Canon 100D

Olá olá a todos,

Depois de muita pesquisa acerca da 100D, surgiu a oportunidade de comprá-la por 150€, usada em ótimo estado, com a lente 18-55 mm IS STM e duas baterias extra. Achei um ótimo negócio e gostaria de saber a vossa opinião, tendo em conta que sou novata nisto e tenho vontade de aprender (já pesquisei bastante, mas há sempre receio) :009:
 
É uma máquina razoável, pequena para dslr.
Tem alguns problemas de autofocus com algum movimento mas tem uns qualidade de imagem razoável.

Pelo valor não parece nada mal e se for para usar em imagens estáticas não terás nenhum problema.

Troquei a minha por uma mirrorless Sony A e confesso que tenho saudades do equilíbrio de brancos da Canon.
Na Sony é mais natural mas a Canon dava um aspeto mais " trabalhado".
 
É uma máquina razoável, pequena para dslr.
Tem alguns problemas de autofocus com algum movimento mas tem uns qualidade de imagem razoável.

Pelo valor não parece nada mal e se for para usar em imagens estáticas não terás nenhum problema.

Troquei a minha por uma mirrorless Sony A e confesso que tenho saudades do equilíbrio de brancos da Canon.
Na Sony é mais natural mas a Canon dava um aspeto mais " trabalhado".
Obrigada pela resposta.
A minha finalidade é principalmente tirar fotos aos meus animais (vão mexer-se com toda a certeza do mundo) e fotos minhas e do meu namorado em algum passeio/viagem. Dá para o que eu quero? Pretendo comprar a 50mm 1.8 STM.
 
Essa lente é muito boa para isso, também a tive para retratos e a qualidade de imagem é muito boa para o que custa a lente. Cheguei a comprar essa lente por 60€.

Vai ter muitas fotos desfocadas, outras muito boas com a focagem certa.

É uma das limitações dessa geração de máquinas, inclusivé hoje, com a Sony A6000 que tenho que tem um dos melhores e mais rápidos sistema de autofocus tenho problemas com fotos desfocadas.

Mas como disse, dentro desse valor dificilmente encontra melhor e essa câmera com a 50mm continua com uma qualidade de imagem muito atual.
 
Essa lente é muito boa para isso, também a tive para retratos e a qualidade de imagem é muito boa para o que custa a lente. Cheguei a comprar essa lente por 60€.

Vai ter muitas fotos desfocadas, outras muito boas com a focagem certa.

É uma das limitações dessa geração de máquinas, inclusivé hoje, com a Sony A6000 que tenho que tem um dos melhores e mais rápidos sistema de autofocus tenho problemas com fotos desfocadas.

Mas como disse, dentro desse valor dificilmente encontra melhor e essa câmera com a 50mm continua com uma qualidade de imagem muito atual.
Obrigada mais uma vez :)

Já agora, recomenda alguma pancake para ficar com ela e a 50mm e talvez vender a 18-55mm? Não sei se existe procura por ela e que preços são praticados.
 
Podes dar uma vista na gama STM que para entrada de gama em termos de lentes não está nada má. Aí tens a 24mm pancake 2.8 Pode dar jeito para dentro de casa já que normalmente há menos espaço.

Mas se fosse eu, primeiro experimentava a lente de kit e a 50mm. E via se necessitava da 24mm. A 24mm é engraçada por ser pequena, mas tem uma abertura menor do que a 50mm, logo dentro de casa, com menos luz, podes-te ver mais a rasca.

Se queres tirar fotos a animais, dentro de casa, ou em locais com pouca luz, se eles se mexerem muito, se calhar vais acabar por precisar de um flash.

É complexo, acho que podes ir com calma, ver o material que tens, o que faz, como faz, o que gostas de fazer, aprender mais um bocado e depor ir decidindo.
 
Podes dar uma vista na gama STM que para entrada de gama em termos de lentes não está nada má. Aí tens a 24mm pancake 2.8 Pode dar jeito para dentro de casa já que normalmente há menos espaço.

Mas se fosse eu, primeiro experimentava a lente de kit e a 50mm. E via se necessitava da 24mm. A 24mm é engraçada por ser pequena, mas tem uma abertura menor do que a 50mm, logo dentro de casa, com menos luz, podes-te ver mais a rasca.

