Canon 10-22 - IQ

CoisaX

Power Member
Será só de mim, ou cada vez que uso a 10-22 acho que a 10~12mm a qualidade da Canon 10-22 não vale um charuto e poderia estar melhor servido com uma das tokinas/sigmas?

Logo posto exemplos.
 
A minha sigma 10-20 não é o supra sumo, mas gosto dela. As lentes da nikon para sensores crop também costumam ser boas, exemplo da nikon 10-24, só comprei a sigma por questões económicas. No dxomark fazem testes às lentes e podes compara-las.
 
Será só de mim, ou cada vez que uso a 10-22 acho que a 10~12mm a qualidade da Canon 10-22 não vale um charuto e poderia estar melhor servido com uma das tokinas/sigmas?

Comparaste com alguma Sigma ou Tokina?

O que queres dizer com "não vale um charuto"?


Nessas distâncias focais extremas é "normal" encontrares deficiências óticas (nomeadamente aberrações cromáticas) que noutras distâncias focais considerariamos "inaceitáveis" para objetivas deste preço. Por isso o post-processamento corretivo é fundamental.

Com esse ângulo de visão o melhor que consegues em Canon é a Nikon 14-24/2.8 adaptada num corpo full-frame. Nem mesmo primes da série L estão ao seu nível (ex.: http://www.16-9.net/lens_tests/nikon_14_24mm_1/nikon14_24mm_a.html)

E, já agora, claro que a Tokina 11-16 não tem problemas a 10mm ;)
 
Não encontro aberrações cromáticas cromáticas na minha sigma, em reviews disseram mesmo que é quase minimo esse problema na sigma, só encontro em PP abusado. A 14-24 pode ser muito sharp, mas se visto a 100% ou prints enormes, coisa que apenas o próprio fotografo vai ver, quando faz resize para ver na net é tudo igual e com a técnicas de sharpnning fica irreconhecível qual lente foi usada.
 
Última edição:
Desde já obrigado a todos pela respostas, mas o link que o strobe colocou já me vai deixar dormir melhor... ou lehor.. não porque vou estar a choar por causa de uma lente da nikon hahaha

Mas mesmo assim para ficar tudo "contextualizado":

Comprei uma 2 semanas atrás mas ainda não tive tempo para usá-la o suficiente.

Mas estás a analisar crops 100%?

Prefiro dizer que analiso as imagens a "100%". Grande parte por obrigação ( é para vender ).


mas sempre foi assim ou so agora comecou a dar problemas? eu não me queixo da minha...

É a lente que menos tenho usado de todo o set... Para "agravar", antes fazia muito mais crops para corrigir o enquadramento do que faço agora, ou seja, via muito menos vzes os "cantos" das imagens"

Comparaste com alguma Sigma ou Tokina?

O que queres dizer com "não vale um charuto"?


Nessas distâncias focais extremas é "normal" encontrares deficiências óticas (nomeadamente aberrações cromáticas) que noutras distâncias focais considerariamos "inaceitáveis" para objetivas deste preço. Por isso o post-processamento corretivo é fundamental.

Com esse ângulo de visão o melhor que consegues em Canon é a Nikon 14-24/2.8 adaptada num corpo full-frame. Nem mesmo primes da série L estão ao seu nível (ex.: http://www.16-9.net/lens_tests/nikon_14_24mm_1/nikon14_24mm_a.html)

E, já agora, claro que a Tokina 11-16 não tem problemas a 10mm ;)

Bastou ver os crops do link para me calar LOL.

O que me queixo mais a f/5.6~f/8, nos cantos, é algo como a canon 14 L apresenta nesta imagem:

canon14l2_f28_zc.jpg


Melhora a f/11....

A parte do "lens correction" faço sempre no CR da Adobe.. devia experimentar no DPP.

