda).

Esquece o amplificador e liga a saída do ONT directamente à distribuição.

Estamos a falar de uma instalação grande que serve dois edifícios. Tens a certeza? Acho que em primeira instância vou só se calhar reduzir a amplificação.
 
Estamos a falar de uma instalação grande que serve dois edifícios. Tens a certeza? Acho que em primeira instância vou só se calhar reduzir a amplificação.
Não custa nada experimentar ligar ao amplificador, mas mesmo que funcione tudo o que for em VHF3 não vai dar (uma grande parte dos canais analógicos.)
 
Não aconselho a amplificar o sinal RF da fibra. Eu também estava a pensar em fazer exactamente isso mas deu mau resultado, o sinal saturou e não dava nada só uma frequência ou outra, ainda mais, se quiseres tirar proveito dos canais analógicos uma grande parte estão em VHF3 (hiperbanda).

Esquece o amplificador e liga a saída do ONT directamente à distribuição.

Jogando com a atenuação e se a distribuição estiver bem feita, não tem problema e resolve problemas de percas a jusante.

Por alguma razão existem tomadas com mais atenuação que outras, ou derivadores com atenuação superior nas saidas para as tomadas.
 
Jogando com a atenuação e se a distribuição estiver bem feita, não tem problema e resolve problemas de percas a jusante.

Por alguma razão existem tomadas com mais atenuação que outras, ou derivadores com atenuação superior nas saidas para as tomadas.
Verdade, mas não invalida que se ligar na entrada UHF vai perder os canais que estão em hiperbanda, a não ser que não haja interesse nos analógicos
 
Não sei se já repararam, mas segundo o PDF da listagem de canais do RF, a versão disponibilizada dos canais 216, 255 e 279 é a HD, no entanto não é isso que acontece.

IMG-20190926-144206.jpg


IMG-20190926-144224.jpg


IMG-20190926-144238.jpg
 
Verdade, mas não invalida que se ligar na entrada UHF vai perder os canais que estão em hiperbanda, a não ser que não haja interesse nos analógicos

Sim, tendo em digital, qual é o interesse nos analógicos?

Podes sempre usar um aplificador de banda larga. Não é o ideal, mas pode safar algumas situações.
 
Back
Topo