Caneta que escreve circuitos (reparação PCB)

Antimorph

Power Member
Boa noite comunidade Zwame!

Não sei bem onde perguntar isto então pergunto aqui nesta categoria.
Existem umas canetas que escrevem em silver ou nickel e que têm como propósito reparar placas de circuito (PCB). Pretendo reparar um circuito e, depois de alguns testes, tenho a certeza que o problema está na PCB. Dois "pcb traces" estão cortados e a energia não chega ao outro lado. Faço-me entender? Anexei uma imagem. Eu sei, o circuito está todo arranhado. Mas deixem isso comigo! ahahahah

A pergunta é: Onde é que posso comprar uma dessas canetas, ou onde posso adquirir algo do género cá em Portugal? Forte abraço, e obrigado desde já!

L5EIxAr.jpg
 
Pois.. Mas eu não tenho equipamento nenhum para isso... A única cena para soldar que tenho é para coisas maiorzitas, não tão pequenas... E a foto foi tirada através de uma lupa. Na realidade aquilo não tem quase espaço nenhum de manobra. Se tiver 2mm entre cada trace já é muito xD Obrigado pessoal!
 
Boas,

Bom, os caminhos vão ligar a alguma coisa, se não for um pcb com layers podes sempre ligar fios de ponta a ponta(mesmo com layers as vezes dá).

O melhor será mesmo não tentares ligar as pistas mas sim ponto a ponto.

Cumps,
Morto
 
Boas,

Bom, os caminhos vão ligar a alguma coisa, se não for um pcb com layers podes sempre ligar fios de ponta a ponta(mesmo com layers as vezes dá).

O melhor será mesmo não tentares ligar as pistas mas sim ponto a ponto.

Cumps,
Morto

Aaah ok, entendo.. Portanto, posso utilizar fios de cor, com cobre, e soldar os pontos uns aos outros (pontos esses que são efectivamente solda já presente na PCB). É isso? Eu não tenho muita experiência, nem estou familiarizado com os termos técnicos do assunto, mas sou autodidata e gosto de me desenrascar com estas coisas... O que estou a pensar fazer é cortar os fios de uma ventoinha dum computador antigo, e usá-los para soldar os 4 pontos que estão "quebrados" na PCB.

Se assim for, consegue ajudar-me a confirmar se a representação com os números está correta? E já agora.. Os circulos representam dois pontos onde tenho de soldar um Switch. Como é que eu faço isto? Tiro um pouco do revestimento desses fios coloridos que utilizarei para soldar os pontos, e soldo o Switch nesse espaço de cobre no próprio fio? Epá agradeço desde já...

H9KSATh.jpg
 
Última edição:
sim faz isso usas uns fios finos e soldas ponto a ponto , descarnando apenas as pontas dos fios, e logo vês como corre, já agora que placa é essa???
 
sim faz isso usas uns fios finos e soldas ponto a ponto , descarnando apenas as pontas dos fios, e logo vês como corre, já agora que placa é essa???

Já agora, será que posso usar os fios de cobre dum cabo de rede (dos normais.. que usamos em nossas casas), e soldar aquilo com estanho? São mais grossos mas isso ia facilitar no processo de soldagem..
 
Boas,

Sim é isso mesmo. Números parecem-me correctos.

Usa os fios do cabo de rede que normalmente são rijos e mais fáceis de trabalhar, em alternativa e se não tiveres espaço para os fios do cabo de rede, podes sempre usar do fio do rato, que são flexíveis mas mais difíceis de trabalhar/orientar.

Cumps,
Morto
 
Já agora, será que posso usar os fios de cobre dum cabo de rede (dos normais.. que usamos em nossas casas), e soldar aquilo com estanho? São mais grossos mas isso ia facilitar no processo de soldagem..

sim também servem para o efeito, descarnas as pontas apenas, estanhas e depois soldas nos pontos referidos e feito, não tem nada que saber...
 
Back
Topo