Se queres tirar fotos a animais, dentro de casa, ou em locais com pouca luz, se eles se mexerem muito, se calhar vais acabar por precisar de um flash.

É complexo, acho que podes ir com calma, ver o material que tens, o que faz, como faz, o que gostas de fazer, aprender mais um bocado e depor ir decidindo.
Obrigada :) sou completamente naba nisto e ainda estou com algum receio por a 100D já ter uns 7 aninhos, mas como leio sempre que o que decide o resultado final são as lentes e quem tira as fotos...

Dos cães será mais no exterior ou quintal, dos bunnies mais dentro de casa sim :)

Só não quero fazer um mau negócio, já vi que caso precise de vender a 18-55mm ninguém pega nela :lol:

Depois também tem a questão de a pessoa que me vai vender o material estar sem carregador (já vi um com duas baterias suplentes e era isso que ia comprar) mas para experimentar a máquina antes da compra teria que comprar esse kit antecipadamente e depois corro o risco de a máquina ter algum problema e não fazer negócio e ficar com 2 baterias e carregador encostados. Infelizmente não conheço ninguém para me emprestar uma bateria durante umas horas.
 
oh pá… É assim, eu quando comecei na fotografia comprei uma 550D bem antiga e muito muito usada. Até que depois descobri que tinha certos problemas, enfim.

Mas para começar deu. Deu para aprender, deu para evoluir, mas eu já tinha o bichinho da fotografia, e achava que mais cedo ou mais tarde iria para algo mais decente, mas tinha receio de não gostar e de encostar o material, daí eu ter ido para algo em 2º mão usado e barato.

Agora, se achas que queres uma máquina para tirar fotos aos bichos e selfies e afins com o namorado e mais nada, se não queres envergar pelo hobbie da fotografia se calhar uma DSLR não é o mais adequado.

Olha que andar com um monte de lentes atrás, ter que mudar de lentes para algumas fotos, etc, não é algo fácil de lidar e é, muitas vezes, chato.

Há por aí boas câmaras que não são DSLR.

1º Tens que pensar para o que queres agora;
2º Pensar se um dia queres entrar no mundo da fotografia a sério;
3º Orçamento disponível.
 
oh pá… É assim, eu quando comecei na fotografia comprei uma 550D bem antiga e muito muito usada. Até que depois descobri que tinha certos problemas, enfim.

Mas para começar deu. Deu para aprender, deu para evoluir, mas eu já tinha o bichinho da fotografia, e achava que mais cedo ou mais tarde iria para algo mais decente, mas tinha receio de não gostar e de encostar o material, daí eu ter ido para algo em 2º mão usado e barato.

Agora, se achas que queres uma máquina para tirar fotos aos bichos e selfies e afins com o namorado e mais nada, se não queres envergar pelo hobbie da fotografia se calhar uma DSLR não é o mais adequado.

Olha que andar com um monte de lentes atrás, ter que mudar de lentes para algumas fotos, etc, não é algo fácil de lidar e é, muitas vezes, chato.

Há por aí boas câmaras que não são DSLR.

1º Tens que pensar para o que queres agora;
2º Pensar se um dia queres entrar no mundo da fotografia a sério;
3º Orçamento disponível.
Sempre tive o bichinho da fotografia, mas sem dinheiro para muito. Gostei da 100D por ser das mais pequenas e porque adoro tirar fotos aos meus animais e queria com uma qualidade mais avançada que o meu Samsung S8. Selfies não tiramos muito, quero mesmo fotos nossas (minhas) em passeios que façamos, monumentos ou paisagens bonitas, o normal de alguém a turistar. Lentes atrás não me importo desde que não sejam o cúmulo do pesado, por isso andava de olho na 50mm e na 24mm 2.8 por serem mais compactas. Realmente tenho interesse em aprender mais, tenho é medo de não conseguir (esquisitices). Em relação a querer evoluir na fotografia, tenciono ficar com a 100D uns bons aninhos. Neste momento não consigo dar mais que os 150€, mesmo a 50mm teria que ficar para o próximo mês ou assim.
 