Mas tipo, se a Canon 14 L apresenta "essa miséria", sou eu que estou a exigir demasiado da 10-22.
 
se usas o lightroom aplica o lens profile, liga a correccao de aberracao cromatica e se mesmo assim ficar algo, ajusta os dois sliders abaixo um pouco (geralmente deixo no valor 4)
 
se usas o lightroom aplica o lens profile, liga a correccao de aberracao cromatica e se mesmo assim ficar algo, ajusta os dois sliders abaixo um pouco (geralmente deixo no valor 4)

Uso CR ( 7.3 Beta ) , mas desde a versão 6 que andava "agoniado".

Por "hábito" meto SEMPRE lens correction em todos os RAW, em automatico e andei aqui a testar, e na 24-105 a correcção não "mexe" com a definição/cor/contraste dos cantos.

Agora, se aplicar a um RAW da 10-22 fica pior! Perde contraste "fica" tipo uma nevoa... e se for picuinhas, arrisco a dizer que fica muito mais soft.

Resumindo, vou ter que acertar à mão até ter os resultados desejados e usar esse perfil.

Mas depois de ver aqueles crops da nikon 12-24 a minha vida não será a mesma :|
 
a 14-24 é a UGA de referencia para qq marca :)

tb dizem maravilhas da 8-15 da canon, mas ja é fisheye. eu a trocar a minha 10-22 seria por algo com IS ou se algum dia der o salto para FF
 
Para remover aberrações cromáticas manualmente no photoshop se não se gostar dos resultados na correção em raw, isto foi uma tecnica que eu descobri. É fazes um layer novo em blend color e depois com o brush tiras um sample da cor mais proxima ou do mesmo objecto e pintas na aberração cromática, vai remover a cor errada e repor pela natural.
 
Última edição:
Para remover aberrações cromáticas manualmente no photoshop se não se gostar dos resultados na correção em raw, isto foi uma tecnica que eu descobri. É fazes um layer novo em blend color e depois com o brush tiras um sample da cor mais proxima ou do mesmo objecto e pintas na aberração cromática, vai remover a cor errada e repor pela natural.

As aberrações cromáticas resolve bem... já a distorção é que parece que não pode ser "automática".
 
Última edição:
Acho que já sei... Tinha eu a 10-22 numa "catapulta medieval" prestes a ser lançada do cimo da serra...

Crop a 100% do canto direito de uma foto a 18 mpx. Não tem resize. Em ambas activei a correção de aberrações cromáticas ( posso ter induzido em erro com o exemplo que dei em cima ).

Crop 1 - com correcção de distorção automática:



Crop 2 - sem correcção de distorção automática:




Ou seja, a correção "automática" do CR da Adobe "abusa" da correção em barril e facto é que, no centro se ganha uma ligeira melhoria, mas os cantos ficam piores.

Mais: Testei em outras fotografias, e quando a variação nos cantos é menor ( mas sempre para pior quando activo a correcção ) o centro piora...

Passei em algumas imagens da 24-105 e de facto a 24mm nem sombras deste pseudo problema.

Portanto, em fotografias com a 10-22 do lado mais wide, e consoante a perspectiva/motivo tenho que corrgir a distorção à "mão" para não andar "por ai aos gritos" que a lente não vale um charuto :D
 
Nestas lente UGA é normal perder definição nos cantos. Quando fazes correcção de distorção, perdes definição nos cantos, porque o programa estica a imagem, é como se fizesses um warp, ao fazeres warp tiras definição. Com a minha sigma muitas vezes não corrigo distorção, porque não se nota no motivo, como por exemplo natureza onde não existe uma forma linear.
 
pois, se não existirem linhas na foto, é pensar 2x antes de corrigir. e mesmo assim a 10-22 ainda é a UGA com menos distorção (e mais facil de corrigir)...
 
Exacto.

Criei no Cr, um "novo" default, que não corrige a distorção. Apenas vinhetagem e aberrações cromaticas. É que na sigma dá jeito a vinhetagem, e na 24-105, em arvores contra céu.

Na 10-22 vou passar a corrigir à mão apenas e só se a distorção assim o justificar.

Mas irei babar-me pela lente da nikon por uns tempos... grande lente.
 
Back
Topo