Canon 1000d vs Nikon D60

opa o spot metering é aquela coisa, tens o centerweighted que é +/- parecido mas n tao preciso como o spot.
eu na minha normalmente tenho sempre o spot, mas digo-te que dou mais uso ao dof preview(canon) que ao spot metering(nikon).
 
E acham o spot metering essencial? influencia muito ou penaliza fotos em algumas situaçoes? voces usam muito?

O modo de metering que usas depende da situação e da tua forma de funcionar. O que pode penalizar as fotos, é usares os modos de metering de forma errada, ou não os saberes usar de todo.

Eu só uso o spot metering, porque gosto da forma como funciona. É mais objectivo, só me dá a medição do que me interessa.
 
a 1000D tem de melhor k a 400D:

-liveview
-auto iso, botao de iso e iso no viewfinder
-Auto lighting optimizer
-maior viewfinder
-melhor autonomia de bateria
-my menu
-mais leve
-lente de kit superior
-processador digic III

perdeu:

-receptor IR
-2 pontos de focagem
-fps e buffer em raw

mas se achas a 1000D mais parecida c/ 350/400D k c/ a 450D td bem...
 
mas que pessoalmente nao tem grande valor, sinceramente eu ando sempre com flash desligado( nao gosto de fotos com flash..)

Pois, é a conversa do costume. Até já me irrita ouvir/ler esta frase. Só diz isso quem nunca usou um flash em condições. O pessoal perde-se com tretas secundárias tipo os n-pontos de focagem, o modo de metering nao sei das quantas, liveview e quejandos e esquece-se que a fotografia é fundamentalmente _capturar luz_ e que se a luz não é boa não há lente classe L, nem sensor, nem metering que nos valham.
 
Pois, é a conversa do costume. Até já me irrita ouvir/ler esta frase. Só diz isso quem nunca usou um flash em condições. O pessoal perde-se com tretas secundárias tipo os n-pontos de focagem, o modo de metering nao sei das quantas, liveview e quejandos e esquece-se que a fotografia é fundamentalmente _capturar luz_ e que se a luz não é boa não há lente classe L, nem sensor, nem metering que nos valham.

:x2:

Um bom flash em bounce, não há lente F/x ou ISO que o valha...
 
Nao ha nada que valha a boa captura da luz natural tambem.
Bom bom era a captura ser tao boa como o olho humano.
Quando nao e possivel ou quando aquilo que queres criar nao e o que vez usas um flash.
 
já agora uma pergunta ao entendidos da matéria, entre a canon 1000d , a canon 450d e a nikon d60, qual delas seria a melhor opção, qualidade/preço/evolução?

já agora uma pergunta extra.. os equipamentos para nikon são mais caros que os da canon certo? (equipamentos = grids, objectivas etc etc)
 
Para quem gosta de MF (que é o meu caso), isso é muito útil. Embora não goste muito do sistema assim (pelo menos nas lentes que experimentei), porque o anel não tem "aquela" ligação mecânica. Prefiro o sistema da Tokina, de clutch (embraiagem), em que puxas o anel e passa a MF. Quando largas, volta a AF.

Rui muitas das lentes Tokina tem um irmão Gemeo na Pentax, tokina 50-135 = pentax DA* 50-135; 16-50 = DA* 16-50 a diferença é que as pentax DA* são weather sealed. Existem muitas outras 12-24 / 100 macro / 35mm macro....
Parto do principio que o modo de funcionamento será igual em todas as lentes com quick shift e que todas funcionam como nas tokina.

No entanto esses sistemas são para flashes proprietários, logo obrigam-te a usar os flashes da Pentax, que face à concorrência não são de forma alguma a melhor opção. E também, ponho as minhas dúvidas no bom funcionamento de TTL off-camera, em flashes sem capacidade de metering incorporadas, visto que o corpo depois não sabe a que distância está o flash do objecto, que é aquilo que realmente importa.

Os novos flashs da pentax fazem isso e tanto a Metz como a Sigma têm flashes compativeis com o Sistema P-TTL.

"OK, I'm amazed by the wireless P-TTL protocol. When i use metz58 as Control and the slave (360FGZ) is only 3 ft away from object, it will blast small power to the object. Funny, how did it know that it close enough to the object so it will only blast small portion of power?
Last test, i change the direction of slave flash to opposite. So it currently it was in backward position from the object. What amaze me is the slave flash made its best attemp to illuminate the object by blasting a lot power its has (i think at full power), even the distance is only 3ft from the object. Just amazing!"

Se não estou em erro os Sigma para pentax com Super no nome(SIGMA EF 530 DG Super for Pentax) fazem wireless com P-TTL, na Metz são os Metz 58/48 AF 1 para Pentax AF.

sou sincero, nao uso flash por enkanto, n estou mt dentro do assunto, mas creio k wireless flash seria mais usado em estudio ou na rua mas em situacoes mt especificas...

claro k a necessidade de utilizacao varia de pessoa para pessoa, a pessoa indicada a responder a esta kestao sera o OP...

dizes isso pq faz o teu estilo de fotografia :P

ora kem fotografe essencialmente paisagens precisa assim tanto de um flash? IMO e preferivel gastar esse dinheiro em wide-angles/fisheyes ou num tripe

digo isto pq faz o meu estilo de fotografia :P ...