Última edição:
A 50mm vai dar-te a possibilidade de tirar fotografias com um look muito diferente do telemóvel, principalmente retratos com aquele fundo desfocado real, e não o efeito que os telemóveis criam. (usando a lente bem aberta a pelo menos f/2.8)

Já para tirar fotografias a monumentos em situações de boa luz, vais perceber que a diferença do telemóvel para a máquina já não é tão grande. As fotos da máquina são melhores, mas para ver num ecrã ou em impressões pequenas, a diferença não é tão significativa. Já o look dos retratos da 50mm é único!

Para começar com 150€, ficas bem servida...
 
Se a câmara estiver bem, parece um bom negócio. A 100D é um brinquedo engraçado para primeira câmara, muito por causa do tamanho e do ecrã táctil.

Eu não concordo com a ideia de que uma 18-55mm seja difícil de vender. Tive três versões dessa lente e nenhuma delas foi difícil de vender, até pelo contrário, o que sempre me custou mais a vender foi o material mais caro, devido a haver menos procura (menos pessoas dispostas a gastar valores grandes em equipamento). O material barato vende-se relativamente bem.

De resto, penso que os outros já disseram tudo.
A câmara dá ficheiros com melhor qualidade do que qualquer telefone. Quando fizeres zoom nas fotos notarás que ela extrai mais detalhe (imagem com menos grão — a nitidez já dependerá da lente), terás também a possibilidade de cortar fotos sem sacrificar tanto a qualidade, e terás uma margem para editar fotos que será muito mais significativa. Isto são consequências de passar para um sensor maior.

Uma 100D acompanhada por lentes STM dá um conjunto muito simpático e leve. 24mm f/2.8 STM, 50mm f/1.8 STM, 10-18mm IS STM, 18-55mm IS STM, 55-250mm IS STM...diria que são as lentes mais interessantes para estas câmaras.
A 100D também já tem Hybrid Autofocus II, que lhe permite trabalhar de forma mais silenciosa e precisa, por exemplo, no vídeo. Não é tão bom como o famoso Dual Pixel AF, mas é muito satisfatório.
 
Obrigada pela ajuda de ambos :) já agora, visto que não conheço ninguém com o mínimo de experiência nestas câmaras, o que tenho que ver na altura da compra em mãos?
 
Venho dar um update, já tenho a máquina e lente comigo, tudo certo com a lente, sem fungos e sem pó e está tudo em ótimo estado. No final fiz o negócio todo já com o carregador e as 2 baterias extra que comprei à parte por 100€
 
100€ por esse material foi um roubo.
Agora aproveita para ler a aprender a trabalhar com isso em condições.

Comprar uma dslr e tirar fotos em auto é um crime :biglaugh:
 
Obrigada aos dois :) e aqui não vai haver nada em automático, já andei a experimentar e foi tudo manual :) falta é aprender a mexer nela haha

Não tem mal nenhum usares os modos auto enquanto não aprendes sobre o assunto.

Recomendo procurares por um bom artigo com as definições de:

Abertura (aperture)
Velocidade de obturação (Shutter speed)
Iso

Coloquei os termos em inglês por ser mais fácil de procurares.
Quando compreenderes esses conceitos, está na altura de relacionar uns com os outros.

Só aí poderás utilizar os modos totalmente manuais

Antes disso tenta os modos AV OU P que te dão uma liberdade controlada pela máquina. Ou seja, tu controlas um fator e a máquina controla todos os outros para ajustar á tua opção.

Boas fotos...
 
e ler o manual da máquina. Principalmente na parte que toca às informações que aparecem no ecrã. E estou a falar a sério, lê o manual, não faças como eu :x
 
por esse 100€ o investimento é pouco, a primeira nikon que tive custou-me 36€ em mau estado, foi da maneira que aprendi rapidamente a limpar sensores e espelhos e valeu a pena.

tira fotos, ve o que gostas e o que ficou mal e começa a ler o que ficou mal e aprendes e divertes-te
 
Obrigada a todos.

O manual tenho que o procurar na internet :)

Vou pesquisar tudo porque na máquina ainda não mexi em nada, só mesmo na lente os focos e zoom.

Vou ver tudo com calma e tentativas e erros vamos chegar lá, pelas poucas fotos que já tirei dentro de casa aos meninos já fiquei contente e a querer mais :joker:
 
Back
Topo