1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Canal História/ Computação Gráfica

Discussão em 'Programação' iniciada por recherche, 5 de Abril de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 1576)

1. recherche

recherche Power Member

Boa tarde a todos:
    Já á uns meses que ando pra fazer esta pergunta, mas nem sempre me decidi, por isso aqui vai:
    Em Certos programas do Canal História geralmente sobre a Greçia ou o Egipto
    estão eles a mostar certos edificios em RUINAS e ás tantas mostram as imagens todas bonitas de como aquilo seria na altura (com todas as Colunas Pinturas etc.) caminha-se por corredores, salas, Aposentos etc.
    Com tudo bonito, feito por computador. Eu fico encantado a olhar para aquilo e as minhas dúvidas são:
    ----Como é que eles conseguem fazer Aquilo?
    ----Com que programa é que eles fazem aqueles trabalhos.
    E outra é: uma pessoa que queira aprender, não sabendo nada do assunto tal como eu, por onde deve começar?
    Muito Obrigado a todos.

Última edição: 18 de Maio de 2005
  2. blastarr

blastarr Power Member

Vai a www.alias.com , faz o registo gratuíto e faz o download de uma das personal learning editions (PLE) ou do Maya ou do Studiotools, que já incluem tutoriais e vídeos de aprendizagem fácil mesmo para quem não usa este tipo de programas.

3. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

essa dica aproveito a tambem...thanks Blastarr.. ;)

4. MacFan

MacFan Banido

Vou tentar resumir isto ao maximo...

Tu para trabalhares bem em 3D tens que saber desenhar e pintar bem ou entao ser um granda fotografo...

Quem disser o contrario quem disser que não, é porque não sabe trabalhar assim tao bem em 3D...
    isto porque ha coisas que tu tens k fazer, exemplo, imagina que queres fazer uma ruina..., tens que modelar o objecto que até é relativamente facil e qualquer maçarico pode fazer.
    mas depois tens outros promenores que só os verdadeiros artistas é que conseguem recriar, tens que ter alguma sensibilidade a nivel de luz , cor, textura, refracção da luz, etc...

vamos imaginar um maçarico do 3D..., para fazer um Vidro aplica-lhe uma textura semi transparente e já ta...

errado, ha muita coisa a fazer, a maneira de como o vidro vai distorcer a imagem, o reflexo do vidro, etc etc... isso sao trukes que só com a experiência é que aprendes...
    Uma coisa que a maioria das pessoas nunca usa é o RayTrace reflect, ou seja... Todos os objectos sao afectados pelos objectos á sua volta, se eu meter uma caneta ope de um pacote de ceriais verde, a caneta vai ter 2 ou 3 pixeis esverdiados porque é afectada por esse objecto, se nos aplicarmos um mapa de reflexo no objecto, para reflectir tudo o que está à volta a caneta vai ficar pareçe que está polida, entao aplicamos apenas pequenas %'s até ficarmos com o resultado pertendido..., e isto é apenas uma das coisas, a maneira de como o objecto reage á luz ambiente é outra, pequenos detalhes na textura, é outra..., etc etc etc...

enfim ha tanta coisa pra dizer sobre o 3D para conseguirmos efeitos foto realistas com ele...

5. blastarr

blastarr Power Member

Bom, eu falo por mim, que tive uma formação intensa quer em pintura e desenho em vários meios, quer em fotografia, quer em desenho técnico (sem e com CAD's...).
    A verdade é que o Studiotools inclui ferramentas SID de pintura natural e os tutoriais ensinam mesmo a desenhar texturas 2D e cenários realistas (mesa digitalizadora é altamente recomendada).
    Neste capítulo recordo-me do tutorial do controlo remoto para tv q vem em todas as PLE's.

Qto a renders, têm de se ficar pelo motor de rendering do Studiotools, pois a aplicação que vem com a versão completa, o Imagestudio (front-end gráfico de uso fácil do Mental Ray) não é incluída.
    Foto-realismo é com o Mental Ray ;)

Última edição: 6 de Abril de 2005
  6. XeniX

XeniX Power Member

Bem . Eu tenho uma dúvida parecida. Eu queria no futuro trabalhar numa empresa de desenvolvimento de jogos. Mas eu não percebo nada de desenhos nem queria modelar em 3d. Sei que as software houses também precisam de programadores(o que eu quero seguir- programação) -----A minha questão é: O que fazem os programadores?
    Que linguagens de programaçao devo seguir para trabalhar numa dessas empresas?

7. nothing

nothing Power Member

1ª questão: Programam. :D
    2ª questão: c, c++.

Precisas de ser barra a programação porque programação de jogos não é brincadeira, além disso tens de ter um raciocínio matemático bastante apurado dado que quae tudo num jogo se baseia em algoritmos e lógica e, geralmente, não é nada muito intuitivo.
    É mesmo essencial gostares de programação porque senão aquilo não tem interesse nenhum. Além disso, convém lembrar que não é um programador que faz o jogo todo. É uma equipa de programadores em que cada grupo tem uma tarefa (AI, gráficos, jogabilidade, som, etc, etc) especifíca.

PS: cá ainda não tens, mas em Inglaterra existe uma universidade que tem um curso de informática virado para jogos. http://www.bolton.ac.uk/courses/course_display.asp?single=bsc_cgsd&mode=single

Última edição: 6 de Abril de 2005
  8. XeniX

XeniX Power Member

Eu tenho 15 anos e sou super interessado por programação. Já dou uns chuticos em c++ (pequenos programas de cálculo que dão smpre jeito), comprei um livro para aprender a programar em java e espero saber programar em xml-- segundo o meu irmão dá mt money. (só tenho um problema:---sou fraquinho a matemática--tiro sempre 3)
    Achas que tenho jeito\possibilidades para vir a ser um bom programador?

9. NoMercy

NoMercy Power Member

Continua com a programação, melhora as tuas notas de matemática e fisica para quando acabares o secundário poderes entrar numa universidade conceituada e que o curso seja útil.

10. recherche

recherche Power Member

Obrigado a todos

Obrigado Blaster , e obrigado a todos quantos ajudaram.
    Já fui dar uma vista de olhos aos softwares que me indicas-te, mas chego á conclusão de que não tenho estofo pra tanto. Já tinha andado a namorar programas parecidos ás uns tempos mas uma coisa que me trái é que estes estão sempre em inglês, ora eu a Inglês sou um nabo.
    de qualquer maneira aqui fica o meu muito obrigado.

11. NoMercy

NoMercy Power Member

@ recherche, porque não te metes num curso universitário ou num curso técnico/proficional sobre o assunto?

12. Baía

Baía Power Member

13. nothing

nothing Power Member

Exemplos de empregos na área de game development:

Partilhar esta Página