Por acaso aqui à uns tempos li um artigo na Popular Photography precisamente sobre o uso de flash em paisagem fui à procura e o mesmo até está online.
Destaco esta passagem:
"Now it's time to accessorize. You will need an off-camera shoe cord. I've never taken a landscape photo with my flash mounted to the top of my camera -- it's always off to one side or the other. The manufacturer's dedicated off-shoe cord retains full TTL automation, allowing you to aim it in any direction.
If you want to go wireless, which gives you ultimate control, you can opt for a shoe-mounted infrared transmitter (Canon, Nikon), use the camera's built-in flash as a remote controller (Nikon, Pentax, Sony, and the new Olympus E-3), or use a second accessory flash in the hot shoe as a remote controller for other flashes (Canon, Nikon, Pentax, Samsung, Sigma, Sony)."

O Artigo completo com montes de fotografias com o efeito do flash e suas vantagens aconselho a leitura:

Flash Where You Least Expect It - Use flash outdoors for effects that keep the spotlight on the natural world.
 
Rui muitas das lentes Tokina tem um irmão Gemeo na Pentax, tokina 50-135 = pentax DA* 50-135; 16-50 = DA* 16-50 a diferença é que as pentax DA* são weather sealed. Existem muitas outras 12-24 / 100 macro / 35mm macro....
Parto do principio que o modo de funcionamento será igual em todas as lentes com quick shift e que todas funcionam como nas tokina.

Eu sei disso, mas não é o mesmo sistema. Uma coisa é clutch, que é o que têm as Pentax/Tokina 50-135mm, outra é anel com override, que creio que é o caso desta. Neste tipo (override) acho que é com aqueles aneis de focus-by-wire, em que o anel não tem uma ligação mecânica com o sistema de focagem, por isso podes rodá-lo sem ter que o puxar.

Os novos flashs da pentax fazem isso e tanto a Metz como a Sigma têm flashes compativeis com o Sistema P-TTL.

"OK, I'm amazed by the wireless P-TTL protocol. When i use metz58 as Control and the slave (360FGZ) is only 3 ft away from object, it will blast small power to the object. Funny, how did it know that it close enough to the object so it will only blast small portion of power?
Last test, i change the direction of slave flash to opposite. So it currently it was in backward position from the object. What amaze me is the slave flash made its best attemp to illuminate the object by blasting a lot power its has (i think at full power), even the distance is only 3ft from the object. Just amazing!"

Se não estou em erro os Sigma para pentax com Super no nome(SIGMA EF 530 DG Super for Pentax) fazem wireless com P-TTL, na Metz são os Metz 58/48 AF 1 para Pentax AF.

Os Sigma não. Diz no site da Sigma que só trabalham como Master/Slave com outros flashes da Sigma.
O que "safa" a Pentax no campo dos flashes é a Metz, porque mesmo conseguido saber a potência, os flashes da pentax continuam a ser fracos noutros campos.
 
desculpem a minha ignorancia quando disse que prefiro fotografias sem flash, talvez seja mesmo por nc ter experimentado um "flash a serio". Mas acho que uma plataforma como esta serve mesmo para aprendermos uns com os outros e nao para levar as coisas tao a peito. Acho que mais ignorante é aquele que nao quer aprender, nao aquele que nao sabe...
 
Rui, alguma das informações está incorrecta ou pode ser uma questão de interpretação:

Retirado dos forums pentax:

10060d1206741020-sigma-flash-p-ttl-wireless-realibility-sigma-slave.jpg


"Note the "SL" for slave mode, and the TTL upper left for auto exposure. And obviously the master flash (for me, always just the camera's built-in flash) set to wireless mode.

For what it's worth, I have my camera set to use the built-in flash to trigger the slave but NOT to expose the photo (option in custom settings). It might be harder to figure what flash is over/under exposing if both are contributing to the exposure.

And of course, different auto exposure settings will control aperture and ISO in different ways, which could exceed the Sigma's highest or lowest power output capacities, resulting in over/under exposure...

Hope that helps!

kyrios: yeah, the "magic" of TTL is pretty cool! I gather the trick to the "psychic" adjustments for distance and facing is that in the pre-exposure prefire, exposure information is exchanged BOTH ways, by not only the master pre-firing to synch the slave in time, but the slave pre-firing to demonstrate how much illumination it's casting on the subject, so that the master can then use camera exposure info to judge how strong a flash is needed and communicate this back to the slave, coded into a further pre-fire flash sensed by the slave. Pretty sneaky."

Este tipo usa o flash como slave em modo wireless com o flash da makina a servir de master e pelo que ele descreve usa como P-TTL, agora tem que ser o modelo para pentax e com a nomenclatura super no nome.
 
É estranho, mas pronto, se calhar está lá para algum canto e não vi isso no site. De qualquer forma tens os Metz, que a meu ver são melhores opções.
 
ja ca tenho a minha 1000d, 410euros :) ehehhe. Nao tem a ergonomia da d60 mas pelo que vi ate agora a qualidade compensa, a lente é muito boa e anuncia 25cm de macro mas consegue-se focar perfeitamente a uns 14 15cm. penso que a falta de spot metering nao é assim tao grave uma vez que o parcial cobre 10% da imagem... enfim ate agora estou contente. Claro que fica sempre aquela duvida, sera que devia ter comprado a d60? mas acho que fiz uma boa compra...
 
Back
Topo