canais surround Sony DH820

Boas,

Tenho um Sony STR DH820 com subwoofer, 2 colunas frontais e uma central ligadas. Queria ligar as de surround mas a minha mulher não me deixa ter essas colunas na sala sempre. :P Ou seja, só as posso ligar quando formos ver um filme. A minha ideia era deixar os cabos ligados nos canais de surround do amp e, quando fosse ver um filme, era só colocar as colunas na sala e ligar-lhes os cabos. A minha questão é: será que o amp se manda às couves se eu deixar os cabos ligados nos canais de surround sem estarem ligados a nada? Eu sei que o amp tem a opção de escolhermos o número de colunas que temos ligados no GUI mode, mas ainda assim, queria confirmar. Alguém sabe?

Thanks!

Tiago
 
Penso que a questão de quantos canais são usados depende do conteúdo multimedia que vais reproduzir. Se fores ver um .mkv com som 5.1, por defeito o amp vai mandar som 5.1 a não ser que o configures para mandar só o som por um determinado número de colunas. Posto isto penso que o facto de teres os cabos ligados, sem colunas, seja irrelevante.
 
Não me parece pratico e vai acabar por dar asneira. Os cabos vão andar por lá, alguem passa para aspirar ou limpar, os fios tocam-se e ficam em curto circuito. O amplificador é ligado em modo 5.1 de forma acidental, etc, etc.
E depois vão começar os problemas com o amplificador: mais som numa coluna que na outra, funcionamento intermitente, etc, etc, até "berrar" de vez.

A vida é tua, tu é que sabes a melhor forma de promover a paz conjugal :D, mas parece-me melhor optar por uma solução permanente. Ou tens um sistema 5.1 ou não tens. É o mais seguro em termos de material


Mas há varias maneiras de colocar colunas traseiras de forma a não ficarem visiveis.
Os resultados em termos de som são medíocres, mas entre ter ou não ter...
Já tentaste colocar as colunas no chão atrás do sofá a apontar para o teto? Som reflexo nas paredes? etc...
Em minha casa está assim e resulta para o uso que dou...
 
A minha ideia era ter os dois cabos lá sempre atrás, devidamente separados para não ter que os ligar ao amp sempre que quiser ver um filme. Como as emissões de tv são sempre 2.0, bastava-me ligar o 5.1 quando fosse ver um filme, certo?
 
A minha ideia era ter os dois cabos lá sempre atrás, devidamente separados para não ter que os ligar ao amp sempre que quiser ver um filme. Como as emissões de tv são sempre 2.0, bastava-me ligar o 5.1 quando fosse ver um filme, certo?

Talvez um kit "wireless"...

Antigamente a sony tinha um modulo que fazia isso. Na pratica é um amplicador com wireless que é ligado à corrente e tem os cabo para alimentar as colunas traseiras. Evita apenas os dois cabos do AV até às colunas surround.

Se fores para a solução ligar/desligar acnselho a usares bananas, inventa uma "peça tipo ficha electrica" que mantenha as bananas sempre separadas e se possivel permita o encaixe simultaneo.
 
Back
Topo